Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Desmontagem do volante - airbag

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
LANGONE
Membro
Membro

MensagemAssunto: Desmontagem do volante - airbag   Seg 18 Abr 2011 - 2:32

Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal, fiz uma pesquisa aqui no fórum e não localizei nada sobre o assunto.

É o seguinte: estou tendo problemas com a buzina do meu carro e gostaria de tirar a proteção da frente do volante para tentar solucionar.

O problema é que não sei a localização do airbag e se há algum risco de acioná-lo ou danificá-lo fazendo a retirada dessa proteção.

Alguém já tirou essa capa onde fica o símbolo da citroen ou já viu algum serviço parecido?

Desde já agradeço a atenção!

Abraços!

AutorMensagem
Rafinha
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qua 17 Ago 2011 - 14:45

Dastan, manda teu chassis aí por PM pra ve se eu descolo aki o eskema da desmontagem pra vc.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mini Cooper S 1.6 Turbo 16v Auto 11

307 2.0 16v Feline Auto 09 | 307 2.0 16v Feline Manual 04 | 106 1.0 8v QuikSilver 01 | Xsara 1.8i 16v GLX 99 | Monza 1.8 8v SLE 86
Dastan
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qua 17 Ago 2011 - 17:19

Rafinha escreveu:
Dastan, manda teu chassis aí por PM pra ve se eu descolo aki o eskema da desmontagem pra vc.

Cara o meu é o N7 .. vi que é igual ao do video que falei .. tem 3 buracos que vc mete uma chave de fenda e destrava o volante por trás, eu consegui depois de mais de 2h acreditem .. destravar uma só, CARAAAAAAAAA QUE COISA MAL FEITA... HORRÍVEL, quase destruí tudo hehe...

Problema que depois botei de novo essa q destravei pra ''sentir a trava'' e pegar o macete .. putz .. cade que consegui tirar de novo ..

vc enfia a chave cutuca e não acha nada. . ora a chave entra toda .. hora não .. não dá pra entender nada..

se alguem tiver uma foto dessas travas desmontadas pago uma pipoca doce daquela rosa que vende aqui no sinal da esquina rs albino
Dastan
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qua 17 Ago 2011 - 19:54

Economizei uma pipoca do sinal. ..rs

Cara moleza, a trava é um arame (um ferrinho de suporte), rídiculo de tirar (depois que descobre e pega o macete né ..

Só que aí esbarrei em duas coisas depois que removi o airbag, a primeira é como desconecta-lo do volante, rachei a cuca e nao descobri .. conectores estranhos aquele .. fiquei com medo daquilo explodir na minha cara e nao mexi rs

o outro problema é a chave torx que nao tenho .. vou arrumar amanhã .. qual é a medida dela alguem sabe?

Fuzatto
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qua 17 Ago 2011 - 20:00

cara ... da uma olhada no post sobre o desligamento do airbag... ve se te ajuda...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

KEEP ON ROCKIN´ IN THE FREE WORLD
Dastan
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qua 17 Ago 2011 - 20:11

fuzatto escreveu:
cara ... da uma olhada no post sobre o desligamento do airbag... ve se te ajuda...

claro que ajudou sim, e muito ..

respondi la

valeu mesmo
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qua 17 Ago 2011 - 20:19

velho.. podia tira umas fotos pra ajudar outros no futuro hein?

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

Usuario

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qua 17 Ago 2011 - 20:23

ah com ctz vou tirar sim, depois com o tempo prometo que faço um tutorialzinho legal.
marco sousa
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qua 27 Jun 2012 - 8:32

Ferramenta: chaves Torx - T10, T20, T30, T50; chave de fendas pequena e chave luneta XXmm
javascript:emoticonp('Smile')
1. Porque o volante tem airbag, tem que se desligar a bateria e esperar pelo menos 10 minutos para não detectar o airbag desligado. Use uma chave de luneta de XXmm para desligar o terminal negativo da bateria.
Imagem

2. Retire o painel de plástico sobre o volante. Precisa de uma chave torx T20. Há um parafuso de cada lado.

3. De seguida, puxe para baixo e para fora

4. Puxe a parte superior da tampa

5. Pelo tempo que passou ao fazer isto, 10 minutos, já pode retirar o AIRBAG sem que haja detecção de que foi desligado. Tenha muito cuidado com o airbag para não saltar.

Existem dois parafusos T30 atrás do volante que seguram o airbag, esses parafusos não saem depois de desapertados. Retire com cuidado a parte inferior.

6. Retire a tampa do airbag

O airbag não deve ser puxado bruscamente. Retire-o suavemente depois de o desligar da ficha.

7. Retire o parafuso que prendem o volante, é um parafuso de cabeça T50.

8. Antes de retirar o volante, faça uma marca entre o estriado e o volante. Isto facilitará a sua recolocação sem desalinhar o volante com a direcção.

9. Com cuidado para não partir o cabo que liga à ficha laranja, puxe o volante para fora.

10. Retire os 3 parafusos T20 que seguram o anel de airbag

11. Depois destes retirados, retire o anel do airbag. Para isso, para ele sair, retire a manete esquerda dos piscas. Deixe centrado e não altere a posição da patilha ligada à manete, senão poderá vir a parti-la quando accionar a manete depois de montada novamente.

Se preferir, há ainda a possibilidade de retirar totalmente o anel do airbag com uma chave, puxando para baixo a patilha da manete para o libertar. Rodará cerca de 3,5 voltas. Tem que o marcar com papel colante para o repor novamente na mesma posição. Esta operação é mais minuciosa que a anterior e mais arriscada porque pode partir a patilha, se na reposição ficar mal instalado o airbag.
Imagem

12. Retire os 3 parafusos T30 que prendem o conjunto das manetes.

13. Pode agora retirar o conjunto das manetes

14. Isto permite que tenha acesso a 2 parafusos que prendem em baixo o aro do quadrante. Há 1 em cada lado.

15. Tire os 2 últimos parafusos em cima que sustenta o aro. Use a chave T10.

16. Agora, basta puxar em cima, o aro para fora.

17. Há mais 3 parafusos para retirar e que seguram o quadrante. Use a chave T20

18. Por trás do quadrante, há 2 conexões.
A ficha amarela para as luzes.
A ficha preta para os piscas.
Para libertar a ficha, pressione para baixo na parte superior do clip. Com cuidado puxe as fichas para as desligar.

Para voltar a montar, proceda inversamente e por fim ligue a bateria.
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qua 10 Abr 2013 - 12:43

Pessoal,

Alguém foi adiante com este procedimento ?
Alguma foto, dicas ?

Abs,

Cássio
marco sousa
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qua 10 Abr 2013 - 16:02

fiz este procedimento, retirei o volante numa boa, fácil, fácil.
Se seguir fielmente não tem perigo nunhum, abraço, pena que não tirei foto.
marco sousa
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qua 10 Abr 2013 - 16:48

dá uma olhada neste link, vai ajudar a retirada do volante.
http://www.forumcitroen.com/phpbb3/viewtopic.php?f=38&t=8489
Bacanhim
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qui 11 Abr 2013 - 6:50

mastigado!!! so engolir!!!!
Robert Renato
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Ter 16 Abr 2013 - 22:07

Falando em retirar o volante, o meu tá com um barulho, como se fosse algo sem óleo. O barulho vem bem da coluna de direção, como se tivesse um rolamento seco bem ali.

Alguém já teve isso? Sabe como resolver?
Bacanhim
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qua 17 Abr 2013 - 22:10

não é o acabmento raspando no volante?
Robert Renato
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qua 17 Abr 2013 - 23:02

Acabamento? Como assim? O negocio é interno, tipo nhec nhec mesmo..
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qui 18 Abr 2013 - 7:06

No meu caso cheguei à conclusão que é um barulho dentro da "caixa" onde está o Clock Spring e as chaves de seta e acionamento dos limpadores do pára-brisa.
O S... é ter que desmontar, inclusive retirando o volante...Não estava a fim...mas o barulho é irritante. Só ocorre qdo esterço em manobras.

Abs
Robert Renato
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qui 18 Abr 2013 - 7:24

No meu caso é exatamente isso que acontece. E ae cássio, botou a mão na massa ou nens??
Bacanhim
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qui 18 Abr 2013 - 21:31

acontece daquelas partes plasticas so acabamento do "painel" ficarem raspando no volante ao esterçar, mas o seu problema parece ser outro!!!!
Robert Renato
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qui 18 Abr 2013 - 21:53

Certeza que é outro.... deve ser no eixo que liga o volante à caixa de direção. Ali com certeza existe um rolamento ou uma junta tipo aqueles de semi-eixo pra mudar a direção.
Bacanhim
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Qui 18 Abr 2013 - 22:33

grava ai e mostra pá nóis!!!!
Kiko Ferreira
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Sex 28 Fev 2014 - 11:45

Vamos reviver o tópico.

A luz do painel vivia acesa e no escâner dava hard disk. Desmontei o air bag, retirei o hard disk e constatei que o flex encontra-se rompido.

Busquei informações junto ao Citroen Service e não encontrei esse abençoado.

A dificuldade agora está em encontrar um do mesmo código (61620015). O interessante é que ele tem ativos dois pares de conectores e um terceiro, intermediário, cortado nas duas extremidades, me dando a impressão de que o volante original desse carro devia ter comando de som no volante.

Bom, de qualquer forma, se alguém souber quem tem o hd com o código acima, favor me avisar, afinal ter um equipamento de segurança e não tê-lo é fo....

Abração a todos
Kiko Ferreira
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Sex 7 Mar 2014 - 14:50

De volta ao airbag.

Consegui um flex integro e, com todo o cuidado do mundo, realizei a substituição.

Como havia necessidade de passar o carro pelo scaner, aproveitei a deixa e qual não foi a minha surpresa ao não mais aparecer o problema no exame. Aliás não acusou nenhum problema extra ligado aos air bags, mas . . . . a luz não apaga ! ! !

Aí alguém falará dos conectores sob os bancos dianteiros. Então eu informo que o serviço de soldagem foi realizado pelo antigo proprietário e refeito por mim.

Alguma outra sugestão ou informação sobre o porque essa bendita não apaga?

Reforçando: como não aparece nenhum problema ligado ao air bag ao passar o scaner, não há erro a corrigir. Antes não aceitava a correção pois existia o problema e agora não tenho o que corrigir e a luz fica lá, acesona, olhando prá minha cara o tempo todo.
vitor_mupe
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Sab 8 Mar 2014 - 0:14

Cadê aquele GIF do rafinha?? Kkkkk
Cara não posso te ajudar... que scanner está usando? Da PSA mesmo?
fabricioxsara
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Seg 16 Jun 2014 - 20:17

Rapaziada tirem minha duvida eu comprei um volante do xsara com o emblema da citroen em alto relevo. É O VOLANTE em que a bolsa de airbag é Vincada como se fosse o antigo so q com o emblema da citroen. Enfim Eu comprei pq achei bonito porem o volante q eu comprei não tem os comandos de som que meu carro tem. Então eu queria trocar a bolsa do airbag. Mais to com Muito medo de FAZER MERDA. Mas por outro lado to doido pra trocar a bolsa do airbag pcausa da logo da citroen. Então alguem ajuda? É so desapertar os parafusos torx e desligar a bateria ou tem mais algo? meu carro é com buzina na seta
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   Ter 17 Jun 2014 - 12:19

Isso msm ao desconectar o air e conectar tem q esta desligado.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Desmontagem do volante - airbag   

Desmontagem do volante - airbag
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Desmontagem do volante - airbag
» Como retirar o airbag do volante?
» DIY Remover Volante e Airbag
» troca de volante do ka sport com air bag é possivel??
» CAPA AIR-BAG VOLANTE

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: