Filipe, a troca de óleo em si não tem qualquer ligação com o atual comportamento do carro.
O que pode ter acontecido, é que na troca de óleo o frentista ou mecânico tenham retirado acidentalmente (ou propositalmente) algum cabo/sensor. De uma verificada nos cabos da MAF, pois com eles soltos ou mal conectados a consequência é esta que vc citou.
Limpeza de bicos... esquece! Isto é lenda. Já limpei muito carburador, mas bicos de injeção?
Nada melhor que a tal "limpeza de bicos" para os mecânicos engordarem seu orçamento.
Conhece melhor solvente que a gasolina? Pois é, imagina gasolina em alta pressão... É o que acontece nos bicos. Alta pressão o tempo todo, portanto todo e qualquer bico de sistemas de injeção é auto limpante. Quanto a limpeza de TBI e verificação do atuador de marcha lenta e motor de passo realmente são necessários.
Quanto ao painel, se não me engano o do Picasso tem um botaozinho de cor preta ao lado do display. Aperte "o de cima" e mantenha-o pressionado por uns 5 segundos que o horário deverá se fixar.