Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Dastan
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Ter 23 Ago 2011 - 20:35

Relembrando a primeira mensagem :

FAVOR LER MAIS PRA METADE DA PAGINA 1 ONDE EXPLICO EXATAMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO ..

-------------
POST ORIGINAL ABAIXO
-------------

Ai meu Deus .. mais uma .. DAI-ME PACIÊNCIA ETERNA COM ESSE CARRO POIS SE ME DER FORÇA EU TACO O POSTE EM CIMA DELE rs rs rs

Seguinte .. agora após tirar a bateria e seu suporte para trocar o cabo da embreagem notei que o marcador de temperatura no painel parou de funcionar .. depois do carro ja bem quente ele sobe um pouquinho de nada acima do 60 .. parece q nao morreu de vez .. o q pode ser? alguma dica?

Última edição por gnw em Qua 31 Ago 2011 - 22:15, editado 7 vez(es) (Razão : Evite escrever historias no titulo do topico, o titulo é um resumo mega resumido do problema!!!!)

AutorMensagem
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Sab 28 Jan 2012 - 16:57

Eu também estou passando por um problema de arrefecimento e justamente com a ventoinha. Se alguém puder me dar uma luz.

Primeiramente, gostaria de saber como é o funcionamento normal das ventoinhas do meu carro. Lembrando que ele é um N6 1.8 16V com Ar Condicionado. De fábrica, como ele opera. Se com o AC ligado ou não, quando ativa o primeiro ou o segundo estágio.

No meu carro, somente uma ventoinha das duas funciona. O meu ar condicionado não está gelando. Queria resolver outras prioridades primeiro pra depois arrumar o AC.

Agora, ligamos a ventoinha que não está rodando direto na bateria e o motor da mesma gira normalmente. Isto quer dizer que ela não está quebrada.

Então. Preciso saber primeiro como é o funcionamento original de fábrica pra depois saber se realmente está errado e correr atrás do que poderia ser.

Valew
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Sab 28 Jan 2012 - 17:00

o ar nao funciona, quando o sensor de temperatura esta desligado!

ali onde tem um joelho de plastico, da mangueira da agua do radiador, tem 3 pinos... 1 deles e um plug marrom. se ele estiver desligado, a ventoinha fica ligada direto no segundo estagio e o AC nao funciona!

quanto a somente uma ventoinha estar girando, pode ser por fusivel queimado!

tem 1 fusivel para cada ventoinha!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Sab 28 Jan 2012 - 17:44

Isso mesmo o sensor marrom (Que é o do meio dos três) foi substituido e comprei-o diretamente na concessionária. Originalzinho tudo certinho. Inclusive, este quando eu tiro o plug dele, a ventoinha liga. Isto quer dizer que ele está bom. Até porque, a ventoinha da esquerda liga normalmente quando o carro chega perto dos 100 graus. Mas somente uma. Os fusíveis, eu já testei. Consegui localizar os dois que são das ventoinhas e troquei os dois de lugar pois são de mesma amperagem e o problema continua. Só funciona uma.
Na sexta feira eu liguei na citroem e falei com um técnico e ele disse que as duas ventoinhas tranalham sincronizadas. Quando liga, ligam juntas e na mesma velocidade, inclusive se for pro segundo estágio. Ele disse que essa é a solução encontrada pela Citroen para suprir o radiador inteiro pois ele é bem grande e por isso se faz necessárias 2 ventoinhas. Isto que eu queria saber se está correto. As duas trabalham sempre juntas mesmo? Porque se elas trabalham juntas, então eu tenho um problema. e preciso saber onde pode estar.
O carro quando esquenta vaza água pelo respiro do reservatório de água e me disseram que a tampa podia estar com problemas na mola. não está tão boa pra segurar eventualmente uma pressão que suportamente seria normal. Bem. Fui lá e comprei uma nova também original. Só não consegui testar novamente a questão da tampinha pois o mecânico tirou os plugs e estava mexendo com a fiação pra ver se achava algum mau contato.
Em resumo. Preciso primeiramente saber exatamente como estas ventoinhas funcionam. Como se o carro estivesse zero. Pra ter um parâmetro exato pra ir atrás do problema.
Afinal, não sei se tem a ver com o AC, pois o AC também não está gelando e posso estar com dois problemas distintos ou conjugados. Sei lá. Obrigado!
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Sab 28 Jan 2012 - 18:47

sim. as duas ventoinhas ligam, desligam e passam do primeiro pro segundo estagio JUNTAS! elas fazem a MESMA coisa!

o AC, se o compressor arma, entao nao tem nada a ver com as ventoinhas!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Sab 28 Jan 2012 - 19:18

GNW, Como eu faço pra saber se o compressor está armando? O Ac é fato, não gela.
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Sab 28 Jan 2012 - 21:03

se tu ligar ele e daí da um ou dois segundos e tu ouve um TOC e o giro cai depois sobe... ai o compressor armou!

Usuario

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Dom 4 Nov 2012 - 21:40

No meu caso acontece o seguinte: Não baixa agua,mas a temperatura sempre fica acima dos 90 mesmo entrando as ventoinhas, ja limpei os reles e melhorou e se eu to em viajem puxando do motor e ligo o ar a temp cola nos 120.O que pode ser isso? Verifiquei os sensores perto do joelho de plastico e vi que os 03 plugs estão sem as travas, alguem sabe aonde comprar e quanto custa? e o preço do sensor do meio "marrom".

Vlw
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Seg 5 Nov 2012 - 5:22

bomba d´água fudida,
termostática travada em meio curso
radiador entupido.
junta do cabeçote quase no osso.

que eu lembre, só.
brn407
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Ter 6 Nov 2012 - 11:38

alphatech escreveu:
bomba d´água fudida,
termostática travada em meio curso
radiador entupido.
junta do cabeçote quase no osso.

que eu lembre, só.

E por onde eu (que, por sinal, nao sei PN de mecânica/elétrica) começo?
gquintans
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Ter 6 Nov 2012 - 19:51

tampa do radiador tambem faz isso? sensores ruins? junta nova original citro e termostatica nova"paralela".
gquintans
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Ter 6 Nov 2012 - 19:54

já li sobre os 3 sensores aqui no forum, mais sobre o marrom. Mas o que cada um deles faz exatamente?
Bacanhim
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Sex 9 Nov 2012 - 23:39

um pra informar a injeção, outro pra informar o painel e outro pra acoinar a ventoinha!

agora não me pergunte qual a cor de cada!
uhahuahua

vc trocou a junta e valvula já?

tá limpo o sistema? aditivos?
Sylvio
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Ter 4 Dez 2012 - 23:33

amigo vou ficar te devendo

meu xsara sempre fica com a temperatura proximo aos 90 graus mora em santos e o trasinto aqui e muito emrrolado raramente tenho pista para por uma quarta marcha .

Na estrada de quinta a temperatura fica no meio porem na cidade sempre nos 90 craus

meu mexanico disse que é normal essa temperatura fiquei na duvida agora

verifiquei em outros post que isso não é normal

ou seja qual a tempreratura normal do carro
pau-brasil
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Qua 5 Dez 2012 - 9:02

O normal é ficar sempre nos 90º. Se na estrada ela fica mais baixa q isso, pode ser q o carro esteja sem a válvula termostática.
Fabio_Vieira
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Qua 2 Jan 2013 - 8:03

E ai pessoal, blz?

Sou novato aqui no forum, já me apresentei na sessão de novatos...

Estou com um problema e talvez esteja na sessão errada, qq coisa me avisem, por favor.

Minha ventoinhas estavam funcionando belezinha e tal, apesar de só acionarem no 2º estágio ou com ar condicionado ligado. Aí a temperatura ficava estabilizada em 90º. Porém de repente percebi q com o ar ligado a temperatura subia muito e desligo o ar ela desce, mas oscila.

Aí graças a algumas mensagens q vi aqui, abri a frente e descobri onde fica os reles (no meio das duas helices - dois verde e um preto). Pois bem, vi q o rele do lado esquerdo (verde) corresponde a hélice do lado direito e a mesma tava meio torrada, houve algum curto, sei lá pq... mas enfim... tirei o rele e troquei com o do lado direito e mesmo assim nao funcionou. E o rele q estava meio torrado funcionou no lugar do outro q já estava funcionando... tá confuso né? rsrsrs resumindo os reles estão funcionando normal, porém acho q o problema é o plug do rele q torrou da helice que não funciona, mas não consegui tirar esse plug... alguem tem alguma ideia?

Obrigado e desculpe pela confusão na explicação.
spilner
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   Qua 11 Mar 2015 - 3:57

gnw escreveu:
o ar nao funciona, quando o sensor de temperatura esta desligado!

ali onde tem um joelho de plastico, da mangueira da agua do radiador, tem 3 pinos... 1 deles e um plug marrom. se ele estiver desligado, a ventoinha fica ligada direto no segundo estagio e o AC nao funciona!

quanto a somente uma ventoinha estar girando, pode ser por fusivel queimado!

tem 1 fusivel para cada ventoinha!

E se mesmo com o plug marrom desligado as ventoinhas não armarem?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador   

Funcionamento do marcador de temperatura, esquema da ventoinha do radiador
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Duvida com marcador de temperatura
» Coluna Instrumentos / Marcador de temperatura
» [DÚVIDA] - Pq a ventoinha do radiador não desliga?
» Marcador de temperatura
» Marcador Temperatura e Farol "Louco" - Srad 1000 2012

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: