Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  

Compartilhe | 

Ventoinha radiador disparada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 15:50

Ola Amigos, conforme me apresentei tenho um Xsara Exclusive 2002 2.0 16v.
De uns dias pra cá, a ventoinha do radiador liga quando dou a partida e não desliga mais (só tirando o cabo da bateria - o que não é nada recomendado).
Como o motor não passa dos 90°, o carro falha e ta consumindo mais que o normal. Eu estava desconfiado que fosse um relé, modulo ou até a bateria - que não é zero mais ta dando conta (ate agora).
Percorri alguns auto-eletricos e achei um cara em Sorocaba que tem o Scaner da PSA. Ele me ligou agora e disse que o problema é o pressostato do ar condicionado ?!?!?!?!.... Como ja estava tarde, deixei o carro e vou procurar a peça amanhã. Pelo jeito só tem na Citroen...
Alguém ja teve problema parecido? O que acham do diagnóstico? Será que com o scanner é batata?

Abraço e obrigado

Ricardo
Fuzatto
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 16:00

Problema eletrônico... scanner é quase certeza.
Problemas de ventoinha tem de monte por aqui. De uma vasculha nos tópicos ou use a busca. Procure em uma oficina especializada em ar-condicionado... se realmente for isso... pode ser uma peça universal fácil de encontrar.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

KEEP ON ROCKIN´ IN THE FREE WORLD
Linneu.SP
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 16:04

Ricardo, o scanner não costuma pregar peças não!
Tem lógica o problema apontado sim!
Dica: procure a peça nos concessionários PEUGEOT pois as peças de seu (nosso) carro são quase todas as mesmas do Peugeot 306.
Nas concessionárias da peugeot costuma ser menos salgado o preço.
Abraço!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Linneu
Xsara Exclusive N6 2.0 Prata. - 2000
Carro pra quem gosta de carro!
RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 16:08

Galera... to impressionado com a rapidez nas respostas!!!! parabéns de verdade!!
A dica da Peugeot foi "the best"... certamente irei procurar a peça lá amanhã.

Abraço e obrigado!!

Ricardo
Fuzatto
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 16:10

Mas o dele é N7 Linneu... as do 306 não irão servir... a não ser que especificamente a parte de arrefecimento seja igual....

Tato SP
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 16:32

Mesmo motor 2.0 16V das Picasso e dos 307, ou seja pode sim apelar pra Peugeot, de preferência com o código da peça em mãos.

Tato - Clube do Xsara Brasil
Ex Xsara GLX 99 N6 - Preto
Ex Xsara Exclusive 00/01 N6 - Prata
Atual Gol G5 1.6 Power 11/11 - Preto

Clube do Xsara no Facebook
Fuzatto
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 16:37

Resolvido...

RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 17:19

Hahahaha... se voces quiserem trabalhar na PSA eu tenho uns amigos lá...
Eu ja tinha ouvido falar que o motor é o mesmo do 307... vou tentar conseguir o PN agora.
Obrigado pela ajuda... ou melhor: Merci !
Fuzatto
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 17:22

Faça um cadastro no Citroën Service... lá tem os códigos de todos os parafusos do carro... é só inserir o numero do seu chassis, caso contrário da pra procurar manualmente pelo modelo.
Qqr coisa... posta uma foto dessa tal peça ai... que eu tento achar pra vc o código.

RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 18:14

Fuzzato, o carro ficou na elétrica... não consigo te mandar a foto da peça, mas eu vou ver o cadastro na Citroen Service... mais uma que não sabia...valew de novo Wink
Fuzatto
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 19:06

Caraca.... ninguém acerta meu nome.... são dois T's... e não dois Z's........

RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 19:32

Fuzatto... ganhei o dia! Putz o site é o mesmo sistema da concessionaria!
O PN é 6445 JA

Valew mesmo!!
RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 19:33

Foi mal... ja corrigi
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qui 17 Nov 2011 - 6:05

pressostado do ar condicionado disparando ventoinha? Até pode ser... mas é problema sinistrasso, ainda mais que esse pressostato custa caro, bem caro... algo perto duns 400 reais. Ao menos custava...

Abs
RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qui 17 Nov 2011 - 10:19

E ae moçada? Vamos ao resumo da ópera dessa manhã...
Segundo o pessoal da eletrica, o scanner tava acusando que o tal pressostato tá queimado, contudo não é possível afirmar ainda que ele seja a causa do disparo (intermitente) da ventoinha do radiador.
Rodei Sorocaba inteira (desmancha é o que não falta aqui) e não encontrei a peça. A da Picasso que eu encontrei era diferente.
Com a ajuda do meu amigo Fuzatto (agora escrevi certo!!) entrei no Citröen Assistence e consegui o PN da peça. Liguei na Citröen que confirmou o PN pelo chassi do carro e passou o preço de R$ 229,00. Liguei então na Peugeot e me passaram o preço de R$ 192,00. Encomendei a peça que só chega na 2a. feira. Coloquei o pressostato com defeito de volta (pra não vazar o gás do ar) e to rodando com o Azulão com os vidros abertos.
Custo até agora: R$ 70 do auto-eletrico, uns 29 litros de gasolina e uma manhã inteira atras dessa peça.
Detalhe: notei que algumas luzes do farol não acendiam...pedi pro cara dar uma olhada e os conectores estão derretidos!! O que será que causou isso??
Linneu.SP
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qui 17 Nov 2011 - 12:06

Ricardo, conectores derretidos via de regra são causados por OSMAR!
Normalmente é mau contato dos conectores que com o tempo começam a esquentar e derretem.
Um bom auto elétrico deve trocá-los com facilidade.
Abraço

Linneu
Xsara Exclusive N6 2.0 Prata. - 2000
Carro pra quem gosta de carro!
RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qui 17 Nov 2011 - 12:48

Tomara... valew!!
Tato SP
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qui 17 Nov 2011 - 12:55

Opa trabalhar na PSA eu topo hein! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Acredito que o conhecimento de causa de muitos aqui seja maior que muito pessoal da área tecnica de concessionárias viu KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Estamos no aguardo ai do veredito final.

Abraços

Tato - Clube do Xsara Brasil
Ex Xsara GLX 99 N6 - Preto
Ex Xsara Exclusive 00/01 N6 - Prata
Atual Gol G5 1.6 Power 11/11 - Preto

Clube do Xsara no Facebook
Rafinha
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qui 17 Nov 2011 - 16:16

Conector derretido? Usava lampada de 100W?

Mini Cooper S 1.6 Turbo 16v Auto 11

307 2.0 16v Feline Auto 09 | 307 2.0 16v Feline Manual 04 | 106 1.0 8v QuikSilver 01 | Xsara 1.8i 16v GLX 99 | Monza 1.8 8v SLE 86
RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qui 17 Nov 2011 - 16:33

Boa pergunta... que não originais tenho certeza porque já usei de tudo...original, paralela, Diamond não sei o que lá das quantas da Philips... da Osram... Cool Blue e até Xenon...é bem provavel que a potencia da lampada que estava era acima da recomendada... a gente só aprende da pior forma... agora vou ter que morrer com um par de conectores novos e meia duzia de lampadas...
Agora já sei - pagina 125 do manual do proprietário: Farol alto - H7 55w, Farol baixo H1 55w, lanterna W 5w, Neblina H3 55w - somente Philips, Osram e GE !!!!

Matou essa Rafinha... valew
RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Sex 18 Nov 2011 - 15:15

Boa tarde pessoal... eu de novo..hehehe...
O Azulão vez ou outra continua com a ventuinha disparada... até que eu troque o maldito pressostato na 2a. feira...alguém sabe como desligar essa m%@(%@¨!!! sem ter que desligar o cabo da bateria? Já tentei remover os fusiveis J1 e J8... sem um o carro não pega e sem o outro não desliga a mardita...
Grato pela ajuda... minha mulher agradece não precisar ficar levantando a tampa do capô no supermercado..rss
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Sex 18 Nov 2011 - 16:46

complicado... tente achar um relé da ventoinha! Very Happy dai tu saca fora..

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Seg 21 Nov 2011 - 13:02

Boa tarde galera... decepção total... peguei o maldito pressostato (PN: 6455 Z3) na Peugeot e levei direto no auto-elétrico (o mesmo que detectou que ele estava queimado). Trocamos a peça e... NADA... a ventoinha continua disparada.
O cara da elétrica disse que precisava passar o scanner de novo e resetar a memória do módulo que controla a temperatura, mas não podia fazer isso hoje pq tava cheio de serviço..bla bla bla... ficou pra amanhã.
O que acham? (nada me tira da cabeça que é um relezinho de nada que tá colado...)

Abraço!
Fuzatto
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Seg 21 Nov 2011 - 13:13

Cara... trocar peça desnecessária é osso...

RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Seg 21 Nov 2011 - 13:23

Meu...to revoltado...o cara garantiu que deu no scanner que a peça tava bixada... sei lá..pode até ser, o fato é que troquei a peça e o problema persiste.
Eu tava olhando no esquema elétrico do meu carro e tem 3 reles que estão associados ao sistema da ventuinha, mas o desenho não mostra onde eles estão no motor... eu andei procurando e não achei...será que está atras de alguma proteção?

Segue link do desenho do circuito: http://service.citroen.com/docpr/affiche.do?ref=050101241025A&refaff=0501%2001%20241025A&idFct=FCT0512

Obrigado!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Hoje à(s) 14:57

Ventoinha radiador disparada
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Ventoinha radiador disparada
» eco 2004 baixando rotação do motor quando a ventoinha é disparada.
» Dicas de manutenção N7
» HELP - Ar-condicionado e ventoinha radiador
» Ventoinha do radiador disparando

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: