Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Ventoinha radiador disparada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Ventoinha radiador disparada   Qua 16 Nov 2011 - 15:50

Relembrando a primeira mensagem :

Ola Amigos, conforme me apresentei tenho um Xsara Exclusive 2002 2.0 16v.
De uns dias pra cá, a ventoinha do radiador liga quando dou a partida e não desliga mais (só tirando o cabo da bateria - o que não é nada recomendado).
Como o motor não passa dos 90°, o carro falha e ta consumindo mais que o normal. Eu estava desconfiado que fosse um relé, modulo ou até a bateria - que não é zero mais ta dando conta (ate agora).
Percorri alguns auto-eletricos e achei um cara em Sorocaba que tem o Scaner da PSA. Ele me ligou agora e disse que o problema é o pressostato do ar condicionado ?!?!?!?!.... Como ja estava tarde, deixei o carro e vou procurar a peça amanhã. Pelo jeito só tem na Citroen...
Alguém ja teve problema parecido? O que acham do diagnóstico? Será que com o scanner é batata?

Abraço e obrigado

Ricardo

AutorMensagem
Fuzatto
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Seg 21 Nov 2011 - 13:46

Cara... não adianta passar links do Citroen Service... o login expira.... mais fácil vc dar um PRINTSCREEN... e postar a imagem.
Não faço idéia de onde possa estar esses reles... mas acho que deveria ter sido a primeira coisa a ser checada.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

KEEP ON ROCKIN´ IN THE FREE WORLD
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Ter 22 Nov 2011 - 4:58

rapaz...

teu problema, desde o início, pra mim, é na bitron ou BSI.
pressostato do AC é caro... e olha q hj está bem mais barato do que já foi.
Resetar móduulo pra desligar ventoinha? Nunca vi isso... e olha q eu mexo com proxia/lexia faz alguns anos.

Quanto ao scanner ter acusado defeito no pressostato, até pode ser que ele esteja bichado sim, mas teria que ver se o defeito é permanente ou intermitente antes de sair trocando peça.

No caso, me parece MUITO que seu caso seja sensor de temperatura de água do bloco + problema na bitron (relé preso, contato preso, algo assim) que, qdo vc tira a bateria, o relé desacopla (como deveria fazer pela informação que vem do sensor de temperatura) e desliga. Siga essa linha em um BOM auto elétrico que o problema tá nessa área. BSI pauleada também é uma possibilidade.

Abs
RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Ter 22 Nov 2011 - 12:29

Matou Alphatech... era isso mesmo. Eu tbm tava desconfiado desde o começo. Hoje de manhã, conforme combinado, voltei no cara que trocou o pressostato. Cheguei 8:00h em ponto. O cara já começou... ah...to cheio de serviço...tem que deixar o carro aí... talvez fique pronto só amanhã...
Como eu já tava com o saco na lua, resolvi seguir uma indicação de um amigo de Campinas e fui pra lá. Cheguei na Pane Autoelétrica (nome promissor, né?). O Paulo (dono) colocou o scanner e não acusou NENHUM defeito. Cara.. ele foi direto onde estavam os relés - que eu procurei feito um louco e não achei - encostou a mão e... VOILÁ!!! a ventuinha parou.kkkkk...eu nem acreditei... ele tirou o relé do meio, tava todo zinabrado (verde) por dentro. Por garantia troquei os 3.
Agora é que vem a parte mais legal... trocamos os relés e na hora de dar a partida...NADA. Motor de arranque nem era acionado... mexe pra lá, mexe pra cá... fusível queimado (deve ter queimado quando ele tirou o relé, pois saiu uma faísca).
Já com o carro funcionando... aquelas falhas que percebia e que achava que era porque o carro tava sempre frio (por causa da ventuinha) continuava. Trocamos as velas e melhorou 80%. Acho que vou precisar trocar a bobina tbm, mas vai ficar pra outra hora, pois gastei em Sorocaba: R$ 194 do pressostato + R$ 70 mão-de-obra (pra nada né!!) e em Campinas R$ 230,00 (3 reles, meia duzia de fusíveis, uma lampada H7 queimada, serviço de scanner e mão de obra).
O Azulão agora tá bala. Ah... os relés no N7 2.0 ficam do lado esquerdo do radiador, encobertos por uma capa de plastico (sacanagem!!)
Abraço a todos. Obrigado pelas dicas e até a próxima.
Fuzatto
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Ter 22 Nov 2011 - 12:35

Pede reembolso da peça que foi trocada sem necessidade... afinal foi um diagnóstico errado do cara.
E valeu por compartilhar ai... se todos fizessem isso... putz.... ia ser o melhor fórum automotivo do mundo... Abraços.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

KEEP ON ROCKIN´ IN THE FREE WORLD
RC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Ter 22 Nov 2011 - 12:52

Cara, sou eu quem agradeço... o espirito é esse: compartilhar experiencias.
Eu nem duvido que tenha acusado algum mal funcionamento no pressostato... o cara não ganhou nada na peça... mas certamente perdeu um cliente.

Abraço a todos!!
camiquelin
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qui 3 Abr 2014 - 16:41

Galera estou com um problema parecido com minha Xsara Picasso.
A ventoinha liga o tempo todo, fica mais ligada do que desligada. Coincidência ou não, notei isso depois de trocar as velas.
T+
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Qui 3 Abr 2014 - 18:39

Então coincidencia ou não as velas do seu carro estão corretas.
camiquelin
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Sex 11 Abr 2014 - 18:26

Pessoal,
Problema solucionado. A ventoinha que eu escutava era a do segundo estágio, a resistência do primeiro estagio estragou e tive que trocar. Trabalheira danada tem de desmontar e retirar o pará-choque para chegar na bichinha!! descobri um mecânico fantástico aqui em curitiba. Depois posto nos óticos de oficinas! Nada como um Lexia!!!
T+
rodrigocrocha
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Sab 12 Abr 2014 - 11:39

Meu carro chegou a ficar com a ventoinha disparada também... levei no mecânico e o problema sumiu. (fiquei com cara de tonto) Depois disso nunca mais disparou com o carro gelado, acredito que tenha sido algum mal contato.
rmpugliese
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Sab 31 Maio 2014 - 10:05

Bom dia pessoal. Eu havia aberto um tópico novo pois apesar de meu problema ser parecido, era diferente...rsrs. O Gillindu (moderador) sugeriu discutir aqui mesmo e, como eu resolvi hoje o problema, já vou postar o texto completo mais a solução:

O problema é o seguinte: ligo o carro (só a ignição já basta) e a ventoinha dispara, no 1º estágio uns 5 segundos e em diante no 2º estágio, as duas hélices.

Li muita coisa aqui, principalmente esse tópico, que apresenta problema parecido:
http://clubedoxsara.forumeiros.com/t2012-ventoinha-radiador-disparada?highlight=ventoinha

Carro: Xsara GLX 1.8 16V 99/99

I. Fusíveis: tudo OK (na cabine e no cofre do motor);

II. Relés (entre as ventoinhas): Se eu retiro o da esquerda, para a ventoinha da direita; se retiro o da direita, para a da esquerda; se retiro o de baixo, para somente a da direita;

III. Sensores (cebolinhas no bloco do motor): Estou há um tempo com um resistor de 100 ohms acionando a ventoinha próxima dos 90º, testei sem o resistor, fechando curto (resistência nula) entre os polos dos dois sensores (marrom e verde) e ainda assim continuam acionadas;

IV. Liguei e desliguei o A/C e está funcionando ok.

Perguntas:

a) Caso estivesse tudo ok, fechando curto nos sensores (marrom e verde com resistência zero) deveria desarmar, correto?

b) Esse funcionamento quando retiro os 3 relés entre as ventoinhas é normal?

c) Alguma sugestão de onde mais posso verificar antes de levar no auto-elétrico (levo geralmente em um cara muito bom aqui na Ibitirama, Vila Prudente - São Paulo, mas queria encontrar o problema primeiro)?

d) Mais uma informação: a partir da leitura deste tópico (http://clubedoxsara.forumeiros.com/t3846-duvida-bitron-ppe-gf10?highlight=bitron), fui olhar a caixa de comando das ventoinhas (Bitron) e quando eu a retiro (desplugo) as ventoinhas param. Desmontei e a placa parece tudo ok, tinha uma oxidação em 1 contato apenas, limpei e continua ligando as ventoinhas direto.

SOLUÇÃO:

Ao levar no auto-elétrico que citei acima, de confiança, primeiramente verificou-se o Bitron, substituindo por um bom que ele tinha, e continuou disparada. Ao substituir o sensor marrom por um sensor qualquer que havia lá, pronto, ventoinha parou! O meu problema estava na questão (a) que coloquei acima.

Explicação: esse sensor marrom trabalha com resistência elétrica proporcional à temperatura, então quanto maior a temperatura, maior a resistência (por isso aquele esquema conhecido do resistor de 100 ohms). Eu havia pensado que se fechasse um curto no sensor, daria resistência nula (resistência zero, temperatura baixa) e a ventoinha pararia; mas não é assim que o carro funciona, pois há uma resistência mínima no sensor. Se fecha o curto, ele entende que há algo de errado (emergência) e então aciona as ventoinhas.

Foi isso, troquei o sensor marrom e já era!
gillindu
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Sab 31 Maio 2014 - 12:48

Boa rmpugliese,
contente que tenha resolvido o seu problema e obrigado por postar a solução

Usar a BUSCA antes de criar um novo tópico!!! NÃO TEM PREÇO
rezende.web
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   Sab 31 Dez 2016 - 16:44

Galera, meu xsara é um VTS ano 98 e está com problema na ventoinha. Está ligando direto ao virar a chave do carro.

Eu e meu primo fizemos um teste desplugando o módulo da injeção, os 2 reles bitron que tem na caixa de fusível e mesmo assim as ventoinhas não desligam. Olhamos os fusíveis das ventoinhas e aparentemente estão certo.

Sensor de temperatura fiz um teste com multímetro e também estão respondendo. Algo em torno de 2300w

Fiz o teste soltando o sensor do pressostato e também não desarmou a ventoinha.

A única coisa que nao conseguimos ver é o módulo bitron da ventoinha porque não achamos. Procuramos atras da bateria e não estava, só estava o rele da injeção. Aparentemente embaixo do farol também não está, da pra ver sem tirar o farol só tirando a proteção da ventoinha?

Vi também aqui no forum que um pessoal disse que pode estar atras do protetor de barro.

Alguém tem ideia do que pode ser e onde está a porcaria do modulo bitron?

Outra coisa, como a ventoinha está em emergência o ar condicionado não está funcionando, o botão até liga mas o ar não funciona. Meu primo tem um scanner da citroen e o scanner não lê o carro, fui em um auto elétrico e também o scanner não leu, sabem porque o scanner não está lendo?

Abraços e obrigados pela ajuda.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ventoinha radiador disparada   

Ventoinha radiador disparada
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Ventoinha radiador disparada
» eco 2004 baixando rotação do motor quando a ventoinha é disparada.
» BARULHO VENTOINHA RADIADOR
» Dicas de manutenção N7
» Ventoinha do radiador disparando

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: