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 Troca de Óleo...

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hildobrito
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MensagemAssunto: Troca de Óleo...   Qua 25 Jan 2012 - 7:08

Relembrando a primeira mensagem :

Galera,depois de quase 1 ano finalmente vou fazer minha troca de óleo...gostaria de saber com vcs,qual o melhor do mercado...pq rodo pouco e não quero fazer besteira botando um de péssima qualidade...sou muito chato com o nosso possante mesmo..já sei algumas opiniões,mas gostaria de ter outras...um abraço a todos do forum..
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silas jorge
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qua 29 Ago 2012 - 18:31

Gente já li vários tópicos e ainda continuo na dúvida, meu carro ta com 88mil rodados vou trocar o óleo essa semana e estou na duvida qual usar 15w40 semi-sintético ou 10w40 sintético? me ajudem ai rs!!!
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jpaulosg
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qua 29 Ago 2012 - 19:02

Insisto no 10w40 da castrol, com especificação API SN (a mais moderna que encontrei), sem falar que eh o GTX "magnatec" , ou seja, indica ter uma tecnologia de aderência adicional, para preservar do atrito desde a partida!

Posso estar "contaminado" com a boa propaganda, mas o fato eh que o oleo funciona muito bem: carro rodando bem macio e super econômico.

Abs,

JP
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jpaulosg
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qua 29 Ago 2012 - 19:05

ATENÇÃO COM O FILTRO DE OLEO PARA O MOTOR 1.6 16v: ele é do tipo REFIL e não "copinho".

ANTES de subir o carro e abrir o bujão, se certifique de estar com o modelo certo, ok?

Boa sorte,

JP
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silas jorge
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qua 29 Ago 2012 - 19:06

Eu estava pensando no F1 master 10w40 da ipiranga será q é bom?
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silas jorge
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qua 29 Ago 2012 - 19:08

jpaulosg escreveu:
ATENÇÃO COM O FILTRO DE OLEO PARA O MOTOR 1.6 16v: ele é do tipo REFIL e não "copinho".

ANTES de subir o carro e abrir o bujão, se certifique de estar com o modelo certo, ok?

Boa sorte,

JP


Ok já comprei o filtro deixei la no meu serviço, amanha vou postar a foto dele ak so pra confirmar.
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Juliano
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qua 29 Ago 2012 - 19:08

fala silas to usando esse no meu,e a principio parece ser bom,pois não baixa e o motor ta bem silencioso...só acho ele mto caro, se temos mtas marcas ai que eu acho que são melhores...
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silas jorge
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qua 29 Ago 2012 - 19:15

E ai Juliano, então minha cidade tem poucas opções o 10w40 só encontrei nas marcas castro a 33,00 e o f1 master a 24,00 o litro o que tem + opções ak é o 15w40.
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silas jorge
Membro
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qua 29 Ago 2012 - 19:17

jpaulosg escreveu:
ATENÇÃO COM O FILTRO DE OLEO PARA O MOTOR 1.6 16v: ele é do tipo REFIL e não "copinho".

ANTES de subir o carro e abrir o bujão, se certifique de estar com o modelo certo, ok?

Boa sorte,

JP



olha achei uma foto ak num site o filtro q eu comprei é idêntico a esse.
http://imageshack.us/photo/my-images/715/712444250.jpg/
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Juliano
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qua 29 Ago 2012 - 19:23

é dizem que esse filtro não é brincadeira tem que ser o identico...pois é eu iria de castrol...
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silas jorge
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qua 29 Ago 2012 - 19:27

Ok acho q vou de castrou msm rs..
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jpaulosg
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qua 29 Ago 2012 - 21:19

Vi a foto aqui, é o modelo correto sim! Só se certifique da marca e do DIÂMETRO INTERNO, pois no meu veio o da marca MAHLE (Metal Leve, de boa procedência, até), mas o diâmetro interno dele NÃO ERA O ADEQUADO, simplesmente não encaixava e tive que manter o filtro antigo!

Quanto ao óleo, esse Ipiranga parece ser muito bom, mas sinceramente eu iria no Castrol Magnatec. Atente porque tem 2 versões do Castrol 10w40: API SN (que é o que eu uso no meu carro e lhe indico) e o API SM, de geração anterior, equivalente ao Ipiranga.

API SN acho que só encontrei Castrol e Mobil, mas o mobil é 5w40, muito "fino" na minha opinão, hehehehe!

Abs.,

JP
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Dênis Vilaça Signorelli
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qua 29 Ago 2012 - 22:23

Fui no carrefour hoje e na prateleira do total 15w50 estava em baixo R$11,90. Sabia que não era esse preço, o total estava R$23,90 porem paguei 11 por ele haha minha troca vai sair baratinha dessa vez hahahahaha
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pablo_vts
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qua 29 Ago 2012 - 22:31

óleo é uma coisa mt mais complexa quanto achamos, por exemplo: um 10w40 é mais viscoso na partida a frio do que um 5w50,mas no motor em funcionamento normal vai estar menos viscoso. o ideal é um óleo fino na partida a frio e viscoso no quente. eu vou de 5w50 ou 5w40 ambos da penthosyn, e vcs podem ir na marca em que preferem. mas, eu não uso de geito nenhum essa merde de magnatec, pq esse lance de móleculas magnéticas é mt bom para vender, pq ele cria um filme na parede dos pistôes, nos comandos de válvulas que com o tempo se solta e intope a bomba de óleo e aí não preciso nem falar nada né. abraços, vlw!
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jpaulosg
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qui 30 Ago 2012 - 11:29

Pablo, boa tarde!

Com certeza óleos de maior espectro, 5w40 ou 5W60, até 0w60, existem e são mais evoluídos do que os de menor espectro, por óbvio.

Não sou expert, muito pelo contrário, estou longe disso, mas acredito que a complementar a classificação de espectro (intervalo), está também a classificação API, que indica qual a resistência físico-química do óleo, suas características de degradação e performance ao longo do tempo.

Nesse quesito, da classificação API, encontra-se também a capacidade detergente e de, notadamente, eliminação e não formação de borra.

Por isso tudo, entendo que a tecnologia apregoada pela Castrol (vulgo "magnatec") não vai se desprender nem entupir nada, pois o produto é exatamente certificado para fazer o contrário. Tanto é dessa forma, que recebeu a última certificação possível (API SN).

Ao mesmo tempo, esses óleos "magnatec" estão no mercado há anos já e, eu pelo menos, não me lembro de ter ouvido ou lido qualquer coisa no sentido de entupimento causado pela tecnologia deles, ao contrário até.

Minha experiência própria com o óleo é bem recente, mas tenho colegas que já utilizam desde muitos anos atrás e nunca nada relataram de anormal (sempre uso em carros importados e modernos, como mitsubishi, jetta e afins).

Creio que o penthosyn deva ser realmente excelente, mas que a má fama dos castrol magnatec que você fala é injustificada.

O importante é respeitar o que o manual preconiza e fazer as trocas no período correto. Fazendo isso, o motor vai longe.

Abs.,

JP
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pablo_vts
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Qui 30 Ago 2012 - 22:07

jpaulosg, lhe proponho a usar o magnatec durante uns 80mil km e fazer um flush no motor. seguir norma de manual é balela, pq como vc msm falou, pajero tr4 manda usar magnatec, mas c vc ler todo ele, vc vaui ver que eles recomendam um 20w50 sj. agora, vc concorda com um óleo 20w50 sj numa tr4? eu não, então a montadora está cagando e andando p/ quem compra o carro, ela quer é vender carros. e quanto as marcas de óleo, vc colocaría em seu carro com mais de 100.000km um óleo denominado de alta quilometragem, um 25w60? eu não, até pq nesse caso o motor com certeza vai p/ o saco. então é isso. e o seguinte, tenho um amigo aqui no rio que tbm é fanático por carros e é engenheiro químico, ele tbm odeia esse tal de magnatec, rsrs, bem ele é uma das melhores pessoas p/ falar o q é óleo. quanto ao instituto americano de petróleo "api", não siga está instituição e sim a acea que é européia e mais exigente. espero ter te ajudado, abraços. vlw!
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jpaulosg
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Sex 31 Ago 2012 - 8:40

Sem querer polemizar, mesmo porque o intuito aqui é aprender o máximo possível, acho que depois de tantos km rodados (100mil, 80 mil, ou x + 80 mil, como você sugeriu), fazendo ainda um "flush", parece óbvio que isso vai fazer desprender um monte de resíduos que ao longo da vida útil do motor foram se depositando internamente.

O que discordo de você é quanto a TECNOLOGIA DO CASTROL causar diretamente algum malefício ao motor, só isso.

Como disse, tenho carros na família que já usam o magnatec a mais ou menos isso que você falou e NUNCA, absolutamente NUNCA, tiveram qualquer problema em razão do óleo.

Acredito que esse provável caso de entupimento se deva, se ocorrer, muito mais a uma SOMATÓRIA DE FATORES do que o fato exclusivo da pessoa usar o óleo X ou Y, ainda mais dentro do intervalo de troca correto e usando óleo de marca (muito) reconhecida e com a última certificação atestando que protege o motor, exatamente evitando entupimentos, com alto poder dispersante, que consegue inclusive manter mais poder detergente e antioxidante ao longo do tempo.

Além de ter a última classificação do API (no instituto americano - SN), tem também a última classificação também do ACEA para motores de alta performance à gasolina e diesel, dentro de intervalos normais de troca: A3/B4.

Não penso que seria atestado, com as últimas classificações em ambos os institutos, se não comprovasse o quanto alega durante toda a vida útil do produto dentro do motor.

Assim, vou continuar usando o óleo e trocando, junto com o filtro, dependendo do uso que eu fizer e do tempo do intervalo de troca.

A priori, com cerca de 2.000km rodados nesta troca, posso atestar que o óleo está desempenhando muito bem: carro rendendo muito bem, sem baixar nada, como já disse anteriormente.

Abs.,

JP
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pablo_vts
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Sex 31 Ago 2012 - 13:48

ok jp, cada um tem a sua preferência, a sua é pela castrol mas eu lhe prponho a usar o penthosyn e dps me dizer o q achou. no meu caso, foi o q eu mais gostei. vlw!
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marcelo.lbs
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Sex 31 Ago 2012 - 14:35

Bem galera, faz o seguinte, cada um me manda 5 litros do seu óleo preferido, eu testo e digo qual o melhor... BLZ????

fico no aguardo!!!

KKKKKKKKK
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pablo_vts
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Sex 31 Ago 2012 - 14:43

pode deixar, me passa seu end. e o nome de quem vai receber o óleo. rsrsrsrsrs. vlw!
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silas jorge
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Sex 31 Ago 2012 - 17:50

Já resolvi qual oleo vou usar, estava pensando em eu msm trocar ja q o carro ficou parado a semana toda, e vai ficar mto + facil em esgotar todo o óleo, alguém ai de vocês já fez a troca em ksa msm. Acho q ñ tem mto mistério ñ so fico com receio no filtro, e ai oq vocês acham?
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jpaulosg
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Sex 31 Ago 2012 - 18:15

Não recomendo trocar em casa: pode ser que não ocorra nada de anormal, mas tem que se preocupar também com o DESCARTE do óleo usado.

Na minha opinião, se você não tiver como promover o descarte adequado, melhor coisa é ir no posto e pedir para subir seu carro e efetuar ali a troca. Abastece e pede para o cara fazer isso.

Acho que vai ser mais prático e, de quebra, você contribui para o meio ambiente, :-)!

OBS: acabei de voltar da concessionária, comprei o FILTRO DE ÓLEO ORIGINAL PARA O 1.6 16V. Custou R$33,00 (achei caro) e é importado.

Comprei também as velas para a minha nave: as originais são Bosch, feitas na Alemanha.

Toda a brincadeira morreu com R$102,00.

Nada como manter a originalidade da naveta, hheuaheuahe!

Abs e boa sorte!

JP

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silas jorge
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Sex 31 Ago 2012 - 18:34

JP, no caso o descarte se eu for fazer msm depois vou levar o óleo até o posto, pretendo fazer em ksa por causa do esgotamento msm pq ñ posto ñ creio q eles vão espera todo óleo sair..
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jpaulosg
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Sex 31 Ago 2012 - 19:00

Ahh, então OK!

Preocupação com o meio ambiente é essencial, é se preocupar conosco mesmo!

Tome cuidado também com a rosca do bujão! Infelizmente minha nave foi "maltratada" antes e a rosca quase espanou (na verdade para a próxima troca vou ter que mandar fazer uma nova). Torque correto me parece essencial.

Deixa esgotar tudo e mais um pouco, hehehehehe! O seu filtro você descobriu a marca?

Não se esquece de comparar com o que está instalado, já que vai ficar a semana toda pingando, aí qualquer coisa você pode ir na concessionária comprar outro!

Boa sorte!

JP
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horsebr
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Seg 3 Set 2012 - 8:31

Fiz uma troca completa por minha conta nada de mecanico trocando. Bom tive varias surpresas!

Rosca do bujao espanado e colocaram um de vectra sorte que o local me informou isso e colocaram um bujão de tamanho correto e a rosca foi fixada!
Troca do Filtro de oleo
Filtro do ar condicionado estava la desde 2006 e o negocio tava tenso
Completei o oleo da direcao hidraulica
Coloquei o oleo Semi Sintetico Castrol SM 10w40 com A2 Molykote acabei fazendo a higienizacao tb do ar a brincadeira saiu tudo 350 ¬¬

Mas pelo menos o barulho do motor esta mas suave ja da para notar isso e o oleo antes depois de 4500 foi para o minimo acho que esta normal!!
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silas jorge
Membro
Membro



MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Seg 3 Set 2012 - 10:45

horsebr escreveu:
Fiz uma troca completa por minha conta nada de mecanico trocando. Bom tive varias surpresas!

Rosca do bujao espanado e colocaram um de vectra sorte que o local me informou isso e colocaram um bujão de tamanho correto e a rosca foi fixada!
Troca do Filtro de oleo
Filtro do ar condicionado estava la desde 2006 e o negocio tava tenso
Completei o oleo da direcao hidraulica
Coloquei o oleo Semi Sintetico Castrol SM 10w40 com A2 Molykote acabei fazendo a higienizacao tb do ar a brincadeira saiu tudo 350 ¬¬

Mas pelo menos o barulho do motor esta mas suave ja da para notar isso e o oleo antes depois de 4500 foi para o minimo acho que esta normal!!


Como você retirou o filtro, levei meu carro ontem no posto pra fazer a troca, só que as faches que ele tinha ñ serviu, elas são tipo de abraçadeiras e acabou q voltei pra casa sem fazer a troca, o lugar é muito estreito muito dificil de retirar.
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MensagemAssunto: Re: Troca de Óleo...   Hoje à(s) 3:30

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