Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Temperatura subindo quando o ar está ligado.

Ir para baixo 
+11
alphatech
AlbertoSimao
Tato SP
coronel
Franck
Linneu.SP
horsebr
maxx
Artur_Fantin
Fuzatto
Sabiann
15 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Sabiann
Membro
Membro
Sabiann



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySeg 6 Fev 2012 - 18:07

Boa noite. Outro dia estava na estrada com meu xsara e percebi que a temperatura começou a subir, beirando os 110°, e eu estava numa velocidade "normal" ( uns 80, 90km/h). Decidi então fazer um teste e desligar o ar-condicionado, e a temperatura começou a baixar e voltou ao normal (entre 90° e 100°), lembrando que era um dia de sol quente. Mais a frente liguei o ar novamente e vi que a temperatura tornou a subir. Pergunto: Será que o segundo estágio da ventuinha não está funcionando? Será que isso pode estar relacionado a algum vazamento no sistema de arrefecimento? Relê? Fusível?

Aguardo respostas,

ABRAÇO.
Ir para o topo Ir para baixo
Sabiann
Membro
Membro
Sabiann



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySeg 6 Fev 2012 - 18:14

Galera, me desculpem. Minha internet está tão rápida que está tropeçando toda hora e acabei perdendo a paciência e fiz vários cliques.

Me desculpem.
Ir para o topo Ir para baixo
Fuzatto
Moderador
Moderador
Fuzatto



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySeg 6 Fev 2012 - 18:18

No problem man... tb já fiz isso... posts apagados...!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Artur_Fantin
Usuario
Usuario
Artur_Fantin



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySeg 6 Fev 2012 - 20:47

Cara o do ricardo martinho estava assim também... estava funcionando ventuinha e tudo, mas qndo ligava o ar ficava subindo e descendo... o jeito foi trocar a valvula temrostatica... 70 reais na citro ou 22 paralelo na tolouse de sp. O meu carro está assim porém sem ar... ele vai la em cima e liga a ventuinha, desce... vai la em cima... e tudo de novo. A valvula termostatica nova esta e casa esperando pra ser instalada!
Ir para o topo Ir para baixo
Sabiann
Membro
Membro
Sabiann



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptyTer 7 Fev 2012 - 15:52

Arthur, o meu carro não tem válvula termostática. Descobri isso quando ele estava dando uns picos de temperatura, a luz STOP do painel chegava até a acender, e levei o carro numa oficina especializada já com a válvula na mão para trocar e quando foi retirada a carcaça plástica veio a surpresa: Não havia válvula. Acho que não é o meu caso...
Ir para o topo Ir para baixo
Artur_Fantin
Usuario
Usuario
Artur_Fantin



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptyQua 8 Fev 2012 - 6:27

III carai to com medo do meu não ser válvula kkkk

E como vc resolveu os picos?
Ir para o topo Ir para baixo
Sabiann
Membro
Membro
Sabiann



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptyQua 8 Fev 2012 - 7:51

Artur, os picos acabaram quando eu troquei o sensor de temperatura e também foi identificado um vazamento na lateral do radiador (acho que tinha entrada de ar no sistema). Depois disso não tive esse problema.
Ir para o topo Ir para baixo
maxx
Usuario
Usuario
maxx



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptyQui 9 Fev 2012 - 10:18

Coloca a válvula sim , nossos carros não podem num inferno desses andar sem a válvula.

Mas é normal quando se liga o ar o carro esquentar mais memso.
Ir para o topo Ir para baixo
horsebr
Usuario
Usuario




Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptyQui 9 Fev 2012 - 11:23

Estranho o meu quando liga o ar fica mais frio o motor!!
Ir para o topo Ir para baixo
Linneu.SP
Moderador
Moderador
Linneu.SP



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptyQui 9 Fev 2012 - 18:33

horsebr escreveu:
Estranho o meu quando liga o ar fica mais frio o motor!!

(2)
Ir para o topo Ir para baixo
Franck
Usuario
Usuario
Franck



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptyQui 9 Fev 2012 - 19:50

Linneu.SP escreveu:
horsebr escreveu:
Estranho o meu quando liga o ar fica mais frio o motor!!

(2)

(3)
Pela minha lógica, ligar o ar faz com que a outra ventoinha ajude a refrigerar mais rápido.
Ir para o topo Ir para baixo
coronel
Membro
Membro




Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptyQui 9 Fev 2012 - 19:54

Sabiann, meu carro estava com o mesmo problema do teu, parece brincadeira mas o problema estava sendo causado pela flange da valvula termostatica, ela estava trincada e vazava agua fazendo com que o sistema ficasse com ar, só que eu nao via pingar pois ela vazava em cima do motor, com isso a agua evaporava, verifique se a sua estar ok.
Assim que resolver posta pra gente saber o que causou o problema.
Abs!
Ir para o topo Ir para baixo
maxx
Usuario
Usuario
maxx



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySex 10 Fev 2012 - 7:15

por isso mesmo, o carro esquenta mais, mas só vai resfriar se o segundo estágio entrar e não tiver algo errado tipo um sensor ruim ou pouca água no radiador ou a válvula ruim travada etc... ai ele ferve mesmo.

O caso dele é isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Tato SP
Admin
Admin
Tato SP



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySex 10 Fev 2012 - 8:25

Citação :
por isso mesmo, o carro esquenta mais, mas só vai resfriar se o segundo estágio entrar e não tiver algo errado tipo um sensor ruim ou pouca água no radiador ou a válvula ruim travada etc... ai ele ferve mesmo.

O caso dele é isso.

Também acho.
Ir para o topo Ir para baixo
Sabiann
Membro
Membro
Sabiann



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySeg 13 Fev 2012 - 6:37

maxx escreveu:
Coloca a válvula sim , nossos carros não podem num inferno desses andar sem a válvula.

Mas é normal quando se liga o ar o carro esquentar mais memso.

Maxx, não sei se estou enganado, mas a função da válvula termostática é: Quando o carro está com o motor frio ela permanece "fechada" e quando a motor atinge uma temperatura "x" ela abre e permite a passagem da "água" (ou líquido de arrefecimento) com menor temperatura para refrigerar o sistema enquanto a outra entra para o processo de retorno. Logo, acredito que a diferença mais significativa entre ter a válvula ou não é que principalmente no inverno os carros que estão sem ela apresentem um consumo de combustível mais acentuado do que os que tem a válvula. Não acredito que elas sejam dispensáveis (como muitos mechanicos dizem), porque se o projeto do carro foi desenvolvido com ela, como que um mechanico diz que não precisa? Mas acho que no verão, quando as temperaturas são bastante severas, acho valido este recurso, pois se não existe este componente a passagem de água é contínua e o carro esquenta menos.
Ir para o topo Ir para baixo
AlbertoSimao
Membro
Membro




Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySex 8 Jun 2012 - 7:51

Revivendo mais um tópico.
O meu está com o mesmo sintoma. Quando ligo o ar a temperatura sobe. Como estou com aditivo no radiador não chega a bater nos 110 nas beira os 100 facinho. desligo o ar e volta lá pelos 90. A tampa do radiador esta sem pressão. Coloquei uma do passat antigo emquanto a original não chega e está segurando bem a onda.
Alguem no final das contas descobriu qual era o defeito efetivamernte ? Onde se localiza a termo do Xsara ? Ali perto/ embaixo do filtro de ar ? E o sensor de temperatura, onde fica ?
Ir para o topo Ir para baixo
horsebr
Usuario
Usuario




Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySex 8 Jun 2012 - 10:36

Franck escreveu:
Linneu.SP escreveu:
horsebr escreveu:
Estranho o meu quando liga o ar fica mais frio o motor!!

(2)

(3)
Pela minha lógica, ligar o ar faz com que a outra ventoinha ajude a refrigerar mais rápido.

Porem minha caixa briton e a ventoinha tava zoada e se ligava o ar o carro esquentava pacas Sad isso depois de um tempo!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySeg 11 Jun 2012 - 7:21

com o ar ligado o carro deveria ficar mais frio, já a ventoinha fica permanentemente ligada no primeiro estágio (uma delas, n lembro qual, alguns carros ficam com as duas) para refrigerar o radiador do A/C e manter o carro geladão.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySeg 11 Jun 2012 - 10:19

não vejo vantagem em carro sem valvula termostatica!

se o carro ficar trabalhando em temperaturas baixas gera consumo maior pq o sistema entende que esta frio e manda mais petroleo pra ajudar a aquecer e acontece que o "excesso" de petroleo contamina mais rápido o oleo!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySeg 11 Jun 2012 - 10:46

não tem vantagem nenhuma trabalhar com a termo aberta, só pro dono do posto de gasolina, pois o carro vai consumir mais.
Ir para o topo Ir para baixo
AlbertoSimao
Membro
Membro




Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySeg 11 Jun 2012 - 13:00

Esta questão da termostatica é simples. É ponto pacifico que andar sem a termo é prejudicial ao carro, qualquer carro. Cada veiculo tem sua temperatura de trabalho e isto foi estudado longament epelos engenheiros antes da construção. Agora o acionamento do ar fazer a temperatura subir, isto sim é um mistério. O que me vem a cabeça, alem dos piolhos, só pode ser que está cortando o segundo estagio. Alguem sabe qual o relê ou fusivel responsavel pelo acionamento do segundo estagio ?
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySeg 11 Jun 2012 - 20:00

orelé das ventoinhas é o famoso "bitron" que sempre que leva agua, para de funcioanr


"bitron" na verdade, é a marca...
Ir para o topo Ir para baixo
Nunes
Membro
Membro




Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptySeg 11 Jun 2012 - 21:02

Aconteceu isso comigo também, era as mangueiras que estavam furadas e vazava agua em cima do motor e o carro esquentava bastante, troquei as mangueiras e o problema foi resolvido.
Ir para o topo Ir para baixo
AlbertoSimao
Membro
Membro




Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptyTer 12 Jun 2012 - 6:09

E me desculpe a ignorancia, onde fic o bitron ?
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. EmptyTer 12 Jun 2012 - 6:56

o carro possui 3 bitron..... acreditem ou não.

Uma é o relé duplo da injeção, que fica atrás da caixa da bateria, tanto no N6 quanto no N7.
Outro bitron comanda sistemas elétricos auxiliares, é uma caixa de relé comandada pela BSI, que fica ao lado do relé duplo, possui um pente muito maior e mais parrudo e comanda, em alguns carros, inclusive a ventoinha....
Alguns possui uma caixa, também da bitron, entre as ventoinhas (N6).... que comanda os duplos estágios e os acionamentos.

É bitron que não acaba mais... na real, são caixinhas de relés comandados... e só.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty
MensagemAssunto: Re: Temperatura subindo quando o ar está ligado.   Temperatura subindo quando o ar está ligado. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Temperatura subindo quando o ar está ligado.
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Carro não pega quando está aquecido
» Direção roncado quando esta quente
» [center]Carro esta morrendo quando parado[/center]
» Relogio LIgado
» Lei do farol ligado

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: