Clube do Xsara
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 Grande problema?! Enorme tristeza.

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Edgar10
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MensagemAssunto: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyDom 12 Fev 2012 - 18:06

Meu xsarinha um belo dia comigo dando um rolé na paz, morreu, tentei ligar, não virou, pensei que era gasolina, arrumei ajuda e empurrei e encostei-o. Botei gasolina e do mesmo jeito ele não virou. As luzes , farois e rádio, vidros tudo elétrico funcionava, mais quando eu tentava virar ele falhava, e quando eu segurava painel ia apagando, até pensei que fosse bateria, mais botei uma boa do carro do meu pai pra ver, e apresentou o mesmo problema. Chamei um mecânico para ver ele falou que podia ser o automático do motor de arranque que poderia ter colado, deu um porradinha no motor de arranque que descolaria, mais não adiantou. Reboquei-o e levei pra um outro mecânico amigo. Ele demorou a ver, e quando viu disse que era problema na caixa do câmbio, e que era uma grande mão de obra, pis a caixa é toda junta com o motor, ia ter que levantar o carro e descer tudo junto. E disse que ficaria em uns 4 ou 5 mil reais o serviço. Vim aqui compartilhar com vocês e ver o que pode realmente ser, se alguem passou por isso, etc. Valeu aí galera. Abraços. Queria concertar, pois curti pouco o carro, e já estava apaixonado nele, muito bom de dirigir.
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyDom 12 Fev 2012 - 18:52

cara bem pouco provável caixa cambio pois o carro funcionaria normal apenas não engataria as marchas veja se não é algum sensor ou até mesmo o de rotação que fica na caixa.
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyDom 12 Fev 2012 - 19:00

Edgar... Por favor de uma editada no título do tópico fazendo relação ao conteúdo.
A moderação agradece.
O carro não liga se estiver na posição D... o meu era assim...
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyDom 12 Fev 2012 - 19:20

putz! EU tentaria comprar um cambio novo, se é assim!
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptySeg 13 Fev 2012 - 9:30

Por isso que carro automático pra mim só ser for zero.

Já tive vários aut e sei o pepino que é na hora de mexer.
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptySeg 13 Fev 2012 - 9:41

eu ja digo: por isso não uso AT! Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptySeg 13 Fev 2012 - 10:04

Maxx escreveu:

Citação :
Por isso que carro automático pra mim só ser for zero.

Já tive vários aut e sei o pepino que é na hora de mexer.

Disse tudo Maxx... Concordo plenamente.
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptySeg 13 Fev 2012 - 10:50

muita coisa dá esse tipo de problema.
Um simples sensor de velocidade dá isso.
Um sensor de rotação, também.
Olhe coisas simples primeiro. Defeito na 4HP14 = difícil de dar. Quando dá, o carro não morre, ele continua ligado e ligando, só não anda, fica patinando.

Abs

Alpha
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptySeg 13 Fev 2012 - 11:08

Mas tem casos e casos obviamente.
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptySeg 13 Fev 2012 - 12:17

alphatech escreveu:
muita coisa dá esse tipo de problema.
Um simples sensor de velocidade dá isso.
Um sensor de rotação, também.
Olhe coisas simples primeiro. Defeito na 4HP14 = difícil de dar. Quando dá, o carro não morre, ele continua ligado e ligando, só não anda, fica patinando.

Abs

Alpha

Correto Alpha...
Inclusive essa caixa 4hp14 é a 4hp20..são tão boas que quando estragam vc tem que mexer no básico delas....melhor que AL4 dos Xsaras N7(2001/2003)

em relação ao defeito do amigo,não acredito que seja na caixa.....
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptySeg 13 Fev 2012 - 13:10

Curioso... Desde 2003 eu sempre tive carros automáticos, para ser preciso, 12 carros auto de diversas marcas e modelos e nunca tive qualquer problema de câmbio com qualquer um dos carros. Detalhe: Nenhum zero.

Hoje de automático tenho uma Zafira 2003, Pallas 2008, Xsara 2000 e Mondeo 1996. Manutenção corretiva : zero.

Acho que vai do cuidado do dono. Não saber cuidar da preventiva de um câmbio destes e depois criticar, é dose...
Já vi casos de nego colocando óleo de câmbio mecânico ao invés de fluído ATF em um câmbio auto e depois criticando a montadora do carro. Tenhamos bom senso...
Fato: câmbio automático com a adequada manutenção dura MAIS que câmbio manual.

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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptySeg 13 Fev 2012 - 13:19

Flavio,

4HP20 é uma caixa excelente, inteligente e muito durável. É uma pena que a PSA tenha adotado caixas da AISIN ao invés de continuar com as ZF que, para minha opinião, são as melhores.

Quanto as AL4, sem comentários. Me dá calafrio só de ouvir alguem dizer que comprou um carro com essa bomba. Mas, quanto ao comentário do outro colega, de que câmbio AT dá menos defeito que MT, é muito relativo e não depende "só" do cuidado do dono, pois muitas caixas não necessitam invervenção até os 60 mil km ou até mais (100 mil km). As estradas por aqui contribuem para o deterioramento rápido de conversores e o calor acaba danificando solenóides e corpos de válvula, radiadores que acabam sendo adaptados para refrigerar a caixa acabam furando, etc. Não é uma tafera fácil e nem barata manter um AT em ordem.

Abs
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptySeg 13 Fev 2012 - 13:41

alphatech escreveu:
Flavio,

4HP20 é uma caixa excelente, inteligente e muito durável. É uma pena que a PSA tenha adotado caixas da AISIN ao invés de continuar com as ZF que, para minha opinião, são as melhores.

Quanto as AL4, sem comentários. Me dá calafrio só de ouvir alguem dizer que comprou um carro com essa bomba. Mas, quanto ao comentário do outro colega, de que câmbio AT dá menos defeito que MT, é muito relativo e não depende "só" do cuidado do dono, pois muitas caixas não necessitam invervenção até os 60 mil km ou até mais (100 mil km). As estradas por aqui contribuem para o deterioramento rápido de conversores e o calor acaba danificando solenóides e corpos de válvula, radiadores que acabam sendo adaptados para refrigerar a caixa acabam furando, etc. Não é uma tafera fácil e nem barata manter um AT em ordem.

Abs

Alphatech, entenda como cuidado do dono, não apenas a manutenção preventiva e sim a forma como o proprietário utiliza e aproveita as facilidades do câmbio. Exemplo: Meu patrão sempre reclama de estalo no câmbio do seu Corolla quando vai sair com o carro. Prestando atenção, percebi que ele estaciona o carro, joga de D para P e só então puxa o freio de mão. A alavanca meio que encavala e quase sempre dá um estalo. Já falei para ele. mas o boss acha que é besteira...Outro exemplo era o da minha esposa que em um Marea que tivemos, vivia desengatando e engatando alternando entre D e N em semáforos e trãnsito, sob a alegação que assim se economizava combustível... entre outros vícios
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptySeg 13 Fev 2012 - 15:00

Como disse a casos e casos.
O meu Subaru rodei 350 mil km e nunca nem óleo troquei.
E o carro ainda está por ai rodando.

O que me desanimou foi o AL4 que é um ótimo câmbio, talvez o melhor, mas na Europa, aqui ele frita, pode ver os C4 e os 307 com 20 mil já tem que trocar a caixa. Nos 206 ele até que vai bem pq o motor é 1.6 e o carro é mais leve.

O 14 e o 20 são muito resistentes, e quase não tem eletrônica o que é uma grande vantagem.

Até os GM com automatizados os caras andaram trocando um monte de caixa na surdina.

O que quis dizer é que carros importados com caixas aut são complicados, por isso se for pra ter prefiro não ter.

Toyota, Honda, Subaru Opalão Hidramático, nesses eu confio rsss

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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptySeg 13 Fev 2012 - 18:30

Antonioraf escreveu:
alphatech escreveu:
Flavio,

4HP20 é uma caixa excelente, inteligente e muito durável. É uma pena que a PSA tenha adotado caixas da AISIN ao invés de continuar com as ZF que, para minha opinião, são as melhores.

Quanto as AL4, sem comentários. Me dá calafrio só de ouvir alguem dizer que comprou um carro com essa bomba. Mas, quanto ao comentário do outro colega, de que câmbio AT dá menos defeito que MT, é muito relativo e não depende "só" do cuidado do dono, pois muitas caixas não necessitam invervenção até os 60 mil km ou até mais (100 mil km). As estradas por aqui contribuem para o deterioramento rápido de conversores e o calor acaba danificando solenóides e corpos de válvula, radiadores que acabam sendo adaptados para refrigerar a caixa acabam furando, etc. Não é uma tafera fácil e nem barata manter um AT em ordem.

Abs

Alphatech, entenda como cuidado do dono, não apenas a manutenção preventiva e sim a forma como o proprietário utiliza e aproveita as facilidades do câmbio. Exemplo: Meu patrão sempre reclama de estalo no câmbio do seu Corolla quando vai sair com o carro. Prestando atenção, percebi que ele estaciona o carro, joga de D para P e só então puxa o freio de mão. A alavanca meio que encavala e quase sempre dá um estalo. Já falei para ele. mas o boss acha que é besteira...Outro exemplo era o da minha esposa que em um Marea que tivemos, vivia desengatando e engatando alternando entre D e N em semáforos e trãnsito, sob a alegação que assim se economizava combustível... entre outros vícios

Olha Antonio, eu já li alguns artigos sobre câmbio automático e todos dizem que não há problema em trocar de D pra N. Sobre colocar em Parking, o próprio manual indica que se faça isso, não tem nenhum problema colocar de D pra P desde que o carro esteja parado.
E com certeza, o câmbio automático dura mais que um câmbio manual pois não existe atrito entre as peças, se ele estraga cedo é como você disse, por mau cuidado do dono.
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyTer 14 Fev 2012 - 3:02

eu já não sei! vai de fabricante para fabricante! eu só confio em AT da toota e honda...

sei que as caixas dos N6 at são realmente bem duráveis, por relatos!


já tive um corolla AT e a caixa era excepcional!

já uma zafira dos meus pais, AT eu acho o cambio um lixo! alem do motor pouco elástico e xoxo!

eu acho que um cambio manual, bem cuidado, pode durar muito mais do que um AT bem cuidado!

existem muitos carros ai, com 350 mil km, que nem o motor foi feito, e o cambio tambem!



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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyTer 14 Fev 2012 - 6:58

Roorback escreveu:
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4HP20 é uma caixa excelente, inteligente e muito durável. É uma pena que a PSA tenha adotado caixas da AISIN ao invés de continuar com as ZF que, para minha opinião, são as melhores.

Quanto as AL4, sem comentários. Me dá calafrio só de ouvir alguem dizer que comprou um carro com essa bomba. Mas, quanto ao comentário do outro colega, de que câmbio AT dá menos defeito que MT, é muito relativo e não depende "só" do cuidado do dono, pois muitas caixas não necessitam invervenção até os 60 mil km ou até mais (100 mil km). As estradas por aqui contribuem para o deterioramento rápido de conversores e o calor acaba danificando solenóides e corpos de válvula, radiadores que acabam sendo adaptados para refrigerar a caixa acabam furando, etc. Não é uma tafera fácil e nem barata manter um AT em ordem.

Abs

Alphatech, entenda como cuidado do dono, não apenas a manutenção preventiva e sim a forma como o proprietário utiliza e aproveita as facilidades do câmbio. Exemplo: Meu patrão sempre reclama de estalo no câmbio do seu Corolla quando vai sair com o carro. Prestando atenção, percebi que ele estaciona o carro, joga de D para P e só então puxa o freio de mão. A alavanca meio que encavala e quase sempre dá um estalo. Já falei para ele. mas o boss acha que é besteira...Outro exemplo era o da minha esposa que em um Marea que tivemos, vivia desengatando e engatando alternando entre D e N em semáforos e trãnsito, sob a alegação que assim se economizava combustível... entre outros vícios

Olha Antonio, eu já li alguns artigos sobre câmbio automático e todos dizem que não há problema em trocar de D pra N. Sobre colocar em Parking, o próprio manual indica que se faça isso, não tem nenhum problema colocar de D pra P desde que o carro esteja parado.
E com certeza, o câmbio automático dura mais que um câmbio manual pois não existe atrito entre as peças, se ele estraga cedo é como você disse, por mau cuidado do dono.

http://www.mdarui.com/index.php/carros/39-outros/46-dicas-sobre-cambio-automatico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/40399-cambio-automatico-como-usa-lo-corretamente.html

Quando se fica trocando de N para D ou vice-versa você baixa a temperatura da caixa e diminiu a pressão do fluído nos pacotes de marcha, o que causa a médio prazo, desgastes desnecessários pela redução na lubrificação.
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyTer 14 Fev 2012 - 8:20

Existem MUITOS carros, inclusive a zaffira aqui de casa, que se tu fica mais de alguns segundos parado, ela desengata o carro sozinha!
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyTer 14 Fev 2012 - 8:20

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Quanto as AL4, sem comentários. Me dá calafrio só de ouvir alguem dizer que comprou um carro com essa bomba. Mas, quanto ao comentário do outro colega, de que câmbio AT dá menos defeito que MT, é muito relativo e não depende "só" do cuidado do dono, pois muitas caixas não necessitam invervenção até os 60 mil km ou até mais (100 mil km). As estradas por aqui contribuem para o deterioramento rápido de conversores e o calor acaba danificando solenóides e corpos de válvula, radiadores que acabam sendo adaptados para refrigerar a caixa acabam furando, etc. Não é uma tafera fácil e nem barata manter um AT em ordem.

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Alphatech, entenda como cuidado do dono, não apenas a manutenção preventiva e sim a forma como o proprietário utiliza e aproveita as facilidades do câmbio. Exemplo: Meu patrão sempre reclama de estalo no câmbio do seu Corolla quando vai sair com o carro. Prestando atenção, percebi que ele estaciona o carro, joga de D para P e só então puxa o freio de mão. A alavanca meio que encavala e quase sempre dá um estalo. Já falei para ele. mas o boss acha que é besteira...Outro exemplo era o da minha esposa que em um Marea que tivemos, vivia desengatando e engatando alternando entre D e N em semáforos e trãnsito, sob a alegação que assim se economizava combustível... entre outros vícios

Olha Antonio, eu já li alguns artigos sobre câmbio automático e todos dizem que não há problema em trocar de D pra N. Sobre colocar em Parking, o próprio manual indica que se faça isso, não tem nenhum problema colocar de D pra P desde que o carro esteja parado.
E com certeza, o câmbio automático dura mais que um câmbio manual pois não existe atrito entre as peças, se ele estraga cedo é como você disse, por mau cuidado do dono.

http://www.mdarui.com/index.php/carros/39-outros/46-dicas-sobre-cambio-automatico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/40399-cambio-automatico-como-usa-lo-corretamente.html

Quando se fica trocando de N para D ou vice-versa você baixa a temperatura da caixa e diminiu a pressão do fluído nos pacotes de marcha, o que causa a médio prazo, desgastes desnecessários pela redução na lubrificação.

http://bestcars.uol.com.br/ct2/pontomorto.htm

http://correiobraziliense.vrum.com.br/app/301,19/2007/02/27/interna_noticias,23491/index.shtml

E agora, levo as laranja ou deixo as laranja?
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyTer 14 Fev 2012 - 8:54

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Quanto as AL4, sem comentários. Me dá calafrio só de ouvir alguem dizer que comprou um carro com essa bomba. Mas, quanto ao comentário do outro colega, de que câmbio AT dá menos defeito que MT, é muito relativo e não depende "só" do cuidado do dono, pois muitas caixas não necessitam invervenção até os 60 mil km ou até mais (100 mil km). As estradas por aqui contribuem para o deterioramento rápido de conversores e o calor acaba danificando solenóides e corpos de válvula, radiadores que acabam sendo adaptados para refrigerar a caixa acabam furando, etc. Não é uma tafera fácil e nem barata manter um AT em ordem.

Abs

Alphatech, entenda como cuidado do dono, não apenas a manutenção preventiva e sim a forma como o proprietário utiliza e aproveita as facilidades do câmbio. Exemplo: Meu patrão sempre reclama de estalo no câmbio do seu Corolla quando vai sair com o carro. Prestando atenção, percebi que ele estaciona o carro, joga de D para P e só então puxa o freio de mão. A alavanca meio que encavala e quase sempre dá um estalo. Já falei para ele. mas o boss acha que é besteira...Outro exemplo era o da minha esposa que em um Marea que tivemos, vivia desengatando e engatando alternando entre D e N em semáforos e trãnsito, sob a alegação que assim se economizava combustível... entre outros vícios

Olha Antonio, eu já li alguns artigos sobre câmbio automático e todos dizem que não há problema em trocar de D pra N. Sobre colocar em Parking, o próprio manual indica que se faça isso, não tem nenhum problema colocar de D pra P desde que o carro esteja parado.
E com certeza, o câmbio automático dura mais que um câmbio manual pois não existe atrito entre as peças, se ele estraga cedo é como você disse, por mau cuidado do dono.

http://www.mdarui.com/index.php/carros/39-outros/46-dicas-sobre-cambio-automatico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/40399-cambio-automatico-como-usa-lo-corretamente.html

Quando se fica trocando de N para D ou vice-versa você baixa a temperatura da caixa e diminiu a pressão do fluído nos pacotes de marcha, o que causa a médio prazo, desgastes desnecessários pela redução na lubrificação.

http://bestcars.uol.com.br/ct2/pontomorto.htm

http://correiobraziliense.vrum.com.br/app/301,19/2007/02/27/interna_noticias,23491/index.shtml

E agora, levo as laranja ou deixo as laranja?

Reitero: Quando se fica trocando de N para D ou vice-versa você baixa a temperatura da caixa e diminiu a pressão do fluído nos pacotes de marcha, o que causa a médio prazo, desgastes desnecessários pela redução na lubrificação.

Esta informação foi me passada pelo pessoal da Pradomatic em uma das trocas de fluído e filtro que fiz com eles.

Por que será que a GM se preocupou em inserir o desacoplamento automático e não permitindo o D para o N de forma mecãnica na caixa dos Zafira, Vectra, Astra e Classic? Sua economia de combustível? Humm...

Mas cada um é cada um meu amigo. Você pode proceder como achar melhor. Não sou o dono da verdade, apenas tenho carros auto à mais de 09 anos sem nunca ter tido qualquer problema relacionado à câmbio e acho que posso ajudar de alguma forma os amigos que precisarem de informação.
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyTer 14 Fev 2012 - 8:59

Antonioraf escreveu:
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Flavio,

4HP20 é uma caixa excelente, inteligente e muito durável. É uma pena que a PSA tenha adotado caixas da AISIN ao invés de continuar com as ZF que, para minha opinião, são as melhores.

Quanto as AL4, sem comentários. Me dá calafrio só de ouvir alguem dizer que comprou um carro com essa bomba. Mas, quanto ao comentário do outro colega, de que câmbio AT dá menos defeito que MT, é muito relativo e não depende "só" do cuidado do dono, pois muitas caixas não necessitam invervenção até os 60 mil km ou até mais (100 mil km). As estradas por aqui contribuem para o deterioramento rápido de conversores e o calor acaba danificando solenóides e corpos de válvula, radiadores que acabam sendo adaptados para refrigerar a caixa acabam furando, etc. Não é uma tafera fácil e nem barata manter um AT em ordem.

Abs

Alphatech, entenda como cuidado do dono, não apenas a manutenção preventiva e sim a forma como o proprietário utiliza e aproveita as facilidades do câmbio. Exemplo: Meu patrão sempre reclama de estalo no câmbio do seu Corolla quando vai sair com o carro. Prestando atenção, percebi que ele estaciona o carro, joga de D para P e só então puxa o freio de mão. A alavanca meio que encavala e quase sempre dá um estalo. Já falei para ele. mas o boss acha que é besteira...Outro exemplo era o da minha esposa que em um Marea que tivemos, vivia desengatando e engatando alternando entre D e N em semáforos e trãnsito, sob a alegação que assim se economizava combustível... entre outros vícios

Olha Antonio, eu já li alguns artigos sobre câmbio automático e todos dizem que não há problema em trocar de D pra N. Sobre colocar em Parking, o próprio manual indica que se faça isso, não tem nenhum problema colocar de D pra P desde que o carro esteja parado.
E com certeza, o câmbio automático dura mais que um câmbio manual pois não existe atrito entre as peças, se ele estraga cedo é como você disse, por mau cuidado do dono.

http://www.mdarui.com/index.php/carros/39-outros/46-dicas-sobre-cambio-automatico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/40399-cambio-automatico-como-usa-lo-corretamente.html

Quando se fica trocando de N para D ou vice-versa você baixa a temperatura da caixa e diminiu a pressão do fluído nos pacotes de marcha, o que causa a médio prazo, desgastes desnecessários pela redução na lubrificação.

http://bestcars.uol.com.br/ct2/pontomorto.htm

http://correiobraziliense.vrum.com.br/app/301,19/2007/02/27/interna_noticias,23491/index.shtml

E agora, levo as laranja ou deixo as laranja?

Reitero: Quando se fica trocando de N para D ou vice-versa você baixa a temperatura da caixa e diminiu a pressão do fluído nos pacotes de marcha, o que causa a médio prazo, desgastes desnecessários pela redução na lubrificação.

Esta informação foi me passada pelo pessoal da Pradomatic em uma das trocas de fluído e filtro que fiz com eles.

Por que será que a GM se preocupou em inserir o desacoplamento automático e não permitindo o D para o N de forma mecãnica na caixa dos Zafira, Vectra, Astra e Classic? Sua economia de combustível? Humm...

Mas cada um é cada um meu amigo. Você pode proceder como achar melhor. Não sou o dono da verdade, apenas tenho carros auto à mais de 09 anos sem nunca ter tido qualquer problema relacionado à câmbio e acho que posso ajudar de alguma forma os amigos que precisarem de informação.

Não estamos aqui julgando SE e QUEM esta certo.. estamos partilhando informação! somente isso!


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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyTer 14 Fev 2012 - 11:14

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Quanto as AL4, sem comentários. Me dá calafrio só de ouvir alguem dizer que comprou um carro com essa bomba. Mas, quanto ao comentário do outro colega, de que câmbio AT dá menos defeito que MT, é muito relativo e não depende "só" do cuidado do dono, pois muitas caixas não necessitam invervenção até os 60 mil km ou até mais (100 mil km). As estradas por aqui contribuem para o deterioramento rápido de conversores e o calor acaba danificando solenóides e corpos de válvula, radiadores que acabam sendo adaptados para refrigerar a caixa acabam furando, etc. Não é uma tafera fácil e nem barata manter um AT em ordem.

Abs

Alphatech, entenda como cuidado do dono, não apenas a manutenção preventiva e sim a forma como o proprietário utiliza e aproveita as facilidades do câmbio. Exemplo: Meu patrão sempre reclama de estalo no câmbio do seu Corolla quando vai sair com o carro. Prestando atenção, percebi que ele estaciona o carro, joga de D para P e só então puxa o freio de mão. A alavanca meio que encavala e quase sempre dá um estalo. Já falei para ele. mas o boss acha que é besteira...Outro exemplo era o da minha esposa que em um Marea que tivemos, vivia desengatando e engatando alternando entre D e N em semáforos e trãnsito, sob a alegação que assim se economizava combustível... entre outros vícios

Olha Antonio, eu já li alguns artigos sobre câmbio automático e todos dizem que não há problema em trocar de D pra N. Sobre colocar em Parking, o próprio manual indica que se faça isso, não tem nenhum problema colocar de D pra P desde que o carro esteja parado.
E com certeza, o câmbio automático dura mais que um câmbio manual pois não existe atrito entre as peças, se ele estraga cedo é como você disse, por mau cuidado do dono.

http://www.mdarui.com/index.php/carros/39-outros/46-dicas-sobre-cambio-automatico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/40399-cambio-automatico-como-usa-lo-corretamente.html

Quando se fica trocando de N para D ou vice-versa você baixa a temperatura da caixa e diminiu a pressão do fluído nos pacotes de marcha, o que causa a médio prazo, desgastes desnecessários pela redução na lubrificação.

http://bestcars.uol.com.br/ct2/pontomorto.htm

http://correiobraziliense.vrum.com.br/app/301,19/2007/02/27/interna_noticias,23491/index.shtml

E agora, levo as laranja ou deixo as laranja?

Reitero: Quando se fica trocando de N para D ou vice-versa você baixa a temperatura da caixa e diminiu a pressão do fluído nos pacotes de marcha, o que causa a médio prazo, desgastes desnecessários pela redução na lubrificação.

Esta informação foi me passada pelo pessoal da Pradomatic em uma das trocas de fluído e filtro que fiz com eles.

Por que será que a GM se preocupou em inserir o desacoplamento automático e não permitindo o D para o N de forma mecãnica na caixa dos Zafira, Vectra, Astra e Classic? Sua economia de combustível? Humm...

Mas cada um é cada um meu amigo. Você pode proceder como achar melhor. Não sou o dono da verdade, apenas tenho carros auto à mais de 09 anos sem nunca ter tido qualquer problema relacionado à câmbio e acho que posso ajudar de alguma forma os amigos que precisarem de informação.

Antonio, não estou julgando suas informações. O que quero entender é porque essas duas informações conflitantes, o site Best Cars é muito conceituado na internet, e eu já vi essa mesma informação em vários outros sites.
A GM ter inserido acoplamento automático é mais um ponto a favor dessa teoria do Best Cars, que diferença faz acoplamento manual ou automático? Na pratica, lá na caixa não dá no mesmo?
Outra coisa, com o carro parado e o D engatado, o conversor de torque fica atuando no motor disperdiçando energia, este desperdício se transforma em calor, ACHO que isso é muito mais prejudicial pro motor e pra caixa. Quando vc coloca o carro em N ocorre um desacoplamento do conversor de torque com o motor, vc até nota que o motor trabalha mais leve.
Antonio, entenda que não estou competindo com você pra ver quem está certo, estou apenas questionando pra tentar enteder e quem sabe mudar meu procedimento, se ele estiver errado, mas esses questionamentos que fiz acima me deixam na dúvida se o que falaram pra você é realmente verdade.
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Antonioraf
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyTer 14 Fev 2012 - 12:41

Roorback escreveu:
Antonioraf escreveu:
Roorback escreveu:
Antonioraf escreveu:
Roorback escreveu:
Antonioraf escreveu:
alphatech escreveu:
Flavio,

4HP20 é uma caixa excelente, inteligente e muito durável. É uma pena que a PSA tenha adotado caixas da AISIN ao invés de continuar com as ZF que, para minha opinião, são as melhores.

Quanto as AL4, sem comentários. Me dá calafrio só de ouvir alguem dizer que comprou um carro com essa bomba. Mas, quanto ao comentário do outro colega, de que câmbio AT dá menos defeito que MT, é muito relativo e não depende "só" do cuidado do dono, pois muitas caixas não necessitam invervenção até os 60 mil km ou até mais (100 mil km). As estradas por aqui contribuem para o deterioramento rápido de conversores e o calor acaba danificando solenóides e corpos de válvula, radiadores que acabam sendo adaptados para refrigerar a caixa acabam furando, etc. Não é uma tafera fácil e nem barata manter um AT em ordem.

Abs

Alphatech, entenda como cuidado do dono, não apenas a manutenção preventiva e sim a forma como o proprietário utiliza e aproveita as facilidades do câmbio. Exemplo: Meu patrão sempre reclama de estalo no câmbio do seu Corolla quando vai sair com o carro. Prestando atenção, percebi que ele estaciona o carro, joga de D para P e só então puxa o freio de mão. A alavanca meio que encavala e quase sempre dá um estalo. Já falei para ele. mas o boss acha que é besteira...Outro exemplo era o da minha esposa que em um Marea que tivemos, vivia desengatando e engatando alternando entre D e N em semáforos e trãnsito, sob a alegação que assim se economizava combustível... entre outros vícios

Olha Antonio, eu já li alguns artigos sobre câmbio automático e todos dizem que não há problema em trocar de D pra N. Sobre colocar em Parking, o próprio manual indica que se faça isso, não tem nenhum problema colocar de D pra P desde que o carro esteja parado.
E com certeza, o câmbio automático dura mais que um câmbio manual pois não existe atrito entre as peças, se ele estraga cedo é como você disse, por mau cuidado do dono.

http://www.mdarui.com/index.php/carros/39-outros/46-dicas-sobre-cambio-automatico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/40399-cambio-automatico-como-usa-lo-corretamente.html

Quando se fica trocando de N para D ou vice-versa você baixa a temperatura da caixa e diminiu a pressão do fluído nos pacotes de marcha, o que causa a médio prazo, desgastes desnecessários pela redução na lubrificação.

http://bestcars.uol.com.br/ct2/pontomorto.htm

http://correiobraziliense.vrum.com.br/app/301,19/2007/02/27/interna_noticias,23491/index.shtml

E agora, levo as laranja ou deixo as laranja?

Reitero: Quando se fica trocando de N para D ou vice-versa você baixa a temperatura da caixa e diminiu a pressão do fluído nos pacotes de marcha, o que causa a médio prazo, desgastes desnecessários pela redução na lubrificação.

Esta informação foi me passada pelo pessoal da Pradomatic em uma das trocas de fluído e filtro que fiz com eles.

Por que será que a GM se preocupou em inserir o desacoplamento automático e não permitindo o D para o N de forma mecãnica na caixa dos Zafira, Vectra, Astra e Classic? Sua economia de combustível? Humm...

Mas cada um é cada um meu amigo. Você pode proceder como achar melhor. Não sou o dono da verdade, apenas tenho carros auto à mais de 09 anos sem nunca ter tido qualquer problema relacionado à câmbio e acho que posso ajudar de alguma forma os amigos que precisarem de informação.

Antonio, não estou julgando suas informações. O que quero entender é porque essas duas informações conflitantes, o site Best Cars é muito conceituado na internet, e eu já vi essa mesma informação em vários outros sites.
A GM ter inserido acoplamento automático é mais um ponto a favor dessa teoria do Best Cars, que diferença faz acoplamento manual ou automático? Na pratica, lá na caixa não dá no mesmo?
Outra coisa, com o carro parado e o D engatado, o conversor de torque fica atuando no motor disperdiçando energia, este desperdício se transforma em calor, ACHO que isso é muito mais prejudicial pro motor e pra caixa. Quando vc coloca o carro em N ocorre um desacoplamento do conversor de torque com o motor, vc até nota que o motor trabalha mais leve.
Antonio, entenda que não estou competindo com você pra ver quem está certo, estou apenas questionando pra tentar enteder e quem sabe mudar meu procedimento, se ele estiver errado, mas esses questionamentos que fiz acima me deixam na dúvida se o que falaram pra você é realmente verdade.

Amigo, em nenhum momento estou tratando o assunto como competição. Como disse, não sou o dono da verdade, uma vez que nós sempre estamos apreendendo. O principal problema em ficar desengatando e engatando sem necessidade de D para N e de N para D é exatamente o atrito que se dá em tal procedimento. E é evidente que o esforço no engate é maior em D na sua primeira marcha (no arranque, no anda e para), pois obviamente é a marcha de mais força e esta força incide diretamente nos coxins, freios e nos próprios discos. Imagina este procedimento de forma constante. Outrossim o fluído (seja um simples Dextron ou um Pentosin) trabalha melhor em uma certa temperatura (entre 80 e 100 graus). Quando lhe é tirada a pressão por algum tempo esta temperatura tende a variar na caixa e é esta variação é prejudicial (a médio / longo prazo) para a caixa. Da mesma forma, a alta temperatura do ATF é prejudicial ao câmbio mas desta vez a curtíssimo prazo, com a queima de discos e afins. Portanto (ao meu ver) tanto o uso excessivo do Neutral durante o trajeto como uma eventual banquela não trazem benefícios para um cãmbio auto, e mesmo que haja economia de combustivel (e eu particularmente até acho que há) ela é insignificante. Rode com um carro equipado com CB e matará sua dúvida quanto ao consumo.
Em tempo: Não confio no Best Cars desde aquela matéria sobre consumo (marcha alta / método carga).

Sigo exatamente as dicas abaixo e nunca tive problemas em carros de cinco marcas diferentes...

DICAS DE USO segundo a Motor Show (Fonte Portal Mercedes)


 Ao subir ladeiras, selecione as marchas mais reduzidas, como 1, 2 ou L, dependendo do que está especificado no câmbio. Isso evita o desgaste e prolonga a vida do câmbio.

 Não troque a marcha para a posição N em semáforos ou cruzamentos. Deixar no D economiza combustível, além de manter a temperatura da caixa. Atualmente, grande parte dos veículos, abaixo dos 3 km/h e sem que exista aceleração, simula a posição N (neutro) automaticamente.

Evite trocar as marchas manualmente sem necessidade. Usar as reduções em subidas longas é uma maneira eficiente de evitar o desgaste do sistema, mas, se as reduções forem desnecessárias ou muito constantes, podem causar problemas de lubrificação na transmissão.

Não coloque a alavanca no N com o carro em movimento. Esqueça o ponto-morto e o vício de usá-lo em carros manuais. Com a alavanca no D, você evita problemas de lubrificação da caixa, além de descansar a mão direita.
Se você quiser que as mudanças de marcha sejam feitas em rotações mais altas, opte (se o carro oferecer) por dirigir com a alavanca em S. As trocas serão mais esportivas, mas o consumo vai aumentar.

Nos carros em que exista a opção de overdrive (marcha para economia que não aumenta a velocidade) se possível, é melhor desligá-lo no anda-e-pára, para que o sistema trave nas primeiras marchas que serão mais usadas, evitando trocas desnecessárias.


TIPOS DA CÂMBIO
CVT (TRANSMISSÃO CONTINUAMENTE VARIÁVEL ): não possui engrenagens, apenas duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia e comandadas eletronicamente. Este câmbio oferece uma aceleração contínua, pois permite variação entre a marcha mais alta e, mais baixa sem degraus.

MANUAL AUTOMATIZADA : conta com sistema de embreagem (sem o pedal) igual ao de um carro manual, porém, um sistema eletrônico com sensores de velocidade e rotação, realiza as trocas de marcha no momento correto.

AUTOMÁTICA CONVENCIONAL : o conversor de torque hidráulico, no lugar da embreagem, transmite o torque do motor para o câmbio. O sistema eletrônico detecta a relação entre velocidade e rotação do motor e faz as trocas.
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyQua 15 Fev 2012 - 19:15

Antonio, desculpa minha chatisse, talvez eu não tenha entendido corretamente como funciona uma cambio AT, por isso te peço um pouco de paciência.
Tem argumentos que parecem muito pertinentes e outros que não fazem muito sentido e me deixam em duvida.

Por exemplo, quando vocês diz que o atrito do engate pode ser prejudicial, acredito que sim, pelo que entendi esse atrito é como se fosse uma embragem, porque quando você coloca em N o conversor de torque é desengatado do motor, quando você coloca em D ele engata novamente, isso é como pisar e largar uma embragem de um carro MT e isso causa o desgate de um cambio AM.

Uma coisa que me faz suspeitar muito é esse trecho
Código:
Deixar no D economiza combustível,
. É óbvio que deixar em D não economiza combustível, o torque do motor é disperdiçado, em N o motor diminui os giros, isso economiza combustível, a redução é mínima como você mesmo afirmou, mas existe e é incontestável.

Já a história do óleo na caixa, isso eu não consigo entender, quando você está em D e parado o conversor de torque fica atuando, usando todo o giro do motor e impedindo que o torque vá para a caixa, isso faz com que a caixa fique parada, as engrenagens estão todas paradas, caso contrário o carro andaria ou apagaria como acontece em um cambio AM. Estou enganado?

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Edgar10
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Edgar10



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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. EmptyQua 15 Fev 2012 - 20:00

Legal galera, muitas informações sobre os câmbios AT. Mais queria voltar para o meu caso. Será que tem algum relê, alguma coisa que possa ser trocada até condenar o câmbio???
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MensagemAssunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza.   Grande problema?! Enorme tristeza. Empty

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