Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  

Compartilhe | 

óleo do motor....again....hehehe

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Berthran
Membro
Membro

MensagemAssunto: óleo do motor....again....hehehe   Sex 16 Abr 2010 - 10:17

Bom ontem troquei o oleo do meu xsara achei realmente um pouco caro devido ao oleo ser sintetico e alem disso troquei tb o oleo do cambio.
Feito isso apos conferir o manual ; ai é que está, tinha visto aqui no forum do clube que o oleo recomendado era o 15w50 da total certo??Mas no manual do meu xsarinha recomenda o 5w40 TOTAL QUARTZ 9000 ou 5w30 tambem da total.E ai??????
Então fiquei meio apreensivo de ter colacado o oleo errrado(não recomendado) mas tb um ótimo oleo
então fui ler a respeito .... depois de muitos sites de lubrificantes, foruns de discussão e uma palavra com meu pai que tem uma parati turbo 16v e trata ela melhor do que me tratou a vida toda vi que não é bem assim
Vamos lá
Primeiro: Estes números correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100oC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60) Os óleos SAE 20W40, 20W50 e 5W40 são amplamente usados porque, ao dar partida no motor, o óleo está na temperatura ambiente. Nesta temperatura, ele deve ser "fino" o suficiente para fluir bem e alcançar todas as partes do motor. Já em altas temperaturas, ele deve ter a viscosidade adequada para manter a película protetora entre as partes metálicas .
Segundo : A letra “W” significa “Winter” (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade. Ou seja, se seu carro requer 20W50, você pode usar algum óleo com o primeiro número menor que 20 e o segundo número maior, como 10W60. Mas nunca aproxime os números mais do que o recomendado. Por exemplo, não se pode usar 20W50 em um carro fictício que exige 10W60.
Na verdade no manual do meu xsara tem um grafico mostrando a qualidade do oleo em função da temperatura e por esse grafico vc pode ver que em temperaturas altas o oleo 15w50 trabalha melhor mas em dias frios o 5w40 seria melhor principalmente na hora da partida.
Bom mas o que importa é que todos os dois tipos são de otima qualidade e vão cuidar muito bem dos nossos xsarinhas

Um abraço a todos espero que este topico ajude mais do que confunda heheheh

O que vale é ASEMPRE SIGA O MANUAL ELE CONHECE SEU CARRO MELHOR QUE VC. EHHEEH (ESSA EU ROBEI DA NET HEHEH)
Tato SP
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: óleo do motor....again....hehehe   Sex 16 Abr 2010 - 11:25

Berthran interessante essas observações, meio confusas sim.... KKKKKKKKKK

Mas bem interessantes. Valeu pelas informações.

Abraços

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tato - Clube do Xsara Brasil
Ex Xsara GLX 99 N6 - Preto
Ex Xsara Exclusive 00/01 N6 - Prata
Atual Gol G5 1.6 Power 11/11 - Preto

Clube do Xsara no Facebook
Minduim
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: óleo do motor....again....hehehe   Sab 17 Abr 2010 - 0:23

Bom, no manual do meu especifica 10w40, coloquei da Castrol, o meu tbm é 1.8 16v mas o ano é 99. São motores diferentes? Shocked
Tato SP
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: óleo do motor....again....hehehe   Sab 17 Abr 2010 - 2:54

Todos os 1.8 16V são os mesmos motores Minduim, o meu manual indica o 15W50 da TOTAL.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tato - Clube do Xsara Brasil
Ex Xsara GLX 99 N6 - Preto
Ex Xsara Exclusive 00/01 N6 - Prata
Atual Gol G5 1.6 Power 11/11 - Preto

Clube do Xsara no Facebook
Minduim
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: óleo do motor....again....hehehe   Sab 17 Abr 2010 - 12:41

Vou conferir o manual novamente então.
Toga_NG
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: óleo do motor....again....hehehe   Dom 18 Abr 2010 - 11:18

O meu 1.8 16V 99 tb recomenda o 15W50 da Total.
Como achei o da Elf por 3 merréis mais barato o litro e o óleo é exatamente o mesmo, coloquei Elf mesmo.
Minduim
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: óleo do motor....again....hehehe   Qua 21 Abr 2010 - 15:09

O meu tá assim:
[img][/img]
Minduim
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: óleo do motor....again....hehehe   Qua 21 Abr 2010 - 21:30

Pra complicar um pouco, no manuel de serviços do meu indica o óleo 10W50 ou 20W50 da Total........... Question Question
eds2000
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: óleo do motor....again....hehehe   Qua 11 Jul 2012 - 9:57

Se alguem ainda puder responder a respeito disso...

Eu como alguns sabem, peguei meu Xsara faz cerca 2 a 3 meses e estou aos pouquinhos deixando ele inteiro. Obviamente levei no Carlos da Rede Maranello que é otimo mecanico e identifica os problemas com rapidez. O porém tem sido que o meu tem tido alguns vazamentos e depois do Carlos arrumar um deles, apareceu agora outros dois.

Esses outros dois deverão ser arrumados assim que pegar meu outro carro que voltou a Citroen por um serviço mal feito que fizeram de funilaria (e sempre fizeram um otimo serviço, não entendo porque ficou tão ruim).

Enfim, surgiu uma duvida: Sempre ouvi de qualquer mecanico que ficar misturando oleos de diferentes viscosidades faz mal obviamente para o motor. Porém o antigo dono não soube me informar qual é o oleo que ele utilizou e eu obviamente, quero utilizar na troca, o oleo recomendado. Porém estou com medo da "troca" de oleo.

Alguém poderia me recomendar o que eu poderia fazer corretamente para evitar qualquer estrago? Além disso abri um topico questionando sobre o aditivo Molykote A2. Ele ajudaria nisso também?

Obrigado!
Edson
Felipe campos
Membro
Membro

MensagemAssunto: Troca de oleo   Seg 12 Dez 2016 - 20:06

Olá, sou novo aqui no fórum, acabei de pegar um Xsara glx 1.8 e o antigo dono usava 20w50 mineral, acha que devo trocar imediatamente o óleo para um de menor viscosidade ? Ou terei problemas?
vitor_mupe
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: óleo do motor....again....hehehe   Ter 13 Dez 2016 - 0:48

faz o teste, coloca o 10w40 e veja como o motor se comporta.
20w50 é muito.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: óleo do motor....again....hehehe   Hoje à(s) 8:59

óleo do motor....again....hehehe
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» óleo do motor....again....hehehe
» Motor econômico
» Bateria no mini com motor original.
» numeração do motor boxer