Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
jpaulosg
Usuario
Usuario




Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 Empty
MensagemAssunto: Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001   Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 EmptySex 27 Jul 2012 - 14:22

Estou tendo dificuldade em encontrar o filtro recomendado para o meu carro. Infelizmente, o mais próximo que consegui encontrar foi o MAHLE (metal leve - que me pareceu bem construído, aparência de 1a linha), mas NÃO SERVIU/NÃO ENCAIXOU no "copo" do meu motor!

Detalhe que ESTAVA ESCRITO XSARA BREAK 2001 1.6 16V na tampa da caixa... sinceramente não entendi e nunca vi nada parecido...

Resultado, tive que continuar com o antigo!

Peço ajuda dos mais experientes, pois também nas tabelas dos fabricantes não achei as especificações e preciso encontrar para levar trocar, por enquanto estou usando óleo novo com filtro velho (sei que vou ter que trocar tudo de novo).

No aguardo, obrigado!

Abs.,

João
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001   Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 EmptySex 27 Jul 2012 - 22:21

cara tira o filtro e lava a amostra pra fazera troca na auto peças!!!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


se eu não puder ajudar, atrapalho. O importante é participar!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
jpaulosg
Usuario
Usuario




Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001   Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 EmptySáb 28 Jul 2012 - 9:35

Baca, bom mdia!

Então, estava trocando na loja e mandaram vir os filtros, só que quando chegou, veio errado o 1o e depois veio esse modelo da MAHLE, que apesar de estar escrito o modelo do meu carro na tampa, NÃO ENCAIXOU direito!

Como meu carro já ESTAVA COM O CARTER aberto, não teve outro jeito senão usar o filtro antigo mesmo.

O óleo que estava era o SHELL HELIX H7 (semi-sintético 10w40, API SM - não acredito que tivesse 5mil km, mas estava trocando tudo por garantia).

O que pedi para colocarem é o CASTROL GTX MAGNATEC 10W40, API SN.

Enquanto esperava o motoqueiro trazer outro filtro de óleo novo, o antigo ficou dentro do bujão, escorrendo.

Tanto que quando eu completei o óleo, entraram praticamente 3,5 litros, ou seja, o de óleo não tinha nada mesmo.

No pouco que rodei com o carro, senti MUITO silencioso e macio, o ponteiro da temperatura nivela pouco antes dos 90 graus, coisa que atingia fácil com o óleo antigo (e às vezes superava, não chegando a 120, mas ficava acima).

Não precisei pagar por esta "troca", ficaram de me arrumar o filtro original e aí sim vou acertar (vão me dar mais 4 litros de óleo). Achei um comportamento muito honesto do pessoal da loja.

Olhando melhor as tabelas (acho que eu estava no tablet e não funciona muito bem com aquele browser), achei as seguintes especificações de filtros originais:

XSARA MOTOR 1.6 16V (TU5JP4)

* MAN *

AR - C 2159
COMBUSTÍVEL - WK 612
ÓLEO - HU 612 x (modelo tipo refil, não confundir com o tipo copo metálico)


* FRAM *

AR - CA8674
COMBUSTÍVEL - G5857
OLEO - CH9443ECO (modelo tipo refil, não confundir com o tipo copo metálico)

Fico um pouco preocupado por ter colocado outro óleo sem ter podido trocar o filtro, mas como estava praticamente vazio e ambos os óleos são semi-sintéticos e mesma especificação, vou dar um tempo até voltar na loja, o que acham??

Agora que achei todas as especificações, fica aqui a tabelinha para poder ajudar a todos que quiserem, vou conferir minuciosamente antes de trocar de novo (fica a advertência para o filtro de óleo da MAHLE, que não encaixou!).

No aguardo, obrigado!

Abs.,

João

Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001   Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 EmptyDom 29 Jul 2012 - 13:18

cara já troquei de sara de 206 de picasso de 307 de classe A que são todos do mesmo tipo,nunca tive dificuldades em encontrar, no máximo qd o boy trazia errado levava a amostra e já voltava com o exato!

bom, pega o codigo no service e compra direto na citro!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


se eu não puder ajudar, atrapalho. O importante é participar!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001   Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 EmptySeg 30 Jul 2012 - 7:05

é... o bom dos XU e do EW que usam o Fram PH5566, que você encontra a 15 reais em qq boteco de esquina...
Ir para o topo Ir para baixo
jpaulosg
Usuario
Usuario




Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001   Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 EmptySeg 30 Jul 2012 - 8:01

Aproveitando, por favor, aos amigos entendidos, eu posso trocar o filtro de óleo SEM esgotar o óleo do motor? Ou seja, só abrir o "copo" plástico e trocar o refil ou isso é impossível porque vai ter muito óleo ali?

Como eu disse, o pessoal da loja onde levei se embananou nos modelos e acabei ficando com o velho (esgotado e reinstalado). Sei que tenho direito a uma nova troca, mas como praticamente nem usei o carro desde então, se conseguisse apenas trocar o filtro e completar (vai bem pouco), acho que seria uma boa.

No aguardo, obrigado!

Abs.,

JP
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001   Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 EmptySeg 30 Jul 2012 - 8:05

cara, olhando pela posição do filtro, você vai perder perto de 1L de óleo nessa troca.

Agora, falando sério, você já contaminou o óleo novo com resíduos dentro do filtro. O ideal seria trocar tudo mesmo... Porém, o manual FACULTA a troca do filtro para cada DUAS trocas de óleo. Na boa, eu pegaria o filtro, guardaria o óleo que eles iam te dar para uma próxima troca.... daqui uns 7500km.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
jpaulosg
Usuario
Usuario




Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001   Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 EmptySeg 30 Jul 2012 - 8:15

Boa Alpha, tá decidido: nada de lambança e vamos assim até 120.000 km (está com quase 114k) que acho que vai bem!

O que está me motivando é que realmente entrou tudo que podia de óleo novo, ficou horas pingando em cima do elevador (aguardando os motobas irem e voltarem) e o filtro ficou no bujão, escorrendo também!

Foi praticamente 3,5l, se ficou óleo sujo, foi o mínimo mesmo.

Como esse óleo é API SN (teoricamente ainda mais poder de limpeza e de se manter íntegro ao longo do uso), além de ser 10w40 semi-sintético como o anterior, vou deixar como está.

Acredito que verificando constantemente o nível, comportamento do motor e ruído/temperatura, dê para saber OK se está acontecendo algum problema e aí tomo de imediato alguma providência.

OBS:quando eu achar o filtro correto e de boa qualidade, já vou comprar uns 2 para ter de reserva! Ele também custa baratinho - até teoricamente deveria custar menos que os metálicos, pois ele é só o "miolo" - só é chatinho de encontrar, hehehehe!

Muito obrigado a todos pela ajuda e paciência!!!

Abs.,

João
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001   Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Filtro de Óleo - XSara Break 1.6 16v - N7 - 2001
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: