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 Semi-eixo, retificar ou tudo novo?

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PauloR2
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MensagemAssunto: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptySeg 7 Jan 2013 - 8:40

Pessoal

Estou com o problema de desgaste dos semi-eixos traseiros (um está bem desgastado, a roda fica bem torta, o outro está começando a ficar torto).

Pesquisei e achei os semi-eixos novos à venda, por cerca de R$ 270 cada um, mais o kit de rolamentos por R$ 145. Vi as dicas sobre soldar e tornear o eixo, mas fiquei em dúvida se não vale a pena trocar por tudo novo já que o custo não é tão alto assim.

Pretendo ficar muito tempo com o carro e gostaria de deixar tudo nos conformes, sem gambiarras.

Abraço!
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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptySeg 7 Jan 2013 - 15:04

Bem vindo ao meu mundo!!!


Moro em Santo André/SP e hoje mesmo fui atras de mecânicos para fazer esse serviço no meu xsara...

A maioria quer trocar o eixo todo Evil or Very Mad

Mais achei um que gostei da ideia dele!!!

Ele desmonta, retifica as pontas e instala umas graxeiras....

Ele disse que faz sempre nos 206 e já fez em alguns xsaras tbm....

Ele cobra 650 reais tudo!!!

só não fiz pq tenho a porra do ipva para pagar kkkkk
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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptySeg 7 Jan 2013 - 18:07

manchadanet escreveu:
Bem vindo ao meu mundo!!!


Moro em Santo André/SP e hoje mesmo fui atras de mecânicos para fazer esse serviço no meu xsara...

A maioria quer trocar o eixo todo Evil or Very Mad

Mais achei um que gostei da ideia dele!!!

Ele desmonta, retifica as pontas e instala umas graxeiras....

Ele disse que faz sempre nos 206 e já fez em alguns xsaras tbm....

Ele cobra 650 reais tudo!!!

só não fiz pq tenho a porra do ipva para pagar kkkkk
Cara, isso q eu fiz no meu... exceto pela parte das graxeiras... mas se for soldar, tem que ser com uma solda MUITO dura.. de no minimo 70 brunéis... coisa que não é qualquer torneiro, que tem equipamento para tornear...

se fizer com solda mole, em menos de 1 ano, teu eixo vai pro espaço denovo....

se fizer com solda dura, não tem necessidade de graxeiras, por que dura mais uns 10 anos tranquilo


outra alternativa, é trocar as pontas.. mas custa mais caro, e dá na mesma!

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"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptySeg 7 Jan 2013 - 19:14

no meu eu tornei (mandei tornear) e instalar as graxeiras...
ja tem mais de 1 ano sem problema...
serviço total = 600 reais...
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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyTer 8 Jan 2013 - 4:45

desconheço essa escala "bruneis".... conheço "só" Brinell (a mais parecida com os brunéis foneticamente); além da Meyer, Rockwell, Vickers e Knoop sendo a primeira, de longe, a mais empregada no Brasil, pois ela também rege a norma ASTM E10, que trata justamente da capacidade de um material "riscar" outro material...

Mas, trocando em miúdos, uma solda de 65-75HB pode ser obtida facilmente empregando soldas do tipo MIG ou TIG.

Já o torno que fará o desgaste desse preenchimento na medida correta pode ser um CMC comum, porém com as "facas" apropriadas (o que realmente não é moleza de achar, mas qualquer empresa de usinagem que se preze as terá).

O eixo refeito (solda bem feita, peça pré-aquecida, utilizando eletrodos corretos e boa técnica de aplicação) tem durabilidade igual (ou até superior) ao eixo original, pois a dureza da nova pista (65-75) é superior a do material empregado na confecção do eixo em si. O cuidado é, como disse: pré aquecer a peça e fazser a aplicação correta.

Se vocês pagaram em torno de 700 reais pelo serviço completo... acredito que tenha sido feito da forma correta. Muito menos que isso é provável o emprego de soldas convencionais, para que possa ser usinado em um CMC 3200 por exemplo... ou seja, mole demais. Devidamente lubrificado, vai aguentar bem. Mas se não quiser se incomodar por, pelo menos, mais 60 mil km, ou é novo, ou com material de alta resistência.

OBS: dureza elevada não garante resistência. Mau aplicado, ele pode desplacar, fraturar-se (fragilidade) ou até mesmo soltar-se por inteiro...

Abs

Alpha



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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyTer 8 Jan 2013 - 9:27

brineis.. foi isso que eu ouvi.. se tá certo, não sei... troquei o u pelo i, mas pelo que li, isso não é o plural correto de brinell... mas enfim... deu pra entender...

e a questão, e exatamente essa... torno, realmente qualquer um faz, mas ter a ferramenta correta, é dificil... e sim, é facilmete obtido com tig ou mig, mas torneiros não fazem... não, a maioria deles!

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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyTer 8 Jan 2013 - 10:18

dae guri...

brinell não tem plural.

é 100 brinell, 1 brinell e assim por diante. Smile

Quando a ferramentaria, acho mais complicado achar alguém que faça uma solda TIG decente e correta do que uma usinagem com um torno com ferramental adequado.

Mas essa é minha percepção quanto a Curitiba. Provavelmente em SP (ou aí em POA) possa ser algo beeeem diferente. Aqui amigão, pra achar alguém que tope fazer uma peça dessa com TIG você tem que gastar muita sola de sapato.

Abs
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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyTer 8 Jan 2013 - 10:52

Bom, graças aos comentários do Alphatech em relação assunto vou partir para as peças novas mesmo, assim não preciso me preocupar em achar quem faça o serviço decente.

Até agora os custos levantados seriam: 540 reais dos eixos, 290 dos rolamentos e 120 reais de mão-de-obra, totalizando 950.

Estou pensando em já aproveitar e trocar os rolamentos das rodas traseiras, já que vai ser tudo desmontado, acrescentaria apenas os 120 reais das peças.

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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyTer 8 Jan 2013 - 12:27

cara, ta bom o valor.... só pra trocar os rolamentos gastei 672.
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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyTer 8 Jan 2013 - 21:08

caraca!

120 paus pra fazer a traseira?

nunca eu faria por esse valor! uheuheueh

desculpa ai brow! mas tá de graça!

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se eu não puder ajudar, atrapalho. O importante é participar!!!!!
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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyTer 8 Jan 2013 - 22:02

ta ótimo o orçamento, para fazer o serbiço de primeira!

trocar os rolamentos trazeiros é uma boa... os cubos e tal... mas observe a presença de ABS no teu carro....

e use cubos e rolamentos originais... ou SKF...

aqui em poa, tem UM cara que TODO mundo faz TODOS os eixos de pug e citro....

o cara faz TANTOS eixos por dia, que eu só larguei lá, e disse 'faz'. o dia seguinte, eu voltei e tava PERFEITO! na medida correta, sem folgas, sem interferencias, sem fissuras, com solda dura, e com excepcional aderencia...
me entregou até o eixo montado no braço.... cobrou 120 reais cada lado... solda de 70 brinell

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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyQua 9 Jan 2013 - 4:44

poutz, se tivesse um serviço assim aqui em Curitiba...

cara, vc não encontra nenhum lugar que se preste a fazer uma solda decente.

Já usinagem, tem vários muito bons.

É a vida.

Abs
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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyQua 16 Jan 2013 - 7:31

GNW, estou por mexer na minha suspensão traseiro e provavelmente terei que mexer nesse eixo, sou de canoas e não conheço ninguem que possa mexer, onde você indica fazer esse serviço? Mesmo que seja em porto alegre ta valendo se for de confiança!!
Obrigado.
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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyQua 16 Jan 2013 - 14:24

Nas minhas andanças pelo Mercado Livre encontrei isso aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460157877-bucha-do-eixo-traseiro-citroen-xsara-16-18-_JM

Será que funciona?
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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyQua 16 Jan 2013 - 17:27

Gledison_82 escreveu:
GNW, estou por mexer na minha suspensão traseiro e provavelmente terei que mexer nesse eixo, sou de canoas e não conheço ninguem que possa mexer, onde você indica fazer esse serviço? Mesmo que seja em porto alegre ta valendo se for de confiança!!
Obrigado.

eu faço pra ti! asdiasdhaisud

me manda MP se quiser...

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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyQua 16 Jan 2013 - 22:38

opa vou mandar tb pra vc fazer o da minha!!!

faz aqui em casa?

huahuauhahuha

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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyQua 16 Jan 2013 - 23:16

faço sim baca!! Very Happy

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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyQui 17 Jan 2013 - 20:57

um dia crio coragem de fazer a minha!

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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptySex 18 Jan 2013 - 5:09

cara, tem q fazer logo, senão só piora.
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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptySáb 19 Jan 2013 - 21:49

falta coragem e coragem($$$)

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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptySáb 19 Jan 2013 - 22:40

pra mecanico, isso sai mixaria!!!

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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptySeg 21 Jan 2013 - 8:50

verdade.
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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptySeg 21 Jan 2013 - 9:59

o cambio dessa minha joinha me quebrou $$$$$

acho que em uns 3 meses me recupero!

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MensagemAssunto: Duvidas   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyTer 29 Jan 2013 - 8:15

manchadanet escreveu:
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Última edição por blackscs em Ter 19 Fev 2013 - 13:08, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? EmptyTer 29 Jan 2013 - 8:15

Bom dia campeão gostaria de saber se consegues me passar o endereço da oficina meu n6 ta começando a dar este problema.
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MensagemAssunto: Re: Semi-eixo, retificar ou tudo novo?   Semi-eixo, retificar ou tudo novo? Empty

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