Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Ventoinha Xsara N6 AT

Ir para baixo 
+4
alphatech
pau-brasil
Speedemon
andersonvs
8 participantes
AutorMensagem
andersonvs
Usuario
Usuario
andersonvs



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyDom 4 Nov 2012 - 8:46

Pessoal, bom dia

Quando desligo meu carro, ele desliga junto a ventoinha..por acaso não era pra ela ficar ligada pra esfriar? Pois isso faz com que ele aqueça desligado, alguém pode me auxiliar?


Outra duvida basica, aquela mangueirinha que fica na ponta da tampa aonde se coloca agua no radiador, é normal sair agua dali quando desliga o carro? Devo deixar a boca virada pra baixo?

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Speedemon
Usuario
Usuario
Speedemon



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyDom 4 Nov 2012 - 14:07

cara

esse negocio da ventoinha ficar ligada é coisa do passado, não faz sentido a ventoinha ficar ligada descarregando a bateria sendo q a água não esta passando pelo motor. quanto a ele esquentar quando desliga é porque a água q fica no bloco já esta quente + a temperatura do próprio bloco faz com q ela aqueça um pouco... mas logo q por o carro pra andar de novo ela volta a temperatura normal. quanto a mangueirinha q tu falou, ali é o respiro do radiador, ela fica virada pra baixo mesmo... não é normal sair água ali , mas pelo q eu sei só sai aguá se tiver excesso de pressão no sistema, isso pode ocorrer por vários motivos. ja aconteceu cmg, em um dia muito quente juntos com longas subidas do motor aquecer acima dos 100º e quando eu desligar sair agua pelo suspiro, mas não é normal não sempre fazer isso. da uma olhada na tampa do radiador se não precisa ser trocada, ela é responsavel por muitos aquecimentos de xsaras por ai... é baratinho não vale a pena arriscar por causa de R$ 50,00
Ir para o topo Ir para baixo
andersonvs
Usuario
Usuario
andersonvs



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyDom 4 Nov 2012 - 21:20

Speed, valeu cara! Essa mangueira é o seguinte..precisei fazer reparo no radiador na semana passada, sexta feira. Ele fez todo o reparo, trocou a agua e o fluido! Dai hoje que percebi q tava saindo agua dali, sera que não pode ser por conta de ter ar dentro do radiador? Pq agora a merda é ter que ficar completando, amanhã vou levar no cara pra ele olhar se tem ar ou se pode ser a tampinha! Depois que fiz reparo no radiador ele ta mantendo boas temperaturas.


Quanto a ventoinha, sei la! Eu desligava o carro, dai ligava ele e o ponteiro tava la encima, realmente quando eu andava abaixa, mas fico preocupado de estar chegando em quase 120 graus com o carro parado. e ainda tenho a leve impressão de que antes ele ligava, alias, tem gente nos topicos falando que ficava ligava por tempo demais, até reclamando disso, o seu também desliga?


Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
pau-brasil
Usuario
Usuario
pau-brasil



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyDom 4 Nov 2012 - 21:27

Se eu não me engano a ventoinha tem 2 estagios. no 1º estagio se desligar o carro ela desliga junto, qdo atinge o 2º estagio é q ela permanece acionada.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
andersonvs
Usuario
Usuario
andersonvs



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyDom 4 Nov 2012 - 21:47

Pau-brasil, e quando é que esse segundo estagio entra em ação? Pois as vezes eu ligava e desligava ele em coisa de 5 min e nada dela acionar, qdo eu ligava o carro o ponteiro tava la perto dos 120 graus e nada! Tipo, desligo o carro com ponteiro em 90 graus, depois qdo ligo de novo o ponteiro ta em 110 graus pq a ventoinha desligou !

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
pau-brasil
Usuario
Usuario
pau-brasil



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyDom 4 Nov 2012 - 21:57

qdo ele entra em ação não sei te dizer, mas se o seu atinge essas temperaturas e o 2º estagio não aciona tem algum problema nele. Rele queimado, fuzivel queimado alguma coisa do tipo.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
andersonvs
Usuario
Usuario
andersonvs



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyDom 4 Nov 2012 - 21:59

Com o carro ligado ta normal..agora que fiz reparo no radiador, nao passa da temperatura aceitavel dele...quem pode ver isso pra mim sem me enfiar uma faca no estomago? rs auto eletrico comum consegue resolver?
Ir para o topo Ir para baixo
pau-brasil
Usuario
Usuario
pau-brasil



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyDom 4 Nov 2012 - 22:12

se for só isso q eu falei d fuzivel ou rele queimado acho q um auto eletrico resolve sim. Mas vou t dizer q acho muito estranho o ponteiro chegar perto dos 120º graus com o carro desligado... mas passo a bola pra outro q entenda mais q eu.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptySeg 5 Nov 2012 - 5:12

speed tá correto no seu comentário.

Nos xsara, desligou o motor, acabou a brincadeira.... A ventoinha fica ligada no máximo uns 4 ou 5s.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
andersonvs
Usuario
Usuario
andersonvs



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptySeg 5 Nov 2012 - 6:10

Alpha, então é normal ele esquentar um pouco logo depois de desliga-lo por conta da ventuinha desligar também e o motor permanecer aquecido sem uma ventuinha pra esfriar?
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptySeg 5 Nov 2012 - 8:54

sim.
Ir para o topo Ir para baixo
andersonvs
Usuario
Usuario
andersonvs



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptySeg 5 Nov 2012 - 8:58

Legal pessoal, obrigado pela ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
andersonvs
Usuario
Usuario
andersonvs



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptySeg 5 Nov 2012 - 16:54

Pessoal, apenas pra postar a solução caso alguém venha a ter o mesmo problema: O problema da mangueirinha era a tampa do reservatório, trocamos a tampa e o problema foi sanado!


Novamente agradeço a ajuda de todos, esse forum é show!

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyTer 6 Nov 2012 - 4:51

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptySex 9 Nov 2012 - 23:16

de nada! huahuahuhua

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


se eu não puder ajudar, atrapalho. O importante é participar!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
andersonvs
Usuario
Usuario
andersonvs



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptySáb 10 Nov 2012 - 14:29

Bacanhim escreveu:
de nada! huahuahuhua

safado kkkkkkkkkkkk Mas me ajudou pelo facebook rs
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyQui 15 Nov 2012 - 21:18

cara depois que nos falamos fui pesquisar a respeito desses sistemas que acionam a ventoinha apenas como contato ligado e talz...

e acontece o seguinte: pra junta de cabeçote "queimar" ou trazer grandes prejuízos ao motor a temperatura tem que ser muito alta mesmo o apenas desligar a chave e não manter a ventoinha acionada não tras problemas pq mesmo que ela estivesse acionada refrigeraria apenas a agua no radiador a do motor não! a agua não vai circular com motor desligado, e na primeira funcionada em segundos já tem agua "fresca" no bloco!

e tinha mais informações a respeito e talz, mas o quemais se adequava a essa sua duvida era isso!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


se eu não puder ajudar, atrapalho. O importante é participar!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
andersonvs
Usuario
Usuario
andersonvs



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyQui 15 Nov 2012 - 21:22

Bacanhim escreveu:
cara depois que nos falamos fui pesquisar a respeito desses sistemas que acionam a ventoinha apenas como contato ligado e talz...

e acontece o seguinte: pra junta de cabeçote "queimar" ou trazer grandes prejuízos ao motor a temperatura tem que ser muito alta mesmo o apenas desligar a chave e não manter a ventoinha acionada não tras problemas pq mesmo que ela estivesse acionada refrigeraria apenas a agua no radiador a do motor não! a agua não vai circular com motor desligado, e na primeira funcionada em segundos já tem agua "fresca" no bloco!

e tinha mais informações a respeito e talz, mas o quemais se adequava a essa sua duvida era isso!

Rafa, valeu mano! Esses dias eu sai, qdo voltei tava ligada depois de uns 5 min, acredito que tenha atingido o "segundo estágio" e acionou,mas é raro! Depois que troquei a tampa do radiador e realizei reparo no radiador, o bixin bem raramente passa dos 90 graus, geralmente só no transito, mas ai ando um pouco e volta pro meio!


Valeu
Ir para o topo Ir para baixo
rickardo
Usuario
Usuario




Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptySex 3 maio 2013 - 15:45

o meu ta com esse problema mais ja troquei a Porcaria da tampa, ja sangrei o radiador, e nada resolve, é só desligar o carro a temperatura vai la pracima, e a agua sai pelo ladrão, quando desligo o carro e deixo a chave virada só pro contato, a ventuinha fica funcionando e nao sai agua....
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptySáb 4 maio 2013 - 22:06

ricardo, o que está contecendo é que a temperatura alta gera a pressão, qd a ventoinha liga baixa a temperatura e sussa não da´pressão não vaza!

e tem um detalhe se a tampa não estiver boa vai vazar!

o bocal do radiador onde a borracha de tampa encosta está vedando bem? desconfio do radiador tb!!!!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


se eu não puder ajudar, atrapalho. O importante é participar!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
rickardo
Usuario
Usuario




Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyQua 8 maio 2013 - 20:19

Bacanhim escreveu:
ricardo, o que está contecendo é que a temperatura alta gera a pressão, qd a ventoinha liga baixa a temperatura e sussa não da´pressão não vaza!

e tem um detalhe se a tampa não estiver boa vai vazar!

o bocal do radiador onde a borracha de tampa encosta está vedando bem? desconfio do radiador tb!!!!
Comecei a disconfiar disso tambem....... fiz amizade com um camarada aqui q tem um igual o meu,... e o dele tava com o mesmo problema, trocou tampa e nada...ai ele deu uma lixadapor dentro do bocal do reservatório depois passou uma graxa e ja era acabou o problema..
vou fazer nomeu e posto o resultado...
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyQua 8 maio 2013 - 22:53

isso ai, tem que ir tentando uma hora vc mata a xarada!!!!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


se eu não puder ajudar, atrapalho. O importante é participar!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Dan Martins
Membro
Membro
Dan Martins



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptyQua 25 Dez 2013 - 21:50

Pessoal, ouvi falar e li por aqui que nos N6, as ventoinhas normalmente se desligam sim junto com a chave, mas dependendo da temperatura em que você desliga o carro, elas podem funcionar até abaixar um pouco a temperatura, nunca por muito tempo, e quando acontece isso elas ficam apenas no primeiro estágio, onde rodam as duas de forma mais lenta e a gente não escuta se não for lá conferir. Estou com meu VTS N6 a poucos dias e percebi que de uns dias pra cá, mesmo com água verificada, ele aquece muito quando pego algum engarrafamento, fica entre 100 e 120, a água abaixa muito rápido e só está armando a ventoinha da esquerda, será que a é só a ventoinha ou devo ver mais alguma coisa?
Ir para o topo Ir para baixo
w@lter
Usuario
Usuario
w@lter



Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT EmptySex 27 Dez 2013 - 7:50

Os N6 desligam a ventoinha quando se desliga o carro, o meu também faz isso e o nosso amigo gnw (que manja muito) disse que é normal, então fico despreocupado. rsrsrs
O papel da "mangueirinha" é justamente eliminar o excesso de água no reservatório. Eu deixo a minha virada para baixo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ventoinha Xsara N6 AT Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Xsara N6 AT   Ventoinha Xsara N6 AT Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ventoinha Xsara N6 AT
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Hélice da Ventoinha
» Ventoinha/Ar Condicionado
» VENTOINHA XSARA PICASSO DEMORA DESLIGAR
» Ventoinha 5, 6 ou 7 pás?
» Resistência da Ventoinha

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: