Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Estabilidade.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Claudio Chaves Vieira JR
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Estabilidade.   Seg 1 Jul 2013 - 15:26

Relembrando a primeira mensagem :

Galera, vejamos se alguém pode me ajudar:
O que é melhor, o CATT travado ou como os engenheiros estudaram para faze-lo?
Pq comprei um VTS e ele tem o CATT travado, mas quando entro em uma curva de alta, se a curva der uma fechadinha no meio dela, e eu tiver que puxar, o carro parece dar uma cabeçada e que vai desgarrar de traseira, lembrando que foi por causa desse comportamento que o antigo proprietário disse que travou os CATT, será que o parafuso que trava quebrou, esse comportamento é normal?
Grato a todos desde já.

AutorMensagem
rafaelbindi
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qua 3 Jul 2013 - 19:11

Sera que as buchas de aluminio nao estao com folgas ou estao menores do q deveriam?! Kais as medidas da roda e pneu q esta usando? Qnto ao CATT, isso foi estudado e testado pelos engenheiros, nao por um mexanico, se ta ali e pq tem q servir alguma hora! Ja fiz o uso do CATT algumas vezes sem problemas, o pessoal do Rj conhece a Grajau-Jacarepagua e por la q passo kase td dia e kalker erro e rolar ribanceira abaixo.
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qua 3 Jul 2013 - 19:55

tá.. vou explicar tudo.. detalhe por detalhe, escrever um texto imenso sobre o assunto...

primeiro gostaria de dizer que essa porra de "o engenheiro estudou mimimi mimimi mimimi" é a maior besteira que alguem pode dizer

esses carros NÃOOO SÃOOOO carros de ALTA performance

são carros com um apelo esportivo, e motor crespo... quando a porra do engenheiro faz um carro, o carro tem q ser bom pro cara que quer meter o pé, pro cara que quer gastar pouco, pro véio de 80 anos, pra véia de 75 que vai fazer compras no supermercado, pra mãe levar o filho na escola, pro guri que acabou de tirar a carteira... ... ...

TUDO no carro é feito pra agradar UM POUCO a todos...

quando se é um motorista que exige MUITO da mecanica, ela TEM QUE SER, SIM, ALTERADA!!!!

a PREPARAÇÃO está aí pra isso mesmo!!!

as buchas de suspensão dianteira, por exemplo, são de borracha.. se elas focem de PU ou rolamentos, o carro faria 30% mais curva e mais frenagem, alem de arrancar MUITO melhor.. o engenheiro sabe disso, mas ele tambem sabe que se ele colocar rolamentos, qualquer um, que não esteja indo andar num autodromo, vai querer explodir o carro! o carro fica uma MERDA de andar...

agora, se a intenção é sentar o pé, e foda-se o conforto, sim.. TEM que se fazer a alteração

o catt NÃO é diferente.. ele é um sistema que torna a condução agradável e direta, mas pra quem anda RAPIDO..

agora, se tu anda FORTE, e quando eu digo FORTE, digo REALMENTE APLICA TECNICAS de pilotagem, curva, frenagem... QUALQUER oscilação na suspensão é TOTALMENTE fatal...

se durante um trail braking em uma tangente de curva de altissima velocidade, o carro rabear a traseira, é POSTE!!!

eu no dia que bati, estava fazendo uma curva no limiar de aderencia... nesses momentos o carro tem que fazer E-X-A-T-A-M-E-N-T-E o que o piloto manda... no caso, eu estava PILOTANDO na rua.. cagada minha??? ÓBVIO!!! mas estava.. e o carro TEM A OBRIGAÇÃO de me obedecer..

o nosso colega aqui, pelo que percebo, tambem usa o carro no limite.. realmente RACING.. sendo assim, o carro TEM que ser FIRME e OBEDIENTE...

EXPLICANDO O CATT:

o eixo é preso por 4 buchas.. e quando se aplica muita força centrfuga na roda, o eixo INTEIRO torce, com a flexão dessas buchas.. sendo assim, as rodas viram.. se tu oscilar a força centrifuga, a flexão das buchas varia, e a traseira oscila.. isso a 80 por hora numa curva, dá um susto, mas a 160 é FATAL!

É necessario em algumas tecnicas de pilotagem usar o freio NO MEIO da curva... muitas vezes aplicando o heel & toe e baixando marcha... isso faz a trazeira COM CATT ENLOUQUECER!!!

quer vcs queiram, quer não, É ASSIM!

DESMISTIFICANDO:

os rolamentos do eixo trazeiro NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA a ver com o catt... NADA NADA NADA NADA NADA!

NADINHA! Smile

a PILOTAGEM de um é diferente da de outro.. assim, cada um USA o carro de uma forma, durante PILOTAGEM

vejam que estou falando de uso extremo... não o uso que vocês fazem...

sei de poucos aqui no forum, que realmente entendem o que quero dizer com PILOTAGEM!

então, não pensem que aquela curva gritando pneus, que vcs fazem é "usar o carro no limite" por que com a PILOTAGEM, CERTAMENTE dá pra fazer essa MESMA curva MAIS RAPIDO e SEM gritar os pneus..

ok???

CATT É BOM PRA QUEM DIRIGE RAPIDINHO E É METIDO A CORRIDINHA...

pra RACING e PILOTAGEM, é UM VENENO!!!!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qua 3 Jul 2013 - 21:49

Gnw Falou pouco mas falou bonito!!
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qua 3 Jul 2013 - 22:12

pouco nada! digitei 15 minutos aqui! iuhsadiuhasduihasd

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qua 3 Jul 2013 - 22:53

E eu achando q era piloto kkkk.
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qua 3 Jul 2013 - 23:32

desculpem as grosserias, mas tava com isso guardado a mto tempo, mas sem saco pra explicar.. daí saiu tudo duma vez! uahsuahsuahs

Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 8:35

a tal da técnica ai de pilotagem é foda, as vezes consigo entrar a 120 num balão sem cantar pneu, as vezes no mesmo balão canta pneu pra carai é foda.
Claudio Chaves Vieira JR
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 11:49

Primeiro valeu pelo explicaesporro, é uma explicação meio com um esporro, mas vamos lá, essa porra de catt, virar a roda traseira, torcer eixo, seja lá o que for, ouvia muito falar no 3000GT, que acho que nenhum véio ou tiazinha compra para levar crianças ao supermercado, apesar de que aqui no Rio de Janeiro, tem uma coroa que rica deve ter uns 60 anos, só anda de Subaru STI, isso mesmo, STI, bem mas voltando ao assunto, não sei se falta de conhecimento meu, ou impressionismo devido ao mito que ronda o assunto, mas, preciso de uma comparação ou de alguém que conheça o Xsara melhor que eu para andar e ver se é assim mesmo, ou se eu estou entrando forte demais nas curvas, as vezes tento saber a quanto estou, mas meu velocímetro não funciona, só o canta-giro.hehehehehe
Claudio Chaves Vieira JR
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 11:51

Primeiro valeu pelo explicaesporro, é uma explicação meio com um esporro, mas vamos lá, essa porra de catt, virar a roda traseira, torcer eixo, seja lá o que for, ouvia muito falar no 3000GT, que acho que nenhum véio ou tiazinha compra para levar crianças ao supermercado, apesar de que aqui no Rio de Janeiro, tem uma coroa que rica deve ter uns 60 anos, só anda de Subaru STI, isso mesmo, STI, bem mas voltando ao assunto, não sei se falta de conhecimento meu, ou impressionismo devido ao mito que ronda o assunto, mas, preciso de uma comparação ou de alguém que conheça o Xsara melhor que eu para andar e ver se é assim mesmo, ou se eu estou entrando forte demais nas curvas, as vezes tento saber a quanto estou, mas meu velocímetro não funciona, só o canta-giro.hehehehehe
Claudio Chaves Vieira JR
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 11:58

Tá tranquilo, dizem que pneu cantando é pneu feliz, mas os meus tb não cantam não, perfil baixo não canta muito não, sinto que deslizam, mas deslizam mudos, sabe o que acho tb, que podem ser borrachas velhas nos pneus traseiros, mesmo eles sendo aparentemente novos, pneus tem validade. Sem contar que são Toyo, bons para tirar fotos e fazer drifiting.
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 15:18

sim, o 3000gt tamben vira as rodas d tras, mas isso acontece com o TORCER do volante, e nao com a inercia, ou seja: mesmo que tu oscile o carro, toque o freio ou qualquer outra coisa, o eixo nao vai oscilar... Ele vai continuar apontando pra dentro da curva... O virar de roda atras, é mto bom, oque é fatal no catt, é a inconstancia, e a oscilacao em altissima velocidade

Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 15:20

Simples assim, na curva em alta o CATT pode virar o carro como na GIF ai em cima do GNW....
vitor_mupe
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 16:31

cara, não brinca com pneu velho não!! quando eu tinha um Xantia os pneus estavam "bons" mas bem velhos, quando sai da curva o carro chicoteou e dei de frente no guardrail.

Depois coloquei pneus novos e mesmo assim não cantavam.. eu acho que os pneus dos nossos carros não cantam por causa de algum acerto na susp.
O Xantia era a mesma coisa, vc sentia ele deslizar mas jamais cantavam.

É legal vc entrar forte numa curva com alguem com um carro comum.. dai vc escuta o carro do outro esguelando os pneus e o seu mansinho mansinho.. rsrsrs
gillindu
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 18:25

tá.. vou explicar tudo.. detalhe por detalhe, escrever um texto imenso sobre o assunto...

primeiro gostaria de dizer que essa porra de "o engenheiro estudou mimimi mimimi mimimi" é a maior besteira que alguem pode dizer

Meu, me desculpa, mas trabalho na Engenharia da UFMG a 12 anos, uma das melhores Universidades Federal do Brasil, o que vejo os cara fazerem aqui e coisa de louco, os caras estudam muito, mas muito mesmo, tem cara que chega aqui cedo e vai embora junto comigo (22:00hrs), não estou defendendo eles, porem “dai honra a quem tem honra”, tem nego que enrola tem, mas tbem tem nego que se dedica muito... vejo eles testando os sistemas de automação do veiculo e eh muito louco.

são carros com um apelo esportivo, e motor crespo... quando a porra do engenheiro faz um carro, o carro tem q ser bom pro cara que quer meter o pé, pro cara que quer gastar pouco, pro véio de 80 anos, pra véia de 75 que vai fazer compras no supermercado, pra mãe levar o filho na escola, pro guri que acabou de tirar a carteira... ... ...

Concordo que o carro tem q ser “pau pra toda obra”, porem, o sistema CATT não foi desenvolvido pensando só em segurança e mas tbem em esportividade, desenvolvido para corrigir trajetória  em curvas...haja visto que quando desenvolvido, era usado inicialmente em carros com “apelo esportivo”.

quando se é um motorista que exige MUITO da mecanica, ela TEM QUE SER, SIM, ALTERADA!!!!

as buchas de suspensão dianteira, por exemplo, são de borracha.. se elas focem de PU ou rolamentos, o carro faria 30% mais curva e mais frenagem, alem de arrancar MUITO melhor.. o engenheiro sabe disso, mas ele tambem sabe que se ele colocar rolamentos, qualquer um, que não esteja indo andar num autodromo, vai querer explodir o carro! o carro fica uma MERDA de andar...
agora, se a intenção é sentar o pé, e foda-se o conforto, sim.. TEM que se fazer a alteração

Concordo em partes,  lista de carros que tive:
1º Tempra HLX 2.0 16v original 127cv após preparação 171cv
2º Megane1.6 16v 110cv (não mexi, fiquei 6 meses e vendi)
3º Marea 2.0 20v turbo original 182cv mas chipei para 220cv (não andava, voava, kkkk)
4º Parati 16v turbo 112cv original chipei pra 163cv

Ou seja, todos os meus carros com exceção do megane e o atual xsara, foram “mexidos” porem só parte mecânica, não foram necessários fazer alterações em suspenção, freios e  outros, pois todo carro quando é desenvolvido tem uma tolerância pra mais, exemplo o marea, que era vendido aqui com 182cv e fora seu mesmo motor era vendido com 220cv equipando o fiat coupe, a parati rodei 3 anos com ela e vendi em perfeitas condições com seu 163 pocotos...

o catt NÃO é diferente.. ele é um sistema que torna a condução agradável e direta, mas pra quem anda RAPIDO..

agora, se tu anda FORTE, e quando eu digo FORTE, digo REALMENTE APLICA TECNICAS de pilotagem, curva, frenagem... QUALQUER oscilação na suspensão é TOTALMENTE fatal...

se durante um trail braking em uma tangente de curva de altissima velocidade, o carro rabear a traseira, é POSTE!!!

Meu não to aqui pra falar que ando mais que alguém ou coisa do tipo, porem sou viciado em racha, veja bem, não estou aqui incentivando ninguém a fazer tal pratica, lembrando que isso e crime, porem como vi uma vez em um vídeo, tem gente que eh viciado em drogas, outros alcolatras, piranhagem etc.. e eu sou viciado em racha.

Comprei este xsara pensado, ah vou comprar um carro mais estilo tiozão, automático dai não tem como eu andar muito mesmo, porem  como disse isso e vicio, já estou sentando o pé novamente, mesmo sabendo que talvez o cambio não vá  aguentar.

eu no dia que bati, estava fazendo uma curva no limiar de aderencia... nesses momentos o carro tem que fazer E-X-A-T-A-M-E-N-T-E o que o piloto manda... no caso, eu estava PILOTANDO na rua.. cagada minha??? ÓBVIO!!! mas estava.. e o carro TEM A OBRIGAÇÃO de me obedecer..

o nosso colega aqui, pelo que percebo, tambem usa o carro no limite.. realmente RACING.. sendo assim, o carro TEM que ser FIRME e OBEDIENTE...

Por coincidência, hoje tive que fazer uma viagem rápida de 212km, fui sentando o pé e voltei do mesmo jeito, fiz curva a 160km/h com segurança,  claro que sentia o carro jogando levemente a traseira, porem sabia que era característica o CATT. Estou mais convicto agora que o que pode causar problemas mas sérios, seria a falta de manutenção do mesmo, pois assim como não existe óleo vitalício, tbem não exista borracha vitalícia, e borracha com o tempo resseca  e desgasta perdendo sua principal função.

O que pode estar me ajudando a sentir o CATT com segurança, PODE SER a baixa km do xsara, pois meu carro tem 65.000km, mas como disse, não e só km tbem conta o tempo de uso tbem, e com o tempo ela resseca, dai já vou me programar em troca-la o mais breve pra que fique sempre tranquilo

EXPLICANDO O CATT:

o eixo é preso por 4 buchas.. e quando se aplica muita força centrfuga na roda, o eixo INTEIRO torce, com a flexão dessas buchas.. sendo assim, as rodas viram.. se tu oscilar a força centrifuga, a flexão das buchas varia, e a traseira oscila.. isso a 80 por hora numa curva, dá um susto, mas a 160 é FATAL!

É necessario em algumas tecnicas de pilotagem usar o freio NO MEIO da curva... muitas vezes aplicando o heel & toe e baixando marcha... isso faz a trazeira COM CATT ENLOUQUECER!!!

Essa de usar freio no meio da curva vc me fudeu heim, kkkk, velho ao que entendo vc freia antes e acelera no meio para sair rápido e fazer com que o carro mantenha aderência, posso estar errado, mas e assim que aprendi e é assim que faço e tem dado certo por todos estes anos,  inclusive tem um vídeo  no qual já tinha assistido de, pra mim o melhor piloto que já existiu, ele faz o heel and toe, e se reparar a maneira dele dirigir vai ver que tbem faz o q descrevi: http://www.youtube.com/watch?v=96ekbvjyr0g

DESMISTIFICANDO:

os rolamentos do eixo trazeiro NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA a ver com o catt... NADA NADA NADA NADA NADA!

NADINHA!

discordo, se usarmos como exemplo os pivôs dianteiros, quando um estivar com folga por mais que mínima em alta faz uma diferença gigantesca principalmente em pista irregular, na curva então.... sendo assim se analisarmos que a maior parte  da estabilidade de um carro esta na traseira, qualquer folga vai influenciar muito na dirigibilidade do mesmo

a PILOTAGEM de um é diferente da de outro.. assim, cada um USA o carro de uma forma, durante PILOTAGEM

sei de poucos aqui no forum, que realmente entendem o que quero dizer com PILOTAGEM!

então, não pensem que aquela curva gritando pneus, que vcs fazem é "usar o carro no limite" por que com a PILOTAGEM, CERTAMENTE dá pra fazer essa MESMA curva MAIS RAPIDO e SEM gritar os pneus..
ok???

discordo tbem, pneu gritar não quer dizer despreparo e sim um informação de que  esta perdendo aderência com o solo, duvido alguém fazer uma curva com roda ate 15” com pneus normais, no limite sem cantar pneu.

Se souber usar não, veja: http://www.dailymotion.com/video/x241x9_donzy-xsara_extreme#.UdXnljuyBNk  da para ver claramente que tem ajuda para fazer curvas (CATT???), tem um vídeo que mostra isso em um carro do dia dia, porem não estou achando, quando achar posto aqui...

Resumindo, hoje comprovei, CATT funciona? Funciona sim e muito bem, porem tem que ter manutenção em dia pq se não assim como ele ajuda ele tbem te afunda.

ok?
Claudio Chaves Vieira JR
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 21:06

Pois é cara uns dizem a traseira deve estar rolando, porra o que tem que rolar é roda, rolamento, seja lá o que for, mas traseira? quero que a merda da traseira pare de rolar, onde ficam as bilhas desse rolamento que vou jogar areia, RS*
Cara na realidade tenho a sensibilidade para reconhecer essa rolagem, barulhos, falhas, oscilações, mas não tenho nenhum conhecimento técnico de como resolver, isso complica, pois mecânico bom e que ainda goste de mexer em Xsara, acho que só em SP, ou aí em Porto, no RJ é fogo.......
Os caras são cheios de má vontade, tenho um cara bom, mas só fala em
Claudio Chaves Vieira JR
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 21:07

Continuando.....
só fala em Honda SI...
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 21:15

gillindu escreveu:

Meu, me desculpa, mas trabalho na Engenharia da UFMG a 12 anos, uma das melhores Universidades Federal do Brasil, o que vejo os cara fazerem aqui e coisa de louco, os caras estudam muito, mas muito mesmo, tem cara que chega aqui cedo e vai embora junto comigo (22:00hrs), não estou defendendo eles, porem “dai honra a quem tem honra”, tem nego que enrola tem, mas tbem tem nego que se dedica muito... vejo eles testando os sistemas de automação do veiculo e eh muito louco.

te entendo.. eu estudei um bom tempo de engenharia mecanica...

Concordo que o carro tem q ser “pau pra toda obra”, porem, o sistema CATT não foi desenvolvido pensando só em segurança e mas tbem em esportividade, desenvolvido para corrigir trajetória  em curvas...haja visto que quando desenvolvido, era usado inicialmente em carros com “apelo esportivo”.

coisas que só funcionam na teoria... são EXCELENTES, exercendo a sua função na qual foram feitos para, mas quando se foge dela, ele te FERRA! o que quero dizer é que, fazendo uma curva com tragetoria correta, e aderencia correta, ele ajuda MUITO, mas basta um probleminha no meio da curva, que O PILOTO CONSEGUIRIA CORRIGOR, e ele age CONTRA ti... da mesma forma que num momento ele é bom, em outro momento ele é PESSIMO....

de novo, a INCONSTANCIA! a IMPREVISIBILIDADE!

[b]quando se é um motorista que exige MUITO da mecanica, ela TEM QUE SER, SIM, ALTERADA!!!!

Concordo em partes,  lista de carros que tive:
1º Tempra HLX 2.0 16v original 127cv após preparação 171cv
2º Megane1.6 16v 110cv (não mexi, fiquei 6 meses e vendi)
3º Marea 2.0 20v turbo original 182cv mas chipei para 220cv (não andava, voava, kkkk)
4º Parati 16v turbo 112cv original chipei pra 163cv

Ou seja, todos os meus carros com exceção do megane e o atual xsara, foram “mexidos” porem só parte mecânica, não foram necessários fazer alterações em suspenção, freios e  outros, pois todo carro quando é desenvolvido tem uma tolerância pra mais, exemplo o marea, que era vendido aqui com 182cv e fora seu mesmo motor era vendido com 220cv equipando o fiat coupe, a parati rodei 3 anos com ela e vendi em perfeitas condições com seu 163 pocotos...

como pode ver, no meu perfil, ali.. eu fui mecanico de preparação um bom tempo... já mexi em ALGUNS carros com 500CV pra mais, de competição e de rua... entendo um pouquinho disso..

Meu não to aqui pra falar que ando mais que alguém ou coisa do tipo, porem sou viciado em racha, veja bem, não estou aqui incentivando ninguém a fazer tal pratica, lembrando que isso e crime, porem como vi uma vez em um vídeo, tem gente que eh viciado em drogas, outros alcolatras, piranhagem etc.. e eu sou viciado em racha.

Comprei este xsara pensado, ah vou comprar um carro mais estilo tiozão, automático dai não tem como eu andar muito mesmo, porem  como disse isso e vicio, já estou sentando o pé novamente, mesmo sabendo que talvez o cambio não vá  aguentar.

Por coincidência, hoje tive que fazer uma viagem rápida de 212km, fui sentando o pé e voltei do mesmo jeito, fiz curva a 160km/h com segurança,  claro que sentia o carro jogando levemente a traseira, porem sabia que era característica o CATT. Estou mais convicto agora que o que pode causar problemas mas sérios, seria a falta de manutenção do mesmo, pois assim como não existe óleo vitalício, tbem não exista borracha vitalícia, e borracha com o tempo resseca  e desgasta perdendo sua principal função.

O que pode estar me ajudando a sentir o CATT com segurança, PODE SER a baixa km do xsara, pois meu carro tem 65.000km, mas como disse, não e só km tbem conta o tempo de uso tbem, e com o tempo ela resseca, dai já vou me programar em troca-la o mais breve pra que fique sempre tranquilo

de novo.. o catt é MAGNIFICO, ESPLENDOROSO, PERFEITO, LINDO E MARAVILHOSO quando tá tudo certo.. mas bastava ter um buraco, oscilação desnivel ou agua na pista, e a merda tava feita!!!

EXPLICANDO O CATT:

Essa de usar freio no meio da curva vc me fudeu heim, kkkk, velho ao que entendo vc freia antes e acelera no meio para sair rápido e fazer com que o carro mantenha aderência, posso estar errado, mas e assim que aprendi e é assim que faço e tem dado certo por todos estes anos,  inclusive tem um vídeo  no qual já tinha assistido de, pra mim o melhor piloto que já existiu, ele faz o heel and toe, e se reparar a maneira dele dirigir vai ver que tbem faz o q descrevi: http://www.youtube.com/watch?v=96ekbvjyr0g

Me identifico com o teu vicio.. sou o mesmo! porem, li UM TANTO sobre pilotagem...

após o meu acidente, andei me informando um pouco mais, e percebi que a unica solução correta, para quando o CATT rabeia, como aconteceu com MUITOS que conheço, é SOCAR O PÉ NO ACELERADOR ATÉ O FUNDO (foi o que fiz, enquanto contra-esterçava) e com o pé esquerdo, freiar.... ao mesmo tempo...

existem OUTRAS situações de perda de aderencia, OU de relevo na pista, em que se deve tocar o freio para baixar a frente do carro... isso é pilotagem...

ser rachador é MUITO MUITO diferente de ser piloto... não sou piloto, mas sou um FÃ de pilotagem... leio TUDO que posso sobre.. inclusive esses tempos, comprei um livro importado sobre o assunto...

mais infos sobre curva, pesquise "heel & toe" , treshold breking, e após, trail breking... respectivamente... leia sobre o assunto

DESMISTIFICANDO:

NADINHA!

discordo, se usarmos como exemplo os pivôs dianteiros, quando um estivar com folga por mais que mínima em alta faz uma diferença gigantesca principalmente em pista irregular, na curva então.... sendo assim se analisarmos que a maior parte  da estabilidade de um carro esta na traseira, qualquer folga vai influenciar muito na dirigibilidade do mesmo

eu falei que o rolamento naão tem a ver com o CATT!!!

qualquer rolamento, bucha, calço, bieleta, pivo... ... ... ruim, com um decimo de milimetro de folga, piora CURVAS!!! isso é ÓBVIO, mas ainda assim, o catt fica em um lugar do eixo e os rolamentos em outro... catt não tem a ver com rolamentos, mas rolamentos tem a ver com curva... entenda o que eu disse!!! não confunda as coisas!

ok???

discordo tbem, pneu gritar não quer dizer despreparo e sim um informação de que  esta perdendo aderência com o solo, duvido alguém fazer uma curva com roda ate 15” com pneus normais, no limite sem cantar pneu.

se tu fizer uma curva, e os pneus não estiverem desgarrando, significa que tu podia fazer mais rapido.. o que eu quis dizer é que, se tu pegar um rachador qualquer, e botar ele num carro e ele fizer uma TAL, a 80 km/h gritando pneus, USANDO pilotagem, é MUITO provável que eu consiga fazer ela a 100km/h SEM desgarrar os pneus.. OU SEJA: eu poderia fazer ela a 110, por exemplo... e é NESSE MOMENTO, em que tu tá NO LIMITE da curva, usando pilotagem e o catt DÁ a rabeada, que tu te fode, por que o carro tá no limite absoluto, tanto mecanico, quanto hábil...

Se souber usar não, veja: http://www.dailymotion.com/video/x241x9_donzy-xsara_extreme#.UdXnljuyBNk  da para ver claramente que tem ajuda para fazer curvas (CATT???), tem um vídeo que mostra isso em um carro do dia dia, porem não estou achando, quando achar posto aqui...

Resumindo, hoje comprovei, CATT funciona? Funciona sim e muito bem, porem tem que ter manutenção em dia pq se não assim como ele ajuda ele tbem te afunda.

a manutenção é uma parte importante do catt, mas é óbvio que ele ajuda, na coisa para qual ele foi feito, mas de novo: SE ALGO SAIR ERRADO, ELE TE MATA!!!

é como slicks! eles são bons? ÓBVIO! ajuda? ÓBVIOO!! melhora tempo em pista? É EVIDENTE... desde que usado da forma certa!!!!!

tenta pegar slicks e na primeira volta meter curva... tu vai ver o sabão que fica!!!

é o que to dizendo... se tudo der certo é bom, mas se algo sair errado, sem querer, te fode!!!

cansei de fazer curvas no limite do limite do carro, com o catt pegando e tudo mais... mas bastou ter um tachão na pista, e eu ter que desviar, que o catt me fudeu...

ok?

Espero que tu tenha entendido o que eu quis dizer, por que muita coisa tu entendeu errado...

lembrando.. falo isso com propriedade, por que trabalhei e ainda faço preparação, tive meu xsara 1.8 preparado, com aproximadamente 140 cavalos, sem mexer na injeção, que se tivesse feito, teria me aproximado dos 160, e atualmente sou mecanico especializado em peugeots e citroens, portanto, conheço a mecanica deles, como a palma da minha mão!

Moderador

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 21:16

Claudio Chaves Vieira JR escreveu:
Pois é cara uns dizem a traseira deve estar rolando, porra o que tem que rolar é roda, rolamento, seja lá o que for, mas traseira? quero que a merda da traseira pare de rolar, onde ficam as bilhas desse rolamento que vou jogar areia, RS*
Cara na realidade tenho a sensibilidade para reconhecer essa rolagem, barulhos, falhas, oscilações, mas não tenho nenhum conhecimento técnico de como resolver, isso complica, pois mecânico bom e que ainda goste de mexer em Xsara, acho que só em SP, ou aí em Porto, no RJ é fogo.......
Os caras são cheios de má vontade, tenho um cara bom, mas só fala em

aqui em porto, tem eu! Smile

Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 21:47

Pois é cara, já ví isso, traz as ferramentas e vem conhecer a 1ª cidade da Costa do Sol (Maricá), nome dado aos municípios que ficam no litoral leste fluminense, Búzios, Cabo Frio, Arraial, vc já deve ter ouvido falar, aí aproveitando, faz uma revisão no mau Xsara,hehehehehe
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 21:48

aushuahsusha

me dá a passagem, e me deixa hospedado aí que eu vou! uahsuhasuasuahs

Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 4 Jul 2013 - 21:51

Mão de obra por conta, tranquilo heheheeheh
vitor_mupe
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 5 Jul 2013 - 3:18

depois dessa pancadaria toda, vou da a minha humilde opinião.. rsrs

o catt funciona.. Very Happy

já viram carro com motor dianteiro e tração dianteira sair de traseira? pois é... quando eu conto que bati o carro pq ele saiu de traseira, ninguém acredita. na verdade eu bati por falta de experiencia. (3 fatores: pneus velhos, chuva, experiencia)

fiz a curva, o carro saiu de traseira, sobre estercei levemente e acelerando levemente, blz, o carro voltou pra mão, dai empolguei, afundei o pé denovo, ele saiu de novo, mas na hora que voltou veio de uma vez

é questão física, numa curva ou vc mantém ou acelera, se aliviar o pé ou freiar vc transfere o peso do carro pra frente, e nessa a traseira sai.

pra vc fazer uma curva segura, o carro tem que entrar nela firme, na mão e comportado.
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 5 Jul 2013 - 6:50

NAO! Existem mtoscasos em que se freia DURANTE a curva! Eu nao ACHO isso... A pilo agem e assim! Como vcs acham que se recupera a frente do carro quando ela sai?

De novo, pesquisem heel e toe, treshold breking e trail breking! Se aplica o trail, ate o apice da tangente da curva!

Moderador

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 5 Jul 2013 - 7:11

gnw escreveu:
NAO! Existem mtoscasos em que se freia DURANTE a curva! Eu nao ACHO isso... A pilo agem e assim! Como vcs acham que se recupera a frente do carro quando ela sai?

De novo, pesquisem heel e toe, treshold breking e trail breking! Se aplica o trail, ate o apice da tangente da curva!

Embora consiga se utilizar-lo com as técnicas, ele "CATT" não foi desenvolvido com essa finalidade de aplicação, CATT foi desenvolvido para que eu, vc, fulano ou ciclano, dirija de forma "esportiva" um carro sem que ele saia de traseira.

Confesso que teve erros da montadora, porem o erro foi em explicar de forma clara como o sistema funcionava e o que esperar do carro em uma reação anormal, ou impor uma quilometragem limite para a troca de todo kit, pois para mim ocorre com mais frequência os "sustos" quando falta manutenção do sistema.

Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 5 Jul 2013 - 9:06

Cara falar q o gnw não fazia manutenção no catt acho meio complicado isso, até pq o cara parece q nasceu com o dom pra mecher nesses carros.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   

Estabilidade.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Estabilidade.
» Carro sem estabilidade na estrada ???
» XT600 e outras, Melhorar a estabilidade
» Estabilidade ao vento
» Estabilidade do buggy