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 Estabilidade.

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Claudio Chaves Vieira JR
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MensagemAssunto: Estabilidade.   Seg 1 Jul 2013 - 15:26

Relembrando a primeira mensagem :

Galera, vejamos se alguém pode me ajudar:
O que é melhor, o CATT travado ou como os engenheiros estudaram para faze-lo?
Pq comprei um VTS e ele tem o CATT travado, mas quando entro em uma curva de alta, se a curva der uma fechadinha no meio dela, e eu tiver que puxar, o carro parece dar uma cabeçada e que vai desgarrar de traseira, lembrando que foi por causa desse comportamento que o antigo proprietário disse que travou os CATT, será que o parafuso que trava quebrou, esse comportamento é normal?
Grato a todos desde já.
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AutorMensagem
Claudio Chaves Vieira JR
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 5 Jul 2013 - 10:54

Galera, aqui vou eu tb dar a minha humilde explicação, acho que quando o GNW fala em frear, deve ser nos casos onde só tirar o pé, não resolve, e vc toca nos freios apenas para que o carro volte para velocidade limite dele de uma curva, é freio de acreto, não é ancorar o cara não, se não ou vc roda ou passa direto, se vc tiver com o limite muito excedido, ninguém, nem o Ayrton segura, freia apenas para bater mais lento...
Se vc snte que o carro está saindo muito, desgarrando muito, vc tira o pé, dependendo da trajetória, se não resolver, vc toca o freio para ele voltar a velocidade compatível com a curva, hoje em dia, os grande carros, se vc freiar dentro da curva, e não tiver em uma velocidade catapultânica (puta merda), eles irão entrar mais ainda na curva, com os controle de estabilidade e com o ABS e EBD, que é a distribuição eletrônica de frenagem. Se eu estiver errado me corrijam.
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gnw
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 5 Jul 2013 - 11:45

tá certo!!!!


o que é correto, dentro da curva, é facelerar tudo, e freiar com o pé esquerdo, ao mesmo tempo... ou usar o heel & toe

q aposto q ninguem foi ler sobre...

enfim



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"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

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gillindu
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 5 Jul 2013 - 14:01

Mas não freia....




























































calma, kkkkkk essa foi so pra descontrair



okkkk,

Mas vamos fezer o seguinte?
Pro gnw o CATT foi uma péssima experiencia, e para mim ele e excelente.

e peço publicamente desculpas a ele, se de alguma forma o ofendi, pois com real sinceridade, não foi minha intensão, só quis expressar minha opniao...

no mais manda o próximo assunto ai...
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Claudio Chaves Vieira JR
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 5 Jul 2013 - 14:50

A intenção é de forma cortês colocar em pauta um assunto polêmico para que com discussões amigáveis, cheguemos a um denominador comum e nos aprimorarmos, seja na mecânica, na condução, na segurança, na beleza e assim por diante, nada de ficar ofendido, esse é um fórum de companheiros de sofrimentos e alegrias possuidores de um Xsara. hehehehehe
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marcelo.lbs
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 5 Jul 2013 - 15:49

tipo um AA, todos contam os seus problemas uns para os outros... Meu xsara está sem quebrar a quase 2 semanas....cheers 
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vitor_mupe
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 5 Jul 2013 - 17:19

aushuahsuashu

Oi, meu nome é Vitor e meu Xsara está a 1 dia sem quebar! cheers 
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gnw
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 5 Jul 2013 - 23:33

Não me ofendi não!!! tranquilo!!! só fico loco, quando eu sei o que to falando, e não consigo transmitir o conhecimento!!!


mas já que voces não procuraram, eu trouxe até voces, um pouco de pilotagem!!!!

POR FAVOR, leiam!!!


Contra esterço -saída de trazeira
http://www.jalopnik.com.br/fotastica-a-arte-e-a-tecnica-do-contraesterco/

Punta tacco (heel & toe, mesma coisa, dois nomes):
http://www.jalopnik.com.br/como-usar-o-cambio-manual-jeito-certo/

Trajetoria perfeita de uma curva:
http://www.jalopnik.com.br/como-conseguir-trajetoria-perfeita-em-uma-curva/


Tecnica de pilotagem:
http://www.jalopnik.com.br/tecnicas-de-pilotagem-frear-estercar-e-acelerar/




tenho outros links, caso se interessem!


observem o video explicativo, do punta tacco que é o mesmo que heel & toe!!!




eu SEMPRE SEMPRE SEMPRE SEMPRE SEMPRE dirijo assim.. o dia inteiro!!

essa tecnica se torna algo MAGNIFICO quando se domina ela...


eu entortei o pedal do acelerador do meu carro, pra mais proximo do freio.. pra facilitar a minha vida....

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"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

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Última edição por gnw em Sab 6 Jul 2013 - 0:06, editado 3 vez(es)
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gnw
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 5 Jul 2013 - 23:39

Aqui desmistifica o "freiar ANTES da curva, e celerar durante"

http://www.jalopnik.com.br/por-que-tecnica-do-entre-lento-saia-rapido-e-um-mito/


CONCLUSÃO DESSE ARTIGO:

se freia ANTES E DURANTE a curva... até o ÁPICE (ápice da tangente)

a partir do ponto em que se passa a tangente, deve-se começar a acelerar...


DURANTE a curva, se freia SIM!

vou pedir o favor, que quem quiser opinar CONTRARIO ao que estou dizendo, que leia os artigos que postei!

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gnw
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 5 Jul 2013 - 23:44

OBSERVEM o ayrton senna nesse video!!!


vejam PELO AMOR DE DEUS, que eu não sou louco! sei, pelo menos UM POUCO do que estou falando


ali pelos 53 segundos, ele começa a redução de marchas, pra entrar numa curva, usando o punta tacco (LER ARTIGO) E CONTINUA COM O PÉ NO FREIO, até o ponto de acelerar novamente, quando começa a SAIR da curva....

vejam tambem, que em aproximadamente 1:53 ele entra em uma curva, da MESMA forma que eu entrei quando bati.. com o carro NO TALO DO LIMITE DO LIMITE!!!

e em aproximadamente 1:58 ele toca o freio, para retomar a velocidade de traçado NO MEIO da curva...

lhes digo, e afirmo.. se o carro dele tivesse CATT, ali, ele teria rodado!!!!!!







é foda... mas tentem entender, que quando digo que na PILOTAGEM o catt é uma bosta, me refiro a dirigir (tentar dirigir) como o senna tá fazendo no video...

assim que eu andava frequentemente... no LIMITE DO CARRO!!!!

vcs, pelo amor de Deus, conseguem entender o que eu digo, vendo isso???


bonus:



OBS: VEJAM O SEGUNDO VIDEOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CENA PERFEITAAAAAAAAAAAAAAAAA

1:46.. ele entra na curva... MUITO forte... em 1:50 NO MEIO da curva, olhem as luzes se acendendo atrás do carro!!!!!!!!


ELE FREIOU, OU NÃO FREIOU NO MEEEEEEEIOOOOOOOOOOOOOO DA CURVAAAAAAAA?!!!!!!!!!


observem a porra do volante, aos 2:04 do video... vcs acham, que se um xsara dá aquela escorregada de traseira, dá pra buscar assim???

se o carro é PREVISIVEL, faz-se o que ele fez... mas se o carro é um xsara COM catt, aquilo ali, é multiplicado por 2, por 3, por 4 até rodar... a traseira não volta mais!!!!!!!



IMAGINEM voces, fazer ISSO, com um carro com vontade própria?! acham plausivel??? não né.... o xsara É assim.. tem o catt, que faz o que quer, sem que o pilto queira...



por isso que digo.. vcs que andam rapido, correm, cantam pneus.. isso NÃO é limite do carro e NEM pilotagem...

no caso de vcs, o catt é bacana, legal....

no RACING, na PILOTAGEM, nos track days, ou uso NO LIMITE, o catt MATA!

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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sab 6 Jul 2013 - 8:52

O bom dessa conversa toda é q tudo lembra nosso velho SENNA .
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sab 6 Jul 2013 - 9:09

Realmente olhei os vídeos e nos carros convencionais da pra se fazer tudo q der e não der agora já os xsara não pretendo testar até pq voz da experiência falando amigo é melhor ouvir do q tentar fazer e der merda , então se quiserem tentar vão em frente afinal de contas qse ninguém ouve conselhos e acaba se pagando o preço pois temos o instinto de fazer pra ver acontecer .
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gnw
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sab 6 Jul 2013 - 12:54

eu fiz isso. me disseram "trava o catt, tu vai te ferrar" e eu disse "que nada! ja passei por tudo que o catt pode proporcionar, e nunca deu nada.. acho ele bom, até!"


não ouvi o concelho... Smile

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gillindu
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sab 6 Jul 2013 - 13:33

entao vamos tacar pimenta de novo...

e esse video aqui? chupa essa manga!!!!


Ta certo que o carro eh mexido, mas não me parece ter o CATT travado, o cara passa por pista irregular e o karalho a 4...

o gnw, fica com raiva nao hehehe,  pq vc ainda tem que me ensinar como sacar o rolamento interno do eixo, nao eh aquele 1º nao, o 1º eu saquei quero saber daquele que fica no meio do eixo, ou na ponta do semi-eixo
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gnw
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sab 6 Jul 2013 - 13:50

veja bem a comparação!

essas curvas do video são TODAS de baixa velocidade!!!!

lembre que to falando de curvas de alta velocidade!

rallye e coisas do genero são MUITO diferentes de pista e rua...


e mesmo assim, é CERTOO que ele tenha, sim, o catt travado...

lá fora, vende-se kits prontos pra travar... e o carro é TOTALMENTE mexido!!!


certamente,a primeira coisa que o cara fez, foi travar o eixo!

de qualquer forma, são coisas totalmente diferentes!

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rafaelbindi
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sab 6 Jul 2013 - 17:07

Li td o topico, principalmente os q o GNW postou, sobre pilotagem e algumas coisas eu sabia e outras nao, vivendo e aprendendo. Nao nego q sobre o punta taco da um certo medo de fazer e se perder, mas a duvida td e: Os xsaras de rally sao diferentes dos de rua isso e obvio mas pq tanto usam ele pra rally, ja q o catt vai atrapalhar e vao ter q trava-los? O carro e tao bom assim ou eles nao tem mts opçoes de carros pra pratica?! Pq se pesquisar la fora ate hj usam os xsaras nos rallys!
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gnw
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sab 6 Jul 2013 - 18:02

usam por que o carro é excelente!!

mas trocar as buchas do catt, é tão mas tão simples, se comparado com as outras alterações que se faz, que isso passa despercebido!

em alguns carros, como os 306 que corriam numa categoria aí, que não me recordo o nome, eles tiravam a susp toda, e faziam independente com mola, na traseira!



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rafaelbindi
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sab 6 Jul 2013 - 20:03

Entao resumindo, e uma pena q no Brasil nao dao o real valor para o carro, digo isso em tds os aspectos, tanto de peças, kits q vendem la fora, mao de obra, em td. Pq num país q se paga R$ 28.000 num carro "pelado", da gosto de ver q o meu xsara e "velhinho" mas coloca alguns nacionais zero no bolso, tanto em tecnologia qnto nas ruas qndo e necessario! rsrs
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MOURÃO
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Seg 8 Jul 2013 - 12:02

Tan......Tan....Tan...
Tan.... Tan.....Tan....

Qualquer carro para andar forte na pista tem que ser alterado.
Por isso uqe existe carro de corrida e carro de rua.
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marcelo.lbs
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Seg 8 Jul 2013 - 12:39

O senna é foda... na minha velha infância era obrigação acordar cedo no domingo para assistir as corridas...

Mas trazendo essa pilotagem das pistas de corridas para as nossas estradas é impossível...
Primeiro, não temos estradas qualificadas em nível de asfalto, para isso.
Segundo, não tem como fazer a tangente, como se faz em uma pista, abrindo ao máximo para entrar na curva e também abrindo ao sair dela... Só se for pra fazer drifting ai é outra história...
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Claudio Chaves Vieira JR
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Seg 8 Jul 2013 - 13:11

Dua scoisas, acho que quando coloquei o assunto em pauta, eu quiz saber o que seria melhor e expliquei bem direitinho, mas acho que a galera que leu não entendeu bem, ou não sabe bem a diferença entre curva de alta velocidade e curva de baixa, vejam spo, deixa eu tentar explicar o que vejo de diferente entre uma e outra.
Bem para começar, todas as curvas podem ser feitas em altas velocidades para elas, por exemplo, um cotovelo, se vc fizer com um fusquinha pneus linguiça, vc vai faze-la bem mais lento do que com Fiat 147 socado no chão, e mais rápido ainda com um Xsara ou um carro moderno, isto é pq vc estará em alta velocidade para o limite da curva e isso irá impressionar como no vídeo do Xsara amarelo, curva essa que o mau carro parece um kart e faz muito bem.
Vamos lá, curva de alta velocidade é aquela que com um Fusca, vc faz a uns 70km/h e com o Fiat 147 90km/h e com o Xsara, vc deveria fazer a 140km/h, só que se tiver uma ondulação ou a curva fechar mais a uns 70 no Fusca, 90 no Fiat vc concerta, no Xsara, pode dar merda, essa a a curva de alta.
E uma pergunta, como as pessoas veem um vídeo a dizem, me parece que o CATT desse carro não está travado? Podem por um obséquio me dizer os próximos 6 números da Mega Sena? hehehehe
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marcelo.lbs
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Seg 8 Jul 2013 - 13:18

15 - 29 - 36 - 45- 47 - 57
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gillindu
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Seg 8 Jul 2013 - 14:00

Claudio Chaves Vieira JR escreveu:
Dua scoisas, acho que quando coloquei o assunto em pauta, eu quiz saber o que seria melhor e expliquei bem direitinho, mas acho que a galera que leu não entendeu bem, ou não sabe bem a diferença entre curva de alta velocidade e curva de baixa, vejam spo, deixa eu tentar explicar o que vejo de diferente entre uma e outra.
Bem para começar, todas as curvas podem ser feitas em altas velocidades para elas, por exemplo, um cotovelo, se vc fizer com um fusquinha pneus linguiça, vc vai faze-la bem mais lento do que com Fiat 147 socado no chão, e mais rápido ainda com um Xsara ou um carro moderno, isto é pq vc estará em alta velocidade para o limite da curva e isso irá impressionar como no vídeo do Xsara amarelo, curva essa que o mau carro parece um kart e faz muito bem.
Vamos lá, curva de alta velocidade é aquela que com um Fusca, vc faz a uns 70km/h e com o Fiat 147 90km/h e com o Xsara, vc deveria fazer a 140km/h, só que se tiver uma ondulação ou a curva fechar mais a uns 70 no Fusca, 90 no Fiat vc concerta, no Xsara, pode dar merda, essa a a curva de alta.
E uma pergunta, como as pessoas veem um vídeo a dizem, me parece que o CATT desse carro não está travado? Podem por um obséquio me dizer os próximos 6 números da Mega Sena? hehehehe

Eu disse pelo fato de ver a maneira com que o carro faz a curva maravilhosamente bem.
A meu ponto de vista NAO PRECISA SER NENHUM ESPECIALISTA PARA VER ISSO...
se estar travado não sei, nao parece, agora se ta, tambem nao sei, dai minha colocaçao em dizer "Me parece", ou seja, nao dou certeza... somente o dono do carro pode dizer se ta ou nao....
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Claudio Chaves Vieira JR
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Seg 8 Jul 2013 - 16:27

Sim, mas como chegar a essa conclusão que não está, pq lhe parece, o que leva a crer?
Simplesmente acho? Eu respeito pois estamos aqui para respeitarmos uns aos outros, as suas opiniões, desde que não seja contra o Xsara (hehehe), agora acha não é opinião, é uma visão DIVINAAAAAAAA.
Brincadeira camarada, se vc acha então está bom, não vamos mais discutir isso, apenas saber que devemos tomar bastante cuidado com o CATT, que que possamos sempre celebrar a chegada de mais um e não a despedida dos nosso colegas proprietário do super Xsara......................
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MOURÃO
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Ter 9 Jul 2013 - 11:25

Razz Shocked 
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brn407
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 23 Ago 2013 - 20:27

Não conhecia as técnicas (e não pretendo passar a 'treiná-las'! kkkk), mas é bom entender como as coisas funcionam!
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MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Hoje à(s) 1:26

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