Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Estabilidade.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
Claudio Chaves Vieira JR
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Estabilidade.   Seg 1 Jul 2013 - 15:26

Relembrando a primeira mensagem :

Galera, vejamos se alguém pode me ajudar:
O que é melhor, o CATT travado ou como os engenheiros estudaram para faze-lo?
Pq comprei um VTS e ele tem o CATT travado, mas quando entro em uma curva de alta, se a curva der uma fechadinha no meio dela, e eu tiver que puxar, o carro parece dar uma cabeçada e que vai desgarrar de traseira, lembrando que foi por causa desse comportamento que o antigo proprietário disse que travou os CATT, será que o parafuso que trava quebrou, esse comportamento é normal?
Grato a todos desde já.

AutorMensagem
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Sex 23 Ago 2013 - 22:34

novidades!

mandei fazer 2 buchas do auto direcional, travadas... após instaladas, conto como ficaram!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Dom 25 Ago 2013 - 10:30

Opa, se ficarem boas coloque aí no fórum....
Claudio Chaves Vieira JR
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Dom 25 Ago 2013 - 10:31

Mas vc só fez as das partes anteriores do eixo traseiro...
aerolipe
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Dom 14 Set 2014 - 17:57

Complementando o que o GNW disse quanto ao CATT... esse lixo ja quase me matou... esposa gravida me liga... eu a 30km de distancia em outra cidade... estrada otima... larguei o trabalho e fui... piscas ligados a 140km/h quando devagar... 160km/h velocidade media...
quando em uma curva parece uma ondulacao... pensei... a suspa corrige... heel toe nele... pra quem nao sabe... totozin no freio afunda o acelerado com pe direito e com o esquerdo embreagem pra descer uma marcha... okay.. fiz isso... quando soltei a embreagem... o carrosaiu de traseira... sentei o pe... acelerei mais... corrigiu... pouco mas corrigiu...
Deus foi bom, pois nao tinha ninguem ao lado... se nao era vala...
Novamente... era uma situacao literal de vida ou morte... e eu era a unica pessoa q poderia ajudar...
Novamente... pra quem pilota... CATT eh um lixo e pode te matar sim... mesmo a 90 por hora... pois ja aconteceu... eu do lado direito daestrada.... 90tinha... ondulacao... o carro rebola.. o que a esposa disse? " O corsa do seu paifaz mais curva do q o xsara. " ahhahhaha tive q concordar no momento... pois o susto foi grande.... sem correr... abaixo de velocidade limite... enfim... em sites europeus todos odeiam o CATT... ele nao eh mais usado... sera pq? Tem engenheiro que conhece menos.... MUITO menos de comportamento de veiculo do que um piloto...
Galera.. sim... pilotosou... Drift... UTR..(underground track racing) tchurma... pra quem eh acostumaa voar em uma pista... e se surge a NECESSIDADE aplico todas as tecnicas de pista para a situacao.... como situacao de tentativa roubo que ja aconteceu... enfim...
Se fosse olhar pelo CATT gostaria de meter fogo no xsara... mas eh confortavel e o estilo me agrada... atualmente estou numa duvida grande quanto a pegar um xsara ou um marea jaque ireitrocar deveiculo... pq? estabilidade... o marea responde o quetu manda fazer sem mudar muita coisa alem de mola, pressao de amort e pneus... sim vou pro track day mas gosto do conforto... enfim... CATT eh pirogoso... mesmo pra tia que vai na padaria com o carro... pq quando ela pegar estrada a 90 por hora 80 q seja... ela pode levar o susto... tentar corrigir... e quando ela corrigir... as rodas vao torcer para o outro lado...dai ela nao vai capotar... pq citroen eh top ... mas vai rodar e pode acabar numposte.... CAPICHE?
Eu me acostumei em partes... masnao concordocom esse lixo de forma alguma... nem para daily use... PERIGO MESMO!
Enfim.. fica ai o desabafo e o conselho.. para que voces abram os olhose aos que andam acimade 60(pega uma via rapida de 80...) fica a dica dacompra da peca do GNW... nem o conheco e o achava metido demais hahaah mas o cara entende...e depois de ler a pagina 4 recomendo que ocmprem os CATT LOCKERScomo chamam nas gringa....
Novamente... nao bato pega... em racha... NADA.
Dificilmente vou pra um track-day munido de capacete e tudo...
Mas em duas situacoes ate hoje tive que usar tecnicas que aprendi ao longo dos anos...
Uma por causa da esposa gravida passando muito mal.... vida ou morte...
e o outro tambem se enquadra na situacao ja que um dos lixos em cima da moto estava armado... voei .... eem meio aos sustos do CATT em uma estrada as 9 horasda noite voltando do trabalho me salvei...
BRAZIL BRAZIL BRAZIL...
pq tive que correr pra socorrer minha esposa? quando ligou para o SAMU nao consideraram uma situacao de risco... enfim... desloquei de uma cidade para a outra... cheguei bem antes... e ao chegar no hospital disseram que 30 hora a mais teria perdido o BB...
julguem as situacoes... nao corram nas vias a nao ser por caso de vida ou morte.. quando alguem piscar ofarol.... chamar na seta... acelerar... respirem fundo... aumentem o som e finjam nao ver... mete uma quinta marcha a 60 por hora pra nao acelerar... NAS VIAS NAO! a nao ser por necessidade!

Enfim... o GNW eh um milagre vivo... pdoeria ter morrido... e eu tbmsou... encontrei um poste em um gol g3 turbo... em lugar nenhum se deve correr... mas o brazil eh o ultimo lugar q se deve fazer isso com esse asfalto liso... cheio de ondulacao... mal sinalizado e pedestres que desputam lugar com carros...

Que Deus iluminea todos ,e RACING? TAKE IT TO THE TRACK!

Fui.
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Seg 22 Set 2014 - 19:15

eu metido?!

UIHERHUIHIURHIUURUIHR

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Seg 22 Set 2014 - 21:14

Eu te achava meio groceiro e metido.
. Mas depois vi q eh gente fina!
RaphaelF
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Ter 7 Out 2014 - 5:31

puts, já freiei muita na curva, inclusive de afundar o pé no freio na extensão dela toda mas detalhe, só da pra fazer isso com abs, e é desejável ebd.Deus me salvou, tanto por ter freiado antes quanto por ter um carro com essas seguranças todas mas então, já andei num carro com CATT e era um 306 rallye, pude apenas testar nas curvas em baixas velocidades mas foi mágico contornar uma praça(um balão 360º) a mais de 30, 40 sem o carro sequer cantar pneu, não tem como explicar mas a estabilidade foi fora do normal.em compensação, nesse mesmo dia fiz uma curva bem fechada com o carro a uns 60 km/h e o carro deu uma oscilada muito estranha e acabei subindo o meio fio, por sorte não quebrou nem amassou nada mas pude reparar que deve-se ter bastante cuidado com asfalto ruim pois esse sistema não foi, definitivamente, feito pra essas costelas de vaca, ondulações etc é claro que tem suas vantagens mas só consegui enxerga-las em asfalto liso.
TIRRENNO
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Ter 7 Out 2014 - 15:35

Mas é isso aí...tem que ser assim, em asfalto liso e baixa velocidade. Se fizer em alta vai ter mais pressão na frente a a traseira ficará mais leve , fazendo o carro direcionar mais a traseira podendo ocasionar acidentes. Tem que saber usar o Catt. Muitos já bateram por causa disso
Bruno Cosworth
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qui 16 Out 2014 - 19:14

Então.. Sempre admirei a susp dos Pug e citroen, aprendi as manhas com a galera que anda em track day e faz das estradas o autodromo.. Meu irmao teve 2 zx e hj tem ! O carro é sensacional.. faz curvas quadradas !! Em alta a tocada é diferente.. tem que confiar, o limite dele quando sai de traseira é o volante reto ! Entregou na curva, aliviou o pé a traseira vem.. e ai vc tem que ta acostumado e sentir o carro pra concertar.. É lindo nos nossos passeios de domingo encontrar jetta.. audi.. astra tentando entrar no rimito e nao adianta que nao acompanha . Esse lance que catt nao anda em alta.. Alguns aqui do forum conhece o rafael Bayao, ( ogro ) de petropolis.. ele é o '' rei '' dos citroen e pug.. ja teve 11 dakar, vts.. hoje tem saxo vts, 306 GTI6.. Ele desce a serra da BR040 de zx dakar na media de 200..230 !! EM CURVAS ! a galera que anda de moto racing fica impressionado.. o projeto desses carros sao foda msm de suspensao !! Estando nesse meio de maconheiros hehehee nao deu outra, comprei um xsara 2 portas.. Era alto, roda 14.. pensa num carro estranho de curva.. aos poucos fui mexendo pra ver o comportamento mudando, e moro em cidade serrana.. serras, estradas com mtas curvas.. Comecei por buchas de P.u na frente, molas bilstein, traseira 3 dentes mais baixa, barra torsao na frente, rodas 15 da PUG pneus 195/55 bridgestone e cambagem na frente diferente da original.. isso fui fazendo aos poucos, nao por falta de dinheiro mas sim pra ir notando a diferença.. afinal, meu primeiro carro e o amor é grande heheeh ! Nesse tempo passei mais susto do que felicidade.. hehehehe ! 2 observações :

1- eu andava sem step e bancos traseiros.. carro mais esperto, porem TRASEIRA MTO SOLTA !! Incrivel a diferença.. Se vc entrar e aliviar o pé ela vem facil !

2- a barra estabilizadora traseira do VTS é mais grossa que do 1.8.. quando passava em ondulação ele dava aquela rebolada.. pouca mais dava.. com a barra do VTS a traseira travou LEGAL ! incrivel a mudança

Enfim, pessoal anda no meu carro e fica impressionado como ele curva tanto em alta ou curva de baixa.. amortecedores originais ! proximo ups é os Koni regulaveis !

Lembrando que meu carro é um coupe 1.8 ( desfarçado de vts hehehehe ) sofreu esses ups e hoje curva mto e nao tem essa de alta ou baixa... carro ta um kart ! E o catt ta ali bonitinho fazendo a traseira ficar torta nas curvas e o carona se cagando hehehe

O vts 2.0 é sensacional.. msm o zx dakar sendo mais travado ainda !!

Bom, nao sou piloto.. nem engenheiro ainda, ( 3 periodo de engenharia mecanica ) .. mas um que curte mto andar rapido e PSA.. defendo o catt sim, msm sabendo que ele travado fica mto bom tambem, porem a tocada é outra..

abs
eds2000
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   Qua 22 Out 2014 - 21:45

Eu penso que quem desenvolveu foi uma pessoa que soube lidar com o esquema e comprovou a direção da empresa que era funcional.

Eu quase ME FODI duas vezes com o Xsara por causa disso.

Na primeira, um fdp de um Veloster me fecha e passa pela direita.... e o carro rabeou e fui tentar arrumar e só não bati pq estava devagar... e na segundo um FDP de focus me fechou....

Numa terceira um Focus de geração anterior ao atual me fechou e eu sabia controlar.. e o carro "sambou" mas foi na boa.

Uma coisa eu digo sem pensar: A estabilidade é impressionante que nem mesmo o Focus dito o "oasis" da estabilidade me acompanhou. Eu gosto do conforto da suspensão ,por isso não mudo... mas acho que iria preferir o CATT travado apesar de nao ser uma pessoa que ando "no sangue". Mas percebo a traseira meio "perdida" em curvas de alta mesmo e as costelas de vaca é só passando "reto" sem sair da trajetoria que ele arrasta mas continua.

Uma duvida.... o Xsara é um carro curioso... no meu.... qdo vc pega uma depressão na pista... parece que ele vai levantar voo mas continua lá pregado.... dá a impressão de voar para vcs? rsrsr
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Estabilidade.   

Estabilidade.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
 Tópicos similares
-
» Estabilidade.
» Carro sem estabilidade na estrada ???
» XT600 e outras, Melhorar a estabilidade
» Estabilidade ao vento
» Estabilidade do buggy