Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  

Compartilhe | 

Ajuda com aquecimento e peças!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Guillherme CNG
Membro
Membro

MensagemAssunto: Ajuda com aquecimento e peças!   Sab 3 Ago 2013 - 1:07

Fala galera blz?! to precisando de um help dos entendidos...

tudo começou (eu acho) numa viagem que fiz pro interior do RS...lá pelos 400km de viagem parei pra abastecer e o aviso do aquecimento acendeu...blz...tava no posto e parei por ali....diagnóstico na hora: ar no sistema...dei um tempo e segui viagem com o ponteiro perto do limite mas sem acender o aviso...e assim foram os outros 150km...na volta nenhum problema com aquecimento...

eis que agora ele começou a aquecer MTO e MTO rápido...as ventoinhas estão OK....
o que acontece é o seguinte...
ele esquenta até os 70 mais ou menos e em torno de 15s já tá batendo na casa dos 100 e começa a borbulhar água e fugir pelo respiro do radiador...então resolvi catar o problema...tirei o filtro do ar e encontrei um pinga-pinga bem na entrada da mangueira e do conector dessa peça aqui:

" />

essa peça de metal esquenta muito, chega a sair vapor dela quando a água pinga ou passa ali dentro...não sei bem o que acontece....

RESUMO:
-Aquece MUITO rápido.
-Água borbulha e foge pelo respiro mas NÃO ferve (posso abrir a tampa do radiador sem problemas)
-Radiador e mangueiras que saem daquela peça esquentam bastante
-Ventoinha dispara mas não dá conta do aquecimento
-Pinga-pinga muito discreto naquele conector
-Não sei quanto à termostática...
Carlos Godoy
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Dom 4 Ago 2013 - 21:32

Guillherme CNG escreveu:
Fala galera blz?! to precisando de um help dos entendidos...

tudo começou (eu acho) numa viagem que fiz pro interior do RS...lá pelos 400km de viagem parei pra abastecer e o aviso do aquecimento acendeu...blz...tava no posto e parei por ali....diagnóstico na hora: ar no sistema...dei um tempo e segui viagem com o ponteiro perto do limite mas sem acender o aviso...e assim foram os outros 150km...na volta nenhum problema com aquecimento...

eis que agora ele começou a aquecer MTO e MTO rápido...as ventoinhas estão OK....
o que acontece é o seguinte...
ele esquenta até os 70 mais ou menos e em torno de 15s já tá batendo na casa dos 100 e começa a borbulhar água e fugir pelo respiro do radiador...então resolvi catar o problema...tirei o filtro do ar e encontrei um pinga-pinga bem na entrada da mangueira e do conector dessa peça aqui:

" />

essa peça de metal esquenta muito, chega a sair vapor dela quando a água pinga ou passa ali dentro...não sei bem o que acontece....

RESUMO:
-Aquece MUITO rápido.
-Água borbulha e foge pelo respiro mas NÃO ferve (posso abrir a tampa do radiador sem problemas)
-Radiador e mangueiras que saem daquela peça esquentam bastante
-Ventoinha dispara mas não dá conta do aquecimento
-Pinga-pinga muito discreto naquele conector
-Não sei quanto à termostática...

Este lugar que voce aponta que está pingando água é onde fica a válvula termostática, que deve estar travada. Retire a válvula até conseguir outra para trocar e outra coisa que também observei é tampa do reservatório do radiador que me parece não é original e não tem válvula de alívio e nem é apropriada para a pressão de 1,4 bar.
adsaugusto
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Seg 5 Ago 2013 - 10:09

No meu acontecia de baixar água do nada.
Troquei a tampa do radiador, botei uma nova original e nunca mais baixou. Só alegria.
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Seg 5 Ago 2013 - 20:21

Troca a valvula ou deixa sem por enquanto mas o correto msm é trocar, e não esquece a junta se ta pingando é pq ela ja foi pro saco.
Robério
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Sex 18 Out 2013 - 10:20

Olá pessoal,
Meu Xsara apresentou um problema "meio complicado" com aquecimento. Tem sido difícil de diagnosticar e resolver.

- Tudo começou com a luz do motor acendendo.... as vezes e depois de um tempo apagava
- Depois percebi que a temperatura estava subindo e passava dos 90º e não baixava. Só baixava quando ligava o Ar condicionado.
- Levei o carro no mecânico e ele disse que a junta do cabeçote estava queimada.....

- Fizemos a troca da Junta, retifica do cabeçote, troca da válvula termostática, limpeza do radiador, troca do sensor que arma a ventuinha.
O carro saiu da oficina (depois de um mês) e continua aquecendo. O interessante é que se andar poucos Km por dia ex: 50km talvez 80km com o Ar ligado dá para rodar. Mas mais que isso ele aquece.

Meu maior questionamento.
Fazendo alguns testes percebi que quando desligo o cebolão do radiador (controle das ventuinhas) o carro aquece menos e o Ar funciona normal. Quando conecto o cabo no cebolão o compressor do ar para de funcionar e o carro aquece mais rápido. Qual a relação disso???

gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Sab 19 Out 2013 - 2:09

apresente-se amigo! e leia as regras, por favor!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

Usuario

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Sab 19 Out 2013 - 12:22

Deixa eu falar, não tenho muita experiência de mecânica não, mas já tive esses problemas, o meu carro tem duas ventuinhas, as duas funcionavam, mas uma estava com a rotação muito baixa e isso foi o suficiente para o carro aquecer, confira a rotação da ventuinha.
Por exemplo, o cara que anda com o ar ligado e o carro não aquece, é pq a ventuinha do ar está ajudando na exaustão do calor.
Robério
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Sab 19 Out 2013 - 20:21

Obrigado Claudio! Vou verificar isso.
mauro.carvalho
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Ter 22 Out 2013 - 16:15

Prezados, apesar do meu modelo ser N7 ano 2001, esse com um motoventilador só, mas duas velocidades (na verdade acho que são 3, essa última de emergência, quando até o compressor é desligado por causa do superaquecimento), vou deixar o relato aqui para ajudar...

Comecei a ter problemas com superaquecimento, após uma batida na traseira de um corolla.
Normalmente estava andando com a temperatura acima dos 100, e raramente caia para 90 (e isso só quando estava rodando com pista livre). Passei tanto tempo rodando assim que a cabeça plástica do radiador estourou por causa da pressão e também velhice.

A princípio achei que era a bomba que não estava fazendo o líquido circular ou então o radiador entupido. Bom, fiz o serviço de troca da cabeça plástica e limpeza do radiarod (R$ 120,00), que realmente estava entupido. Após tudo instalado continuei com o problema de aquecimento, só que agora intermitente. Comcei a fazer ums testes em casa e descobri que o motoventilador só conseguia girar com uma pequena ajuda (fiz o teste desmontando ele e ligando 12v direto). Bom, consegui um motoventilador de C4 em sucada (R$ 300,00) e resolvi esse problema. Mas ainda a temperatura ficava acima dos 90 e bem próxima dos 100 principalmente com o ar desligado e em congestionamento.
Voltei a fazer teste em casa e percebi que ele não estava disparando antes dos 90 (acho que a primeira velocidade entra entre 65 e 85), ele só entrava logo com o ar ligado, e acima dos 90 a segunda não entrava.
Fui fazendo testes simples de medição de resitência/troca com os 3 (um azul e dois verdes) relés que ficam numa caixinha que fica entre o farol esquerdo e o condesador. Não consegui ver anomalias, e então passei para as duas resistências que controlam as velocidades do motoventilador (ficam por trás das grade preta de plástico do lado esquerdo, bem acessíveis após a remoção dessa grade). Nos testes de condutividade constatei que o grupo da resistência de cor cinza (um é preto outro é cinza), tava aberto com mal contato entre a resistência que tem a forma de uma mola, e o pino macho da conexão, e isso dentro do plástico, ou seja, não tinha como consertar. Então soldei um fio tipo cabo de 14mm (bem comum nas instalações residenciais) na ponta da resistência e emendei a outra ponta direto no fio que chegava no conector fêmea. Isolei e coloquei tudo no lugar direitinho (ficou uma beleza), e isso resolveu de vez meu problema. Agora a temperatura não passa de 90 (um relógio suiço). Fiquei muito, mas muito aliviado, pois passei muito, muito tempo, incomodado com isso e sem saber ao certo qual era o problema.
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Ter 22 Out 2013 - 23:42

aconselho, assim que possivel, trocar a(s) resistencia(s) estragada(s)

é comum...

compra na concecionária!!!

sugiro, tambem, trocar a valvula termostática...

está usando fluido no arrefecimento, ou apenas agua?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Qua 23 Out 2013 - 7:48

Olá pessoal,
Mauro obrigado pelos esclarecimentos.
Olha que coisa interessante. Levei meu carro para o eletricista. Disse a ele o que está acontecendo.

- Falei com ele do sensor que há no radiador (espécie de cebolão) se este estiver conectado as ventuinhas acionam depois dos 70º em uma velocidade bem forte (não sei se 2º ou 3º estágio) mas o Ar não funciona (o compressor não arma) a temperatura não sobe tanto, fica em 80º. Meu carro possui 02 ventuinhas.
- Se soltar o cabo desse tal cebolão no radiador: As ventuinhas diminuem a velocidade o ar começa a gelar e o carro aquece um pouco mais....passando dos 90º

Palavras do eletricista
Este sensor no radiador (cebolão) é uma adaptação. Certamente existe um problema no módulo e por isso fizeram essa adaptação. Aconselho você vender o carro.

- Fiquei meio chateado com o "vender o carro". Tinha mais algumas perguntas, mas nem fiz. O cara nem avaliou, não verificou de fato se existe o tal problema no módulo e me mandou vender o carro....Se toda vez que eu tiver problema em um carro, tiver que vender.....vou trocar de carro várias vezes por ano rsrsrs

O que devo fazer? Não quero levar em qualquer lugar....mas como estou com o carro há pouco tempo, não conheço bons eletricistas....aqui no Rio.

Grato pela atenção

gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Qua 23 Out 2013 - 17:51

cara, o pessoal faz essas gambiarras infernais toda hora!!!! já peguei VÁRIOS (não um nem dois) xsara assim na oficina, tu tira tudo fora, volta pro original, e o carro fica 100%!!!!

manda esse eletricista fechar as portas e ir tomar no rabo....

esse carro arma o primeiro estagio da ventoinha aos 95 graus, e o segundo depois dos 100.. se tu desligar o cebolão e ele fizer isso, é só arrancar tudo fora e deu....

Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Qui 24 Out 2013 - 8:34

gnw Fiz os testes. Desliguei o cebolão mas a ventuinha não arma nada. Só arma se ligar o ar condicionado. Existe algum procedimento que verifica se de fato é o módulo com problema? E porque mesmo com o cebolão ligado as vezes a ventuinha não arma?

Grato pela atenção
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Qui 24 Out 2013 - 14:57

só eu vendo pessoalmente p saber

Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Qui 24 Out 2013 - 16:27

gnw escreveu:
cara, o pessoal faz essas gambiarras infernais toda hora!!!! já peguei VÁRIOS (não um nem dois) xsara assim na oficina, tu tira tudo fora, volta pro original, e o carro fica 100%!!!!

esse carro arma o primeiro estagio da ventoinha aos 95 graus, e o segundo depois dos 100.. se tu desligar o cebolão e ele fizer isso, é só arrancar tudo fora e deu....
gnw, se ele desligar o cebolao a ventininha nao vai armar pois nao eh ele aque informa a temperatura para central para central armar?

Usar a BUSCA antes de criar um novo tópico!!! NÃO TEM PREÇO
gillindu
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Qui 24 Out 2013 - 16:35

Robério escreveu:
Olá pessoal,
Olha que coisa interessante. Levei meu carro para o eletricista. Disse a ele o que está acontecendo.

- Falei com ele do sensor que há no radiador (espécie de cebolão) se este estiver conectado as ventuinhas acionam depois dos 70º em uma velocidade bem forte (não sei se 2º ou 3º estágio) mas o Ar não funciona (o compressor não arma) a temperatura não sobe tanto, fica em 80º.               Meu carro possui 02 ventuinhas.
- Se soltar o cabo desse tal cebolão no radiador: As ventuinhas diminuem a velocidade o ar começa a gelar e o carro aquece um pouco mais....passando dos 90º

Palavras do eletricista
Este sensor no radiador (cebolão) é uma adaptação. Certamente existe um problema no módulo e por isso fizeram essa adaptação. Aconselho você vender o carro.

- Fiquei meio chateado com o "vender o carro". Tinha mais algumas perguntas, mas nem fiz. O cara nem avaliou, não verificou de fato se existe o tal problema no módulo e me mandou vender o carro....Se toda vez que eu tiver problema em um carro, tiver que vender.....vou trocar de carro várias vezes por ano rsrsrs

O que devo fazer? Não quero levar em qualquer lugar....mas como estou com o carro há pouco tempo, não conheço bons eletricistas....aqui no Rio.

Grato pela atenção

pra mim vc esta na mao de uma pessao incapacitada em resolver o seu problema e que esta te levando dinheiro, pois veja bem o fdp lhe da um orçamento dizendo que queimou a junta do cabeçote, troca uma porrada de coisas, vc gasta um absurdo e volta com o mesmo problema.
Leva seu carro em alguem com no minimo capacidade para mexer em carro com tecnologia, pois se nao daqui a alguns dias vc esta vendendo o carro e com muita raiva do mesmo dizendo que o carro nao presta
Ja testou a funcionalidade do cebolao, da uma pesquisada na net que tem como testa-lo ate com multímetro
O problema da ventuinha nao armar quando chega na temperatura ideal e facil de descobrir desde que esteja na mão de pessoas certas...

gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Qui 24 Out 2013 - 17:40

gillindu escreveu:
gnw escreveu:

gnw, se ele desligar o cebolao a ventininha nao vai armar pois nao eh ele aque informa a temperatura para central para central armar?

xsara NÃO tem cebolão!!!!

se ele tá lá, só Deus sabe o que pode acontecer, se ele desligar!!!

Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Qui 24 Out 2013 - 20:04

gnw escreveu:
gillindu escreveu:
gnw escreveu:

xsara NÃO tem cebolão!!!!

se ele tá lá, só Deus sabe o que pode acontecer, se ele desligar!!!
ai fudeu rsrsssr

mas quem faz o controle? sensor de temperatura da agua + central?

gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Qui 24 Out 2013 - 22:52

isso... tem um que vai pra injeção, outro que vai pra bitron e outro que vai pro painel...

o que controla as ventoinhas, é o da bitron, que é o marrom..

Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Sex 25 Out 2013 - 6:48

gnw escreveu:
isso... tem um que vai pra injeção, outro que vai pra bitron e outro que vai pro painel...

o que controla as ventoinhas, é o da bitron, que é o marrom..
Entao marrom pode estar ferrado ai o cara instalou um cebolao para tentar corrigir nao?

Robério
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Sex 25 Out 2013 - 7:47

gnw você disse que tem um que vai pra injeção, outro que vai pra bitron e outro que vai pro painel...

e o que controla as ventoinhas, é o da bitron, que é o marrom..

Ele foi trocado há um mês + ou - o sensor é novo. Nos últimos dias tem sido assim: Ligo carro começo a andar....quando a temperatura chega a 85º as vezes, as ventuinhas armam em uma velocidade bem alta (talvez 3ª velocidade por isso o compressor do ar não arma) a temperatura permanece fixa nos 80º e por um bom tempo ando tranks.
Aí vem o pior....do nada, percebo que a temperatura começa a subir...ligo o Ar condicionado e o compressor entra...Ar gelando normal....logo as ventuinhas que estavam funcionando em velocidade altíssima....pararam de funcionar.....
mauro.carvalho
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Sex 25 Out 2013 - 10:15

Prezado, o que sei, e isso não achismo, é que a ventoninha arma na velocidade de emergência (3 velocidade ou velocidade altíssima) ou quando a temperatura está marcando muito alta, ou não há qualquer informação do sensor (isso vc pode testar desconectando o sensor correto no caso do seu N6 que não sei qual é, no N7 é um azul que fica bem no cavalo da válvula termostática). Nesse ponto, o sistema desliga o sistema de ar condicionado (porque a outra coisa que desliga o ar e por conseguinte a ventoinha é a falta de pressão no sistema).
Então mesmo sem conhecer o N6, e pelos relatos, supeito do seguinte:
De fato o sensor que envia a informação para o painel é diferente do que envia a informação de controle para o restante do sistema, porque me parece que este último acusou problema (pode ser o sensor ou o conector fêmea) e portanto o sistema armou as ventoinhas na emergência, mesmo o painel acusando temperatura normal. Seria interessante vc desconectar esse sensor e ver se as ventoinhas armam no máximo (pode ser um problema por aí).
Quando vc dissse que quando ligou o ar, o compressor entrou, e as ventoinhas que estavam no máximo pararam... o compressor também para logo depois? O compressor não é para continuar funcionando com as ventoinhas paradas (pelo menos foi isso que aprendi com o N7). O compressor entra, se não há resfriamento no condesador, ele para (não sei se ele controla isso por temperatura ou pressão).
Agora na boa... é tão difícil assim um profissional acostumado com isso, fazer esse diagnóstico? Acho que não. Falta boa vontade e honestidade.
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Sex 25 Out 2013 - 10:50

Assim como faltou honestidade em vários q falaram q mexeram no meu eixo tras , como o dono da maranello.
Robério
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Sex 25 Out 2013 - 14:51

No meu N6 o sensor de controle das ventuinhas é o marrom.
Fiz o teste desconectando o sensor e as venvuinhas são acionadas na velocidade máxima.

Sobre as informações anteriores. O que ocorre é o seguinte:
O carro está andando normal com a temperatura em torno de 80º e as ventuinhas ligadas na velocidade máxima 3....do nada, percebo que a temperatura começa a subir...Pra verificar se elas (se as ventuinhas) pararam, ligo o Ar condicionado e então percebo que o compressor entra...Ar gelando normal....paro o carro e vejo que as ventuinhas estão na velocidade 1. Velocidade do Ar condicionado. O que tem me deixado intrigado é que o problema vai e volta. Sem apresentar nenhum outro defeito ou anomalia.. Há, outro detalhe é que as ventuinhas auternam entre velocidade 1 (do ar condicionado) ou velocidade 3 (emergência) Já estou achando que é o módulo mesmo.
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   Sex 25 Out 2013 - 18:16

só existe 2 velocidades no N6. velocidades essas, controladas pelos 3 relés (2 verdes e um preto) entre as ventoinhas... fazendo com que a ligação se dê em serie (6 volts, velocidade 1) ou em paralelo (12 olts ou velocidade 2)

quando tu desliga o sensor, e ela dispara, ela vai para a velocidade dois... existe um problema relativamente cronico, nos xsara, de entrar agua na bitron, que controla as ventoinhas.... por vezes, ela fica atrás da caixa da bateria junto com o relé duplo.... tire ela (uma caixa grande e quadrada) e vire para baixo, e veja se não sai agua...

a ventoinha do n6 NÃO!!!! NÃOOOO passa pela injeção.. é um sistema totalmente paralelo à injeção... esqueça problemas de injeção ok?

outra coisa que acontece no N6 é o derretimento dos fusiveis no cofre do motor.. são dois fusuveis verdes, com indicação G.M.V 1 e G.M.V 2 no manual.... veja se eles não estão com os pinos derretidos....

veja os relés de controle de velocidade, entre as duas helices, se não tomaram água tambem...

cara... vou repetir eternamente.. DEIXA A LIGAÇÃO ORIGINAL DE NOVO e TUDO VAI VOLTAR AO NORMAL!!!!

MensagemAssunto: Re: Ajuda com aquecimento e peças!   

Ajuda com aquecimento e peças!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» SRAD 750 - Aquecimento
» Peugeot 306 break 1.4, Aquecimento gravissimo, Ajuda pessoal?! RESOLVIDO
» AJUDA!!!! ESCAPAMENTO
» GPS IGO - AJUDA
» AQUECIMENTO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube do Xsara :: Oficina-