Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  

Compartilhe | 

Relato de problema e dúvida!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
pidah
Membro
Membro

MensagemAssunto: Relato de problema e dúvida!   Qua 25 Set 2013 - 11:22

Pessoal...
Voltando de uma viagem no domingo da semana passada ouvi um barulho muito grande, como se algo tivesse arrastando ou pegando no motor e um cheiro muito forte de plástico queimado...
Estava sozinho e parei o carro na hora (no meio do nada, só tinha mato) para ver o que era e pra minha surpresa, a correia dentada estava arrastando no protetor da própria correia (aquele preto de plástico que fica ao lado esquerdo do motor), como eu disse , estava no meio do nada e o gps apontava uma cidade a frente chamada Catu a +/- 18 km e outra atrás que eu havia acabado de passar chamada Alagoinhas a +/- 17 km (ambas aqui na Bahia).
A correia dentada só não largou pois estava pegando no protetor dela... sem escolha do que fazer, resolvi ir a 20 km/h e com giro baixo até a cidade que estava mais a frente (Catu), pois essa cidade oferece maior suporte, pelo fato de passar vários caminhões por lá, sendo que do local onde eu parei, até essa cidade, o motor não perdeu nada de potência, só que eu preferir não arriscar!
Quando cheguei na cidade a temperatura do motor estava um pouco mais alta do que a normal, mas nada muito preocupante, só que estava saindo uma quantidade de fumaça impressionante, só que a fumaça não tinha cheiro algum... logo suspeitei que era vapor d'água, na cidade conseguir um reboque para me trazer até a capital onde eu moro (Salvador), quando cheguei aqui já era noite então resolvi ir dormir e só no outro dia ver o que aconteceu.
Na segunda pela manha, liguei para outro reboque e levei a brake para a oficina que sempre levo quando da problema.
Pela tarde o mecânico me ligou pra eu ir ver o que aconteceu de fato, chegando lá, segundo ele a bomba d'água soltou, provocando a instabilidade na correia dentada, sendo que a bomba d'água não tinha nem 20.000 km (provavelmente colocaram de forma errada quando eu fiz a troca ou foi o destino kkkkkk), até aí tudo bem só que o mais impressionante vem agora...
O BLOCO DO MOTOR RACHOU !!!
Como assim? o bloco do motor rachou???  Isso mesmo, no momento em que eu comprei as peças que ele me pediu (bomba d'água, correia dentada, tensionadores e rolamentos da correia, correia poly v), o mecânico colocou as peças no lugar e no momento que colocou água no radiador,e ligou o veículo, a água começou a vazar pelo bloco do motor... ele então tirou o motor no outro dia e me mostrou onde estava a rachadura (que não foi pequena)... As fotos seguem abaixo!

Obs: O que será que aconteceu para que o bloco do motor rachasse? Fica essa dúvida no ar, se alguém souber por favor me ajude a desvendar esse mistério!!!
Obs²: Eu mandei soldar o bloco do motor, pois aqui não achei em lugar nenhum para comprar... será que fica bom?
Obs³: O protetor da correia também não achei, então retirei as rebarbas de plástico que tinha derretido no contato com a correia, e será que da problema colocando ele no lugar com o RASGO que está? Sendo que o rasgo foi provocado pelo atrito com a correia.

alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA

MensagemAssunto: Re: Relato de problema e dúvida!   Qua 25 Set 2013 - 11:58

cara...

já vi alguns blocos de XU7 rachados, mas não por falha na Bomba.
O que ocorre é que o bloco pode ter rachado antes do ocorrido... a pressão aumentou muito e acabou por destruir a bomba d´água.
De qq forma, vc deu sorte de não ter arrebentado a coreia e comprometido o cabeçote.
Quanto a solda, sei que a camisa desse bloco é flutuante... então não sei te informar com certeza se a solda vai prestar ou não. A princípio, essa solda gera um ponto de aquecimento mais intenso onde é feita (e se não for bem feita, peças pré-aquecidas, eletrodos corretos, etc) acaba por rachar de novo no mesmo lugar.... então, não sei se compensa fazer esse tipo de brincadeira.

O problema é: bloco de XU7 não é fácil de achar. Mesmo um motor parcial BOM não é fácil e nao é nada barato.. .vão querer, a base de troca, uns 4 contos nesse motor. O que, somado ao seu mecânico, vai chegar fácil em metade do valor do carro.

Abs
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Relato de problema e dúvida!   Qua 25 Set 2013 - 13:48

Pena vc não estar em sampa o motor do xsara q comprei ta completinho , a gente negociava.
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Relato de problema e dúvida!   Qua 25 Set 2013 - 21:55

cara, soldou só por fora? não segura!!!

nesses casos, o que eu faço (e já fiz alguns) é abrir o motor, desencamisar, soldar por dentro e por fora, plainar a superficie do bloco, re-fazer o alojamento das camisas, mais baixo tambem, pra ficar reto com o topo do bloco, e plainar o pistão....

a solda deve ser feita com o motor DESMONTADO, e com o virabrequim torqueado para o bloco não empenar!

e depois de tudo, recomendo fazer um alojamento de mancal.......

MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS se eventualmente, der certo a solda por fora, considere-se um homem abençoado

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

Veterano PSA

MensagemAssunto: Re: Relato de problema e dúvida!   Qui 26 Set 2013 - 10:27

vai trincar, GNW.... sem chance...
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Relato de problema e dúvida!   Qui 26 Set 2013 - 20:51

acho pouco provavel que guente.. mas, né? as vezes.....

se não guentar, vai ter q fazer o que eu disse

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

MensagemAssunto: Re: Relato de problema e dúvida!   Hoje à(s) 8:10

Relato de problema e dúvida!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Moto não dá sinal de vida
» [DÚVIDA] - Abastecimento com Gasolina Podium traz algum problema pro marcador?
» [DÚVIDA] - O que é esse problema com o alarme?
» Alarme POSITRON
» [DÚVIDA] - Problema no Hodômetro e no Velocímetro. O que fazer?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: