Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Ventoinha só liga com a chave ligada

Ir para baixo 
+9
TIRRENNO
rogercunha
Gel
Dan Martins
rogeriocgama
felipeserial
w@lter
gnw
crystianodv
13 participantes
AutorMensagem
crystianodv
Membro
Membro
crystianodv



Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptyQui 7 Nov 2013 - 13:29

Caros amigos, estou com um novo probleminha com minha Xsara. Ha uns meses atrás viajando, subindo um serra ela aqueceu demais e estourou a mangueira do radiador bem na entrada do motor, efetuei esse reparo normal, não sei se a ventoinha tinha parado de funcionar que esquentou tanto assim, mas depois voltou a funcionar bem.  Agora depois de umas semanas para cá, viajei novamente, agora uma viagem bem curta de 100KM e andei bastante na cidade, após parar o carro (a ventoinha estava ligada, pois já estava com temperatura alta), quando sai do carro não percebi que a ventoinha desligou assim que desliguei o carro, logo em seguida ouvi um estouro e muita água escorrendo do carro, quando fui ver estourou outra vez a mangueira agora na saída do radiador e agora sempre quando ando e que a temperatura chega no estágio de ligar a ventoinha eu tenho que deixar a chave ligada, até ela refrigerar o motor e depois disso desligo a chave e fecho o carro, sempre tenho que esperar cerca do 5 min até desligar, se desligar a chave a ventoinha para de funcionar.

Teve mais uma vez, antes de estourar a mangueira pela segunda vez, ele esquentou novamente andando na cidade, anda e arranca no transito infernal, que ele esquentou e soltou água pela tampa do radiador.

O que será q acontece... normal não é né. E tbm estou com o uma só funcionando.

abraços.

Crystiano
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptyQui 7 Nov 2013 - 19:54

evidentemente, seu primeiro problema é armar apenas um eletro... segundo: a tampa tem a função de alivio de pressão, em caso de excesso.. se ela não tá fazendo isso, ela tá com problema... troca!!!


e mais.. excesso de pressão, geralmente provém de junta queimada!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ventoinha só liga com a chave ligada Tumblr_ml7zsnTjpV1qdlh1io1_250

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

_______________________
Ir para o topo Ir para baixo
crystianodv
Membro
Membro
crystianodv



Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptySex 8 Nov 2013 - 13:47

Pois é GNW, estava desconfiado da junta, desde a primeira vez que explodiu a mangueira do radiador. E essa tampa do radiador eu já havia trocado quando comprei o carro, talvez até já podeira ter queimado a junta antes né...
Ir para o topo Ir para baixo
w@lter
Usuario
Usuario
w@lter



Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptySáb 9 Nov 2013 - 10:30

O meu, tem o mesmo problema... se eu desligar o carro a ventoinha para na hora... Tenho que esperar a ventoinha desligar com a chave virada, para depois desligar o carro
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptySáb 9 Nov 2013 - 16:26

é normal que a ventoinha desarme quando desliga a chave, nos N6.... isso é assim mesmo. não é defeito!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ventoinha só liga com a chave ligada Tumblr_ml7zsnTjpV1qdlh1io1_250

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

_______________________
Ir para o topo Ir para baixo
felipeserial
Usuario
Usuario
felipeserial



Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptyDom 17 Nov 2013 - 3:37

E no N7 gnw, é normal? Por falar nisso, qual é a temperatura que a ventoinha liga, e qual a que desliga? abs
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptyDom 17 Nov 2013 - 9:34

o n7 tem BSI.. ele faz o que quer, quando quer! ahsdiuasduiasd

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ventoinha só liga com a chave ligada Tumblr_ml7zsnTjpV1qdlh1io1_250

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

_______________________
Ir para o topo Ir para baixo
felipeserial
Usuario
Usuario
felipeserial



Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptyDom 17 Nov 2013 - 16:56

A minha BSI agora tá redonda. Mas acho que demora muito pra ativar a ventuinha, sem falar que quando desliga a chave ela desliga também, sei lá, deveria ter um temporizador pelo menos. Mas blz, valeu. rs
Ir para o topo Ir para baixo
rogeriocgama
Membro
Membro
rogeriocgama



Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptyDom 17 Nov 2013 - 17:57

No meu caso, tenho o carro a 5 anos e ele sempre foi assim. Porém com um detalhe. A ventoinha tem dois estágios de velocidade. Quando paro o carro e a ventoinha está no segundo estágio (rápida), ao desligar, a ventoinha desliga o segundo estágio, mas se mantem no primeiro estágio (lenta) até resfriar.

E se na mesma hora eu virar a chave, ela volta para o segundo estágio.

No meu caso, pra perceber isso, reparei que no inicio eu me acostumava com o barulho da ventoinha no segundo estágio, e quando ela ia pro primeiro estágio, eu achava que ela desligava totalmente, pois dependendo de onde se para o carro, não se ouve a ventoinha trabalhar no primeiro estágio.
Ir para o topo Ir para baixo
Dan Martins
Membro
Membro
Dan Martins



Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptyQua 25 Dez 2013 - 21:37

Pessoal, boa noite, estou com um problema no meu VTS N6, tenho duas ventoinhas e de uns dias pra cá a temperatura quando pego um pouco mais de trânsito está quase chegando no vermelho, a água do radiador acabando como se fosse gasolina no tanque de um opala rs... percebi que só está armando a da esquerda, mas já quando a temperatura está lá em cima, e ela já arma no segundo estágio. Outro detalhe é que quando começo a andar sem ter muitas paradas a temperatura pra pouco acima de 90.

Eu já verifiquei e não tem vazamento de água do radiador, o ar continua gelando e a mesma ventoinha esquerda arma no segundo estagio assim que ligo o ar. Será que pode ser só a ventoinha direita parada que está causando tudo isso?
Ir para o topo Ir para baixo
Gel
Membro
Membro
Gel



Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptyQua 13 maio 2015 - 22:59

queria entender tambem porque meu carro funciona tudo perfeitamente mas se eu andar sem ar ele ferve, demora mas ferve. quando ligo o ar ele suporta mt mais, mas se ficar no transito dps de um bom tempo ele sobre a temperatura mesmo com o ar ligado. as ventoinhas aparentemente estao funcionando certas. tanto as duas quanto os dois estagios. sera junta queimada ?
Ir para o topo Ir para baixo
rogercunha
Membro
Membro




Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptyQui 11 Jun 2015 - 21:59

não sei se todos os modelos são iguais,no meu tem dois ventiladores iguais,funciona tanto carro ligado ou desligado,quem manda é o sensor de temperatura do meio(o de cima marcador painel,meio sensor temp da refrigeração,e o de baixo sensor temp da injeção)1 estagio +- 95 graus funciona os dois meia velocidade(ventiladores em serie)+- 100 graus funciona os dois velocidade maxima(ventiladores em paralelo)
o circuito usa 3 relés para fazer o a jogada serie/paralelo .um teste que faço é desligar o sensor de temp ,ligar o contato(não precisa ligar o motor)e checar o funcinamento dos dois motores em velocidade máxima.
os relés são baratos ,troque os 3.eu troco a cada 2 anos. fica em uma caixa triangular em cima dos ventiladores
os motores são difíceis de achar ,mas se tiver habilidade é fácil trocar as escovas

com o ar condicionado ligado o funcionamento é o mesmo,só que as temperaturas de funcionamento vão para +- 90 graus e 95 graus
Ir para o topo Ir para baixo
TIRRENNO
Usuario
Usuario




Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptySeg 15 Jun 2015 - 3:23

Gel escreveu:
queria entender tambem porque meu carro funciona tudo perfeitamente mas se eu andar sem ar ele ferve, demora mas ferve. quando ligo o ar ele suporta mt mais, mas se ficar no transito dps de um bom tempo ele sobre a temperatura mesmo com o ar ligado. as ventoinhas aparentemente estao funcionando certas. tanto as duas quanto os dois estagios. sera junta queimada ?

Vc deve tá com problemas na válvula termostática, ar no sistema ou talvez alguma obstrução na mangueira. Com ar ligado ele demora mais pq entra em ação as duas ventuinhas ao mesmo nos N6 , e qdo aquece muito as duas acionam no segundo estágio. Tem que revisar senão vai perder a junta do cabeçote
Ir para o topo Ir para baixo
jcostapm2010
Membro
Membro




Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptySeg 27 Jul 2015 - 10:27

tenho um xsara 1.8 1999, o meu esta dando aquecimento ja levei no mecanico ele me disse que a junta esta ok, mais descobri que estes carros não trabalham bem sem o aditivo pra radiador e tem que estar na proporção ideal.
Ir para o topo Ir para baixo
wesleyfr83
Membro
Membro




Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptySeg 2 Nov 2015 - 17:14

O meu parou a ventoinha que funcionava o ar. Com isso tive que desconectar a tomada da temperatura para a outra ventoinha ficar armada direto para não fever. O ar não funcionou mais. troquei reles e fusível. antes disso acontecer, queimava muito fusível. não encontro profissional que queira consertar. Se alguém passou por isso, diga-nos como resolveu.
Ir para o topo Ir para baixo
Anderson Santos
Membro
Membro
Anderson Santos



Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptyQui 7 Abr 2016 - 20:12

Olá. Hj meu xsara apresentou o seguinte problema. Estava eu dirigindo quando o ponteiro da temperatura começou a subir, visto que para mim seria estranho, pois o máximo que o ponteiro marcava era 92ºC e estava batendo em 100ºc. Parei o carro e percebi que o estágio mais lendo da ventoinha não estava armando. Só armava o segundo estágio e mesmo assim, somente a ventoinha do lado do motorista. Lendo um post anterior, me veio um estalo e fui verificar... Resolvi o problema simplesmente jogando um spray de CAR 80 no sensor marro. As duas ventoinha armaram na temperatura que deveria armar. Verei amanhã no trânsito. Moral da minha história: Não saia trocando peças em vão. Economizei pelo menos uns R$ 120,00.
Ir para o topo Ir para baixo
Roger#pg
Usuario
Usuario
Roger#pg



Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada EmptySex 8 Abr 2016 - 21:18

Lembrando q o nosso carro trabalha muito quente, por isto tem que verificar a água no radiador toda hora, senão ele esquenta também...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ventoinha só liga com a chave ligada Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha só liga com a chave ligada   Ventoinha só liga com a chave ligada Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ventoinha só liga com a chave ligada
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ventoinha ligada o tempo todo
» Ventoinha não liga!
» Ventoinha arma com o carro frio e ar não liga!!!
» Não liga apos 2 dias desligado, Chave na ignição!
» Luz da injeção eletronica ligada!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: