Boa tarde pessoal.
Apesar de leitor assíduo há 2 anos, escrevo muito pouco aqui (na verdade nem lembro se já escrevi aqui, pois participo de outros fóruns também).
O problema é o seguinte: ligo o carro (só a ignição já basta) e a ventoinha dispara, no 1º estágio uns 5 segundos e em diante no 2º estágio, as duas hélices.
Li muita coisa aqui, principalmente esse tópico, que apresenta problema parecido:
https://clubedoxsara.forumeiros.com/t2012-ventoinha-radiador-disparada?highlight=ventoinhaCarro: Xsara GLX 1.8 16V 99/99
I. Fusíveis: tudo OK (na cabine e no cofre do motor);
II. Relés (entre as ventoinhas): Se eu retiro o da esquerda, para a ventoinha da direita; se retiro o da direita, para a da esquerda; se retiro o de baixo, para somente a da direita;
III. Sensores (cebolinhas no bloco do motor): Estou há um tempo com um resistor de 100 ohms acionando a ventoinha próxima dos 90º, testei sem o resistor, fechando curto (resistência nula) entre os polos dos dois sensores (marrom e verde) e ainda assim continuam acionadas;
IV. Liguei e desliguei o A/C e está funcionando ok.
Perguntas:
a) Caso estivesse tudo ok, fechando curto nos sensores (marrom e verde com resistência zero) deveria desarmar, correto?
b) Esse funcionamento quando retiro os 3 relés entre as ventoinhas é normal?
c) Alguma sugestão de onde mais posso verificar antes de levar no auto-elétrico (levo geralmente em um cara muito bom aqui na Ibitirama, Vila Prudente - São Paulo, mas queria encontrar o problema primeiro)?
Obrigado e desculpem o texto longo.