Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Motor parado. O que fazer?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
andre anlucav
Membro
Membro
andre anlucav



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQua 21 maio 2014 - 9:14

Olá pessoal, bom dia a todos.

Essa semana fui presenteado por um amigo, ele tem na sua garagem um Xsara GLX 1.8 16v 98/99, inteiraço, ele me deu o carro, porém, o carro está parado a pouco mais de um ano, totalmente parado.
Na época que ele parou o carro, por falta de conhecimento ele arriou todo o óleo de motor achando que o óleo iria endurecer lá dentro e eis aí meus novos amigos a minha dúvida: Como faço pra esse motor voltar a trabalhar? é possível? quero ter uma ideia antes de procurar um mecânico.
Além do motor estar sem óleo esse período, ele também deixou o cabeçote desprovido das bobinas e sem as velas, ou seja aberto. Quanto a isso eu acho que não teve agravante pois o capô estava fechado, porém, ainda sim não deveria estar aberto.

Me ajudem aí pessoal, conto com vcs. Vou postar fotos dele no estado em que está e depois vou postando a evolução. logo mais prq agora estou no trampo.

Um abração galera, fiquem na paz.


Última edição por andre anlucav em Qua 21 maio 2014 - 15:54, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
vitor_mupe
Usuario
Usuario




Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQua 21 maio 2014 - 9:48

Fala André,

Eu acho que vc pode começar por tirar as velas pra ver como estão, com cuidado pois a rosca pode estar oxidada.
Ai já joga WD40 nos cilindros que também devem estar oxidados.

Coloca um óleo novo, uns 10l de gasolina pódium que vai ajudar na partida e uma bateria boa.. e tenta ligar pra ver o que acontece.

boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQua 21 maio 2014 - 11:45

não tem muito misterio.. é TROCAR a gasolina, O FILTRO de combustivel, bota um WD pra dentro, coloca óleo novo e bate arranque

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Motor parado. O que fazer? Tumblr_ml7zsnTjpV1qdlh1io1_250

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

_______________________
Ir para o topo Ir para baixo
andre anlucav
Membro
Membro
andre anlucav



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQua 21 maio 2014 - 14:10

Fala Vitor, e aí GNW...

Então; ontem fui lá onde o carro está, fiz um teste no motor usando uma chave de torque e pude observar que ainda não estava travado. Vendo isso, fui até uma autopeças e comprei 4l óleo e coloquei para dentro do motor e refiz o teste, depois de alguns minutos girando aquelas engrenagens, reparei que seus giros ficaram mais leves, ah e troquei logo o filtro de óleo também.

Quanto as velas, o rapaz as tinha tirado, deixando o carro sem as velas e sem a bobina, ficou aberto ali em cima, somente com o capô como proteção, será que deu oxidação? Eu posso jogar WD ali dentro à vontade?
Ainda sobre as velas: Qual é o tipo de vela do xsara, modelo sei lá?

A gasolina, bem.... o tanque está vazio, menos mal, porém, ao lado do tanque tem o que me parece ser o filtro de gasolina, o fato é que o bocal que faz a conexão do filtro com a mangueira está quebrado, acho que terei que trocar aquilo ali, mas essa mangueira vêm lá do tanque... e agora?

Aguardo o auxilio aí pessoal, muito obrigado mesmo.
GNW esse vídeo do carrinho aí é muito louco heim irmão kkkkk, forte abraço, valeu Vitão.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQua 21 maio 2014 - 15:34

bota aí mais meio litro de óleo... vela Ngk bkr6ekc se não me engano...

pode sim por wd a vontade.... mas antes de tentar ligar, de arranque com os buracos das velas abertos...

o filtro fica sim do lado do tanque.... e quanto ao que está quebrado, manda uma foto....

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Motor parado. O que fazer? Tumblr_ml7zsnTjpV1qdlh1io1_250

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

_______________________
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQua 21 maio 2014 - 15:34

ah... e altera o título do teu post... não pode título em caps!!!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Motor parado. O que fazer? Tumblr_ml7zsnTjpV1qdlh1io1_250

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

_______________________
Ir para o topo Ir para baixo
vitor_mupe
Usuario
Usuario




Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQua 21 maio 2014 - 15:40

o WD era antes de virar o motor.. rsrs só pra lubrificar a camisa
Mas pode jogar sim
Ir para o topo Ir para baixo
andre anlucav
Membro
Membro
andre anlucav



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQua 21 maio 2014 - 15:57

Valeu pela ideia do post, não sabia.

Como assim GNW, dar arranque com os buracos das velas abertos?
Seria para dar a partida nele na condição que está?
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQua 21 maio 2014 - 20:36

virar arranque com os buracos abertos pra jogar o WD fora...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Motor parado. O que fazer? Tumblr_ml7zsnTjpV1qdlh1io1_250

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

_______________________
Ir para o topo Ir para baixo
andre anlucav
Membro
Membro
andre anlucav



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQua 21 maio 2014 - 21:56

Beleza, entendi.
Então, amanhã vou postar a foto daquele problema com o filtro de combustível.
Já providenciei hoje a bobina e amanhã vou comprar o restante do que vcs me falaram pra poder fazer esse teste aí, sei que não vai ficar 100% mais se ele pelo menos trabalhar já vai ser uma grande alegria, eu não sei como estavam os bicos injetores.
Seria melhor eu fazer logo a limpeza dos bicos tbm? colocá-los pra bater? Se tiver algum problema com os bicos o carro tbm não vai pegar né.
Vou providenciar esse material e vamos ver.
pessoal forte abraço e tenham uma boa noite.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQui 22 maio 2014 - 19:07

acho q os bicos não vão ser problema.. e sim a bomba...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Motor parado. O que fazer? Tumblr_ml7zsnTjpV1qdlh1io1_250

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

_______________________
Ir para o topo Ir para baixo
andre anlucav
Membro
Membro
andre anlucav



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptySex 23 maio 2014 - 8:24

beleza meu camarada te entendi.

Motor parado. O que fazer?  border=" />

Essa é a foto que vc me pediu, essa é a tomada que é acoplada ao filtro de combustível, devido a uma pancada que ele deu no fundo do carro, essa tomada foi quebrada e não dá pra reutilizá-la. Ela tem troca? como faço pra corrigir esse problema?
Ir para o topo Ir para baixo
andre anlucav
Membro
Membro
andre anlucav



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptySex 23 maio 2014 - 8:24

[img]Motor parado. O que fazer? Jfhys4[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptySex 23 maio 2014 - 20:08

dá sim.. é só tu tirar aquele pedacinho de filtro que ficou lá dentro...

não foi pancada não.. isso aí, alguem tentou tirar o filtro e quebrou um pedaço dele dentro do encaixe...

é só tentar tirar.. com um parafuso ou algo assim...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Motor parado. O que fazer? Tumblr_ml7zsnTjpV1qdlh1io1_250

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

_______________________
Ir para o topo Ir para baixo
andre anlucav
Membro
Membro
andre anlucav



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptySáb 24 maio 2014 - 7:41

Beleza meu irmão,

Aí, consegui tirar a ponta do filtro conforme você falou, já é menos uma preocupação.

Hoje vou sair para procurar o filtro de combustível original;
Na segunda-feira chegará os componentes que comprei do motor, (bobina - bomba da direção hidráulica - caixa do filtro de ar).

Antes de instalar a caixa do filtro de ar vou dar uma limpeza no TBI pois está bem sujo, isso me ajudará na lenta né.

A bomba hidráulica, posso instalar ela e depois fazer a inserção do fluído no reservatório ou eu tenho que encher a bomba de fluído antes de instalá-la?

O amigo NGW me deu a referência de uma vela de ignição, (e ele não estava enganado, era aquela mesmo) de dois queimadores, aí o carinha lá na loja me falou que tem no mercado uma vela da Boch com quatro queimadores e que elas me dariam uma qualidade a mais no motor. É verdade?

Obrigado antes de mais nada pelas dicas, tenha um ótimo final de semana.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyDom 25 maio 2014 - 20:04

não. bosch é uma merda e com 4 eletrodos é pior ainda...

poe essa q eu falei....



e quanto a bomba da DH tu poe ela no lugar, enche o reservatorio, liga o carro e vai completando...

vira as rodas da direita pra esquerda até sangrar tudo.. e ficar no maximo....


o filtro de comb, é o mesmo do C3/picasso/c4/307/306/c5/... ... ... ...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Motor parado. O que fazer? Tumblr_ml7zsnTjpV1qdlh1io1_250

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

_______________________
Ir para o topo Ir para baixo
luiz_prado
Usuario
Usuario




Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyDom 25 maio 2014 - 23:34

Legal vc recuperar este xsara!!! + um xsara no RJ!
Ir para o topo Ir para baixo
andre anlucav
Membro
Membro
andre anlucav



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptySeg 26 maio 2014 - 8:33

Valeu irmão pelo esclarecimento sobre as velas, acho que pro rapaz lá quanto mais melhor, só pode ser.

Mas aê, hj chegará meus componentes, tô doido pra montar esse motor logo, meio ansioso pra ver o resultado.

Pow Luiz, recuperar esse carro vai ser questão de honra, não apenas pelo fato de eu adorar esse carro mais tbm por ter sido presente de um amigão, venhamos e convenhamos, presente de grego né kkkkk mais tá valendo, de repente em mim ele viu uma solução pra esse carro.

forte abraço rapaziada. bom dia.
Ir para o topo Ir para baixo
luiz_prado
Usuario
Usuario




Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptySeg 26 maio 2014 - 9:21

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
andre anlucav
Membro
Membro
andre anlucav



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQua 28 maio 2014 - 18:06

Fala galera.

Somente hj chegou alguns componentes que comprei e em meio a isso tenho uma dúvida,:

a bomba hidráulica não veio, posso testar o motor sem a bomba estar no lugar?

Já troquei o filtro de comb., estou com um jogo de velas NGK BKR6EKC de 2 elet. a bobina e a caixa do filtro de ar, só não veio a bendita bomba.

Aguardo, boa noite a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQui 29 maio 2014 - 1:42

pode sim... lembrando que o alternador não vai estar operando.... cuidado p não matar a bateria

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Motor parado. O que fazer? Tumblr_ml7zsnTjpV1qdlh1io1_250

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

_______________________
Ir para o topo Ir para baixo
andre anlucav
Membro
Membro
andre anlucav



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyQui 29 maio 2014 - 7:14

Pois é meu amigo, mais não vou exigir muito dela não,até prq esse tempo todo parado é certo de que ele, caso funcione,não vai ser 100%.

Avalia aí se o que fiz está legal pra tentar fazer um teste nele:
- óleo e filtro novo
- troquei o filtro de comb.
- desmontei e limpei o TBI
- coloquei caixa e filtro de ar novo
- jogo de velas que vc me recomendou
- bobina
* e antes de fazer o teste vou dar umas batidas na bomba de comb., de repente ela está presa pelo tempo que ficou seca.

Quanto a bomba, então vou fazer o seguinte: vou remover a caixa de direção pra uma revisão, observei que ela está com vazamento em algum retentor, vou trocar logo todos e vou retirar o reservatório do óleo para lavá-lo, assim já vai uma caixa de direção toda revisada pro lugar.

tenham todos uma boa quinta-feira.
Ir para o topo Ir para baixo
spilner
Membro
Membro
spilner



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptySáb 31 maio 2014 - 9:01

andre anlucav escreveu:
Olá pessoal, bom dia a todos.

Essa semana fui presenteado por um amigo, ele tem na sua garagem um Xsara GLX 1.8 16v 98/99, inteiraço, ele me deu o carro, porém, o carro está parado a pouco mais de um ano, totalmente parado...

Legal André, também estou com esse desafio.

Por coincidência, ganhei um GLX 98/99 também, só que o meu é automático (ZF 4HP20) e o motor é diferente do seu, 8v.

Como estou sem ferramentas e espaço em casa pra fazer as manutenções, estou levantando os orçamentos por enquanto.

Sou do Rio de Janeiro também, de Vista Alegre (Irajá). No que precisar amigo, pode dar um toque que a gente troca uma idéia.

Se precisar, eu tenho o Actia PSA XS Evolution com o Diagbox mais atual (Antigos Lexia/PP2000) caso precise passar o scanner no carro.

Meu problema atual é resolver os problemas de vazamento do motor e colocar a caixa de marcha automática para funcionar, já que quando o carro esquenta, ela pára de tracionar.

Estou trazendo o carro pra uma oficina mais perto de casa para fazer um orçamento na suspensão, que está em péssimo estado.

Um grande abraço, boa sorte na sua restauração.
Ir para o topo Ir para baixo
andre anlucav
Membro
Membro
andre anlucav



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptyDom 1 Jun 2014 - 17:49

Fala spilner, meu vizinho. rsrsrs

show de bola, vc ganhou um carrão...

quanto a esses problemas aí... vazamento é o bicho, "M" motivos podem levar a isso e dentre tantos, particularmente acho um bem complicado: "retentor do virabrequim", junta de cabeçote pode ser, cárter pode ser, mas o retentor é complicado porque se for nele aí tem que mexer em toda a caixa de transmissão. quanto a caixa automática eu não sei absolutamente nada mais já ouvi dizer que é bem perplexo mais o caso é que vale a pena investir nesse carro, é um veículo excelente, já tive um exclusive todo reguladinho entendeu e nunca me deixou na mão, super confortável.

o meu véi, eu tô passando um pente fino, nossa suspensão (dianteira) não é bicho de sete cabeças não irmão, sem mistério algum, eu mesmo estou fazendo a minha, já desmontei toda a suspensão, vou trocar tudo, aproveitando vou revisar toda a homocinética, trocar os retentores, as ponteiras, coifas; na caixa de direção revisão geral tbm, vou trocar os reparos dela, kit completo revisando tbm a bomba hidráulica logo, vou lavar o reservatório pra entrar com a direção 100% aí vou lá pra situação que te falei a pouco, a caixa de transmissão, vou trocar o retentor, kit embreagem novo e substituirei o óleo da caixa logo e por fim a descarga, vou trocar a junta do coletor e daí pro final.

enfim, tá ficando longo esse texto kkkkk mais é legal compartilhar a mesma experiência, vou precisar sim dar uma escaneada no carro, espero poder contar com vc, já que se ofereceu rsrsrs, tenho alguns amigos mecânicos além dos nossos amigos do fórum que conhecem mais a fundo os nossos carros, se precisar estou aqui. forte abraço, se precisar de uma ajuda com a suspensão fala valeu.
Ir para o topo Ir para baixo
spilner
Membro
Membro
spilner



Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? EmptySáb 7 Jun 2014 - 22:23

Desculpe te perguntar, mas em quanto ficou o material da suspensão?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Motor parado. O que fazer? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor parado. O que fazer?   Motor parado. O que fazer? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Motor parado. O que fazer?
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: