Um problema comum no Xsara e o fato de quando desliga a bateria ou descarrega, os ponteiros ficam desajustados, ficando no final de curso. Uma maneira simples de normalizar eles é:
Contagiros: funcione o carro e acelere de vagar até ele retornar. Vai acelerar gradualmente até mais ou menos uns 5000 giros.
Velocímetro: levante uma das rodas dianteira e funcione o carro, engate a quinta marcha e solte como se estivesse andando, vai acelerando até uns 5000 giros. Ele retornará. Lembresse de deichar o carro bem apoiado e com o freio de mão puxado. Não freie o carro quando a roda estiver rodando.
Caso queira fazer isso na pista, é só colocar uns 160 km/h que os dois retornam.
Evitem ficar desligando e ligando a bateria, pois, eles dão porradas muito forte no sistema e descalibram, sendo necessário desmotar pra calibrar. Se ele já está no final de curso, se desligar a bateria e ligar de novo ele tende a forçar no mesmo sentido horário onde, descalibra.
Quanto ao de temperatura, existe um problema pouco comum que acontece no Xsara que é a oxidação nos parafusos que segura o flange que ficam as cebolinhas de temperaturas, fazendo com que falte aterramento e fique mostrando valores falso no painel. Para fazer o teste, puxe um fio negativo da bateria até a base da cebolinha (onde pega a chave pra tirar), e confere se voltou ao normal. Já passamos por isso, desmontamos painel, trocamos cebolinha e do descobrimos por acaso quando, fui trocar a terceira e estava com a ignição ligada para baixar os vidros quando de
repente meu velho foi tirar e encosto a chave no motor fechando contato entre eles. Na hora vi o ponteiro subir pra posição normal. Rsrs. Pulos de alegria, já tinha gastado 150 com rastreador..
Abraços.