Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Qual Óleo usar?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
ebnneo
Membro
Membro




Qual Óleo usar? Empty
MensagemAssunto: Qual Óleo usar?   Qual Óleo usar? EmptySex 19 Set 2014 - 20:18

Galera tenho meu xsara vts 1.8 16v e esta com 110 mil rodados no manual fala pra usar o óleo 5w30 ou 5w40, mas meu mecânico falou que esse óleo é muito fino e meu carro já esta muito rodado que ele aconselha a colocar do 10w40 pra cima, agora estou em duvida qual colocar.
Ir para o topo Ir para baixo
jpaulosg
Usuario
Usuario




Qual Óleo usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual Óleo usar?   Qual Óleo usar? EmptySex 19 Set 2014 - 21:36

Olha, existem muitos tópicos já sobre esse tema. O que posso lhe dizer, é que essa história que carro mais antigo não pode usar óleo moderno é balela. Se há vazamentos, desgastes em juntas, melhor descobrir e sanar, correto?

O que não se pode fazer é usar óleo fora da especificação do fabricante, isso sim é que não pode.

Não sei se você está correto em falar que o especificado no manual é o 5w30 ou 5w40, pois no meu, que é 1.6 16v mais novo, fala-se que pode ser usado o 10w40, 15w40 e até mesmo o 20w50, tudo dependendo da região onde a pessoa mora/o carro é utilizado (regiões mais quentes podem usar óleos mais "grossos").

De qualquer forma, utilizaria sempre o 10w40 ou 5W40 de marca boa, trocando sempre o filtro na troca e respeitando o que o manual fala em termos de tempo de troca (geralmente não mais que 7500 km com troca de filtro).

Apenas para ilustração, hoje estou usando ELF 10w40 semissintético, mas acho muito bom o Castrol magnatec 10w40 semi tb.

Boa sorte, abs, JP
Ir para o topo Ir para baixo
Franck
Usuario
Usuario
Franck



Qual Óleo usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual Óleo usar?   Qual Óleo usar? EmptySáb 20 Set 2014 - 18:07

ebnneo, comprei meu carro e estava com óleo mineral, troquei para o 10w40 motul, troco a cada 9 ou 10 mil km...sempre trocando filtro, quando troquei até senti que o carro ficou mais leve na partida.
Quilometragem do carro não é parâmetro 100% para decidir óleo....tirei um ford ka zero da concessionária e rodei com ele até 88 mil km usando o 5w30 da motorcraft e nunca baixou óleo.

O problema é quando não se faz manutenção, não trocando com km ou tempo certo, deixando de trocar filtro de óleo, forçar o carro com motor frio...essas coisas é que prejudicam o motor.

Se você puder, teste um 10w40 de boa qualidade...se não baixar...continue
Ir para o topo Ir para baixo
tbyte
Usuario
Usuario




Qual Óleo usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual Óleo usar?   Qual Óleo usar? EmptySáb 27 Set 2014 - 7:44

Pessoal, segundo o manual de bolso da Citroen (publicado em 2004), o óleo correto depende da temperatura do local. Para o Brasil a recomendação é:

Óleo misto para todos os motores: Total 9000 5W40
Óleo específico para motores gasolina, dupla carburação/GPL: Total 7000 10W50 ou Total 7000 15W50
Óleo específico para motores diesel: Total 7000 10W40

Em um outro trecho o manual cita Total 7000 15W50 como recomendado para "país quente". Em outro trecho diz que os motores saem de fábrica com Total 9000 5W30 (exceto os na tabela abaixo), e que este "proporcionaria economia de combustível em 2,25%" (apesar de não ser o recomendado para o Brasil... vai entender...). Para motores gasolina, normas ACEA A3 ou A5 5, normas API SJ ou SL.

O óleo 5W30 não é utilizado para os motores seguintes (ano 2003) :
- Motor XU10 J4RS : XSARA VTS 2.0i 16V (3 portas).
- SOFIM : JUMPER 2.8 TDi et 2.8 HDi.
- HDi : com filtro de combustível (FAP)
- DV4 TED4 : CITROËN C3 1.4 HDi 16V.
- EW 12J4 : CITROËN C8 2.2i.

O manual diz expressamente para usar óleos de alta qualidade (sinteticos ou semi sinteticos)

Consumo de óleo máximo admitido 0,5l "aos" 1.000km (não fica claro se é quando o motor é zero ou se serve também para motores rodados). Se o consumo for menor que isto não é necessário nenhuma intervenção.

Também descobri que no Xsara II 1.6i 16v a capacidade é de 3,25 l from filtro (eu sempre coloquei 3,5l) e que entre o min e max da vareta cabe 1,5 l.

Download: http://service.citroen.com/dtt/CDP/donnees/pt_BR/pt_br_t1_2004.pdf

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Qual Óleo usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual Óleo usar?   Qual Óleo usar? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual Óleo usar?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Qual óleo usar na direção hidráulica n7 1.6 16v
» Libras/Bar, qual pressão usar ?
» Qual Mola usar 5002RT x Esportiva de mercado?
» Qual fluído usar na caixa de direção hidráulica do xsara N6?
» Qual Cola devo usar para colar coletor ???

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: