Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

[Relato] Flush de óleo do motor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
vitor_mupe
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: [Relato] Flush de óleo do motor   Sex 24 Out 2014 - 21:40

Fala pessoal,

Meu irmão comprou um Peugeot 205, carrinho simples e divertido.. rs

Como nem o antigo dono sabia quando o óleo deveria ser trocado e é um carro velho com motor bem simples, preferi fazer o tal do flush. Por dois motivos, para limpar e para testar o flush.

Já tinha visto um video da High Torque com o flush da Koube e gostei do resultado. Comecei a pesquisar sobre flush de forma geral e muito site grindo dizia que além de limpar restaura a compressão do motor.

Comprei o flush da Koube pois vi o vídeo e fiquei mais confortável com ele.
O carro tem 125 mil km e fiz da seguinte forma:

- Medi a compressão dos cilindros com o motor quente e óleo velho. Deu 120 psi nos cilindros 1 e 2 e 130 psi nos 3 e 4.
- Coloquei o flsuh e fui fazer umas coisas com o carro, 1 hora depois esgotei o óleo velho.
- Coloquei 1 litro de óleo novo, liguei o motor por 2 minutos e esgotei. Fiz isso duas vezes para enxaguar bem.
-Troquei o filtro, 3,5 litros de óleo novo e deixei o motor esquentando para medir a compressão novamente.

Para minha surpresa deu 130 psi em TODOS os cilindros. E o cabeçote ficou como novo. Tirei fotos do cabeçote antes e na correria me esqueci de tirar fotos depois. Mas como vou ter que abrir de novo para regular as válvulas eu tiro as fotos para postar aqui.

Fiquei muito satisfeito pois agora sei que o motor está limpo por dentro e que os cilindros estão equalizados, o que é difícil pios é normal ter uma variação de compressão entre os cilindros.

Lembrando que EU assumi qualquer risco!! Se você for fazer deverá assumir também.
O que me deixou confortável no vídeo foi que o ADG usou num Marea turbo e o cabeçote dele tinha uma quantidade considerável de borra. Ai pensei, se não deu pau no Marea não vai dar no meu kkkkkkk

Agora com as fotos:

Antes
IMG_20141023_163243_119

Depois
IMG_20141027_192532_601

Última edição por vitor_mupe em Qua 29 Out 2014 - 7:32, editado 1 vez(es)
brn407
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: [Relato] Flush de óleo do motor   Seg 27 Out 2014 - 12:57

Smile
Show o relato!!!
brn407
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: [Relato] Flush de óleo do motor   Seg 27 Out 2014 - 13:12

Para quem interessar, um complemento em relação ao procedimento de medição:

Instruções

A ferramenta necessária para medir a compressão do motor designa se por manômetro. Pode adquirir este aparelho em lojas especializadas de assessórios para carros ou pela Internet.

Comece por ligar o carro e deixe o motor aquecer um pouco, até que atinja a temperatura regular. Não deve realizar este procedimento com motor frio, por isso é conveniente antes dar uma volta com o seu carro.

Pare o motor e desligue o carro, desconecte os cabos de alta tenção localizadas nas velas de ignição, tendo em atenção ao que esta a fazer pois irá que os ligar da mesma forma e na mesma posição. Para não se enganar mesmo tire uma foto antes de desconectar os cabos das velas.

Desenrosque uma das velas de ignição e coloque a ponta do manômetro no respetivo buraco. É muito importante que a boquilha do aparelho tape por completo o orifício.

Agora deverá pedir a alguém que ligue o motor e que acelere mais ou menos durante 4 segundos, para obter a medida da compressão do motor. Desligue o motor e repita o processo para todas as velas de ignição do seu carro que geralmente são 4 unidades ou mais.

Cada umas das velas dos cilindros deve ter a mesma pressão e para além disso o mais importante é que a pressão tem que coincidir com os valores estabelecidos pelo fabricante do carro que se encontra no manual de utilizador do mesmo. No caso dos carros a gasolina a diferença entre os cilindros podem variar até 1.5 bar, o que é perfeitamente normal.

Se não conseguir os valores do fabricante da compressão ideal para seu carro basta encontrar a taxa de compressão do seu motor (gasolina ou diesel) e somar os números. Por exemplo numa taxa de compressão de 14:01 faça a soma de 14+1 e o resultado é 15, que deve ser o valor de compressão indicada no manômetro.

Ser o motor do seu carro apresentar problemas de compressão o melhor é levá-lo a uma oficina para o verificarem e encontrar a origem do vazamento e permitir que o mecânico solucione o problema.

Continuar lendo: http://auto.umcomo.com.br/articulo/como-medir-a-compressao-do-motor-do-carro-4457.html#ixzz3HMm5VsZd

---------------------------------------------------------------------------

E outra ensinando a fazer a ferramenta! hiuheauioa (essa eu vou tentar fazer!)

Por Bráulio Lima

Materiais necessários:

Uma vela de carro, dependendo da aplicação, de rosca longa ou curta, pode ser queimada mesmo.
Uma mangueira tipo gás de preferência nova + ou – uns 90 centímetros. (é mais maleável e resistente)
Duas braçadeiras para a mangueira de gás, tipo chave de fenda.
Um medidor de pressão com escala de 0 a 21 Kgf/cm quadrados ou de 0 a 300 lb f/pol quadradas.
Um tubo de aço de cerca de 10 cm de comprimento, por 3 cm de largura.
Uma câmera de ar de motocicleta e outra de bicicleta estragada.
Uma porca para chave de boca 12 ou 13 e um tubo de aço de mesma medida interna da mangueira de gás

Ferramentas usadas para construção:

Lixadeira angular ou segueta com torno para firmar as peças a serem cortadas e adaptadas.
Solda elétrica, MIG ou amarela
Araldite
Chave de fenda, martelo e pequena talhadeira.

Primeiro questionamento:

Por qual motivo algumas peças são estragadas?
R. Pelo fato de que não precisam ser novas.

Segundo questionamento:

Onde localizo o medidor de pressão?
R. Pode comprar em lojas de mangueiras de pressão ou em camelô mesmo (é o mesmo relógio usado em bombas de encher pneu de bicicletas) mais ou menos uns 10 reais cada.

E as demais peças?
R. Em lojas de fogões, depósitos de construção ou em “sucata” dentro de casa

Como fazer:

Pegar uma vela de carro com anel de vedação e rosca em bom estado (se for usar somente em carro com cilindro de rosca curta) usar a vela de rosca curta a fim de não haver a possibilidade de se danificar a cabeça do pistão, ou então usar a cabeça de vela de rosca longa usando dois anéis de vedação da própria vela.
Sem danificar a rosca da vela, quebrar a parte de louça da vela usando o martelo e retirando todo o “miolo” da vela com a talhadeira pequena, sobrará ao final o tubo da vela com rosca e oco por dentro.
Apanhar o tubo de 10 cm soldando-o ao tubo da vela ( O tubo que usei foi de dois pinos munhão de pistão de moto e soldados com solda mig para não ter vazamentos ).
Soldar no tubo, a porca de chave 12 ou 13 e nela o último tubo que será usado como encaixe para a mangueira.

Para não perder a ordem ficou assim definido:
Parte de metal da vela (rosqueável)
Tubo de 10 cm
Porca para chave 12 ou 13
Tubo onde será acoplada a mangueira de gás.
Depois do conjunto já ter esfriado as soldas, tampar uma das pontas do tubo e soprar para ver se o conjunto apresenta vazamentos (faça igual a soprar uma flauta). Recomendo usar água e detergente tendo atenção especial nos locais onde foram feitas as soldas para ver se não saem bolhas externas. Se sair, refaça a solda nos pontos com problema até o conjunto ficar completamente selado.
Retirar, da câmera de moto, o bico em metal tipo latão, Somente em câmeras de moto o bico é em metal e rosqueado.
Embutir o bico de ferro da câmera de moto no interior da cabeça da vela oca, (usando a segueta e ou lixadeira angular colando o conjunto do bico internamente com Araldite. A idéia é que o bico da câmera de moto servirá como válvula de retenção da compressão (Cuidado especial deve ser feito no sentido de que o Araldite não caia na parte interna da válvula de moto)
Deixar secar o Araldite por 24 Hs e usando um saca válvula trocar a válvula de moto por uma de bicicleta. O motivo de trocar as válvulas é que nas válvulas de bicicleta a pressão para encher é menor (Vc consegue encher um pneu de bicicleta com qualquer tipo de bomba, já com a válvula da moto não pois tem que fazer uma pressão maior.
Colocar a mangueira de gás no medidor de pressão e a outra ponta dela no cilindro rosqueável apertando os conjuntos com braçadeira, sendo assim está pronta a ferramenta Tabajara, made in Bráulio X12 4x4 de BH.

Como usar a ferramenta

Desligar completamente o cabo de vela da bobina, para que o carro não dê partida de centelha em hora nenhuma e vá funcionar os cilindros com a ignição ativada.
Retirar uma vela de cada vez e rosquear o tubo de aço do relógio em seu lugar.
Dar o aperto na porca que você usou tipo 13 ou 14, usando chave de boca.
Girar o carro no motor de arranque (com a chave) e ir acompanhando a evolução do ponteiro do medidor de pressão por cerca de meio minuto.
Quando o medidor estabilizar anotar os dados da compressão do cilindro e repetir a operação em todos os cilindros.
Verificar se há discrepância de compressão dos cilindros. Não se justifica o fato de ter cilindros com boa compressão e outros em mau estado. Todos tem que ter a mesma medida. Obs: Consegue-se maior padronização de medidas de compressão com giro de motor de arranque, ao invés de se ligar o carro.

Para conferência de taxas de compressão dê uma olhada em:

http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/volkswagen.htm
TIRRENNO
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: [Relato] Flush de óleo do motor   Qua 29 Out 2014 - 2:50

Bacana...

Até alguns atrás e fazia Flush. Depois fiquei com receio e nunca mais usei. Tinha até algumas latas do Flush da STP que acabei vendendo. Aguardando as fotos
vitor_mupe
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: [Relato] Flush de óleo do motor   Qua 29 Out 2014 - 7:33

Seguem as fotos
brn407
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: [Relato] Flush de óleo do motor   Qua 29 Out 2014 - 11:21

Impressionante! Em breve farei no meu com o auxílio do seu post! =P
Por minha conta e risco... rs
stanleyctba
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: [Relato] Flush de óleo do motor   Qua 29 Out 2014 - 14:55

vitor_mupe escreveu:
Seguem as fotos

Cade?
TIRRENNO
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: [Relato] Flush de óleo do motor   Qua 29 Out 2014 - 16:30

Caramba..ficou limpinho mesmo. Vitor onde comprou o produto e qto pagou?
vitor_mupe
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: [Relato] Flush de óleo do motor   Qua 29 Out 2014 - 21:56

Comprei num lugar bem improvável.. kkkk uma loja de modelismo
http://storehobbies.com.br/

paguei 37, achei caro mas valeu pois limpou e restaurou a compressão dos cilindros.

Meu irmão pediu pra comprar o perfect clean que é um descarbonizante para colocar no tanque, o carro estava todo bagunçado com o potenciômetro da borboleta errado e tava dando muito excesso, muito mesmo.. a ponto do carro afogar e nao ligar mais. Quando ligava saia pedacinhos de carvão no escape..

Agora que está tudo ok, o motor lisinho e válvulas reguladas, a ideia é jogar esse produto e ver se realmente limpa os pistões.

Vou tentar tirar foto pelo orifício da vela.. vamos ver se da
TIRRENNO
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: [Relato] Flush de óleo do motor   Qui 30 Out 2014 - 3:07

Bacana, mas Vitor o perfect clean tem nesse site tb?
vitor_mupe
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: [Relato] Flush de óleo do motor   Qui 30 Out 2014 - 8:26

tem sim, a loja é na vila mariana
TIRRENNO
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: [Relato] Flush de óleo do motor   Sex 31 Out 2014 - 15:26

Bacana..tks
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: [Relato] Flush de óleo do motor