Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Problema aquecimento.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
marktri
Membro
Membro

MensagemAssunto: Problema aquecimento.   Ter 6 Jan 2015 - 20:21

Boa noite pessoal o meu problema é o seguinte, peguei um xsara meio abandonado 2 meses parado (grande erro???) esta com uns barulhos na suspensão traseira que já me deram um toque por aqui do que é, mas o real problema tem sido o aquecimento do carro, ele veio com uma ventoinha funcionando(direita) e a outra parada, demorei a perceber isso, acontece que com o Ar ligado vai de boa e esquenta depois de horas de uso, troquei a ventoinha quebrada por uma nova (Partner) R$265,90 a do xsara estava em falta e custava R$380,00  no Mercado Car a troca eu mesmo fiz na madrugada.

A questão é que parece que piorou, agora vai legal mas é só parar que a coisa desanda e fica mandando eu parar, estou pensando seriamente em por o famoso KIT Verão pelo que li por aqui (e foi muito) me parece a única solução, reparei que a mangueira do gato do ar quente estava dobrada, desdobrei e de nada adiantou, retirei o ar do radiador e nada, uso 40% de aditivo a agua sai limpinha, todos sensores aparentam estar bem, a tampa do radiador esta bem firme, então não sei mais o que fazer, detalhe que quando passa dos     110/115 graus (a hora do desespero) em movimento mesmo devagar baixa rapidinho a temperatura e parado demora muito para baixar, alguém tem uma luz para o meu caso???  

Já li muito aqui e só consigo pensar no tal Kit Verão alguém me indica algum resistor para este caso???liga em qualquer fio do plug marrom mesmo???

Desde já Obrigado.
hanisk8
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Ter 6 Jan 2015 - 20:56

Amigo quando passa um pouco dos 90 a ventoinha e acionada?
marktri
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Ter 6 Jan 2015 - 20:58

Sim
hanisk8
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Ter 6 Jan 2015 - 21:00

Sua valv termostática pode estar travada ai o liquido de arrefecimento nao entra no bloco
hanisk8
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Ter 6 Jan 2015 - 21:03

Ve se a agua das mangueiras esta sob pressao, se a bomba da agua funciona...
marktri
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Ter 6 Jan 2015 - 21:04

Mas isso depois de meia hora com o motor está ligado? E só quando para que aquece muito?
hanisk8
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Ter 6 Jan 2015 - 21:15

Isso perto de 90 graus, pelo q vc disse o sistema de arrrfecimento esta sendo ineficaz. Quando para ele e mais exigido e por isso esquenta, quando anda bate um ventinho ai e menos exigido e quando liga o ar a ventoinha fica forca total ai fica maos eficaz, algum compontente do sistema esta com mau funcionamento...
marktri
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Ter 6 Jan 2015 - 21:16

Isso
marktri
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Ter 6 Jan 2015 - 21:21

Agua sob pressão é quando ficam duras né?hj estavam quentes mas não rigidas, já a bomba d'água é nova.
marktri
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Ter 6 Jan 2015 - 21:26

To suspeitando da tampa do radiador, hj quando estava quente o motor mexi nela e quando pressionava ela vazava vapor.
hanisk8
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Qua 7 Jan 2015 - 7:20

Entao fica, mais faz assim com o motor desligado aperta a mangueira pq de fabrica ja sao duras, aperta so pra sentir a firmeza, dps liga e quando esquentar aperta denovo. Tem algo errado na tampa, quando ela e rosqueada totalmente nao tem o q apertar pra baixo agora se ela esta em cima do reservatorio nao rosqueada e a agua estiver acima do nivel maximo ai quando pressiona e normal vazar pelo respiro... So um pouco dps para.
marktri
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Qua 7 Jan 2015 - 7:34

Mas como vejo se tem pressão fora as mangueiras? o que reparei é que a emenda do ar quente que foi desativado estava dobrada a mangueira, desdobrei e o problema continuou, a impressão que tenho é que a ventoinha só arma o segundo estagio depois dos 115 graus, isso é possivel?
hanisk8
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Qua 7 Jan 2015 - 7:51

So com ferramenta adequada, geralmente desativam a mangueira quando ha um vazamento ve se sai ar ou agua por ela se nao sair pode dobrar colar pintar q nao vai mudar nada, so com o primeiro estagio da ventoinha ja era pra resfriar o carro.
marktri
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Qua 7 Jan 2015 - 23:31

Problema resolvido!!!

Sintomas; Carro esquentando muito acima dos 100 graus sempre, e quando andava acima dos 60km a coisa melhorava e baixava para 90 graus, parecia que a ventoinha que estava sendo acionada só depois do 100 graus 1º estagio e 115 graus 2º estagio, parecia mas não era.

Procedimentos; Hoje depois de sair para o mercado cerca de 3 km de casa a mesma coisa só que desta vez não baixava por nada, detalhe que o tempo estava bem frio e com muita chuva, lembrei de tudo que li e cheguei a conclusão que era a VALVULA TERMOSTATICA e que se não fosse isso enviaria para um mecânico, fui no mercadocar e fui informado que tinha 2 tipos de válvula para Xsara 98 a 01 e pedi para ver uma abre em 89 graus e a outra abre em 83 graus, e foi a de 83 que peguei, valor R$ 33,60 paguei e já instalei quando cheguei em casa com o motor meio morno ainda pois queria testa ainda hoje, afinal é meu segundo carro e quem usa no dia-dia é minha esposa, logo tem que estar impecável, troquei a válvula rodei meia hora no bairro forçando o motor para ver se a temperatura aumentava e nada ficou entre (85 / até 60kmh) e (105 após os 100kmh ) coloquei 150kmh e parei logo em seguida e dos 105 foi para 90 em 3 minutos se muito.

Solução: Trocar a Válvula Termostatica.

Recomendação: Ouvi de um colega meu proprietario de de um PUG que o mecânico disse para ele que podia tirar a válvula que "tava de boa isso é coisa para usar fora do Brasil", como já tinha lido muito e sei que não é bem assim nem questionei e falei que não era louco de deixar agua o tempo todo circulando no motor e que o carro já bebe com a válvula e sem ela a coisa ia desandar, aconselho a todos que tenham problemas com temperatura semelhante ao meu que troquem primeiramente a Válvula e depois vejam o restante afinal o valor é ridículo e instalar é chato porem pratico, só precisa de  uma chave 10''e uma phillips para soltar as mangueiras se quiser facilitar a retirada dos parafusos.

Agradeço a todos que tentaram me ajudar e me deram dicas muito importantes para solucionar o caso me sinto orgulhoso em poder compartilhar este espaço com pessoas que mau conheço e já considero pacas.

Valeu pessoal, ficarei sempre por aqui caso possa ajudar, moro na Zona Norte e vou ajudar no que for possível aqui neste clube, próximo passo é achar um mecânico bom na Zona norte.

Xsara 99 1.8 16v IPVA 2015 R$ 380,00 Baita alegria aqui em casa.
hanisk8
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Qui 8 Jan 2015 - 12:57

Isso ai amigo dps de resolver todos aqui esperam o feedback
brn407
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Qui 8 Jan 2015 - 18:34

Mazelec
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Sex 9 Jan 2015 - 8:28

Possíveis problemas: válvula termostática, bomba d'agua. O carro perde água? A tampa do radiador estava vazando vapor porque o motor já estava fervendo. Não deve ser ela a culpada.
marktri
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Sex 9 Jan 2015 - 8:51

Exatamente o que pensei, por isso troquei a válvula antes de mais nada.
duque
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Ter 13 Jan 2015 - 6:21

Bom dia Marktri.
È fácil mesmo trocar a válvula?Tenho um vts que as vezes passa dos 100,as ventoinhas ligam mas se o dia esta muito quente fudeu.ainda mais se pego transito.Sera que pode ser o mesmo problema que o seu?
marktri
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Ter 13 Jan 2015 - 7:59

Bom dia Duque.

Trocar a Válvula é fácil porem chato devido o pouco espaço para tirar os parafusos, o meu problema sempre foi quando parava nos semáforos e em dias quente demorava muito para resfriar o motor, no meu caso passava sempre dos 100 graus independente da temperatura do dia.

Caso não queira comprar a peça sem ter certeza que este é seu problema pode rodar um dia sem a válvula e ver se melhora (não indico fazer isso) em caso positivo compre a válvula e coloque no lugar.

A Valvula custa 33 reais mas cuidado compre a valvula que marca 83 graus no corpo dela, foi a que coloquei e acabou o problema a outra só abre aos 89 graus.

Fico no aguardo da sua solução, qualquer duvida posta ai.
duque
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Sex 6 Fev 2015 - 20:23

Marktri boa noite amigo.Notei q uam das venotinhas nao esta ligando.e a agua evapora muito rapido, mas nao esta vazando.A valvua termostatica é responsavel pelo acionamento das ventoinhas ou nada a ver?abraço
marktri
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Sex 6 Fev 2015 - 21:12

Boa noite Duque,
A valvula é responsavel por fazer a agua circular pelo sistema depois de certa temperatura, nada a ver com comandar ventoinha.

Sobre a ventoinha não ligando no meu caso foi um relé que queimou, comprei outro, troquei e ficou tudo ok,inclusive muito facil a troca fica bem no meio da duas helices solta 2 parafusos e acha o compartimento, tem que tirar a grade, coisa facil tambem.

Agora quanto a agua sumindo no meu caso era cabeçote mesmo, inclusive tive que mandar fazer,misturol agua e oleo.
ANDREKMIEC
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Sab 7 Fev 2015 - 5:40

Olá, tenho um Xsara Break 99, meu alternador não está funcionando, e estou com um problema de aquecimento parecido, porem percebi que o cabeçote começou a esquentar muito, antes dos 90º, e a ventoinha não armou. Bem, tirei o filtro de ar pra ver um coisa e me deparei com resíduos de óleo, meio espumado, aí esqueci o que ia fazer, quando tirei a tampa de onde coloca-se o óleo a tampa estava com esse óleo espumado, mas por dentro o óleo estava normal aparentemente.

Preciso de ajuda, estou com medo de bater o motor!!
duque
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Sab 7 Fev 2015 - 9:33

Entendi marktri.percevi q a agua nao esta misturando,e sim fazando por algum lugar quando aquece
O q acha irmao?
marktri
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   Sab 7 Fev 2015 - 10:55

Duque, eu tambem não encontrava nada vazando mas a agua baixava e muito, primeiro a coisa começou a melhorar quando troquei a valvula termostatica, antes o respiro do radiador mandava agua pra fora de uma forma assustadora, ai depois comecou a baixar um pouco desconfiei da tampa do radiador mas depois que fiz o cabeçote as coisas melhoraram.

Qual a temperatura que fica atualmente?

A tampa esta com pressão?

O Ar quente ta ligado ou desligado?

Quanto tempo que ta baixando agua?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Problema aquecimento.   

Problema aquecimento.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Problema aquecimento.
» [INFORMAÇÃO] - PROBLEMA ETERNO DE SUPER AQUECIMENTO. NÃO RESOLVI!
» Peugeot 306 break 1.4, Aquecimento gravissimo, Ajuda pessoal?! RESOLVIDO
» "Aquecimento" da XT660Z (2009)
» Aquecimento

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: