Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  

Compartilhe | 
 

 ABS! como funciona e possíveis falhas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Tiburso
Usuario
Usuario



MensagemAssunto: ABS! como funciona e possíveis falhas   Sex 17 Abr 2015 - 11:14

Pessoal,

Tenho muitas duvidas sobre o ABS do xsara, em especial meu VTS.
Estou com mau contato no ABS e a luz fica acesa no painel (quando a luz está acesa é sinal que ele está desligado).

Encontrei uma matéria que achei muito interessante e explica bastante sobre o funcionamento do ABS, BSI e tals.
Vale a pena dar uma lida!

Sobre os mau contatos, o mais comum é este que está no meu carro, vindo do plug de encaixe na roda. Ele costuma juntar água e facilmente dá zinabre também, vale tirar o plug e jogar limpa contato lá. O meu maior problema é o elevador pra fazer isso, pois o vts é baixooooo!

Aí vai a matéria, Abraços!

Na parte do freio mecânico, temos sistema de disco e pastilhas tanto na dianteira como na traseira.

Alimentação elétrica
A ligação elétrica da ECU do freio ABS está diretamente relacionada a uma central multifuncional desta linha Citroën. A BSI alimenta e controla alguns componentes como o interruptor de pedal de freio para acionar as respectivas lâmpadas de freio no conjunto elétrico traseiro.


Através dos pinos 16 e 19 chega o aterramento para funcionar a ECU. A linha positiva está dividida entre os pinos 17 e 18, e o pós-chave de ignição está ligado ao pino 15. A comunicação entre a central do freio ABS e a central BSI se dá pelos pinos 29 e 30 do ABS, ligados respectivamente aos pinos 4 e 2 da BSI.
Passamos agora a detalhar os componentes do sistema.

Unidade Eletrônica - ECU
Fixo em um suporte próprio junto com a unidade hidráulica está próximo ao cilindro mestre de freio, o que facilita muito a ligação com os tubos do sistema. Através do pino 14 recebe um sinal de aterramento direto do sensor de nível do fluido acima do cilindro mestre. O acionamento da lâmpada de anomalia no painel de instrumentos é feita de forma indireta, primeiro passando pela BSI e, depois, para o painel e o display especial.

Alimentação elétrica da ECU Eletrônica:
PINOS / SISTEMA CITROËN XSARA
ATERRAMENTO 16 – 19
POSITIVO 15 – 17 – 18

Unidade Hidráulica
O controle hidráulico do sistema antiblocante de freio é do tipo quatro canais, um para cada roda do veículo. A bomba hidráulica é acionada apenas em casos de extrema diferença de rotação/velocidade das rodas, pois as ações da unidade hidráulica podem ser apenas de isolação do circuito com o fechamento da respectiva solenóide ou de redução de pressão com fechamento e remoção de fluído do circuito com o acionamento da bomba de recalque.


Para o controle de isolação ou redução de pressão temos oito solenóides que estão dentro e são moduladas pela unidade hidráulica:
• Isolamento dianteira direita
• Diminuição dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Diminuição dianteira esquerda
• Isolamento traseira direita
• Diminuição traseira direita
• Isolamento traseira esquerda
• Diminuição traseira esquerda

Sensores
Os quatro sinais, conhecidos por 4S, estão posicionados diretamente nas mangas de eixos, de cada roda do Xsara. São dos tipos indutivos e montados perpendicularmente às respectivas rodas dentadas fixas em cada eixo.


Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
Traseiro esquerdo – pinos 08 e 09
Traseiro direito – pinos 01 e 02
Dianteiro esquerdo – pinos 06 e 07
Dianteiro direito – pinos 04 e 05

Comentários
Poucas são as falhas nesta linha Citroën Xsara no dia a dia da reparação automotiva. Como dica especial, passo a vocês, que acompanham várias edições no jornal Oficina Brasil, a questão de comunicação entre módulos já que há muitas ligações com conectores entre a ECU do ABS, a unidade BSI, a central do painel e o mostrador display de informações. Boa parte dos scanners nacionais faz a comunicação com este sistema, facilitando o diagnóstico do veículo. Mais um detalhe, a posição do conector da unidade eletrônica facilita o acúmulo de água, podendo infiltrar e danificar um componente de preço bem alto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
ABS! como funciona e possíveis falhas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» (W168): Falhas/defeito/reparos gerais - possíveis problemas/sintomas
» (W168): Bomba de vácuo das portas - possíveis problemas/sintomas
» (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas
» (W168): Sensor MAF - possíveis problemas/sintomas
» (W168): Pivô, braço axial, setor e terminal de direção - Possíveis problemas/sintomas - troca

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: