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 Problema Câmbio Automático 4HP14

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rafa.moncaobh
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MensagemAssunto: Problema Câmbio Automático 4HP14   Dom 2 Abr 2017 - 22:38

Prezados amigos,
Já li alguns tópicos e estou abrindo minha mente aos poucos sobre o câmbio automático 4HP14. Pois bem, vamos começar:
Comprei um Citroen Xsara 2.0 16v 00/00. Desde o começo foi uma caixa de surpresas, pois o carro estava parado. Enfim, após gastar com documentos atrasados e componentes comuns coloquei o carro para funcionar. De cara, o câmbio não dava sinal de tração, então colocamos óleo e ele funcionou normalmente.
Quando comecei a rodar, tive problemas de superaquecimento e como não encontrava um radiador usado, mandei um especialista fabricar um nas mesmas condições de um novo. Problema de vazamento solucionado, mas o carro continuava a esquentar, então troquei a tampa do reservatório e resolvido o problema, achei que tudo iria fluir bem.
Em seguida um mecânico me disse que estaria com o cabeçote danificado, pois ao retirar a tampa do óleo do motor, uma grande absorção de água era percebida. Feito o cabeçote começaram os meus problemas:
- O carro voltou com o velocímetro sem funcionar, apenas o conta giros funcionava;
- Câmbio Automático não engatava a 4a marcha na posição D, se limitava a 3a marcha tanto na posição 3 como na D.
Dito isto, resolvi levar a uma oficina simples para conferir o óleo do câmbio = Colocaram mais 2 Litros.
Como não resolveu a questão dá 4a marcha, tentei dar uma esticada pra ver se mudava e PIMBA, deu um grande tranco em alta velocidade e acabou a tração.
Após guincha-lo para minha residência, comecei a pesquisar sobre o problema e notei que estava em maus lençóis. Aqui em BH, teria que guincha-lo para uma oficina e o conserto, segundo o responsável, ficaria em torno de 4 mil reais (Considerando um dano habitual em uma "Placa" deste cambio 4HP14).
Hoje, testando o carro na garagem, observei que alguns ruidos ocorrem no cambio ao ligar e quando ele está frio consigo sentir alterando as marchas de acordo com a movimentação do manche, mas após esquentar os ruidos acabam e acaba também a tracao, podendo ficar em qualquer posição sem o carro mover-se.
Estou suspeitando que estou com um excesso de óleo nesta caixa, pois agora surgiram vazamentos que antes não tinham. Outra, se antes o câmbio estava funcionando com pouco óleo, por que após colocar óleo piorou a situação?
O que me sugerem?
Grande abraço.
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rafa.moncaobh
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MensagemAssunto: Re: Problema Câmbio Automático 4HP14   Dom 2 Abr 2017 - 22:49

Apenas para conhecimento, aproveitei uma oportunidade barata e comprei no mercado usado 02 câmbios 4HP14 por 1k. Segundo o ex dono estão funcionando de boa, mas queria saber se o meu ainda tem recuperação.
O fato do velocímetro ter voltado dá oficina sem funcionar pode ter prejudicado o câmbio? O que pode ser?
O que devo fazer com este câmbio que está instalado? Conferir o tal do conversor? Trocar filtro? Como saber se ele está esquentando e gerando estas avarias? Para trocar todo o fluido devo levar em uma oficina especializada em câmbios automáticos? Uffa, muitas dúvidas, mas acho que eh só isso. Obrigado!
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spilner
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MensagemAssunto: Re: Problema Câmbio Automático 4HP14   Qui 25 Maio 2017 - 11:57

rafa.moncaobh escreveu:
...O fato do velocímetro ter voltado dá oficina sem funcionar pode ter prejudicado o câmbio? O que pode ser?

Acredito que não. Provavelmente o seu sensor de velocidade está ruim ou simplesmente desconectado. Dá uma olhada neste vídeo que você vai reconhecer a peça: https://www.youtube.com/watch?v=OF0o2plH2qs&t=141s

Quanto ao câmbio, que eu me lembre, essa caixa não passa as marchas parada, pois não possui eletrônica. As trocas são baseadas num sistema de kickdown e pressão de óleo. Pra avaliar os danos, só levando à uma especializada para abrir e examinar onde foi o problema.

rafa.moncaobh escreveu:
O que devo fazer com este câmbio que está instalado? Conferir o tal do conversor? Trocar filtro? Como saber se ele está esquentando e gerando estas avarias? Para trocar todo o fluido devo levar em uma oficina especializada em câmbios automáticos? Uffa, muitas dúvidas, mas acho que eh só isso. Obrigado!

Então, vamos por partes:

- Já que ele não está funcionando, troque por um dos que você comprou e coloque um fluido novo (Dexron VI ou III). Leva seis litros no total. Depois regule o cabo do kickdown conforme a imagem abaixo:



- Eu recomendo que você leve à uma oficina especializada para fazer a troca da caixa e o abastecimento com o fluido novo. É até um processo simples, porém exige atenção para que a caixa trabalhe com a quantidade correta e não venha apresentar problemas no futuro.

- Aproveitando a troca, peça para avaliarem o conversor de torque, ele é a "embreagem" da caixa automática que funciona através do fluido.

Um abraço e boa sorte!


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MensagemAssunto: Re: Problema Câmbio Automático 4HP14   

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