Prezados amigos,
Já li alguns tópicos e estou abrindo minha mente aos poucos sobre o câmbio automático 4HP14. Pois bem, vamos começar:
Comprei um Citroen Xsara 2.0 16v 00/00. Desde o começo foi uma caixa de surpresas, pois o carro estava parado. Enfim, após gastar com documentos atrasados e componentes comuns coloquei o carro para funcionar. De cara, o câmbio não dava sinal de tração, então colocamos óleo e ele funcionou normalmente.
Quando comecei a rodar, tive problemas de superaquecimento e como não encontrava um radiador usado, mandei um especialista fabricar um nas mesmas condições de um novo. Problema de vazamento solucionado, mas o carro continuava a esquentar, então troquei a tampa do reservatório e resolvido o problema, achei que tudo iria fluir bem.
Em seguida um mecânico me disse que estaria com o cabeçote danificado, pois ao retirar a tampa do óleo do motor, uma grande absorção de água era percebida. Feito o cabeçote começaram os meus problemas:
- O carro voltou com o velocímetro sem funcionar, apenas o conta giros funcionava;
- Câmbio Automático não engatava a 4a marcha na posição D, se limitava a 3a marcha tanto na posição 3 como na D.
Dito isto, resolvi levar a uma oficina simples para conferir o óleo do câmbio = Colocaram mais 2 Litros.
Como não resolveu a questão dá 4a marcha, tentei dar uma esticada pra ver se mudava e PIMBA, deu um grande tranco em alta velocidade e acabou a tração.
Após guincha-lo para minha residência, comecei a pesquisar sobre o problema e notei que estava em maus lençóis. Aqui em BH, teria que guincha-lo para uma oficina e o conserto, segundo o responsável, ficaria em torno de 4 mil reais (Considerando um dano habitual em uma "Placa" deste cambio 4HP14).
Hoje, testando o carro na garagem, observei que alguns ruidos ocorrem no cambio ao ligar e quando ele está frio consigo sentir alterando as marchas de acordo com a movimentação do manche, mas após esquentar os ruidos acabam e acaba também a tracao, podendo ficar em qualquer posição sem o carro mover-se.
Estou suspeitando que estou com um excesso de óleo nesta caixa, pois agora surgiram vazamentos que antes não tinham. Outra, se antes o câmbio estava funcionando com pouco óleo, por que após colocar óleo piorou a situação?
O que me sugerem?
Grande abraço.