Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T

Ir para baixo 
+12
rudimelo
eds2000
powerbreak
korink
jpaulosg
calistro
ThiagoTSS
gnw
Linneu.SP
Bacanhim
Juliano
alphatech
16 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptyQui 2 Ago 2012 - 12:40

Relembrando a primeira mensagem :

Vou citar algumas "partes" que considero importantes.

1) trânsito fudido.... todo mundo anda em "D". Pra que? Anda e para, anda e para? Coloca em (1) mesmo... só vai usar a primeira.... pra que ficar esquartejando o solenóide de 2-4 e os discos pra ganhar alguns ML de gasolina?

2) arrancadas bruscas: comece acelerando gradativamente, se possível. Pisar duma vez desgasta prematuramente o conversor e os discos fixos e submete a carga excessiva o solenóide mestre.

3) ladeira íngreme: Coloca em (1) ou (2).... de que adianta andar em (D) se ele fica "comutando" marcha entre 2 e 3.... direto.,... pq em segunda tem força demais, em terceira não sobe...

4) Offroad: usar sempre menos de 50% do acelerador... SEMPRE.

5) Kickdown: só em extrema necessidade. Pra que forçar tudo de bobeira? Só se for pra ultrapassar.

6) Óleo: trocar sempre pelo recomendado e na periodicidade correta. SEMPRE. Não existe óleo vitalício. NUNCA! Isso é MITO. Mesmo o ATF+4 da AL4 deve ser trocado a cada 100 mil km no MAXIMO ou 5 anos. Se for D3, é a cada 45 mil km ou 2/3 anos.... e a periodicidade deve ser revista para BAIXO no caso de usar o carro SO na cidade... sempre tem que dar uma olhadinha no nível, no cheiro, presença de limalhas... Caixa automática possui óleo e filtro, sabia? rs

7) Acelerar e motorizar: o famoso pisa no acelerador com tudo e solta.... se é cambio manual, soqueia. Como a caixa é automática, ele varia de acelerado a motorizado suavamente... quem absorve o impacto? Adivinha...

Cool parking: Vamos combinar...Ao dar a partida, tudo bem posição de (P)... mas... quando para numa ladeira do além, não é o P que tem que segurar seu carro, é o freio de mão. Deixa de ser relaxado e conserta o freio de mão. O conjunto todo fica travado e força MUITO na partida com o carro em (P) nessa condição, vide o "tranco" que dá quando você pisa no freio e tira do "P". Tem que ser coerente.... o ideal é: pisa no freio com a chave na pré-partida e tira do "P", jogando pra "N". Se seu carro permitir, pode dar partida em N. Se não, volta pro P e parte.

9) banguela.... putz.. .banguela com câmbio A/T? Tá de sacanagem? Alguns câmbios mais novos já detectam essa "bostice" e, ao reengatar, fazem um cálculo de qual marcha será selecionada pela rotação do motor x velocidade, pra não dar o trancasso. Alerto: NAO TEM ECONOMIA NENHUMA andar com carro na banguela..... No semáfaro, embora muitos digam que "vai superaquecer a caixa", o que é MITO, você PODE desengatar o carro e permanecer com ele em N, PARADO.... seus discos internos agradecem, o conversor de torque agradece e os solenóides de low clutch e de lockup também.

10) Testes de câmbio: Procedimentos simples pra saber se seu câmbio tá legal.
a) lembre-se de que a ré é puramente hidraulica. Não depende de nenhuma eletrônica, nenhuma condição especial. Se seu carro parar e você tem dúvida se a bomba de óleo foi pro espaço, ou se é outro problema qualquer, engate a ré. Se ele andar de ré e não pegar nenhuma outra marcha... amigo... hidraulicamente você tá bem e com grande chance do seu problema ser solenóides na melhor hipótese. Na pior, vão-se cintas, discos, planetárias. Possibilidade grande do conversor estar OK (pois tem força na roda).
b) se ele não anda nem pra frente, nem pra trás, maior possibilidade é solenóides , o próprio conversor e/ou bomba de óleo.
c) se anda pra frente e não entra ré, quebrou a peça de reversão do pistão de acionamento. Tem que desmontar a caixa.
d) As trocas devem ser sempre suaves. Tente andar em linha reta, pé "leve" e vai pisando até sentir a mudança de marcha. Marchas duplicadas, socos, trancos ou barulhos de metal-metal indicam problemas em breve.
e) veja se não tá vazando óleo. Se faltar óleo, fodeu. Então... toda caixa tem uma janelinha de inspeção ou vareta. Faça um favor: confira periodicamente. Observe, também, se o óleo colocado é pra sua caixa. Se for vermelho menstruação, sua caixa usa dexron III ou III+... se sua caixa não devia usar esse óleo e tá usando, fuja do carro, é bucha futura na certa.
f) carro parado, pise no freio com vontade, engate DRIVE e vai acelerando. Se a bomba tiver fudida ou qq outro problema, o carro não vai ter força pra deslocar o carro.... não faça isso sempre.... os discos são excessivamente desgastados. Assim, você testa pressão, corpo, solenóides, lockup e o conversor. Faça o mesmo para a ré.

Bem... acho que é só isso.

Acho que é "só" isso que eu lembro...

By Alpha.

Moderas: é possível passar pro how-to?
Galera: vale um votinho (+) ? Smile

Ir para o topo Ir para baixo

AutorMensagem
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptyQua 19 Dez 2012 - 10:37

toda a cara de ser solenoides + oleo.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
oberdan
Membro
Membro




10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptyQua 1 maio 2013 - 23:40

Alpha, tenho um XSara Picasso 2008 Auto (famoso AL4), sempre que tem uma descida longa e um pouco íngreme, ele desce o tempo todo reduzindo forte.. vale a pena passar para o manual e aliviar a "tensão" rsrs ?

Obrigado
[]'s
Oberdan
Ir para o topo Ir para baixo
jefaao
Membro
Membro
jefaao



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptySex 3 maio 2013 - 1:01

Parabéns pelo post e obrigado. Tirou algumas dúvidas desse marinheiro de primeira viagem em automatico!

Alias, não consigo encontrar no manual onde verifico o nível do oléo de cambio do meu picasso 2005, alguem pode me ajudar?

Abraços,
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptySex 3 maio 2013 - 8:04

oberdan: besteira fazer isso, não vai economizar nada de gasolina. Aliás, tu tira a lubrificação e refrigeração da caixa, a banguela em alta velocidade vai desgastar seu câmbio prematuramente.

jefaao: a medição de nível é automática e aparece no CPU de bordo qdo baixa, ou fica piscando as luzes do AL4 quando a qualidade do óleo está ruin ou baixa. Na prática, troque o óleo a cada 80 mil km juntamente com o filtro e seja muito feliz.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
jefaao
Membro
Membro
jefaao



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptySex 3 maio 2013 - 21:00

alphatech escreveu:
oberdan: besteira fazer isso, não vai economizar nada de gasolina. Aliás, tu tira a lubrificação e refrigeração da caixa, a banguela em alta velocidade vai desgastar seu câmbio prematuramente.

jefaao: a medição de nível é automática e aparece no CPU de bordo qdo baixa, ou fica piscando as luzes do AL4 quando a qualidade do óleo está ruin ou baixa. Na prática, troque o óleo a cada 80 mil km juntamente com o filtro e seja muito feliz.

Abs

Valeu Alpha. Obrigado cara
Ir para o topo Ir para baixo
oberdan
Membro
Membro




10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptySex 3 maio 2013 - 21:42

alphatech escreveu:
oberdan: besteira fazer isso, não vai economizar nada de gasolina. Aliás, tu tira a lubrificação e refrigeração da caixa, a banguela em alta velocidade vai desgastar seu câmbio prematuramente.

jefaao: a medição de nível é automática e aparece no CPU de bordo qdo baixa, ou fica piscando as luzes do AL4 quando a qualidade do óleo está ruin ou baixa. Na prática, troque o óleo a cada 80 mil km juntamente com o filtro e seja muito feliz.

Abs

Vlw Alpha, muito obrigado, essa dúvida sempre me deixava inquieto!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptySeg 6 maio 2013 - 11:25

de nada, turma.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptyTer 7 maio 2013 - 21:10

se eu pudesse dava um beijo em vc!!!!

um dia isso pode acontecer hein!!! huehuehuehu
Ir para o topo Ir para baixo
thiago.cecilio
Usuario
Usuario
thiago.cecilio



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptySáb 1 Jun 2013 - 13:51

Alpha, cara, muito obrigado pelas dicas, nossa, estava precisando exatamente disso, não sabia uma melhor forma de dirigir meu carro.

Eu já tinha pensado nesse fato de utilizar o 1 e 2 do câmbio no trânsito e nas ladeiras, eu nunca usava, só andava de D e direto quando eu pegava alguma subida, ele acionava o Kick Down.

No Trânsito da cidade, tenho um problema, eu acelero e ele mesmo sem ter atingido velocidade para a troca, jogava a marcha para segunda ou terceira, o carro treme todo por conta disso, aliás, até acho que isso pode ser um problema, hoje ele está na oficina para dentre outras coisas ver esse problema também, sei lá, alguma regulagem, pô, se eu saio pisando no acelerador ele tem que fazer as trocas quando o carro atingir uma certa velocidade e não trocar sozinho logo de cara ao chegar em 2000 RPM`s. E isso está acontecendo muito, ele só não faz isso se eu saio bem devagar, acelerando bem devagar mesmo, aí ele espera eu atingir a uma certa velocidade para fazer a troca, mas normalmente se eu saio normal, sem acelerar muito, ele já troca a marcha antes da hora.

O que acham ?! Alguma dica ?!

Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptySeg 3 Jun 2013 - 11:00

seu câmbio é um ZF 4hp14, não possui nenhuma eletrônica, é puramente hidraulico.
As trocas se dão por diferencial de pressão e pelo comportamento do motor e acelerador. Só isso.

Ou seja, a rotação que as marchas trocam depende muitas variáveis analógicas (o pedal um pouco mais pressionado, o motor um pouco mais frio ou quente, etc), de forma que é impossível chegar a uma conclusão sobre a mudança de comportamento do carro... é foda.

Se a ré tá boa (forte) e ele anda bem, não se houve nenhum barulho bizarro, é só trocar o óleo do câmbio a cada 45 mil km e ser muito feliz.

Abs

Alpha.
Ir para o topo Ir para baixo
thiago.cecilio
Usuario
Usuario
thiago.cecilio



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptySeg 3 Jun 2013 - 13:12

É Alpha, a Ré está boa, aliás, ótima, forte e precisa sem barulho algum, meu carro já está no mecânico para a troca do óleo que acredito que o antigo dono nunca trocava, então já vou fazer. Outra coisa é a bomba d'água que também será consertada pois estava vazando, isso pode aquecer o carro. Aí vamos ver se melhora, de repente é costume com o carro também, preciso saber como levar.

Qualquer coisa, quando sair do mecânico, eu aviso vocês.

valeu pelas dicas.
Ir para o topo Ir para baixo
Sevenwolff
Membro
Membro
Sevenwolff



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptyDom 9 Mar 2014 - 22:58

Gostei das dicas.
Estou pensando seriamente em trocar o minha Blacke GLX manual por uma Blacke EXCLUSIVE automática, sera uma boa trocar?
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 7:02

Seven:

Eu tenho carro automático há muitos anos.
Eventualmente entra um manual na garagem.
Pra quem nada só na cidade, não há nada melhor.

Agora.... break exclusive AUT, modelo novo? É câmbio AL4.
AL4 é aquele negócio... uns amam, outros odeiam. Eu faço parte do time dos que tem medo dela. Ainda mais num carro entre 11-13 anos de idade! (2001 a 2003 essas break AUT N7)

Abs

André
Ir para o topo Ir para baixo
Sevenwolff
Membro
Membro
Sevenwolff



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptyQua 12 Mar 2014 - 16:03

Boa tarde alphatech, o modelo que eu vi é um N6 ano 2000 automática, pena que não tenha um teto solar para ficar bonita, mais realmente tenho medo em relação a cambio automático, então gostaria realmente de saber através de você se vale a pena trocar a minha break cinza 1998 manual pela verde automática ano 2000. abraços e desde já agradeço a sua atenção
Alexandre
Ir para o topo Ir para baixo
Sevenwolff
Membro
Membro
Sevenwolff



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptyQua 12 Mar 2014 - 16:05

Em relação a estrada ela tbm é boa?
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptySex 14 Mar 2014 - 15:21

bebe pra caralho..... pra caralho.
as autmáticas são 2.0 com caixa ZF.
bebem muito. andam bem.

EU, particularmente, não compraria... a não ser que tivesse um histórico muito bom na mão e um preço muito legal pra eu arcar com qualquer merda.

Quando eu falo em consumo alto: 6/10. Pior que minha freelander V6.

Abns
Ir para o topo Ir para baixo
Sevenwolff
Membro
Membro
Sevenwolff



10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 EmptyDom 16 Mar 2014 - 10:45

Boa tarde alphatech.
Muito obrigado pelo conselho, irei ficar com o minha cinza mesmo, pois não sei o histórico dela, e o preço o cara est pedindo R$ 12.900 dilmas, a pesar que a minha foi para o hospital na quinta(13.03.14) e só amanhã que terei o diagnostico.
Poxa a minha com 50 pilas fez 123km, num dia e ainda deu para rodar mais alguns quilômetros, achei econômica para um carro 1.8 16v.
Mas pelo que estou vendo o lance realmente é como a pessoa trata o carro, apesar que um me de uso tive problemas, e o carro ficou parado por + ou - uns três meses agora q deu para levar. Sad .
mais uma vez obrigado pela sua atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Como trocar a manopla do cambio
» Como funciona uma solenóde cambio automatico ?
» Como trocar o óleo do cambio Aut Picasso 2006
» nao consigo manter o carro parado com a embreagem.
» 2 dicas que achei

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: