Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Atualização de BSI

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario




Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyDom 21 Abr 2013 - 11:14

Pessoal,

Como todos sabem, a BSI é a responsável pelo controle de nossos xsaras (ao menos os N7).
A grosso modo, entendo q trata-se d uma "CPU" q gerência o carro através d um sistema (software), salvo numa eprom, tal qual a eprom d um smartphone...só a mais complexo.
Se minha analogia estiver correta, o software da BSI pode ser atualizado via um upgrade, porém, assim como nos smartphones, se realmente for possível, é passível d um procedimento, sem o qual, pode-se perder o hardware (BSI no caso).
Posto isso, pergunto: BSI é realmente "atualizável" ?
Alguém aqui já atualizou o software da BSI ?
Como é feito este procedimento ?
Há limitantes ?
Alpha ? Acho q vc é um dos poucos aqui a pode ajudar !

Desde já agradeço,


Cássio
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyDom 21 Abr 2013 - 11:53

vc está indo lonje com isso!!! huehueuhuehue

Ir para o topo Ir para baixo
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario




Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyDom 21 Abr 2013 - 14:29

Bacanhim,

Atualizei 3x a eprom do meu primeiro smartphone...rsrsrs...comprei outro pq n tinha mais nada pra "tirar" do menino. Foi até o último caldinho...rsrsrs...
Casei c o carro...rsrsrs...a ideia é a mesma...rsrs...
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyDom 21 Abr 2013 - 17:37

tendi!!

vai fundo cara!!!!

agora em OFF, como ficou aquela parada do escape do teu carro?
Ir para o topo Ir para baixo
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario




Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyDom 21 Abr 2013 - 21:14

Bacanhim,

Acabei colocando original mesmo.
JK ia ficar c um ronco até q interessante, mas n quero risco c o Cntrolar...

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyDom 21 Abr 2013 - 21:50

tem... chama se telecarregamento, no lexia
Ir para o topo Ir para baixo
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario




Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptySeg 22 Abr 2013 - 10:30

Tem o q ?
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptySeg 22 Abr 2013 - 21:15

essa atualização! ela existe! no lexia, se chama telecarregamento
Ir para o topo Ir para baixo
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario




Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptySeg 22 Abr 2013 - 21:25

Vlw GNW !

Isso vale para o N7 tbém ?

Falando com um cara que vende scanners pelo Mercado Livre, fiquei sabendo que a linha VAG tem esse recurso.
Basta rodar um CD segundo o cara e "carregar" o novo software na BSI (não sei o nome disso nos VW).
Achei muito simples demais...
Nos Xsara vc pluga o Lexia e "carrega" o novo software com esse recurso de telecarregamento ? Simples assim ? Onde/obter o novo software (firmware) ?

Abs,

Cássio


Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyTer 23 Abr 2013 - 0:30

esta quase chegando lé em cassio!!!

huehuehueh
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyTer 23 Abr 2013 - 0:36

online


mas creio que só a CC tenha acesso a isso...
Ir para o topo Ir para baixo
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario




Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyTer 23 Abr 2013 - 6:33

Pois é Bacanhim,

Mas não basta só ter as infos.
Esse tipo de intervenção precisa de várias confirmações e cross checks.
Por hora, tenho já algumas infos, mas ainda não estão "batendo"...
Não dá para seguir adiante e nem colocar um "veredito" definitivo.
Até entendo, pois não é algo simples e envolve gde risco.
No caso do Smartphone, demorei meses até coletar todas as infos e arriscar com segurança, o que dirá fazer isso no carro...??

Let's keep going...

Abs,


Cássio
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyTer 23 Abr 2013 - 20:27

leva na CC e pede pra ver se ja tá atualizada... vão te cobrar uma grana, e deu
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyTer 23 Abr 2013 - 21:44

Gnw ja disse tudo.

O telecarregamento existe no lexia e proxia, scanner da citro.
Para fazer isso, alem do scanner especifico, tem q ter o cartao codigo q foi fornecido junto com o manual. Se digitar o codigo errado, ela trava e so trocando.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario




Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyQua 24 Abr 2013 - 7:15

Obrigado GNW e Alpha,

Acho que já é hora de uma visita à CC, pois ainda há infos que quero confirmação.
Assunto complicado e muito específico.

Vcs já fizeram este upgrade de software ?

Segunda-feira falei com o dono de uma oficina bastante conceituada (e indicada pelo fórum) e ele me garantiu q não é possível nos xsaras, porém não concordo.
Quero me certificar de que é possível em ambos os modelos N6 e N7 e que um upgrade pode trazer benefícios funcionais.
Ainda busco o travamento das portas com o veículo entrando em movimento e creio que isso seja possível via set up de BSI, como vcs mesmo já disseram (acho que foi vc André).

Pra mim está muito claro que o Xsara é um excelente carro.
Não faz sentido gastar uma grana pra ter um importado para ter acesso à opcionais de conforto e segurança, sendo que o Xsara tem ou pode ter via um upgrade de BSI.
Fato: não pretendo usar auto-elétricos para instalar kits que possam vir a interferir na eletrônica do carro ou gerar algum risco, em função de uma mão-de-obra não especializada, que não conheça a eletrônica dos Xsaras.

Mais uma vez agradeço !


Abs,

Cássio






Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyQui 25 Abr 2013 - 22:48

vai fundo cara!

te dou mow apoio, espero que dê certo!!!!

Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptySex 3 maio 2013 - 7:45

Amigão:

Não é todo carro que tem possibilidade de se fazer upgrade no SW da BSI, mesmo ele tendo BSI. Em alguns carros, as opções estão lá, mas não estão disponíveis para mudança.

Lembre-se que a BSI é uma eeprom simples. Ela pode ser atualizada de diversas maneiras e, também, pode corromper durante uma atualização, que geraria uma perda do componente e consequente substituição/problemas em vários componentes, como injeção, chaves, etc.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario




Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptySex 3 maio 2013 - 9:31

Obrigado André !

Sei dos riscos envolvidos, por isso não fui adiante.
Como já vi posts/infos falando da possibilidade e infos falando da impossibilidade tanto de upgrade da BSI como do simples set up da função (seja travamento das portas ou outra disponível no software), optei por aguardar mais respostas e pesquisar mais à respeito.
Sem a plena CERTEZA de que funcionaria, não vou fazer absolutamente nada.
O chato é que eu gostaria bastante de ter as funções de travamento de porta e de subida de vidros ao fechar o carro, simplesmente com o que há de original no xsara.
Não quero instalar kits que venham a fazer a função, correndo risco de erro na instalação, impacto em outra função, etc...
Estou certo de que vc me entende.
Assim que eu tiver novas infos, posto neste tread.


Abs,

Cássio
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptySex 3 maio 2013 - 12:07

Cássio:

Meu vts fecha sobe os vidros ao trancar... mas não fecha o teto.
Não é algo tãaaao completo assim.

As únicas coisas que consegui ativar foi isso e o pisca alerta em caso de freada brusca ou colisão com acionamento de airbags... o resto, não deu certo.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario




Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptySex 3 maio 2013 - 18:01

Tranquilo André, obrigado !

Sei que podem existir limitações...
Quero apenas esgotar as possibilidades.
Caso não tenha as funções na minha BSI, pensei em atualizá-la, desde que a atualização possibilite o set up das funções (claro que existem os riscos envolvidos).
Se não for possível atualizar, à princípio fico sem as funções...
Como já disse, quero evitar kits.
Tá difícil, mas ainda não acabou...rsrs...

O GNW falou de uma função de Telecarregamento, acho que no Lexia.
Isso funciona para qquer ano de Xsara ?
Qquer BSI é atualizável ?

De novo obrigado pela ajuda !


Gde abs,

Cássio

Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptySeg 6 maio 2013 - 11:28

lexia e proxia tem telecarregamento.
funciona pra qualquer carro com BSI, ou seja, qq carro a partir de 2000 tem possibilidade de ser atualizado. Agora, dependendo da versão do carro, é obvio que não o fizeram, porque não teria cabimento vender um GLX com todas as funções de um exclusive, por exemplo. Aí tu teria que optar por uma atualização no "black market", com risco de PT na BSI.

O seu carro TEM BSI e com certeza é atualizável. Só não sei o set de funções para ela.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario




Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptySeg 6 maio 2013 - 18:24

André,

Obrigado pelos esclarecimentos !
Está claro que meu Xsara tem BSI, e que é atualizável.
Como vc mesmo disse, falta saber qual o set de funçoes e se eventuais atualizações trariam ou não mais funções.
Hoje falei com um chefe de oficina de uma cc aqui de SP.
Segundo ele, somente à partir de 2003 a função de travamento automático passou a ser considerada.
Achei estranho...
Qto à um modelo ter uma função e outro não, é fácil de entender: CUSTO.
Pode simplesmente ser o mesmo software com funções habilitadas ou não (vamos desconsiderar fatores como diferentes motores, etc, nos atendo simplesmente ao software da BSI).
Enfim, pra mim está claro que no BR, mesmo nas CC, nem todos sabem o que dizem, o que torna as coisas mais difíceis ainda.
Ainda não fechei o assunto (estou aguardando outras 3 respostas do exterior, sendo uma da própria PSA), mas confesso que já fiquei desanimado...
Ainda assim, obrigado pela ajuda !


Abs,

Cássio
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyTer 7 maio 2013 - 9:25

Guri,

Nem os caras da própria citro manjam direito de BSI.
É uma parada bizarra.

Tudo que aprendi foi por contra própria, com um scanner que eu mesmo comprei.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario




Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI EmptyTer 7 maio 2013 - 17:43

Pois é André,

Já percebi que o assunto é caixa preta...
Apelei para o exterior, mas as respostas custam a vir...
Pensei em comprar um scanner, mas acho que teria baixa aplicação (provavelmente por falta de conhecimento), o que não compensaria o investimento.

Alguma previsão em vir para SP ?


Abs !
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Atualização de BSI Empty
MensagemAssunto: Re: Atualização de BSI   Atualização de BSI Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Atualização de BSI
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pneus: Atualização.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: