Sempre fui adepto da manutenção preventiva em todos os carros que tive ao longo dos ultimos 4 anos, porem meu VTS parece não ligar muito pra isso, comprei meu n6 há 8 meses e logo que peguei troquei correias e rolamentos (todos), deixei com meu mecanico para fazer um check up e ele se mostrou em perfeitas condições.
Um mes depois a primeira paulada, o cambio começou a fazer um barulho estranho, como se tivesse com o rolamento da embreagem arrebentado, mandei ele trocar a embreagem toda massssss... o problema era bem pior, os parafusos que mantem o cambio fechado estavam todos espanados rsrs, tive que descer o cambio e refazer as furações.
No mes seguinte alternador, no 3º mes bomba de oleo da direção, no 4º flauta e assim por diante até 2 meses atras quando me enfezei e mandei trocar TUDO, quer dizer, quase tudo rs...
Pedi ao mecanico para trocar todas as peças que apresentassem qualquer desgaste, não tive mais problemas com o carro desde então, troquei até a sonda lambda e o sensor map e pra minha surpresa o carro melhorou muito! Ficou mais valente e diminuiu o consumo de 5/7 km/l para uma media de 8/10 km/l !!! É um carro muito enigmatico e exigente em questão de peças, não confio colocar nada paralelo nele, mas vale cada centavo simplismente por ser um VTS.