Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON

Ir para baixo 
+2
gnw
spilner
6 participantes
AutorMensagem
spilner
Membro
Membro
spilner



Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptyQua 12 Nov 2014 - 16:02

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Pelo que andei lendo aqui nos tópicos de superaquecimento, o sistema funciona da seguinte forma:

- Motor vai aquecendo até a válvula termoestática abrir em 82ºC.

- Depois (se o ar condicionado estiver desligado) a ventoinha do lado do carona arma aos 97ºC, parando ao chegar aos 90ºC.

- Com o ar condicionado ligado, ao chegar aos 107°C, arma a ventoinha do lado do motorista, Certo?

Elas não estão armando nessas temperaturas, só BEM acima.


Qual desses fusíveis são do sistema de arrefecimento?
Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON IMG_20141111_173007373


Os BITRON's, são esses, certo?
Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON IMG_20141111_171509535


Qual desses é do sistema de arrefecimento?

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON IMG_20141111_172910404

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON IMG_20141111_172918183_HDR


Esses que são os sensores de temperatura?
Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON IMG_20141111_174113772_HDR

Li em alguns lugares que são três sensores, um azul, um marrom e um verde. Sabem onde fica o terceiro?

Mais uma vez obrigado à todos pela ajuda, um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptyQua 12 Nov 2014 - 20:28

as duas ventoinhas armam juntas. SEMPRE!

tem duas velocidades...

os 3 sensores ficam um em baixo do outro...

marrom das ventoinhas, azul do painel e verde da injeção
Ir para o topo Ir para baixo
vitor_mupe
Usuario
Usuario




Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptyQua 12 Nov 2014 - 20:52

desliga o marrom e ve se as ventoinhas armam na mesma hora, caso negativo, pode ser os relés ou a própria ventoinha
Ir para o topo Ir para baixo
spilner
Membro
Membro
spilner



Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptyQua 12 Nov 2014 - 21:04

gnw escreveu:
as duas ventoinhas armam juntas. SEMPRE!

tem duas velocidades...

os 3 sensores ficam um em baixo do outro...

marrom das ventoinhas, azul do painel e verde da injeção

Dos sensores, eu só consegui encontrar essas das fotos que ficam atrás da válvula termoestática.

Meu motor é o XU7JP (LFZ)
Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON 2Q==

GNW, depois dá uma olhada no tópico "ZF 4HP14". Tive uma surpresa desagradável com a troca da caixa.
Ir para o topo Ir para baixo
spilner
Membro
Membro
spilner



Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptyQua 12 Nov 2014 - 21:05

vitor_mupe escreveu:
desliga o marrom e ve se as ventoinhas armam na mesma hora, caso negativo, pode ser os relés ou a própria ventoinha

Beleza, vou fazer este teste e dou um retorno...
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptyQui 13 Nov 2014 - 20:09

neste motor, o terceiro fica mais pra baixo.. bem escondido mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
cesar.silva
Membro
Membro




Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptyQui 18 Jun 2015 - 8:13

Dando uma de coveiro, mas algum retorno ai amigo sobre o seu problema?
Ir para o topo Ir para baixo
spilner
Membro
Membro
spilner



Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptyDom 27 Dez 2015 - 11:23

cesar.silva escreveu:
Dando uma de coveiro, mas algum retorno ai amigo sobre o seu problema?

Desculpa César, tudo bem?

Esqueci de dar retorno neste tópico.

Troquei o sensor marrom que estava informando a temperatura errada e os soquetes/relés que ficam
entre as ventoinhas na frente e a temperatura e o acionamento das ventoinhas melhoraram muito (90º ~ 115º).

Segue o código dos sensores:

133809 - Azul - R$ 34,00
133855 - Marrom - R$ 46,00
1920K9 - Outro - R$ 42,00

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Temp_Sensors

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Fan_relay_socket

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Fan_relays
Ir para o topo Ir para baixo
rezende.web
Membro
Membro




Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptySáb 31 Dez 2016 - 16:37

Galera, meu xsara é um VTS ano 98 e está com problema na ventoinha. Está ligando direto ao virar a chave do carro.

Eu e meu primo fizemos um teste desplugando o módulo da injeção, os 2 reles bitron que tem na caixa de fusível e mesmo assim as ventoinhas não desligam. Olhamos os fusíveis das ventoinhas e aparentemente estão certo.

Sensor de temperatura fiz um teste com multímetro e também estão respondendo. Algo em torno de 2300w

A única coisa que nao conseguimos ver é o módulo bitron da ventoinha porque não achamos. Procuramos atras da bateria e não estava, só estava o rele da injeção. Aparentemente embaixo do farol também não está, da pra ver sem tirar o farol só tirando a proteção da ventoinha?

Vi também aqui no forum que um pessoal disse que pode estar atras do protetor de barro.

Alguém tem ideia do que pode ser e onde está a porcaria do modulo bitron?

Abraços e obrigados pela ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
spilner
Membro
Membro
spilner



Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptySáb 31 Dez 2016 - 19:55

rezende.web escreveu:
Galera, meu xsara é um VTS ano 98 e está com problema na ventoinha. Está ligando direto ao virar a chave do carro.

Eu e meu primo fizemos um teste desplugando o módulo da injeção, os 2 reles bitron que tem na caixa de fusível e mesmo assim as ventoinhas não desligam. Olhamos os fusíveis das ventoinhas e aparentemente estão certo.

Sensor de temperatura fiz um teste com multímetro e também estão respondendo. Algo em torno de 2300w

A única coisa que nao conseguimos ver é o módulo bitron da ventoinha porque não achamos. Procuramos atras da bateria e não estava, só estava o rele da injeção. Aparentemente embaixo do farol também não está, da pra ver sem tirar o farol só tirando a proteção da ventoinha?

Vi também aqui no forum que um pessoal disse que pode estar atras do protetor de barro.

Alguém tem ideia do que pode ser e onde está a porcaria do modulo bitron?

Abraços e obrigados pela ajuda.

Boa noite Rezende e feliz ano novo!

Dá uma olhada nessa foto e vê se te ajuda. Pelo seu relato, os contatos do BITRON de temperatura podem estar oxidados.

Se precisar de algum, fala comigo. Devo ter por aqui. Um abraço!

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Bitron_3

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Bitron_1
Ir para o topo Ir para baixo
rezende.web
Membro
Membro




Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptyDom 1 Jan 2017 - 13:06

Obrigado Spilner!

Vou ver se consigo tirar o farol do carro, vc sabe se precisa desmontar o parachoque?

Abraços.

spilner escreveu:
rezende.web escreveu:
Galera, meu xsara é um VTS ano 98 e está com problema na ventoinha. Está ligando direto ao virar a chave do carro.

Eu e meu primo fizemos um teste desplugando o módulo da injeção, os 2 reles bitron que tem na caixa de fusível e mesmo assim as ventoinhas não desligam. Olhamos os fusíveis das ventoinhas e aparentemente estão certo.

Sensor de temperatura fiz um teste com multímetro e também estão respondendo. Algo em torno de 2300w

A única coisa que nao conseguimos ver é o módulo bitron da ventoinha porque não achamos. Procuramos atras da bateria e não estava, só estava o rele da injeção. Aparentemente embaixo do farol também não está, da pra ver sem tirar o farol só tirando a proteção da ventoinha?

Vi também aqui no forum que um pessoal disse que pode estar atras do protetor de barro.

Alguém tem ideia do que pode ser e onde está a porcaria do modulo bitron?

Abraços e obrigados pela ajuda.

Boa noite Rezende e feliz ano novo!

Dá uma olhada nessa foto e vê se te ajuda. Pelo seu relato, os contatos do BITRON de temperatura podem estar oxidados.

Se precisar de algum, fala comigo. Devo ter por aqui. Um abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
rezende.web
Membro
Membro




Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptyDom 1 Jan 2017 - 17:12

Bom galera,

Continuando a saga em busca do problema do meu VTS.

Consegui achar o bitron e estava atrás da caixa de roda, dei sorte de olhar embaixo do carro pra ver se achava hehe.

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Aww4mw

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON F5d6yc

Fiz alguns testes com os sensores de temperatura veja os teste:

Sensor de temperatura
Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON 2mq6m8o

Sensor do painel
Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Vx0znp

E o outro sensor
Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON 2z9mjrr

Ao ligar o carro sem o bitron as ventoinhas não são ligadas, deixei o carro chegar perto de 90 graus e desliguei e liguei o bitron e nada.

Desliguei o pressostado e nada.

O que devo mais olhar? Tem como testar o bitron para ver se está funcionando corretamente?
Ir para o topo Ir para baixo
spilner
Membro
Membro
spilner



Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptySeg 2 Jan 2017 - 5:14

rezende.web escreveu:
Bom galera,

Continuando a saga em busca do problema do meu VTS.

Consegui achar o bitron e estava atrás da caixa de roda, dei sorte de olhar embaixo do carro pra ver se achava hehe.

...

Fiz alguns testes com os sensores de temperatura veja os teste:

...


E o outro sensor

...

Ao ligar o carro sem o bitron as ventoinhas não são ligadas, deixei o carro chegar perto de 90 graus e desliguei e liguei o bitron e nada.

Desliguei o pressostado e nada.

O que devo mais olhar? Tem como testar o bitron para ver se está funcionando corretamente?

Bom dia Resende, tudo bem?

Como eu te disse, seu BITRON está oxidado! Rs....

Seu BITRON é um cinza, então provavelmente ele arma o primeiro estágio dos ventiladores aos 96 graus e o segundo aos 118.

Escove os contatos e o conector com uma pasta de bicarbonato de sódio com água e depois limpe com álcool isopropílico.

Eu sei que a posição é ingrata, mas se você limpar o conector direitinho é provável que ele volte a funcionar sem problemas.

Se tudo der certo, seus ventiladores vão voltar a armar nessas temperaturas que eu disse acima.

Depois se quiser isolar o módulo pra evitar que o problema se repita, pode usar aqueles saquinhos tipo zip lock.

Qualquer coisa, só falar. Um abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
rezende.web
Membro
Membro




Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptySeg 2 Jan 2017 - 19:43

Infelizmente após a limpeza não mudou o status do meu carro.

Veja fotos do sensor e do conector:

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON 2q36nfd

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON 2s6kfg4

Será que alguém saberia o porque o scanner lexia não lê meu carro.
Ir para o topo Ir para baixo
rezende.web
Membro
Membro




Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptySáb 7 Jan 2017 - 18:05

Hoje eu e o Munhoz testamos com uma bitron que estava funcionando e nada da ventoinha parar de funcionar.
Arrumamos o problema do ventilador do carro que tinha parado de funcionar, apenas um mal contato no ventilador.
Suspeitamo que poderia ser o ar condicionado. Alguém sabe se tem como desabilitar o ar condicionado para fazer esse teste?
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
spilner
Membro
Membro
spilner



Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptySeg 6 Mar 2017 - 3:43

rezende.web escreveu:
Hoje eu e o Munhoz testamos com uma bitron que estava funcionando e nada da ventoinha parar de funcionar.
Arrumamos o problema do ventilador do carro que tinha parado de funcionar, apenas um mal contato no ventilador.
Suspeitamo que poderia ser o ar condicionado. Alguém sabe se tem como desabilitar o ar condicionado para fazer esse teste?
Abraços.

Bom dia Rezende, tudo bem?

Bem, pelo menos já eliminou a dúvida do funcionamento do BITRON.

Então, vou fazer uns testes aqui no meu e verificar se desligando o pressostato do ar condicionado (imagens abaixo) os ventiladores ligam direto.

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Pressostato-ar-c-xsara206306405partnerberlingo-280443-776401-mlb20329998260_062015-f

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Pressostato

A propósito, dá uma olhada no diagrama dos ventiladores e vê se ajuda em alguma coisa por enquanto:

http://www.peugeotlogic.com/workshop/wshtml/electric/ac306/coolfan2/fanop1.htm

Um abraço e até mais tarde!
Ir para o topo Ir para baixo
rezende.web
Membro
Membro




Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptySeg 6 Mar 2017 - 6:46

Bom dia, Spilner!

Consegui resolver o problema, era o fio do sensor de temperatura que estava quebrado. Eu e o meu primo testamos na bitron com um multímetro se estava chegando sinal dos dois fios que saem do sensor e um deles não deu sinal de vida. Bingo problema solucionado, estava quebrado bem no começo ainda bem.

Obrigado pela ajuda.

spilner escreveu:
rezende.web escreveu:
Hoje eu e o Munhoz testamos com uma bitron que estava funcionando e nada da ventoinha parar de funcionar.
Arrumamos o problema do ventilador do carro que tinha parado de funcionar, apenas um mal contato no ventilador.
Suspeitamo que poderia ser o ar condicionado. Alguém sabe se tem como desabilitar o ar condicionado para fazer esse teste?
Abraços.

Bom dia Rezende, tudo bem?

Bem, pelo menos já eliminou a dúvida do funcionamento do BITRON.

Então, vou fazer uns testes aqui no meu e verificar se desligando o pressostato do ar condicionado (imagens abaixo) os ventiladores ligam direto.

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Pressostato-ar-c-xsara206306405partnerberlingo-280443-776401-mlb20329998260_062015-f

Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Pressostato

A propósito, dá uma olhada no diagrama dos ventiladores e vê se ajuda em alguma coisa por enquanto:

http://www.peugeotlogic.com/workshop/wshtml/electric/ac306/coolfan2/fanop1.htm

Um abraço e até mais tarde!
Ir para o topo Ir para baixo
spilner
Membro
Membro
spilner



Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptySeg 6 Mar 2017 - 7:15

rezende.web escreveu:
Bom dia, Spilner!

Consegui resolver o problema, era o fio do sensor de temperatura que estava quebrado. Eu e o meu primo testamos na bitron com um multímetro se estava chegando sinal dos dois fios que saem do sensor e um deles não deu sinal de vida. Bingo problema solucionado, estava quebrado bem no começo ainda bem.

Obrigado pela ajuda.


Ah que bom! O fio arrebentado era uma das minhas suspeitas, rs...

Um grande abraço, fique com Deus!
Ir para o topo Ir para baixo
gringolk
Membro
Membro




Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON EmptySeg 25 Fev 2019 - 15:48

Sera que ainda vive este topico ?

Eu tenho uma xsara break e a mesma trabalha so com uma ventoinha, a da direita nao liga.

Aparentemente os reles e fusiveis estao ok.

A unica coisa q reparei é que a que nao liga esta mais "dura" ao girar com a mao.

Alguma luz?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON   Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida no sistema de arrefecimento - BITRON
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida Bitron PPE GF10
» Liquido de Arrefecimento específico
» rele bitron
» ARREFECIMENTO
» Desempenho x Arrefecimento

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: