Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

solução simples para o ar condicionado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Assis jr.
Membro
Membro

MensagemAssunto: solução simples para o ar condicionado   Dom 22 Jun 2014 - 0:58

Meu carro apresentou um problema no ar em que não ligava mais. Primeiro foi o ventilador, depois o compressor e por ultimo a ventuinha. Fui atrás de pessoa e concessionárias para arrumar mas,  aqui na região carro importado e com mais de 10 anos fica um pouco difícil e caro. Resolvir meter a mão eu mesmo. O que fiz:
1- desmontei o painel e coloquei um potenciômetro de 30 ons atrás com um pequeno eixo ligando ao botão, resolvendo assim o problema de  velocidades do ventimador.
2- troquei o botão interno de liga/desliga do compressor do ar que era um que só mandava um sinal por um que fica realmente ligado ou desligado. Fiz um pequeno janpe na lâmpada.
3- coloquei um acionamento direto para o compressor e ventoinha através de um reler, eliminando a função de desligar quando acelera o carro pra ultrapassagem (meu opala não tem isso e anda muito bem), colocando a ventoinha em uma velocidade media constante. No caso do meu, tem 3 velocidades e coloque na 2, já o de meu velho, só tem  2 coloquei uma válvula de pressão universal para almenta para a 2 quando a pressão aumentasse. No meu não precisou.
Conclusão: tá gelando que doi. Tenho que desligar as vezes por que embaça o vidro por fora, isso no mínimo e com sol quente. Minha namorada pira... Só anda com agasalho. O pessoal aqui acha que ela é doida, um calor da Bahia e ela com roupa de frio no carro. Brigou comigo por que ficou resfriada por ter saído do frio para o quente. Mulher reclama de tudo...
Não desligo nunca, meu velho pira. So abro o vidro pra pagar o pedágio e com cara feia. O carro do fica limpinho por dentro.
Tenho algumas fotos do processo. Quem quiser é só pedir. Não postei por que não conseguir.
Um abraço a todos e espero ter ajudado.
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: solução simples para o ar condicionado   Dom 22 Jun 2014 - 1:40

a função do compressor desligar quando se sobe a rpm não é só para te devolver os CVs que o compressor te rouba...

o compressor não pode girar tanto quanto o motor....

um compressor de ar condicionado não é feito para suportar 5 6 7 8 mil rpm

meu carro é um que tá girando 8100 rpm.. se fizer isso com o compressor armado, corre o risco de desgastar ele muito prematuramente

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

Membro

MensagemAssunto: Re: solução simples para o ar condicionado   Dom 22 Jun 2014 - 1:56

Não é bem o que observei aqui nos carro a respeito dos compressores desligarem. Os carros antigos e alguns mais simples não tem esse sistema. Ligue o carro e  coloque a esse giro com o ar ligado e observe. Ele vai ligar novamente. Esse sistema percebe a necessidade no potenciômetro que tem no acelerador ou melho, sensor de borboleta, que informa a brusca aceleração e manda a mensagem para o modulo onde, ele desliga o compreçor e religa novamente quando o motor estiver com pmena potencia.
Um motivo básico que também me levou a fazer isso, foi que pelo fato de ligar e desligar toda hora, já perdi 2 polias compensadoras, pois, ela não aguenta esse tranco toda hora, já que eu tenho um pé quente e do ando com o ar ligado.
Também, se for pensar, quem é que anda acima dos 6000 giros? São poucos.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: solução simples para o ar condicionado   

solução simples para o ar condicionado
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» problema bateria solução simples!!
» Solução simples para barulhos irritantes
» Troca de gás do ar condicionado
» Soluções e ideias simples, para bricolagens ( video demostrativo )
» Apoio simples para os pes

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: