Meu carro apresentou um problema no ar em que não ligava mais. Primeiro foi o ventilador, depois o compressor e por ultimo a ventuinha. Fui atrás de pessoa e concessionárias para arrumar mas, aqui na região carro importado e com mais de 10 anos fica um pouco difícil e caro. Resolvir meter a mão eu mesmo. O que fiz:
1- desmontei o painel e coloquei um potenciômetro de 30 ons atrás com um pequeno eixo ligando ao botão, resolvendo assim o problema de velocidades do ventimador.
2- troquei o botão interno de liga/desliga do compressor do ar que era um que só mandava um sinal por um que fica realmente ligado ou desligado. Fiz um pequeno janpe na lâmpada.
3- coloquei um acionamento direto para o compressor e ventoinha através de um reler, eliminando a função de desligar quando acelera o carro pra ultrapassagem (meu opala não tem isso e anda muito bem), colocando a ventoinha em uma velocidade media constante. No caso do meu, tem 3 velocidades e coloque na 2, já o de meu velho, só tem 2 coloquei uma válvula de pressão universal para almenta para a 2 quando a pressão aumentasse. No meu não precisou.
Conclusão: tá gelando que doi. Tenho que desligar as vezes por que embaça o vidro por fora, isso no mínimo e com sol quente. Minha namorada pira... Só anda com agasalho. O pessoal aqui acha que ela é doida, um calor da Bahia e ela com roupa de frio no carro. Brigou comigo por que ficou resfriada por ter saído do frio para o quente. Mulher reclama de tudo...
Não desligo nunca, meu velho pira. So abro o vidro pra pagar o pedágio e com cara feia. O carro do fica limpinho por dentro.
Tenho algumas fotos do processo. Quem quiser é só pedir. Não postei por que não conseguir.
Um abraço a todos e espero ter ajudado.