Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 solução simples para o ar condicionado

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Assis jr.
Membro
Membro




solução simples para o ar condicionado Empty
MensagemAssunto: solução simples para o ar condicionado   solução simples para o ar condicionado EmptyDom 22 Jun 2014 - 0:58

Meu carro apresentou um problema no ar em que não ligava mais. Primeiro foi o ventilador, depois o compressor e por ultimo a ventuinha. Fui atrás de pessoa e concessionárias para arrumar mas,  aqui na região carro importado e com mais de 10 anos fica um pouco difícil e caro. Resolvir meter a mão eu mesmo. O que fiz:
1- desmontei o painel e coloquei um potenciômetro de 30 ons atrás com um pequeno eixo ligando ao botão, resolvendo assim o problema de  velocidades do ventimador.
2- troquei o botão interno de liga/desliga do compressor do ar que era um que só mandava um sinal por um que fica realmente ligado ou desligado. Fiz um pequeno janpe na lâmpada.
3- coloquei um acionamento direto para o compressor e ventoinha através de um reler, eliminando a função de desligar quando acelera o carro pra ultrapassagem (meu opala não tem isso e anda muito bem), colocando a ventoinha em uma velocidade media constante. No caso do meu, tem 3 velocidades e coloque na 2, já o de meu velho, só tem  2 coloquei uma válvula de pressão universal para almenta para a 2 quando a pressão aumentasse. No meu não precisou.
Conclusão: tá gelando que doi. Tenho que desligar as vezes por que embaça o vidro por fora, isso no mínimo e com sol quente. Minha namorada pira... Só anda com agasalho. O pessoal aqui acha que ela é doida, um calor da Bahia e ela com roupa de frio no carro. Brigou comigo por que ficou resfriada por ter saído do frio para o quente. Mulher reclama de tudo...
Não desligo nunca, meu velho pira. So abro o vidro pra pagar o pedágio e com cara feia. O carro do fica limpinho por dentro.
Tenho algumas fotos do processo. Quem quiser é só pedir. Não postei por que não conseguir.
Um abraço a todos e espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



solução simples para o ar condicionado Empty
MensagemAssunto: Re: solução simples para o ar condicionado   solução simples para o ar condicionado EmptyDom 22 Jun 2014 - 1:40

a função do compressor desligar quando se sobe a rpm não é só para te devolver os CVs que o compressor te rouba...

o compressor não pode girar tanto quanto o motor....

um compressor de ar condicionado não é feito para suportar 5 6 7 8 mil rpm

meu carro é um que tá girando 8100 rpm.. se fizer isso com o compressor armado, corre o risco de desgastar ele muito prematuramente
Ir para o topo Ir para baixo
Assis jr.
Membro
Membro




solução simples para o ar condicionado Empty
MensagemAssunto: Re: solução simples para o ar condicionado   solução simples para o ar condicionado EmptyDom 22 Jun 2014 - 1:56

Não é bem o que observei aqui nos carro a respeito dos compressores desligarem. Os carros antigos e alguns mais simples não tem esse sistema. Ligue o carro e  coloque a esse giro com o ar ligado e observe. Ele vai ligar novamente. Esse sistema percebe a necessidade no potenciômetro que tem no acelerador ou melho, sensor de borboleta, que informa a brusca aceleração e manda a mensagem para o modulo onde, ele desliga o compreçor e religa novamente quando o motor estiver com pmena potencia.
Um motivo básico que também me levou a fazer isso, foi que pelo fato de ligar e desligar toda hora, já perdi 2 polias compensadoras, pois, ela não aguenta esse tranco toda hora, já que eu tenho um pé quente e do ando com o ar ligado.
Também, se for pensar, quem é que anda acima dos 6000 giros? São poucos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





solução simples para o ar condicionado Empty
MensagemAssunto: Re: solução simples para o ar condicionado   solução simples para o ar condicionado Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
solução simples para o ar condicionado
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: