Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Sensor de detonação. (aperto???)

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
AndreAnlucavglx
Membro
Membro
AndreAnlucavglx



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptyQua 30 Jul 2014 - 19:52

Olá galera, preciso apertar o sensor de detonação do meu carro que foi substituído devida à quebra do anterior, porém, não sei qual é o torque recomendado para esse sensor.

Alguém pode me ajudar?
Ir para o topo Ir para baixo
AndreAnlucavglx
Membro
Membro
AndreAnlucavglx



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptyQui 31 Jul 2014 - 5:48

A troca é a convencional mesmo? Só tirar um e por o outro?
Ir para o topo Ir para baixo
aerolipe
Usuario
Usuario
aerolipe



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptyQui 31 Jul 2014 - 23:26

Mesma duvida!
Ir para o topo Ir para baixo
AndreAnlucavglx
Membro
Membro
AndreAnlucavglx



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptySex 1 Ago 2014 - 9:13

Torque de aperto do sensor de detonação é de 2,0 a 2,5 (Kgf.M).

Pesquisei aqui na WEB e achei, logo mais, com disponibilidade de tempo vou digitar aqui, pois não posso postar links, o que achei fala tudo sobre sensor de detonação, é bem interessante.

Um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
aerolipe
Usuario
Usuario
aerolipe



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptySex 1 Ago 2014 - 12:09

Nossa... beeeem apertado hein?!
Ir para o topo Ir para baixo
AndreAnlucavglx
Membro
Membro
AndreAnlucavglx



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptySex 1 Ago 2014 - 13:16

Não sei, ainda não apertei o meu, mais segundo as especificações técnicas contidas lá no tópico, a calibragem é essa, e acredito que tenha que ser sim, pois se tratando se um sensor que lida com as vibrações dos motor, penso eu que ele tenha que estar bem apertado mesmo.

Um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptySex 1 Ago 2014 - 18:29

2kg é bem pouco aperto... mais que isso ele sente "de mais" e menos que isso, ele fica solto! e sente "DE MENOS"
Ir para o topo Ir para baixo
aerolipe
Usuario
Usuario
aerolipe



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptySex 1 Ago 2014 - 21:26

Nao tenho torquimetro... coloquei o meu com o dedo... depois dei aperto ate ficar firme... nao quis apertar demais... fiquei com medo sei la... parece que tem uma molinha dentro dele!
Ir para o topo Ir para baixo
AndreAnlucavglx
Membro
Membro
AndreAnlucavglx



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptySex 1 Ago 2014 - 23:22

Eu vou apertar o meu no meio termo, 2,2 Kgf.M, meio a meio, já que é entre 2,0 e 2,5, então vou de 2,2.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptySáb 2 Ago 2014 - 0:32

de 2 pra 2.5 a diferença é insignificante
Ir para o topo Ir para baixo
aerolipe
Usuario
Usuario
aerolipe



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptySáb 2 Ago 2014 - 0:40

GNW, meu carro as vezes fica sem forca, e sinto que ele meio que ratea... mas com pouca aceleracao nao da isso.. soh se fincar o pé... to achando que é regulador de pressão... procede?
quando nao esta bom, o carro nao desenvolve e coisa e tal?
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptySáb 2 Ago 2014 - 13:37

bomba... provavelmente
Ir para o topo Ir para baixo
aerolipe
Usuario
Usuario
aerolipe



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptySáb 2 Ago 2014 - 18:32

De vez enquando da huns pipoco tambem... hoje deu um BOOM hahaha tipo um tiro ai tentei denovo.. rateada e nao dava... mas deu... e de vez enquando da mesmo!
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptyDom 3 Ago 2014 - 22:59

vai na bomba.. antes que exploda tua adimissão
Ir para o topo Ir para baixo
aerolipe
Usuario
Usuario
aerolipe



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptySeg 4 Ago 2014 - 0:07

Vixi... vou trocar!!!
Ir para o topo Ir para baixo
felipeserial
Usuario
Usuario
felipeserial



Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) EmptyQui 14 maio 2015 - 12:27

EXPLICAÇÃO SENSOR DETONAÇÃO (achei util, e vou postar aqui pra não perder a explicação)

O sensor de detonação é um dispositivo piezo-elétrico ( você se lembra do Magiclick? aquele acendedor de fogão que parecia um revólver e voce apertava o gatilho e saia uma faisca na ponta ?? pois o sensor de detonação funciona pelo mesmo pricípio: a diferença é que não tem gatilho pois o sinal elétrico é gerado pela vibração na carcaça do motor onde o sensor é fixado !

Funciona assim: quando o motor é muito solicitado ( voce aperta o acelerador até o fim ) o software de gerenciamento do motor "entende" ( * ) que voce quer dar uma arrancada e assim, aumenta o tempo de abertura dos bicos ( chamado de "tempo de permanência de abertura") e ao mesmo tempo adianta o ponto de ignição ( significa antecipar o momento no qual ocorre a faísca nas velas: este tempo - chamado de "avanço de ignição" - é contínuamente variado e controlado pela ECU ( módulo de comando e controle do motor, também conhecido como "centralina")

(*) Na verdade ele não "entende" : ele recebe informações de diversos sensores e conforme a programação implantada atua nos dispositivos para possibilitar a ação desejada; ( ao pisar rapidamente a fundo no acelerador , duas informações foram passadas:
UMA: a velocidade/força com a qual voce pisou no aclerador.
DUAS:a posição do pedal no final da "pisada" , indicando que foi pisado até o fim !

UFA ! Ta muito complicado?? É...eu sei que é difícil entender tudo isso !! mas , continuando....

ENTÃO..... ao pisar até o fundo , o ponto de ignição é adiantado para que o motor suba de giro mais rápido e voce tenha aquela arrancada..... so que .....adiantando DEMAIS o ponto de ignição o motor BATE-PINO, principalmente motores com alta taxa de compressão ( motores Flex, por exemplo) quando usam somente gasolina !!

É aí então que entra o "sensor de detonação" !! Ele fica afixado no bloco do motor e quando o motor começa a bater pino isso resulta numa pequena vibração na carcaça do bloco e isso faz o sensor de detonação gerar um pequeno sinal eletrico que é enviado à Centralina , que ao receber este sinal atraza imediatamente o ponto de ignição para evitar a batida de pino ;

Aí v oce pergunta: ora se era para adiantar a centelha nas velas porque tem que atrazar depois??

Exatamente porque a gasolina que está sendpo usada é incompatível com a taxa de compressão do motor !! Para taxas de compressão muito altas ( acima de 12:1 ) devia-se usar sempre gasolina Premium ( com mais de 100 octanas !);

Ao abastecer um motor de alto rendimento com gasolina comum, o sensor de detonação trabalha o tempo todo reduzindo o avanço da ignição e assim o carro acaba andando menos e acelerando menos do que deveria !!

Mas o sensor de detonação existe em TODOS os carros com injeção eletrônica pois sem ele seia impossível de se fazer o ajuste preciso dos tempos de avanço da ignição !

E so para terminar fique sabendo que os motores mais elaborados não tem apenas 1 sensor ! Tem vários, sendo 1 para cada cilindro , de forma que a centralina ajusta o ponto de ignição separadamente para cada cilindro do motor !! ( é coisa da ordem de milessegundos !! )

Nos carros nacionais apenas o motor Zetec Rocam ( 1.0 e 1.6 ) da FORD tem 4 sensores de detonação !! E é por isso que nestes carros voce pode apertar o acelerador até o fundo e o carro não vai bater pino de jeito nenhum ....

Já os carros da GM ( motor VHC-E ) e Volkswagem ( motores AT-E) ....... bem.... é aquela barulheira que todos nós ja conhecemos muito bem...

(fonte: yahoo answer)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sensor de detonação. (aperto???) Empty
MensagemAssunto: Re: Sensor de detonação. (aperto???)   Sensor de detonação. (aperto???) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sensor de detonação. (aperto???)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sensor map
» sensor de detonação
» Ruidinhos de grilo no motor.. sensor de detonação?
» SENSOR DO TBI
» Problema estranho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: