| | Óleo pro Xsara | |
|
+5korink Victor-Xsara diogo donate Tato SP Toga_NG 9 participantes | Autor | Mensagem |
---|
Toga_NG Usuario
| Assunto: Óleo pro Xsara Sáb 3 Out 2009 - 8:03 | |
| Bueeenas!
Bom, desde já peço desculpas pelo tanto de tópico e dúvida que venho postando, mas é que quero entender tudo do carro mesmo..hehehehehe
Bom, vamo lá então. Quero trocar o óleo, apesar de novo (rodou 300 km desde a troca) não tenho a mais vaga idéia de que raio de óleo colocaram nesse carro pra venda, então quero trocar pra ficar tranquilo e ter certeza que vai ter um óleo de boa qualidade no motor. Sei que a PSA recomenda lubrificantes Total, mas que óleo EXATAMENTE comprar?
Abraçss | |
| | | Tato SP Admin
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Sáb 3 Out 2009 - 10:09 | |
| Se não me engano é o 15W50, semi sintético, no meu eu coloco esse da Elf, e nunca tive problemas.
Abraços | |
| | | diogo donate Usuario
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Dom 4 Out 2009 - 7:24 | |
| segundo o manual: Total Quartz 7000 15w50
desde a primeira vez que coloquei esse senti muita diferença, é mais caro, mas a troca é a cada 7000km | |
| | | Tato SP Admin
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Dom 4 Out 2009 - 23:18 | |
| Diogo onde faz a troca, e quanto sai o litro desse óleo da Total? | |
| | | diogo donate Usuario
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Seg 5 Out 2009 - 7:27 | |
| Fiz no Rei do Óleo aqui da Av. Jaguaré.. o litro sai por R$25,90... | |
| | | Victor-Xsara Usuario
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Sex 16 Out 2009 - 16:17 | |
| Eu uso o 5w40 e o litro aqui é R$ 38,00 paguei chorando... | |
| | | Tato SP Admin
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Seg 19 Out 2009 - 0:20 | |
| É uma facada hein Diogo!!!! KKKKKKKKK... E o seu então Victor prefiro nem comentar! KKKKKKKKKK.... Mas realmente sentiu diferença usando o óleo da Total irmão? Vale pagar a mais? E quanto gastou com a troca do óleo e dos filtros?????? | |
| | | diogo donate Usuario
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Seg 19 Out 2009 - 18:53 | |
| então tato, dessa vez foi só o óleo.. 100 dinheiros pro saco..
quando troquei os filtros gastei 170...
dessa vez troquei tb o filtro de pólen.. 35 coints... uma diferença do preto pro branco literalmente.. | |
| | | Victor-Xsara Usuario
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Ter 27 Out 2009 - 12:46 | |
| Galera, quantos litros de óleo entra no "curativo"? | |
| | | diogo donate Usuario
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Ter 27 Out 2009 - 20:33 | |
| sem troca de filtro 3 litros, com troca 4 litros..
minha última foi sem troca, mas gastei 3,1 litros.. ou seja to com 900ml sobrando no porta-malas... q azar.. | |
| | | korink Usuario
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Sex 12 Nov 2010 - 20:09 | |
| Eu não tenho o manual do meu carro, esse óleo Total 7000 15W 50 está no manual para o N6 2.0 16v? No manual que tenho diz para verificar as condições do clima no pais (manual pego na internet) não sei se é o ideal para o meu carro.
Atualmente to com o Helix 10w 40, se for isso mesmo, estou com o óleo errado! putz.. | |
| | | Convidado Convidado
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Sex 12 Nov 2010 - 23:06 | |
| Tah certo.. Pras temperaturas altas do Rio o ideal conforme manual é 10w-40 ou 15w-50 |
| | | korink Usuario
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Sáb 13 Nov 2010 - 5:33 | |
| Acho que seria melhor eu colocar um de viscosidade mais elevada, 15W 50 acho que seria o ideal, vou limpar meu motor e vou colocar esse 15W 50, li relatos da ELF Semi-sintetico.
| |
| | | macavall Membro
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Sáb 9 Abr 2011 - 13:01 | |
| - Rafinha escreveu:
- Tah certo.. Pras temperaturas altas do Rio o ideal conforme manual é 10w-40 ou 15w-50
Pessoal o óleo mais correto a ser usado é o 5w40, que atinge a 50°c , é o ideal e não é tão grosso quanto o 50 (o 50 forma um filme mais grosso entre as partes metálicas do motor provocando uma força de arraste maior entre as peças aumentando o desgaste) enquanto o 40 forma um filme mais fino que é o ideal , e para partida a frio ele é um 5w isto é flui muito melhor que um 15w que é mais grosso, sem falar que o 5w40 resiste a baixas temperaturas sem congelar. Se for 100% sintético é mais estável a altas temperaturas, mais resistente a oxidação, menos volátil, flui melhor a baixas temperaturas e partidas a frio evitando o desgaste do motor, e sabe porquê? Os 100% sintéticos são elaborados em laboratórios por reação de produtos químicos , como esteres e polialfaolefinas(PAO), por isso são muito melhores que os óleos derivados do petróleo que por melhor que seja o refino não vão ter a mesma performance e sempre vão conter impurezas como parafinas e outros.. Se os óleos 100% sintéticos fossem ruins os formulas 1 não usariam, um formula 1 com motores de alta potência e temteratura interna, não dariam nem 1 volta com os óleos minerais.... Outra coisa importante é o grau de aditivação de um óleo que é medido pela API (American Petroleum Institute) quanto maior for a letra após o S (ordem alfabética) , mais aditivado será o óleo e portanto maior proteção para o seu motor. EX: SF < SJ < SL < SM Outra coisa que li aqui no forum é que o óleo que sai sujo não é bom!!!, é exatamente o contrário quanto mais sujo sai o óleo na hora da troca melhor ele trabalhou no seu motor pois limpou as partes metálicas das lacas e borras provenientes da combustão e manteve a sujeira em suspensão não deixando acumular sobre as paredes de motor e principalmente sobre o filtro de óleo essa característica é graças ao aditivo detergente\dispersante que possui o lubrificante. Espero ter ajudado Abrs | |
| | | elimar Membro
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Seg 11 Abr 2011 - 19:40 | |
| Bom pessoal nessa questão do óleo, vou repassar o que me foi repassado por 3 autorizadas aqui do rio:
novo óleo recomendado pela citroen: shell helix hx 7 10w40 semi sintético, com trocas de 8000 em 8000 kms.
outra coisa o mais recomendado sempre é baixar a viscosidade e nunca aumenta-lá por conta de risco de danos aos retentores. a um equívoco em achar que óleos mais grossos lubrificam mais, no tocante viscosidade, é a fluidez do óleo em certa temperatura, mas isso não significa que eles lubrificam menos em altas temps......espero ter ajudado! | |
| | | macavall Membro
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Seg 11 Abr 2011 - 22:08 | |
| - elimar escreveu:
- Bom pessoal nessa questão do óleo, vou repassar o que me foi repassado por 3 autorizadas aqui do rio:
novo óleo recomendado pela citroen: shell helix hx 7 10w40 semi sintético, com trocas de 8000 em 8000 kms.
outra coisa o mais recomendado sempre é baixar a viscosidade e nunca aumenta-lá por conta de risco de danos aos retentores. a um equívoco em achar que óleos mais grossos lubrificam mais, no tocante viscosidade, é a fluidez do óleo em certa temperatura, mas isso não significa que eles lubrificam menos em altas temps......espero ter ajudado! Caro Elimar Desconheço que a Shell tenha conseguido fechar contrato de exclusividade com a Citroen, pois a TOTAL é parceira há mais de 40 anos, e até onde sei é ainda o óleo recomendado pra os citroen de fábrica, o que pode ter acontecido é que a Shell deve ter fechado acordos pontuais com os concessionários geralmente são contratos de fornecimento e comodato em que a Shell cede dinheiro e equipamentos e em troca a concessionária compra os lubrificantes Shell e passa a recomendá-los por força de contrato. Mais de qualquer maneira depois da garantia qualquer grande fabricante de lubrificantes que atenda as especificaçãoes do fabricante podem ser usados nos citroen, no caso específico do 10w40 tem Castrol, Petronas, Mobil, etc.. O 5w40 continua sendo um pouco melhor porque na partida a frio ele tem uma fluidez melhor por ser mais fino (5w) contra o (10w) do 10w40. Abrs | |
| | | elimar Membro
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Seg 11 Abr 2011 - 22:23 | |
| Macavall, o que acontece é o seguinte, as concecionárias do Brasil inteiro estão oferecendo o Shell pois a importação direta do Total elevou o preço nas concessionárias onde os últimos preços estavam em torno de 38 reais o litro do total quartz 7000 15w 50, a Total continua sendo parceira da citroen no mundo inteiro, como nas revendas independentes ainda se acha o óleo a um preço bom...sem problemas, mas nas autorizadas vc não acha mais o total.....um grande abraço! | |
| | | rjrafael Usuario
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Ter 12 Abr 2011 - 7:15 | |
| Uso o Lubrax SJ, ele é 20/50, não tenho problemas Será q é bom trocar pelo 10/40 ou 5/40?
Esse meu ja passou dos 5000, mas to sem tempo!! | |
| | | Antonioraf Usuario
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Ter 12 Abr 2011 - 10:11 | |
| Pela minha experiência: Oleo para motores multiválvulas, quanto menor a viscosidade à frio melhor. O ideal para os Xsara N6 e N7 16v é o 5W40 ou 10W40. No meu Mondeo, uso 5W30 desde que comprei (à 03 anos). O motor tem quase 150.000 kms e não baixa nada entre as trocas. Motor zerado. Consumo excepcional. Para os Zetec o 5W30 é exclusivo. Já tive Alfa 164 e usava o 0w40 (caríssimo). 20W50 eu uso no meu Escortinho Ghia CHT 85 1.6 e em motores AP (bloco e cabeçote de ferro fundido). Os Xsara tem bloco e cabecoteem alumínio. Não usar 20w50 nos Xsara salvo se o motor estiver queimando muito óleo (fim de vida). Sabemos que o maior desgaste para um motor é a partida a frio e por isso o oleo tem que ser o mais fluído possível a frio. Analogia: Sugue de canudinho um copo de refrigerante e depois tente sugar um copo de iogurte. Óleo grosso força a bomba de óleo e não tem vazão entre as áreas estreitas no cabeçote. Lembram do lançamento dos Marea Fivetech no Brasil, ocasião em que a Fiat recomendava em seus manuais o 20W50 com trocas à cada 20k Depois de inúmeros carros com motor fundindo com menos de 20k a Fiat percebeu a lambança e passou a recomendar o 10W40 com trocas à cada 10k. Mas ai já era tarde. Com as concessionárias seguindo fielmente o antigo manual, a maioria dos motores estava condenada. E aí o Marea e seu motor 5 cilinros 20v (fivetech) ficou injustamente conhecido como um motor problemático. Culpa do carro/motor? Não! Culpa da manutenção inadequada... Portanto: Para quem usa 20w50 e afins, troque imediatamente para um 5W40 ou um 10W40. À partir da troca o motor começou a baixar óleo? Vá aumentando gradativamente a viscosidade (5w40 > 10W40 > 15W40 > 15W50 e finalmente 20W50 ou mais) até sentir que o motor se adequou ao óleo e ainda de lambuja, saberá o real estado do motor e suas folgas internas. Triste foi ver aqui um motor de um Passat VR6 1996 aberto. O carro vinha usando à dois anos Havoline 20W50. Bronzinas de mancal e biela totalmente azuladas com virabrequim e paredes de cilindro totalmente arranhados. Sem contar a bomba de oleo cansada. Prejuízo : R$ 7.000,00 | |
| | | rjrafael Usuario
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Ter 12 Abr 2011 - 10:15 | |
| tem q limpar o sistema ou só trocar oleo e filtro mesmo? | |
| | | Antonioraf Usuario
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Ter 12 Abr 2011 - 10:30 | |
| - rjrafael escreveu:
- tem q limpar o sistema ou só trocar oleo e filtro mesmo?
Rafael, se seu motor não tiver borra, somente a troca de oleo e o filtro. O óleo para os Xsara não precisam ser semi ou sintético desde que faça a troca em períodos de 5k ou 6 mêses. Se puder colocar sintético melhor, pois tem a possibilidade de fazer a troca em períodos mais espaçados, uma vez que o óleo sintético é mais resistente à oxidação. O importante é dar atenção à viscosidade e o grau, (SH, SJ, SL, SM). Quanto maior a segunda letra, melhor. Na minha Break, logo que comprei, coloquei o TOTAL 10W40 SL. Se nao baixar até a troca, vou de Castrol 5W40 SM. | |
| | | macavall Membro
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Ter 12 Abr 2011 - 19:37 | |
| - elimar escreveu:
- Macavall, o que acontece é o seguinte, as concecionárias do Brasil inteiro estão oferecendo o Shell pois a importação direta do Total elevou o preço nas concessionárias onde os últimos preços estavam em torno de 38 reais o litro do total quartz 7000 15w 50, a Total continua sendo parceira da citroen no mundo inteiro, como nas revendas independentes ainda se acha o óleo a um preço bom...sem problemas, mas nas autorizadas vc não acha mais o total.....um grande abraço!
Elimar Concordo com você, mais o problema também é que os concessionários em geral não é só os citroen não " SÃO TODOS AS MARCAS" , metem a mão nas peças e com os lubrificantes não é diferente. Mais se você procurar você encontra em trocas de óleo o Total a preços bem mais baixos ou de outras marcas (com a mesma especificação) bem mais em conta. Abrs | |
| | | macavall Membro
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Ter 12 Abr 2011 - 19:41 | |
| - rjrafael escreveu:
- Uso o Lubrax SJ, ele é 20/50, não tenho problemas
Será q é bom trocar pelo 10/40 ou 5/40?
Esse meu ja passou dos 5000, mas to sem tempo!! Se você quer contiuar com Lubrax você pode usar o Lubrax Tecno que é um 15w40´e é semi-sintético. Além de melhor fluidez malhor proteção para o seu carro por ser semi-sintético e por ser mais adtivado é um API SM, o único inconveniente é que é mais caro Abrs | |
| | | macavall Membro
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Ter 12 Abr 2011 - 19:49 | |
| - Antonioraf escreveu:
- Pela minha experiência:
Oleo para motores multiválvulas, quanto menor a viscosidade à frio melhor. O ideal para os Xsara N6 e N7 16v é o 5W40 ou 10W40. No meu Mondeo, uso 5W30 desde que comprei (à 03 anos). O motor tem quase 150.000 kms e não baixa nada entre as trocas. Motor zerado. Consumo excepcional. Para os Zetec o 5W30 é exclusivo. Já tive Alfa 164 e usava o 0w40 (caríssimo). 20W50 eu uso no meu Escortinho Ghia CHT 85 1.6 e em motores AP (bloco e cabeçote de ferro fundido).
Os Xsara tem bloco e cabecoteem alumínio. Não usar 20w50 nos Xsara salvo se o motor estiver queimando muito óleo (fim de vida).
Sabemos que o maior desgaste para um motor é a partida a frio e por isso o oleo tem que ser o mais fluído possível a frio. Analogia: Sugue de canudinho um copo de refrigerante e depois tente sugar um copo de iogurte. Óleo grosso força a bomba de óleo e não tem vazão entre as áreas estreitas no cabeçote. Lembram do lançamento dos Marea Fivetech no Brasil, ocasião em que a Fiat recomendava em seus manuais o 20W50 com trocas à cada 20k Depois de inúmeros carros com motor fundindo com menos de 20k a Fiat percebeu a lambança e passou a recomendar o 10W40 com trocas à cada 10k. Mas ai já era tarde. Com as concessionárias seguindo fielmente o antigo manual, a maioria dos motores estava condenada. E aí o Marea e seu motor 5 cilinros 20v (fivetech) ficou injustamente conhecido como um motor problemático. Culpa do carro/motor? Não! Culpa da manutenção inadequada...
Portanto:
Para quem usa 20w50 e afins, troque imediatamente para um 5W40 ou um 10W40. À partir da troca o motor começou a baixar óleo? Vá aumentando gradativamente a viscosidade (5w40 > 10W40 > 15W40 > 15W50 e finalmente 20W50 ou mais) até sentir que o motor se adequou ao óleo e ainda de lambuja, saberá o real estado do motor e suas folgas internas.
Triste foi ver aqui um motor de um Passat VR6 1996 aberto. O carro vinha usando à dois anos Havoline 20W50. Bronzinas de mancal e biela totalmente azuladas com virabrequim e paredes de cilindro totalmente arranhados. Sem contar a bomba de oleo cansada. Prejuízo : R$ 7.000,00
É amigão , eu lembro dessa lambança da Fiat mais não foi só o marea não os Palio também, teve muito carro fundido o motor e deu uma enorme dor de cabeça para a Fiat, inclusive o nome do óleo na época era Selénia 20K, depois da lambança passaram para Selénia K recomendando 10.000 km Mais sinceramente quer seja sintético / semi-sintético ou mineral eu troco com 5k igual a você e troco o filtro junto também, porque se você for botar na ponta do lápis o lubrificante é o item mais barato de uma manutenção do carro , e não vale a pena você economizar logo no coração do seu carro. Abrs
Última edição por macavall em Ter 12 Abr 2011 - 20:02, editado 1 vez(es) | |
| | | macavall Membro
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara Ter 12 Abr 2011 - 19:59 | |
| - rjrafael escreveu:
- tem q limpar o sistema ou só trocar oleo e filtro mesmo?
Rafael O ideal é se você for trocar de um mineral para um sintético, é você fazer um "flushing"no motor, mais nada de usar aqueles produtos que adicionam ao óleo eles baixam a viscosidade e podem comprometer o seu motor (desgaste), por menor tempo que fiquem dentro dele. Mais vamos lá , o ideal (Isso dói no bolso) é você colocar o próprio óleo sintético para fazer a "lavagem ' do seu motor porque são lubrificantes que tem excelente detergência-dispersância, e portanto vão agir diretamente nas paredes do seu motor limpando as borras/lacas/vernizes/cinzas ou qualquer "sujeira" que por acaso vem a ter seu motor, depois você tem que retirar após uns 500 km a 1000km, porque com essa limpeza o filtro de óleo vai estar saturado podendo vir a comprometer a lubrificação do motor do seu carro. Após isso aí sim você vai fazer a troca definitiva do óleo e lógicamente trocando também o filtro do óleo. Espero ter ajudado Abrs | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Óleo pro Xsara | |
| |
| | | | Óleo pro Xsara | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |