Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 troca de óleo do cambio automatico

Ir para baixo 
+3
korink
faces
antonio augusto
7 participantes
AutorMensagem
antonio augusto
Membro
Membro




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptySeg 27 Dez 2010 - 12:02

Boa tarde a todos, alguem poderia me dizer aonde fica a vareta de medição do nivel de óleo do cambio automatico CVA AL4?? Comprei minha Xsara Break a pouco tempo e não o encontro, se é que tem.
Como se faz para efetuar a troca do óleo, já que na maioria das vezes o óleo novo é colocado pelo caninho da vareta, ou ela tem um dreno e um outro bocal para completar? Obrigado Augusto.
Ir para o topo Ir para baixo
faces
Membro
Membro




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptySeg 3 Jan 2011 - 20:50

Boa noite, Antonio.
Pelo que sei, não existe vara de medição para óleo do câmbio AL4.
O procedimento é desmontar a parte da manopla (e as indicações de marcha), aí sim, tem um local para colocar o óleo (colocar 0,5l) e, na parte de baixo do carro, abrir o dreno da caixa até pingar.
caso não pingue, refazer o procedimento até que aconteça.
Outra coisa, no AL4 não é trocado o óleo (que deve ser específico - em Porto Alegre, custa R$ 88,00 o litro).
Espero ter ajudado.
Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
antonio augusto
Membro
Membro




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyTer 4 Jan 2011 - 11:49

Boa tarde Faces.
Obrigado pela dica, ontem deixei o carro no mecanico, que faz as revisões do meu outro carro e pedi para ver qual a possibilidade de troca, vou passar a informação da manopla para ele. Já vi que o óleo, no caso de troca total é em torno de 2 litros - Dextron 3 - que realmente não é barato.
Excelente 2011, obrigado.
Augusto.
Ir para o topo Ir para baixo
korink
Usuario
Usuario
korink



troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyQua 5 Jan 2011 - 19:55

Amigo,

1 - Não existe óleo vitalicio, isso e historia para boi dormir, eu trocaria o óleo com 30 mil, até mesmo se o papa viesse e me dissese ao contrário, melhor pecar pelo excesso!!

2 - Não tenho certeza, mas por favor, verifique corretamente, esse DEXRON III é usada na caixa do meu carro (ZF 4HP14) não to muito certo de ser esse o correto para a sua caixa, cuidado!!!!!

Abraço!

korink
Ir para o topo Ir para baixo
alepg
Membro
Membro




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyQui 6 Jan 2011 - 8:55

acho q vai mais de 2 litros,
veja bem onde vc vai trocar o óleo,
o correto é retirar todo o óleo usando flush,
se só fazer o escoamento, fica uns 40% do óleo velho lá dentro ainda, aí não resolve muito a troca.

Fiz um orçamento ontem na Automatik, em torno de R$ 500,00 p/ trocar

http://automatik.com.br/
no site explica com é feita a troca.

é meu primeiro carro automático e a primeira vez q vou trocar o óleo, tô seguindo uma recomendação de de quem já tem carro autom. há um bom tempo.
Ir para o topo Ir para baixo
Tato SP
Admin
Admin
Tato SP



troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyQui 6 Jan 2011 - 8:57

Faz muito bem Alepg, nada como aprender com quem já conhece a causa.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyQui 6 Jan 2011 - 12:29

Boa tarde,

Fiz a troca do oleo de cambio (o meu tb é automatico), depois muito procurar achei um lugar em moema para realizar troca http://supertrocadeoleomoema.com.br/ foi uma pancada R$ 120,00 cada litro, foram 04 litros (achei que seriam 06), mais valeu a pena ficou bem mais suave o possante tá tinindo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyQui 6 Jan 2011 - 12:30

Outra coisa, não é o dextron 3 tem um oléo ATF específico que é o recomendado no manual.
Ir para o topo Ir para baixo
alepg
Membro
Membro




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyQui 6 Jan 2011 - 18:09

legal,
vc viu como foi feito a troca?
usaram a máquina de flush ou só escoamento?

se eles fizerem o flush e abrirem de sábado, vou lá essa semana
Ir para o topo Ir para baixo
calistro
Usuario
Usuario
calistro



troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptySex 7 Jan 2011 - 13:47

pow o meu eh automatico, mas o meu eh N6, entao nao sei nem o modelo da caixa nem que oleo vai, voces podem me ajudar? o meu ta dando tranquinhos na hora de trocar as marchas.
Ir para o topo Ir para baixo
antonio augusto
Membro
Membro




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyDom 9 Jan 2011 - 15:43

Boa tarde a todos, amanhã vou pegar o carro na revisão e depois coloco as informações para todos, dentro da lista de coisas que pedi para verificar/trocar, estava a troca do óleo do cambio. Obrigado pelas informações, Antonio Augusto.
Ir para o topo Ir para baixo
BicoFino
Membro
Membro




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyDom 9 Jan 2011 - 21:23

Boa Noite!

Em questões técnicas, às vezes nos deparamos com muitas informações desencontradas, mesmo porque a maioria dos prestadores de serviços não costuma divulgar os detalhes de cada carro.
Gostaria de partilhar aqui as informações que consegui diretamente na Citroen:

Transmissão Automatica ZF4HP14:

Capacidade total de óleo: Aprox. 7,8 Litros, porém apenas 2,4 litros podem ser trocados isso ocorre porque boa parte do óleo fica no conversor de torque e não há como esgotá-lo.
Periodo de troca: a cada 30.000 Km.

Verificação do nivel: essa transmissão tem uma vareta de medição com duas marcas entalhadas e o numero 80 impresso, pois bem, dirija o carro por cerca de 30 minutos depois estacione em local plano e com o motor funcionando o nivel deve ficar entre as duas marcas.
Atenção: Nivel de óleo muito alto pode provocar aquecimento da transmissão.

Tipo de óleo: AT42 ou fornecido pela Citroen.

Transmissão Automatica AL4 (eletronica).

Capacidade total de óleo: Aprox. 6 litros, como no caso anterior apenas 3 litros podem ser trocados.
ATENÇAO: Essa caixa de transmissão utiliza ÓLEO SINTETICO e não se mistura a tipos de oléos comuns usados em outras transmissões.
NÃO É NECESSÁRIO A SUA TROCA, apenas completar o nivel!
Não existe vareta de nivel, apenas um bujão para ajuste do nivel gota a gota.

Tipo de óleo: apenas fornecido pela Citroen. obs.: Ainda não descobri o verdadeiro fabricante.

É isso aí. espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
alepg
Membro
Membro




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptySeg 10 Jan 2011 - 9:41

acho estranho essa informação da Citroen, e sinceramente não dá para confiar.
No manual do meu carro diz para "trocar o óleo a cada 20000km"

o meu é N6, pelo menos meu mecânico afirma q o câmbio é o AL4.
se não me engano, o AL4 é o câmbio mais simples, aquele q não tem botão sport ou ice e a alavanca só vai p/ frente e atrás. O outro câmbio é aquele q a alavanca não tem o movimento reto p/ frente e atrás.

Tambem acho errado eles falarem q o óleo só precisa ser completado, metade do óleo fica lá dentro, não é possível q esse óleo não se deteriore com o tempo, alta temperatura e contaminação com residuos de desgastes das peças internas, etc.

Vou dar como exemplo o outro carro que tenho, um Fiat Marea Turbo, no primeiro ano o manual recomendava troca de óleo a cada 20000 (do motor), começaram a surgir diversos carros com borra, após isso a Fiat mudou o manual e passou a recomendar troca de óleo a cada 10000km.
Outra informação errada, e em algumas concessionárias até hj isso acontece, é referente a troca das correias, alguns mecânicos dizem q é necessário soltar o motor inteiro p/ a troca, mas isso não é verdade, basta soltar um dos lados.


Eu preciso trocar o óleo do câmbio, vou fazer o procedimento completo, retirando todo o óleo, inclusive existe filtro dentro do câmbio, vou confirmar isso na oficina e quando ele deve ser trocado.


desculpem se o post ficou grande...
Ir para o topo Ir para baixo
antonio augusto
Membro
Membro




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyTer 11 Jan 2011 - 6:42

Bom dia a todos. Ontem fui pegar o carro no mecanico, o cambio não precisa da troca, como mencionado pelo amigo BicoFino, o mecanico teve essa informação junto a conc. Citroen da Av G. Gronchi na zona Sul de SP, que ainda alertou: "nem mexe. Não tem como saber a quantidade correta de óleo a repor, se fosse para verficar, repor, trocar teria vareta como todos os outros, e o oléo em excesso pode danificar os retentores/juntas e trazer problemas ainda maiores" .
Fica a dúvida ainda, já que tenho carro com cambio automatico a muito tempo e sempre realizei as trocas. Vai entender....
O carro tá ai, trocou correias, esticadores, fez nova limpeza do sistema de refrigeração, limpeza de bicos, pastilhas, velas, oleo de motor e filtros, alinhamento...etc, a conta ficou salgadinha, R$ 1300,00, mas vale a pena, o carro ficou guardado por muito tempo e não quero ter dor de cabeça.
Abraço a todos, Augusto.
Ir para o topo Ir para baixo
calistro
Usuario
Usuario
calistro



troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyTer 11 Jan 2011 - 8:03

entao qual o meu cambioo?? hahaha
o meu tem a vareta de medição e vai soh pra frente e pra traz e nao tem botao de sport ou ice, seria entao o ZF4HP14? se for entao ta mais que na hora de trocar o oleo kk
Ir para o topo Ir para baixo
antonio augusto
Membro
Membro




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyTer 11 Jan 2011 - 14:00

Olá Calistro, caso existam somente 2 modelos de cambios automaticos nos N6 e N7 o seu só pode ser o ZF4HP14, o meu CVA AL4 (consultado no site da Citroen através do chassis do carro) faz aquele desenho que se assemelha a um "s" e as opções ice, sport e 1 ao lado da alavanca.
Agora, com todo esse debate, nem sei te dizer o que, quando e como trocar. O que vi no manual do meu hoje é que não consta ABSOLUTAMENTE NADA sobre troca e ou verificação do óleo do cambio, dando assim maior veracidade ao que foi dito ao meu mecanico e tambem postado aqui pelo BicoFino.O melhor a fazer é olhar seu manual e ver o que consta.
Boa sorte Augusto.
Ir para o topo Ir para baixo
BicoFino
Membro
Membro




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyTer 11 Jan 2011 - 20:15

Pessoal, para os que gostam de por a mão na massa, digo graxa, nestes links tem mais informações:

http://www.4shared.com/document/Lac8rrxn/Apresentao_Caixa_de_velocidade.html

http://www.4shared.com/document/eRY8zDxp/Esvaziamento-enchimento-nvel__.html

http://www.4shared.com/document/uC7CLFFY/Esvaziamento-enchimento-nvel_C.html

Boa Sorte a todos!!
Ir para o topo Ir para baixo
antonio augusto
Membro
Membro




troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico EmptyTer 11 Jan 2011 - 20:47

Mando bem BicoFino, tudo explicado agora!

Sorte, é isso que precisamos caso alguem queira ou tenha necessidade em realmente encarar a troca de óleo do AL4, atentem para as últimas palavras do texto:

"Um nível de óleo muito elevado pode originar as consequências seguintes :
 Aquecimento anormal do óleo
 Fugas de óleo
Um nível muito baixo origina a destruição da caixa de velocidades."

Vou deixar o meu como esta, o carro tem 49.000km e o cambio responde de forma precisa e suave ainda, e sinceramente acho que a dificuldade da troca como descrito(solta, aperta, completa, solta, fio de oleo, aperta, completa.....etc), espanta qualquer um que queira fazer a manutenção preventiva.
Abraço a todos

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





troca de óleo do cambio automatico Empty
MensagemAssunto: Re: troca de óleo do cambio automatico   troca de óleo do cambio automatico Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
troca de óleo do cambio automatico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Troca de oleo do cambio automatico .
» [Utilidade] Troca e tipos de óleo câmbio AL4
» Pequena ajuda troca oleo cambio
» Troca Óleo Câmbio 4HP14 Xsara GLX 99/00 N6
» Cambio Automatico - Oleo ou tudo?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: