Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Xsara esquentando muito.

Ir para baixo 
+6
edilberto
Carlos Godoy
gnw
Fuzatto
korink
mello.luis
10 participantes
AutorMensagem
mello.luis
Membro
Membro




Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptySáb 5 Nov 2011 - 5:45

Já estou com meu xsara 2001 há uns 10 meses, ele estava baixando agua já há algum tempo, resolvi correr atrás e levei em uma oficina de radiadores, fizeram a limpeza, testaram vazamentos e ficou tudo ok, mas continuou esquentando.

Levei em uma outra oficina para verificar e fizeram o teste do vazamento novamente e constataram que ele só vazava quando estava quente, eram os selos do motor.

Os selos foram trocados, o vazamento acabou mas ele continua esquentando.

As ventuinhas estão funcionando normalmente, ele dispara o 1º estágio a uns 95 e o segundo com uns cento e poucos graus, mas a temperatura continua a subir e rápido, parece que a ventuinha ligada acelera o aquecimento. Isso acontece quando estou em algum engarrafamento, quando o carro está em movimento a temperatura fica abaixo dos 90º. Ah! mandei tirar a válvula termostática, mas não resolveu.

Agora o mais curioso, é so acelerar a uns 3000 giros e o carro esfria rapidamente.


Luis Carlos - DF


Ir para o topo Ir para baixo
korink
Usuario
Usuario
korink



Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptySáb 5 Nov 2011 - 6:57

Amigo,

Acredito que seu problema seja na bomba de água, essa dele esfriar acima de 3000 RPM deve ser porque a bomba deve começar a girar (ou girar um pouco mais rápido) nesta rotação fazendo a água circular, essas bombas são muito mal feitas, se a bucha dela central comer ou quebrar, a coroa que é ligada na correia dentada faz com que ela gire, mas as pás que de fato é o que faz realmente com com a água circule no carro não se mecha, aproveite e de uma olhada também na tampa do seu radiador, quando apresenta problemas essa tampa perde pressão e você tem problemas de aquecimento no sistema.


Abraço!
korink.
Ir para o topo Ir para baixo
Fuzatto
Moderador
Moderador
Fuzatto



Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptySáb 5 Nov 2011 - 9:59

A temperatura aumentar no engarrafamento é normal amigo... qdo estou andando... a temperatura... fica entre 80 e 90... as vezes até menos... mas é só parar o carro no transito... que rapidamente vai pra cima dos 90... agora essa parada ai dos 3000 rpm pode ser problema na bomba sim... mas se não passa dos 100 graus em hipótese alguma... ta normal.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptySáb 5 Nov 2011 - 12:02

bomba dagua... troca URGENTE! e bota decvolta a valvula termostatica..e bota uma nova@
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Godoy
Usuario
Usuario




Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptySáb 5 Nov 2011 - 16:37

mello.luis escreveu:
Já estou com meu xsara 2001 há uns 10 meses, ele estava baixando agua já há algum tempo, resolvi correr atrás e levei em uma oficina de radiadores, fizeram a limpeza, testaram vazamentos e ficou tudo ok, mas continuou esquentando.

Levei em uma outra oficina para verificar e fizeram o teste do vazamento novamente e constataram que ele só vazava quando estava quente, eram os selos do motor.

Os selos foram trocados, o vazamento acabou mas ele continua esquentando.

As ventuinhas estão funcionando normalmente, ele dispara o 1º estágio a uns 95 e o segundo com uns cento e poucos graus, mas a temperatura continua a subir e rápido, parece que a ventuinha ligada acelera o aquecimento. Isso acontece quando estou em algum engarrafamento, quando o carro está em movimento a temperatura fica abaixo dos 90º. Ah! mandei tirar a válvula termostática, mas não resolveu.

Agora o mais curioso, é so acelerar a uns 3000 giros e o carro esfria rapidamente.


Luis Carlos - DF


Achei um pouco estranho o fato de uma ventoinha funcionar primeiro e depois a outra, pois no N6 as duas tem que funcionar simultaneamente e o segundo estágio tem a ver com a velocidade das ventoinhas, se no N7 o sistema for o mesmo do N6 manda olhar os reles da ventoinha.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptySáb 5 Nov 2011 - 19:15

n7, até onde eu soubesse, tinha só 1 ventoinha!
Ir para o topo Ir para baixo
edilberto
Membro
Membro
edilberto



Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptyTer 15 Nov 2011 - 16:57


Sexta (11/11): trânsito animal na Brasil, temperatura subindo, passa de cem graus, a ventoinha liga e a temperatura aumenta, encosto e nem um pingo d'água no radiador, chego em casa de prancha...
Segunda (14/11): Preencho o sistema e coloco em funcionamento, ar condicionado inclusive, aquece normalmente, passa de 90 graus e UMA ventoinha liga, passa de cem graus e aparece uma pressão absurda no sistema e começa um esguicho na região entre as partes metálica e plástica do radiador. Refiz o teste sem a tampa e ao final vira um chafariz. A segunda ventoinha jamais funcionou, não era para ser automática com o ar? Rodei com ele e não havendo congestionamento o carro funciona normalíssimo.
Me indicaram uma oficina na Estrada da Gávea, ao lado da Escola Americana, seria de um francês e especializada Citroen, Peugeot e Renault, alguém aí conhece?
Não me lembro o tópico, mas parece que o Rafinha andou consertando radiador, RW pode ser?
Ir para o topo Ir para baixo
henrique petropolis
Membro
Membro
henrique petropolis



Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptyTer 15 Nov 2011 - 21:36

as 2 ventuinhas sempre funcionam juntas ,o que muda é apenas a velocidade ,pois em baixa as 2 giram lenta para a troca de ar ,e acima de 100 graus se aciona o segundo estagios e as 2 ventuinhas então giram a toda e o barulho se houve bem alto !!

O senhor pode estar com defeito eletrico ,e bem provalmente seja o motor ou rele de acionamento da mesma ,no qual fica alojado em uma caixinha de plastico com parafusos entre as 2 ventuinhas ,atras da grade dianteira!!
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptyQua 16 Nov 2011 - 23:47

henrique petropolis escreveu:
as 2 ventuinhas sempre funcionam juntas ,o que muda é apenas a velocidade ,pois em baixa as 2 giram lenta para a troca de ar ,e acima de 100 graus se aciona o segundo estagios e as 2 ventuinhas então giram a toda e o barulho se houve bem alto !!

O senhor pode estar com defeito eletrico ,e bem provalmente seja o motor ou rele de acionamento da mesma ,no qual fica alojado em uma caixinha de plastico com parafusos entre as 2 ventuinhas ,atras da grade dianteira!!

+1


Cara.. pressao excessiva dentro do sistema de agua? junta do cabeçõte e possivel cabeçote corroido! caso eu esteja certo, tem que fazer o cabeçote!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptyQui 17 Nov 2011 - 5:53

junta do cabeçote + bomba d´água + termostática + radiador.

tua combinação é explosiva.... é o único jeito da coisa evoluir pra onde foi.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
edilberto
Membro
Membro
edilberto



Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptyQui 17 Nov 2011 - 11:41

Ainda estou em dúvida quanto ao cabeçote e sua junta, pois se houvesse corrosão ou queima contaminaria o óleo do cárter, aparereria água na vareta de verificação de nível, ou não?
Termostática a ser trocada e reparo no radiador são certezas, aliás esse reservatório de expansão (plástico) é trocável? Vende separado da colméia?
Continuo achando que a origem de tudo é a parte elétrica.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptyQui 17 Nov 2011 - 16:47

a junta queimada pode apresentar varios sintomas como:

Compressao excessiva no sistema de arrefecimento
agua no óleo
óleo na agua
óleo no cilindro
agua no cilindro


daí depende!
Ir para o topo Ir para baixo
rickardo
Usuario
Usuario




Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptyQua 5 Jun 2013 - 21:16

Socorro pessoal......
ja li tudo desse tópico e estou ressuscitando-o...
hj vindo do trabalho... percebi q o carro começou com um pó pó pó novamente.....
pensei.... gasolina ruim...
porem... continuei a viagem.... o carro de boa....
na primeira ladeira que peguei, a temperatura subiu... foi la perto dos 100, assustei e desliguei o carro na mesma hora....
liguei só o contato pra manter a ventuinha ligada e esfriar o danado...
quando baixou aos 90.... liguei o carro e continuei.....
veio de boa... aos 92 disparava a ventuinha normal..
até pegar a proxima ladeira, lavai pros 100 novamente..
parei denovo... e fiz o mesmo processo. (desliguei o carro, liguei o contato , aventuinha ligada, o carro baixou a temperatura.....)
continuei a viagem, e na proxima ladeira,... o ritual continuou....
enfim cheguei em casa...
ao abrir a tampa do radiador, a agua estava baixa...
agora to desesperado....
troquei a junta do cabeçote a pouco tempo..., bobina nova, velas novas........
oque pode ser ??
Ir para o topo Ir para baixo
henrique petropolis
Membro
Membro
henrique petropolis



Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptyQua 5 Jun 2013 - 23:18

Se voce tem conhecimentos basico de mecanica ,eu travaria a valvula termostatica ABERTA e submeteria o carro a esforço para ver se ferveria ,pois se a valvula apresentar falhas pode colocar o carro a ferver e te falo mais as tampas e valvulas no mercado muitas novas tem defeitos de fabricação ,pode comprovar ,se depois disto continuar fervendo ,ai complica ,pode ser varias coisas como radiador parcialmente entupido ,bomba dagua defeituosa ,,junta paralela do cabeçote com defeito ,coisa que aconselho em qualquer veiculo de qualquer fabricante e colocar a junta original para nao ter dor de cabeça !
Ir para o topo Ir para baixo
rickardo
Usuario
Usuario




Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptyQui 6 Jun 2013 - 9:39

henrique petropolis escreveu:
Se voce tem conhecimentos basico de mecanica ,eu travaria a valvula termostatica ABERTA e submeteria o carro a esforço para ver se ferveria ,pois se a valvula apresentar falhas pode colocar o carro a ferver e te falo mais as tampas e valvulas no mercado muitas novas tem defeitos de fabricação ,pode comprovar ,se depois disto continuar fervendo ,ai complica ,pode ser varias coisas como radiador parcialmente entupido ,bomba dagua defeituosa ,,junta paralela do cabeçote com defeito ,coisa que aconselho em qualquer veiculo de qualquer fabricante e colocar a junta original para nao ter dor de cabeça !

Entao amigo, na verdade meu carro esta sem valvula termostática a um tempão retirei a uns 8 meses atras.. ai como nao achei pra comprar fui deixando deixando e até hj nao coloquei-a de volta....
pois bem.. completei a agua, e refiz o trajeto..
o carro nao esquentou, nao subiu a temperatura...acima de 92 graus.
quando chegava nos 92 disparava e baixava la pelos 80°

como havia falado anteriormente o carro ta com um po po po um barulho esquizito no escapamento, tipo um PUF PUF PUF PUF PUF PUF PUF..............
Que a meu ver, torna a "lenta" desregular.

a um tempo atras ele teve esse mesmo problema, o barulho, e baixava a agua..... ficou assim uns 30 dias e parou....
parou como se o carro estivese se concertado sozinho ( esse é o motivo q botei o nome dele de AUTOBOT).
SÓ Q AGORA VOLTOU O PROBLEMA..
O que me diz??


Ir para o topo Ir para baixo
marciocopa
Usuario
Usuario
marciocopa



Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. EmptyQui 6 Jun 2013 - 10:25

mello.luis escreveu:
Já estou com meu xsara 2001 há uns 10 meses, ele estava baixando agua já há algum tempo, resolvi correr atrás e levei em uma oficina de radiadores, fizeram a limpeza, testaram vazamentos e ficou tudo ok, mas continuou esquentando.

Levei em uma outra oficina para verificar e fizeram o teste do vazamento novamente e constataram que ele só vazava quando estava quente, eram os selos do motor.

Os selos foram trocados, o vazamento acabou mas ele continua esquentando.

As ventuinhas estão funcionando normalmente, ele dispara o 1º estágio a uns 95 e o segundo com uns cento e poucos graus, mas a temperatura continua a subir e rápido, parece que a ventuinha ligada acelera o aquecimento. Isso acontece quando estou em algum engarrafamento, quando o carro está em movimento a temperatura fica abaixo dos 90º. Ah! mandei tirar a válvula termostática, mas não resolveu.

Agora o mais curioso, é so acelerar a uns 3000 giros e o carro esfria rapidamente.


Luis Carlos - DF



Saindo um pouco do assunto ou totalmente rsrs! sabado estamos organizando um encontro no parque da cidade no estacionamento do carrera kart a partir das 10, contamos com sua presença, a partir das 10, falou!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Xsara esquentando muito. Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara esquentando muito.   Xsara esquentando muito. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Xsara esquentando muito.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» KSARA BREAK ESQUENTANDO MUITO
» Carro esquentando muito, radiador frio!
» Óleo esquentando muito! e depois a água
» xsara break esquentando
» xsara break esquentando 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: