Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
hittokiri
Membro
Membro




Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor Empty
MensagemAssunto: Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor   Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor EmptyQui 5 Jan 2012 - 17:25

Boa Noite pessoar

é o seguinte, tenho pequenas dúvidas em relação ao cambio automatico, pesquisei em alguns topicos porem nao entendi direito hehe

Tenho um xsara 200/2001 N6, com cambio automatico, akele cambio que vai só pra frente e para trás.

Ele esta funcionando normalmente, até agora nao deu nenhum problema, mas tenho uma dúvidas, talvez eu nao esteja sabendo utilizar ele direito hehe

Por exemplo, quando eu estaciono em uma subida, eu puxo o freio de mao com o pé no freio e em seguida coloco ele na posição "P", quando eu volto pro carro, ligo ele e tals, eu tento colocar na posição "D" e ele da tipo um tranquinho, parecido com um carro manual quando movemos a marcha sem pisar na embreagem ( com o carro desligado), isso é normal? Ele entra normalmente a posição D, mas dói na alma esse barulhinho ehehehe

Outra coisa, tem algum jeito de ver o nivel do oleo do cambio? Não sei se eçe esta no nivel ou se preciso trocar/completar, onde faço isso? em posto de gasolina mesmo? ou em loja especializada em oleo de carro, como o Rei do oleo?
Alguem tem ideia de quanto se gasta para completar esse oleo no posto? em sp rs

Outra coisa, quando comprei meu xsara, o nivel de oleo do motor dele estava um pouco baixo, e como nao tinha como saber qual oleo estava lá, me recomendaram trocar todo o oleo, e colocaram Helix H3 20W50, esse é o oleo correto para o meu motor?

Motor 2.0 16v com 108000km, nao fuma nem nada

Brigadao galera
Ir para o topo Ir para baixo
Fuzatto
Moderador
Moderador
Fuzatto



Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor   Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor EmptyQui 5 Jan 2012 - 17:53

O tranco q que da qdo se engata o D... é normal... mas coisa poca... e não deve fazer barulho...
O ideal é levar num mecânico especializado... não ouvi boas coisas com relação a esse Rei do Óleo
Óleo de motor no meu eu uso o TOTAL 15w40 semi sintético.
Logo alguém que possui um automático aparece aqui e vai poder dar dicas mais precisas...
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor   Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor EmptyQui 5 Jan 2012 - 21:56

Seguinte.. esse tranco, e que quando se coloca o cambio em posição P , e como se um "pino" trancasse teu motor, digamos assim. dai se o carro se desloca um pouco, esse pino fica apertado.. e quanto tu tira o pino, ele meio que "libera" o motor... digamos assim.

Em relação ao oleo da caixa, DEVE ser trocado com certa frequencia. o alphatech devera passar por aqui, pra dizer a frequencia e qual oleo utilizar, mas certamente nao deve faze-lo em posto de gasolina


o oleo recomendado para os motores dos xsara e 15w50 semi-sintetico

eu recomendo tu tirar esse oleo que colocaram, trocar denovo filtro e oleo, e colocar o correto. pode colocar ate um 10w40. eu uso o oleo motul 6100 15w50. custa 32 o litro, mas frequentemente uso o carro em giro alto e exigindo potencia. no geral se usa oleo elf ou total.
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor   Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor EmptySex 6 Jan 2012 - 7:21

Bem bem bem... vamos lá.

O motor: óleo não é um problema muito grave. Qualquer OLEO BOM, 15W50 ou mais fino é suficiente. O importante é respeitar a periodicidade recomendada pelo fabricante... Eu, por exemplo, já usei muito magnatec 10W40, Motul 5W30, Helix Super 5W40, entre outros. Atualmente utilizo só mobil ECOPOWER 5W40, aquele que dizem que economiza gasolina. OBS: o motor XU não pode usar óleos tipo "energy", como o Ecopower. Eu recomendaria Mobil 1 ou total quartz 5000 15w50.

O câmbio: trocar todo o óleo a cada 5 anos ou 45 mil km, juntamente com o filtro. Qualquer casa especializada faz essa troca. Seu câmbio, (4HP14), é muito bom e resistente, mas o carro consome MUITA gasolina. Esse XU10J4R consumia mais que meu 406 V6 e até mesmo mais que meu land rover freelander V6. Quanto a medição de nível, ao menos a minha 4HP14 tinha uma vareta para aferição da medição, que deve ser feita sempre com o motor frio. Quanto ao tranquinho: coloque a chave na posição II, freo de mão puxado, pise no freio, sem girar o motor. Aperte o botão e puxe o carro para a posição "N". Se o tranco que ocorrer for igual a dar partida em "P" e mudar para "D" depois, fique tranquilo que é normal. Se não for igual, você pode estar com algum problema, mas nada grave. Quanto ao fluído, a 4HP14 usa dexron III ou III+, 25 reais o litro. Se fosse uma AL4 (ou ALtranco) usaria ATF+4, que custa 104 reais o litro. O normal é ir em torno de 6 a 10 litros, dependendo da caixa.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
hittokiri
Membro
Membro




Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor   Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor EmptySex 6 Jan 2012 - 8:45

Fuzatto escreveu:
O tranco q que da qdo se engata o D... é normal... mas coisa poca... e não deve fazer barulho...
O ideal é levar num mecânico especializado... não ouvi boas coisas com relação a esse Rei do Óleo
Óleo de motor no meu eu uso o TOTAL 15w40 semi sintético.
Logo alguém que possui um automático aparece aqui e vai poder dar dicas mais precisas...

Então o barulho não é quando o carro esta em movimento, quando o carro esta em movimento o cambio é perfeito, não faz nenhum barulho, é suave.
Esse tranco acontece quando eu paro o carro em uma subida por exemplo, quando se exerce "pressão" sobre o cambio engatado.
Tipo ao ligar o carro depois de estaciona-lo na subida, ao mover a alavanca da posição P para a posição D, é como se ele tivesse meio preso ai tenho que forçar um pouco pra ele mudar, ai faz esse tranco.
Nunca fui no rei do oleo, não sei se presta tambem, é que tem um perto da minha casa ehehe


gnw escreveu:
Seguinte.. esse tranco, e que quando se coloca o cambio em posição P , e como se um "pino" trancasse teu motor, digamos assim. dai se o carro se desloca um pouco, esse pino fica apertado.. e quanto tu tira o pino, ele meio que "libera" o motor... digamos assim.

Em relação ao oleo da caixa, DEVE ser trocado com certa frequencia. o alphatech devera passar por aqui, pra dizer a frequencia e qual oleo utilizar, mas certamente nao deve faze-lo em posto de gasolina


o oleo recomendado para os motores dos xsara e 15w50 semi-sintetico

eu recomendo tu tirar esse oleo que colocaram, trocar denovo filtro e oleo, e colocar o correto. pode colocar ate um 10w40. eu uso o oleo motul 6100 15w50. custa 32 o litro, mas frequentemente uso o carro em giro alto e exigindo potencia. no geral se usa oleo elf ou total.

Então o barulho não é quando o carro esta em movimento, quando o carro esta em movimento o cambio é perfeito, não faz nenhum barulho, é suave.
Esse tranco acontece quando eu paro o carro em uma subida por exemplo, quando se exerce "pressão" sobre o cambio engatado.
Tipo ao ligar o carro depois de estaciona-lo na subida, ao mover a alavanca da posição P para a posição D, é como se ele tivesse meio preso ai tenho que forçar um pouco pra ele mudar, ai faz esse tranco.

Ah entendi, vou trocar o oleo e colocar esse correto

valew^^



alphatech escreveu:
Bem bem bem... vamos lá.

O motor: óleo não é um problema muito grave. Qualquer OLEO BOM, 15W50 ou mais fino é suficiente. O importante é respeitar a periodicidade recomendada pelo fabricante... Eu, por exemplo, já usei muito magnatec 10W40, Motul 5W30, Helix Super 5W40, entre outros. Atualmente utilizo só mobil ECOPOWER 5W40, aquele que dizem que economiza gasolina. OBS: o motor XU não pode usar óleos tipo "energy", como o Ecopower. Eu recomendaria Mobil 1 ou total quartz 5000 15w50.

O câmbio: trocar todo o óleo a cada 5 anos ou 45 mil km, juntamente com o filtro. Qualquer casa especializada faz essa troca. Seu câmbio, (4HP14), é muito bom e resistente, mas o carro consome MUITA gasolina. Esse XU10J4R consumia mais que meu 406 V6 e até mesmo mais que meu land rover freelander V6. Quanto a medição de nível, ao menos a minha 4HP14 tinha uma vareta para aferição da medição, que deve ser feita sempre com o motor frio. Quanto ao tranquinho: coloque a chave na posição II, freo de mão puxado, pise no freio, sem girar o motor. Aperte o botão e puxe o carro para a posição "N". Se o tranco que ocorrer for igual a dar partida em "P" e mudar para "D" depois, fique tranquilo que é normal. Se não for igual, você pode estar com algum problema, mas nada grave. Quanto ao fluído, a 4HP14 usa dexron III ou III+, 25 reais o litro. Se fosse uma AL4 (ou ALtranco) usaria ATF+4, que custa 104 reais o litro. O normal é ir em torno de 6 a 10 litros, dependendo da caixa.

Um abraço


Motor: Então cara, vo fazer o seguinte, vou trocar o filtro de oleo e colocar o Elf 15w50, acho que esse ja vai ficar bom.


Cambio:Vou fazer essa manutenção e colocar esse oleo nele, graças a deus meu cambio usa esse dextron ehehe, mais em conta kkkkk

Ah quanto a consumo não tenho muito o que reclamar, ja tive 1.0 muito mais gastao que o meu xsara, o meu xsara faz em torno de 8 ou 9km/litro, geralmente ele é mais economico quando coloco gasolina aditivada.

Desculpa minha burrice ehehe, eu ligo o motor, piso no freio com o freio de mao puchado e ponho o cambio na posição II e depois ponho da P?

Então o barulho não é quando o carro esta em movimento, quando o carro esta em movimento o cambio é perfeito, não faz nenhum barulho, é suave.
Esse tranco acontece quando eu paro o carro em uma subida por exemplo, quando se exerce "pressão" sobre o cambio engatado.
Tipo ao ligar o carro depois de estaciona-lo na subida, ao mover a alavanca da posição P para a posição D, é como se ele tivesse meio preso ai tenho que forçar um pouco pra ele mudar, ai faz esse tranco.


Ir para o topo Ir para baixo
Antonioraf
Usuario
Usuario
Antonioraf



Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor   Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor EmptySeg 9 Jan 2012 - 13:41

Meu querido, o tranco a que você se refere acontece quando a alavanca fica presa pela pressão exercida em razão de estacionar em aclive ou declive. Experimente: Ao estacionar na subida, puxe o freio de mão com o pé no freio e coloque em N. Quando soltar o pé do freio, repare que a "bunda" do seu Xsara vai "empinar". Aí sim você pode colocar rapidamente em P e sair do carro. Quando voltar, ligue o carro e mantenha o pé no freio, passe de P para D e só então solte o freio de mão. Repare que não haverá mais tranco nenhum. Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor   Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas Cambio Automatico e oleo de motor
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» GNV no cambio automatico duvidas gerais
» Manopla Cambio Automatico - duvidas
» Troca de oleo do cambio automatico .
» troca de óleo do cambio automatico
» Cambio Automatico - Oleo ou tudo?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: