Relembrando a primeira mensagem :
Fala galera sinistra!
Seguinte.. Acabei com o motor da minha barca, literalmente. Tanto a parte de cima quanto a de baixo.
Segundo a oficina que mexe no possante:
- Quase todas as válvulas amassaram;
- Chegou a grudar/soldar pistão na bronzina (ou algo assim);
- Riscou o virabrequim;
- Travou bronzina de biela ou de mancal;
Enfim, zoou GERAL.
O cabeçote já está pronto. Plainado e com o kit de válvulas e retentores trocados. R$ 860,00 + R$ 250,00 de M.O. desmontagem e montagem do cabeçote. (não lembro se a junta já estava nos 800 pila)
Quanto a parte de baixo, eu teria que comprar um kit semelhante a deste link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-515873715-kit-motor-citroen-xsara-18-16v-9701-completo-_JM
Além de ter que dar um passe no vira e comprar uma bomba de óleo nova (a troca da bomba o mecânico disse ser obrigatória p/ garantia do serviço e que aliás é a opinião dele sobre o motivo do travamento).
Ficaria fdp de caro.
Então achei um motor aqui em curita mesmo por R$ 2.500,00 a base de troca. Intimei o dono do ferro-velho na venda somente da parte de baixo e fechamos por R$ 1.500,00 tbm a base de troca. O mecânico avaliou o motor e realmente está bom, com 68mil Km e é de uma break.
Dúvidas:
1) É bom realizar algum outro serviço p/ o cabeçote?
2) O que deve vir nesta parte de baixo? Somente o bloco com miolo ou vem acessórios e bomba de óleo?
3) Fiz A cagada ou vai ficar bom?
4) O que mais pode ser feito aproveitando que o paciente ta tudo aberto?
Muito obrigado senhores ilustres!