Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Celso Alex
Membro
Membro




Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptyDom 27 Out 2013 - 13:19

Boa tarde Pessoal do clube do Xsara..
Primeiro de tudo gostaria de pedir desculpas se estou postando em lugar indevido,mas sou novo no mundo dos Xsara's inclusive do Clube.E nao consegui achar uma resposta que tirasse minha dúvida.
Mas minha duvida é a seguinte..
Comprei um Xsara GLX 1.8 16v do ano 2000 porem este está com o cabeçote a fazer,
Ja fiz a retífica e agora precisa monta-lo
O mecânico disse que pra colocar a correia dentada tem que deixar o 1º pistão no alto e o 2º baixo,
Porem achei estranho pq ja pesquisei na internet e vi que muitos dizem para deixar os dois primeiros pistões no mesmo nível desde que o 1º esteja em movimento de subida e o 2º esteja em movimento de descida.
E agora?
Não estou botando fé nesse mecânico....
Alguem saberia tirar essa dúvida minha ??
porque se for com os dois pistões no mesmo nível, eu nem deixo ele fazer ...e ja levo pra outro mecânico..
Desde ja fico grato a todos
Celso
Ir para o topo Ir para baixo
flajbaltar
Membro
Membro




Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptyDom 27 Out 2013 - 15:53

para sincronizar a correia o primeiro pistão tem que estar subindo e o segundo descendo, alinhano no meio do curso, para isso tem que ter ferramenta de sincronismo.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptyDom 27 Out 2013 - 20:50

na verdade, sim. a MAIORIA dos motores é sincronizada em PMS, que é o que o seu mecanico disse.. primeiro pistão em cima, segundo em baixo
MAAAAAS os motores da peugeot citroen, são no meio...

todos os pistoes alinhados, no meio, com o primeiro em subida...

não precisa de ferramenta pra fazer...

se o cabeçote tá fora, basta pegar um paquimetro e deixar dessa forma, MAS CUIDADO AO GIRAR O MOTOR, PARA AS CAMISAS NÃO SAIREM DO BLOCO.....

se estiver com o cabeçote no lugar, pegue duas hastes do mesmo tamanho, e enfie nos buracos das velas do 1º e 2º cilindro e nivele.. pode usar eletrodo de solda, que tem o mesmo comprimento....


o sincronismo no cabeçote é feito pelos 2 furos que tem nas chavetas das polias... atravessa um parafuso M6 em cada um, e prende no furo q tem no cabeçote, deixando as polias de comando soltas, pra quando tensionar, elas se moverem e tensionarem a correia toda...
Ir para o topo Ir para baixo
Celso Alex
Membro
Membro




Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptySeg 28 Out 2013 - 20:06

Muito obrigado GNW
sua ajuda foi fundamental....
graças a essa informação consegui convencer o cabeção de que ele estava errado na teoria dele....
Agora só falta mais uma coisa...
Esta faltando umas das chavetas das Polias do comando de valvulas....
Provavelmente deve ter ficado na oficina onde foi deito a retifica...
Vai la eu outra vez correr atraz dessa chaveta...
Fz o q né??
Grande abraço a todos do clube do Xsara...
Wink
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptySeg 28 Out 2013 - 20:51

as chavetas tem posição... adm e escape são diferentes
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptyTer 29 Out 2013 - 7:02

gnw citou o processo certinho... de boa. Very Happy

cara, usando as travas é moleza fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
Celso Alex
Membro
Membro




Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptyTer 29 Out 2013 - 11:13

Muito obrigado pelas informaçoes...
Td de bom a todos do clube do xsara..
Ir para o topo Ir para baixo
Celso Alex
Membro
Membro




Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptyQui 31 Out 2013 - 20:57

Boa noite senhores e senhoras do clube do xsara..
Venho hoje aqui para compartilhar com todos o trabalho que deu pra por essa correia dentada...
Bom primeiro a anta do cara que retificou o cabeçote, perdeu umas das chavetas da polia do comando de escape...E ainda o desgramento bate o pé que nao foi ele quem perdeu,,,AFF!!!
Além disso a inteligencia pura colocou a chaveta da polia do comando de ADMISSÃO na polia do comando de ESCAPE (Acho que a parte da aula que mostrava que cada polia tem sua chaveta e posição certa, ele faltou) Resultado :::
Só tempo perdido até nós imaginar que poderia estar trocadas,,ja se foi metade do dia...
Mas conseguimos colocar no ponto,,,claro que fiquei irritado por nao ter a outra chaveta,,,,O jeito foi por uma arruela da espessura da chaveta e dar um aperto monstro no parafuso da polia do comando de Admissão...Sei que ficou serviço de porco, mas por aqui na minha cidade nao achei pra comprar...
Ja funcionei o carro e ficou bom mas amanha de dia farei uma inspeção pra ver se esta td ligado certinho ,,,,Sempre bom verificar pra ver se nao esqueci ou esta faltando nada né...
Bom fica aqui uma boa noite a todos...
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptySex 1 Nov 2013 - 0:03

e como travaram o comando sem a chaveta?
Ir para o topo Ir para baixo
Celso Alex
Membro
Membro




Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptySex 1 Nov 2013 - 8:23

gnw escreveu:
e como travaram o comando sem a chaveta?
Travamos o comando com um alicate de pressão de modo em que ficasse firme no lugar até dar os apertos dos parafusos..
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptySex 1 Nov 2013 - 21:44

bizarro... kkkkkk

e como acharam o ponto dele???? estou curioso!!! auhsuashuasuash

tecnicas ninja
Ir para o topo Ir para baixo
Celso Alex
Membro
Membro




Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptySex 1 Nov 2013 - 22:11

Pelo proprio comando....com a tampa aberta vc consegue ver o grau do comando...
Coloca no grau certo, segura o comando travado com um alicate de pressao encostado na parede do cabeçote para que ele nao vire, e ai é só por a correia e apertar o parafuso,,,mas lembrando que foi um aperto monstro....mas vou procurar essa chaveta pra comprar e assim que tiver com ela na mao ja vou mandar colocar....
abç
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptySáb 2 Nov 2013 - 15:52

boa
Ir para o topo Ir para baixo
Zatarah
Usuario
Usuario
Zatarah



Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptySeg 4 Nov 2013 - 6:27

O meu foi simples, travei polias do comando, travei polia do virabrequim e pronto so montar e finish!
Ir para o topo Ir para baixo
Celso Alex
Membro
Membro




Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptySeg 4 Nov 2013 - 9:26

Zatarah escreveu:
O meu foi simples, travei polias do comando, travei polia do virabrequim e pronto so montar e finish!

Concordo Zatarah,,,mas o que acontece é que sem a chaveta fica um pouco confuso ainda mais para quem nao tem conhecimento de como o fazer,,
Se voce usou as chavetas,realmente fica simples...Se vc conhece o ponto, tbm fica simples...
Agora pra quem nao conhece, vira um bicho de 77 cabeças...hehehe
Grande abraço colega..
Ir para o topo Ir para baixo
Zatarah
Usuario
Usuario
Zatarah



Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptySeg 4 Nov 2013 - 10:38

sim eu sei como é. ja tentou comprar as chavetas? compre, com certeza fica bem mais facil kk
Ir para o topo Ir para baixo
Celso Alex
Membro
Membro




Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... EmptySeg 4 Nov 2013 - 20:01

Zatarah escreveu:
sim eu sei como é. ja tentou comprar as chavetas? compre, com certeza fica bem mais facil kk

Pois é querido, estou a procura dessas danadas,,,,
Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...   Dúvida sobre sincronismo da correia dentada... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre sincronismo da correia dentada...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» detalhes sobre correia dentada do xsara 1.8 16v
» correia dentada
» Correia dentada...
» Correia dentada
» Correia Dentada *****

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: