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daniel.pitagoras@gmail.co Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Qui 22 Ago 2013 - 8:57 | |
| Cara, não sei se estou falando besteira, o melhor seria você esperar os experts o GNW por exemplo. Mas para mim, parece ser problema com o regulador de tensão do alternador. Já tive um Astra que tinha exatamente os mesmo sintomas ficou tudo louco e no final era só o regulador de tensão. Só que se for ele é meio carinho para o Xsara.
Mas espera ai que jájá os experts te ajudam.
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HEXA 2009 Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Qui 29 Ago 2013 - 8:19 | |
| No meu foram feitas alterações de reles, e ele liga direto o segundo estágio, antes de chegar a 90 já tá ligada a ventoinha RJ é muito quente | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Qui 29 Ago 2013 - 22:09 | |
| - HEXA 2009 escreveu:
- No meu foram feitas alterações de reles, e ele liga direto o segundo estágio, antes de chegar a 90 já tá ligada a ventoinha RJ é muito quente
altamente desaconselhável! | |
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andersondjango Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Seg 2 Dez 2013 - 14:21 | |
| Me deram essa ideia de colocar o kit verão que vinha no passat iraquiano, mas falei com um rapaz fera que monta injeção fuel tech, ele me disse que as ventoinhas do xsara é acionada pelo modulo se colocar o kit verao possa ser que a leitura do modulo pode ficar louca. | |
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Marcio Sousa Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Sáb 28 Dez 2013 - 13:19 | |
| fala galera! feito alteração com resistor de 1v 100 ohms e nenhuma mulher, rsrsr já tem uns dois meses e tudo funcionando perfeitamente, ventoinha ligando em 95° e desligando + ou- com 88° ac funcionando melhor, ficou perfeito para mim, que estava com problemas de aquecimento neste calor de matar calango na sombra. estava tbm com problemas no segundo estágio de uma das ventoinhas e por incrivel que pareça depois de muitos teste de relês e verificar todos os fisiveis possiveis, era sómente um fusivel max de 40a que fica no cofre do motor.
mas essa do resistor salvo a vida ... do xsara. | |
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sup_rec Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Qui 2 Jan 2014 - 20:34 | |
| - korink escreveu:
- Kit verão é uma alteração na temperatura que o sensor arma, o nosso carro por exemplo, as ventuinhas armam em 100 graus um pouco mais e um pouco menos talvez, com esse kit verão, elas armam a 90 graus. Esse kit é composto de um pequeno diodo se não me engano, acho que de 10 OMS, que é colocado no fio do sensor de temperatura. Os Xsaras não foram feitos para os climas brasileiros, e sim europeu.
Ja li relatos que muitos mecânicos da Citroen quando seus donos vão até a concesionária reclamar da temperatura, os mecânicos fazem isso. Só não tenho a certeza de quantos OMS tem que ser o diodo. È super facil de fazer, assim as ventuinhas disparam antes de chegar aos 100 graus, poupando assim muito o motor e seus componentes.
Quando eu descobrir aqui eu coloco aqui para os amigos.
Abraço Alessandro - korink Se é em Ohms, é um resistor e não diodo. | |
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juvenaal Membro
| Assunto: liga e desliga kit verão Qui 2 Jan 2014 - 21:11 | |
| um esqueminha para ligar e desligar o kit verão,tornando possível utilizá-lo em qualquer temperatura,bastando que no frio se coloque a chave na posição ligado.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/199/9mnc.png/ | |
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Speedemon Usuario
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Sáb 4 Jan 2014 - 12:20 | |
| Juvenal, não entendi o pq de colocar a chave??? com o resistor elas armaram na mesma temperarura sempre, no frio ou calor, não é isso???
alias fiz o motor da sarinha recoloquei a termostatica o carro ta filé, mas tive que fazer o kit por causa do calor de forno alegre. | |
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juvenaal Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Dom 5 Jan 2014 - 12:14 | |
| A sim,inclusive o meu funciona direitinho sem esse kit,mas vi alguns post em que diziam que em locais ou dias mais frios o motor funciona abaixo da temperatura ideal,por isso pensei nesta chave. | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Dom 5 Jan 2014 - 12:39 | |
| o que controla a temperatura quando baixa, na verdade, é a valvula termostatica...
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Rafael Xsara GLX Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Sex 13 Mar 2015 - 19:41 | |
| Pessoal instalei o tal Kit no meu carro, porém achei que 100 ohms iria baixar muito a temperatura, pois moro no sul e esse motor funciona melhor acima dos 90 graus. Pelas minhas contas cada 10 ohms baixa 1,5 graus na temperatura de acionamento da ventoinha, então estou fazendo testes com um resistor de 56 ohms, que tem praticamente metade do efeito desse de 100. A temperatura fica +- entre 93 e 100º, acho que está perfeito pra oq o carro foi projetado. Vocês podem testar valores diferentes dependendo do clima e tipo de uso, quanto menor o valor menor a alteração, porém não recomendo usar acima de 100 ohms. | |
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fabricio coimbra Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Sáb 14 Mar 2015 - 2:46 | |
| - Rafael Xsara GLX escreveu:
- Pessoal instalei o tal Kit no meu carro, porém achei que 100 ohms iria baixar muito a temperatura, pois moro no sul e esse motor funciona melhor acima dos 90 graus.
Pelas minhas contas cada 10 ohms baixa 1,5 graus na temperatura de acionamento da ventoinha, então estou fazendo testes com um resistor de 56 ohms, que tem praticamente metade do efeito desse de 100. A temperatura fica +- entre 93 e 100º, acho que está perfeito pra oq o carro foi projetado. Vocês podem testar valores diferentes dependendo do clima e tipo de uso, quanto menor o valor menor a alteração, porém não recomendo usar acima de 100 ohms. blz amigo. sim com certeza é este o caminho. moro em Ubatuba-sp Litoral norte aqui é quente pra Caramba mais chove que uma beleza. desde que peguei o carro ele rabalha perto do 120 Graus achei estranho. tenho aqui um Kit verão do tempra. o qual iria colocar no meu EX Tempra Turbo Stile. ja tive varios tempras e isso do Kit verão. funfa legal. vamos ver se da certo no Xsara. | |
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fabricio coimbra Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Sex 20 Mar 2015 - 23:56 | |
| Blz Pessoal coloquei o Kit verão do tempra no Xsara.
Liguei em paralelo. usando as 2 cebolinhas. a original e a do tempra. isso porque tirando a original ficava direto. ai decidir colocar as duas no mesmo fio.,
agora nao passa dos 90 de maneira alguma.
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Rafael Xsara GLX Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Sáb 21 Mar 2015 - 18:22 | |
| - fabricio coimbra escreveu:
- Blz Pessoal coloquei o Kit verão do tempra no Xsara.
Liguei em paralelo. usando as 2 cebolinhas. a original e a do tempra. isso porque tirando a original ficava direto. ai decidir colocar as duas no mesmo fio.,
agora nao passa dos 90 de maneira alguma.
Cebolinha do Tempra acho que não é o recomendado. Esse motor precisa trabalhar mais quente, é normal do projeto. Xsara não usa cebolinha, é sensor mesmo. O certo é como falaram aqui, resistor de 100 Ohms em série com o sensor de temperatura. Entre 90 e 100 graus é temperatura normal de trabalho desse motor, se o sistema de arrefecimento estiver em bom estado e com aditivo pode ter certeza que não vai ferver. Fazer o motor trabalhar frio é gambiarra pra esconder outro defeito. | |
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cesar.silva Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Qua 22 Jul 2015 - 7:48 | |
| - fabricio coimbra escreveu:
- Blz Pessoal coloquei o Kit verão do tempra no Xsara.
Liguei em paralelo. usando as 2 cebolinhas. a original e a do tempra. isso porque tirando a original ficava direto. ai decidir colocar as duas no mesmo fio.,
agora nao passa dos 90 de maneira alguma.
Gambiarra.... | |
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diegobh Usuario
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Ter 11 Ago 2015 - 19:14 | |
| Coloca um trimpot em um dos fios e regula do teu gosto... Lembre-se q a escala do painel eh pequena... 90/105 e chega ali no meio a gente ja pira... Mas eh soh fazer os calculos... 105-90=15/2=7.5+90=97.5 eu regulei meu trimpot para que, assim que passa um pouco acima de 90chegandk no meio (entre 90 e 105 ela ja ligue o segundo estagio) dai ele se mantem sempre por volta de 94/95 entende? Mas na estrada fica sempre um pouco abaixo dos 90... Normal. | |
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cesar.silva Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Ter 11 Ago 2015 - 21:14 | |
| - diegobh escreveu:
- Coloca um trimpot em um dos fios e regula do teu gosto... Lembre-se q a escala do painel eh pequena... 90/105 e chega ali no meio a gente ja pira... Mas eh soh fazer os calculos... 105-90=15/2=7.5+90=97.5 eu regulei meu trimpot para que, assim que passa um pouco acima de 90chegandk no meio (entre 90 e 105 ela ja ligue o segundo estagio) dai ele se mantem sempre por volta de 94/95 entende? Mas na estrada fica sempre um pouco abaixo dos 90... Normal.
O meu na estrada fica em 75.... | |
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Rafael Xsara GLX Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Ter 11 Ago 2015 - 22:15 | |
| - cesar.silva escreveu:
- diegobh escreveu:
- Coloca um trimpot em um dos fios e regula do teu gosto... Lembre-se q a escala do painel eh pequena... 90/105 e chega ali no meio a gente ja pira... Mas eh soh fazer os calculos... 105-90=15/2=7.5+90=97.5 eu regulei meu trimpot para que, assim que passa um pouco acima de 90chegandk no meio (entre 90 e 105 ela ja ligue o segundo estagio) dai ele se mantem sempre por volta de 94/95 entende? Mas na estrada fica sempre um pouco abaixo dos 90... Normal.
O meu na estrada fica em 75.... Na estrada o radiador recebe vento direto por andar acima de 80Km/h e nada tem haver com o sensor de temperatura, a ventoinha nem chega a acionar em condições normais. Em temperaturas baixas oque trabalha é a válvula termostática que é obrigatória e deve estar funcionando. Ela permanece fechada até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento, impedindo que trabalhe muito frio consumindo e poluindo mais. | |
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diegobh Usuario
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Qua 12 Ago 2015 - 0:08 | |
| Isso mesmo Rafael. Pelo leitor de ECU Mostra temp por volta de 84... Provavelmente pelo fato da V.T abrir a mais ou menos 82.5c E é isso mesmo... Na estrada ou em condicoes de movimento continuo... Vento direto continuo... Nao se aciona ventuinha... A v.t abre e fecha pra circular a agua apenas... Primeira coisa a checar em carros aqui no Brazil eh se tem V.T ... Muita gente tira... Dai tu liga A.C carro gela. E o motor tbm... Vai pra estrada... Falta pouco congelar... Sistema de arrefecimento e lubrificacao sao primordiais... O resto ate aguenta falhas... Mas esses dois podem destruir cabulozamente o motor. Use o trimpot... Eh mais simples. | |
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cesar.silva Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Qua 12 Ago 2015 - 7:15 | |
| - Rafael Xsara GLX escreveu:
- cesar.silva escreveu:
- diegobh escreveu:
- Coloca um trimpot em um dos fios e regula do teu gosto... Lembre-se q a escala do painel eh pequena... 90/105 e chega ali no meio a gente ja pira... Mas eh soh fazer os calculos... 105-90=15/2=7.5+90=97.5 eu regulei meu trimpot para que, assim que passa um pouco acima de 90chegandk no meio (entre 90 e 105 ela ja ligue o segundo estagio) dai ele se mantem sempre por volta de 94/95 entende? Mas na estrada fica sempre um pouco abaixo dos 90... Normal.
O meu na estrada fica em 75.... Na estrada o radiador recebe vento direto por andar acima de 80Km/h e nada tem haver com o sensor de temperatura, a ventoinha nem chega a acionar em condições normais. Em temperaturas baixas oque trabalha é a válvula termostática que é obrigatória e deve estar funcionando. Ela permanece fechada até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento, impedindo que trabalhe muito frio consumindo e poluindo mais. Sim eu sei disso, eu quiz dizer que o meu fica em torno dos 75º na estrada, e voce disse que o seu fica abaixo dos 90º, qual é o correto afinal ? Ou nao existe uma regra? Na estrada e o importante e não abaixar muito além dos 70º? | |
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cesar.silva Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Qua 12 Ago 2015 - 7:39 | |
| Esta questao da resistência no fio do sensor de temperatura acho q e a solução mais correta para quem quer mudar o tempo de acionamento das ventoinhas. Mas acredito que um trimpot próximo ao sensorl ou um potenciômetro no painel do carro é mais cômodo e mais prático.
Eu colocaria um potenciômetro rotativo no painel do carro...
Mas de nada adianta isso sem um sistema limpo, com aditivo e sem vazamentos.... | |
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Rafael Xsara GLX Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Qua 12 Ago 2015 - 11:25 | |
| - cesar.silva escreveu:
- Rafael Xsara GLX escreveu:
Na estrada o radiador recebe vento direto por andar acima de 80Km/h e nada tem haver com o sensor de temperatura, a ventoinha nem chega a acionar em condições normais. Em temperaturas baixas oque trabalha é a válvula termostática que é obrigatória e deve estar funcionando. Ela permanece fechada até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento, impedindo que trabalhe muito frio consumindo e poluindo mais. Sim eu sei disso, eu quiz dizer que o meu fica em torno dos 75º na estrada, e voce disse que o seu fica abaixo dos 90º, qual é o correto afinal ? Ou nao existe uma regra? Na estrada e o importante e não abaixar muito além dos 70º? Isso, o importante é não baixar muito, tem uma temperatura ideal de funcionamento que acho que é entre 80º e 100º, não tenho certeza. Tenho um peugeot 1.4 que fica abaixo dos 70º em estrada. Cheguei a trocar a VT achando que estava travada aberta e não mudou praticamente nada. Passando scanner descobri que existe uma diferença de 10º entre o ponteiro no painel e a leitura do sensor. Moral da história: troquei a VT a toa, estava tudo correto, o painel é que está marcando errado. | |
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cesar.silva Membro
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Qua 12 Ago 2015 - 13:10 | |
| - Rafael Xsara GLX escreveu:
- cesar.silva escreveu:
- Rafael Xsara GLX escreveu:
Na estrada o radiador recebe vento direto por andar acima de 80Km/h e nada tem haver com o sensor de temperatura, a ventoinha nem chega a acionar em condições normais. Em temperaturas baixas oque trabalha é a válvula termostática que é obrigatória e deve estar funcionando. Ela permanece fechada até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento, impedindo que trabalhe muito frio consumindo e poluindo mais. Sim eu sei disso, eu quiz dizer que o meu fica em torno dos 75º na estrada, e voce disse que o seu fica abaixo dos 90º, qual é o correto afinal ? Ou nao existe uma regra? Na estrada e o importante e não abaixar muito além dos 70º? Isso, o importante é não baixar muito, tem uma temperatura ideal de funcionamento que acho que é entre 80º e 100º, não tenho certeza. Tenho um peugeot 1.4 que fica abaixo dos 70º em estrada. Cheguei a trocar a VT achando que estava travada aberta e não mudou praticamente nada. Passando scanner descobri que existe uma diferença de 10º entre o ponteiro no painel e a leitura do sensor. Moral da história: troquei a VT a toa, estava tudo correto, o painel é que está marcando errado. Entendi, então nao deve ser muita a diferença no meu caso, visto que o carro continua ecônomico, esta fazendo quase 14km\L na estrada numa media de 80 a 100 km\h....e uns 9 na cidade.... | |
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diegobh Usuario
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Qua 12 Ago 2015 - 18:38 | |
| Estranho... Pq a V.T que comprei original soh abre aos 82.5 ou seja... Nao era pra baixar muito alem dos 80... Mas vc ta chutando no olhometro ou com um scaner ligado? To falando com scanner... Vau ate 83/82 depois cai pra 78 depois sobe... E fica assim na estrada. Cidade entre 90/95c | |
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diegobh Usuario
| Assunto: Re: Kit verão xsara. Qua 12 Ago 2015 - 18:40 | |
| Ta ótima a media... Em MG faço 10 urbano... A.c ligado.. Soh esbarro o pé... Estrada ja tirei 15 abaixo de 100... | |
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| Assunto: Re: Kit verão xsara. | |
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| Kit verão xsara. | |
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