Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Carro esquentando e engasgando

Ir para baixo 
+3
Cássio H. C. Gebara
Tato SP
fffrrrsss
7 participantes
AutorMensagem
fffrrrsss
Membro
Membro




Carro esquentando e engasgando Empty
MensagemAssunto: Carro esquentando e engasgando   Carro esquentando e engasgando EmptyTer 8 Fev 2011 - 15:40

Olá pessoal,

Tenho um Xsara 1.8 16v 1998. Adoro o carro, mas estou com problemas de aquecimento e o carro engasga.

Histórico do problema 1:
Há dois anos, quando comprei o carro, fiz uma limpeza no sistema de arrefecimento. O ar quente entupiu e o carro começou a esquentar. Primeiramente isolei o ar quente. Depois troquei a bomba dagua e as mangueiras. Depois troquei a válvula. Em seguida retirei a válvula. Depois troquei a tampa do reservatório. Já fiz o teste da junta de cabeçote não deu nada. O carro continua aquecendo, com ou sem o ar ligado, e foram oito idas a oficinas.
Agora me recomendaram verificar os reles e varetar o radiador...
Vou fazer isso e ver o que acontece.
Se alguém tiver alguma outra dica, agradeço desde já.


Histórico do problema 2:
Desde sempre meu xsara engasga com pouca rotação. Tem sido um problema quando é necessário uma arrancada num cruzamento, por exemplo. Fiz limpeza dos bicos, troquei as velas e a bomba de combustível.
Um mecânico condenou a bobina e outro disse que é assim mesmo. Mas o fato é que quando piso no acelerador com o carro parado, ele não responde.
Alguém tem alguma idéia do pode ser??

Confesso que adoro o carro, mas estou frustrado por não conseguir acertar o carro. Além do incoveniente de ter ficado no prego algumas vezes...

Por fim, se alguém puder indicar alguma oficina em Brasília ou Goiânia, agradeço.

Flávio
Ir para o topo Ir para baixo
Tato SP
Admin
Admin
Tato SP



Carro esquentando e engasgando Empty
MensagemAssunto: Re: Carro esquentando e engasgando   Carro esquentando e engasgando EmptyQui 10 Fev 2011 - 11:55

Olá amigo.

Problema 1

O problema de aquecimento é complicado, já verificou se não existe vazamentos no radiador? Por menor que seja esse vazamento ele pode estar ocasionando o aquecimento.
As vezes o problema pode estar na válvula termostática que trava e impede que a água circule pelo motor causando o aquecimento. O nível da água diminui constantemente? Já experimentou ver se a água está misturando com o óleo do motor? Se isso estiver acontecendo podem ser indicios de problemas no cabeçote em si, não apenas na junta. Pode ser também alguma pane no sensor de temperatura, que se estiver travado ou mesmo funcionando precariamente, pode ocasionar erros de leitura no módulo e também ocasionar o aquecimento do motor. As ventoinhas funcionam normalmente? Enfim para esse problema de aquecimento existem muitas hipóteses infelizmente, vamos ter que ir fazendo um processo de eliminação.

Problema 2

Quanto ao mecânico que lhe disse que é assim mesmo, faça um favor a você mesmo, não passe nem na porta dele de novo. Nossos carros necessitam de profissionais que entendam da causa, e tenham os equipamentos necessários para fazer a manutenção do jeito certo. Nem todo mecânico entende de PSA, só que nem todos tem coragem de admitir isso. Pra saber muitas das causas de problemas corriqueiros o Scanner Proxia ou Lexia são os corretos para fazer esses procedimentos, Scanner genéricos geralmente não acham todos os defeitos do sistema eletrônico de nossos carros.

A bobina pode ser sim a causa das falhas de aceleração, como também pode estar sendo ocasionada pela Tbi (corpo de borboleta) que muitas vezes acaba entupindo e prejudicando o desempenho.

Abraços

Ir para o topo Ir para baixo
Cássio H. C. Gebara
Usuario
Usuario




Carro esquentando e engasgando Empty
MensagemAssunto: Re: Carro esquentando e engasgando   Carro esquentando e engasgando EmptyQui 10 Fev 2011 - 19:09

Vamos lá de novo...


Tato, qdo vc diz TBI entupida, oq vc quer dizer exatamente ?
Aplicar spray na borboleta acelerando o carro ou remover o corpo inteiro e limpar a borboleta somente não julgo suficiente (me refiro ao N7 com acelerador eletrônico).
O que entope ? Como limpar o restante da TBI, exceto a borboleta ? Removendo aqueles 6 grampos e a tampa plástica, oq eu vou encontrar ? Uma espécie de reostato ? Corre-se o risco de algo ser danificado ?

Desde já agradeço,

Cássio
Ir para o topo Ir para baixo
Tato SP
Admin
Admin
Tato SP



Carro esquentando e engasgando Empty
MensagemAssunto: Re: Carro esquentando e engasgando   Carro esquentando e engasgando EmptyQui 10 Fev 2011 - 20:51

O corpo de borboleta ou TBI Cássio, se suja por uso do próprio carro, não tem uma explicação lógica. Essa limpeza que falou com o spray na borboleta e acelerando ajuda sim e muito, acredito sim que ela possa ser desmontada e retirada pra limpeza mas nunca parei pra ver exatamente como.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
fffrrrsss
Membro
Membro




Carro esquentando e engasgando Empty
MensagemAssunto: Re: Carro esquentando e engasgando   Carro esquentando e engasgando EmptySex 11 Fev 2011 - 10:00

Oi Tato,
Obrigado pelas dicas.

A questão dos vazamentos seja de mangueiras ou radiador já verifiquei. Não há vazamentos. Fiz o teste quatro vezes e colacando muita pressão. As manguiras que vazaram foram trocadas, assim como a bomba
As ventuinhas estão funcionando bem, as duas.
A válvula termostática eu retirei. O carro está sem válvula.
Não há indício de óleo junto com a água.
Acho que das opções que elencou a respeito do aquecimento, só não verifiquei os sensores de temperatura. Vou fazê-lo.
Agora curiosamente, eu acabei colocando uma tampa da Blazer no reservatório de água. A diferença é que ela suporta 15psi de pressão, e se não me engano, a original é de 12psi. Há três dias rodo com o carro e a temperatura está estável. Vou aguardar pra ver o que acontece. Anteriormente já havia substituído a tampa duas vezes, por peças originais, e não havia funcionado.


Quanto ao carro engasgando, vou atrás de um mecânico para fazer o scanner com os modelos que indicou. E verificar se é a bobina. Também irei efetuar a limpeza da borboleta. Aliás, qual o spray de limpeza devo utilizar?

Uma coisa é certa: NÃO QUERO DESISTIR DO MEU XSARA. Se não conseguir arrumá-lo aqui em Brasília vou tirar umas férias e passear em SP atrás de uma boa oficina.

Abração e muito obrigado.
Flávio
Ir para o topo Ir para baixo
mstrazzini
Membro
Membro




Carro esquentando e engasgando Empty
MensagemAssunto: Re: Carro esquentando e engasgando   Carro esquentando e engasgando EmptySex 11 Fev 2011 - 10:41

Uma dúvida: Qual a temperatura média que o termômetro do painel tá mostrando? O meu (N7 2.0 16v) só anda na casa dos 100 graus e to achando que tá quente demais.
Ir para o topo Ir para baixo
fffrrrsss
Membro
Membro




Carro esquentando e engasgando Empty
MensagemAssunto: Re: Carro esquentando e engasgando   Carro esquentando e engasgando EmptySex 11 Fev 2011 - 10:51

O meu também só anda na casa dos 100 graus. Agora que botei a tampa da blazer no reservatório, com o ar ligado a temperatura estabilizou nos 90°.
Ir para o topo Ir para baixo
BANDEID
Usuario
Usuario
BANDEID



Carro esquentando e engasgando Empty
MensagemAssunto: Re: Carro esquentando e engasgando   Carro esquentando e engasgando EmptyQua 28 Nov 2012 - 13:44

Arranquei o meu inteiro hj e limprei ele inteiro com querosene com um paninhu e uma escova de dente... ficou absurdamente limpo e bom, tinha uma crosta enorme ali e de onde sai o GNV , pronto agora descobri pq o carro tava falhando!!! (nao sei se querosene é a melhor coisa pra limpar ali mas pra mim resolveu e era oque tinha a mão...) Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
BANDEID
Usuario
Usuario
BANDEID



Carro esquentando e engasgando Empty
MensagemAssunto: Re: Carro esquentando e engasgando   Carro esquentando e engasgando EmptyQua 28 Nov 2012 - 13:55

me refiro ao TBI
Ir para o topo Ir para baixo
sabrina
Membro
Membro




Carro esquentando e engasgando Empty
MensagemAssunto: Re: Carro esquentando e engasgando   Carro esquentando e engasgando EmptyDom 9 Dez 2012 - 4:41

continua problema, mec fez motor, e agua continuava baixando, levei e ele refez, ando alguns km e agua continua sumindoooo, socorro.. foi trocada tampa agua, verificado radiador, o mec trocou junta, cabecote novo, e agua some...olho por baixo nao cai um pingo, aonde esta indo a agua?? 3 meses sem carro pqp. mangueira nova.
Ir para o topo Ir para baixo
BANDEID
Usuario
Usuario
BANDEID



Carro esquentando e engasgando Empty
MensagemAssunto: Re: Carro esquentando e engasgando   Carro esquentando e engasgando EmptySeg 10 Dez 2012 - 4:55

o teu ta sinistro ta tipo o meu mas achei 3 vasamentos to consertando p ver
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Carro esquentando e engasgando Empty
MensagemAssunto: Re: Carro esquentando e engasgando   Carro esquentando e engasgando EmptyQua 19 Dez 2012 - 10:42

sabrina:

tem cara de tampa ro radiador isso... colocou original?
Se não é isso, pode tar vazando pelo radiador de ar quente ou pelo selo da bomba d´água... ou a junta do cabeçote foi mau aplicada e tá vazando por ela, jogando pro escape.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Carro esquentando e engasgando Empty
MensagemAssunto: Re: Carro esquentando e engasgando   Carro esquentando e engasgando Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Carro esquentando e engasgando
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» probleminha basico galera, carro engasgando!
» carro esquentando
» Carro esquentando muito, radiador frio!
» Help! engasgando e vasando óleo
» engasgando em curvas à direita

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: