Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Fluido adequado no arrefecimento

Ir para baixo 
+5
Fabio - VTS 1.8 16V N6 00
kauedog
arthurbomfim
gnw
Dastan
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Dastan
Usuario
Usuario
Dastan



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 23 Ago 2011 - 20:38

Nos outros carros eu costumava usar. . posso usar o PARAFLU no radiador sem problemas? ou vcs me recomendam outro? mistura com agua? caso sim em que proporção?


Última edição por Dastan em Qua 24 Ago 2011 - 17:13, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 23 Ago 2011 - 20:41

ja falei isso em mil lugares e nunca vou para de falar USA O ORIGINAL! a marca é TOTAL!

tipo coolcelf ou glacelf!

um deles já é diluido... o outro precisa ser diluido! segue as recomendações no rotulo e usa agua desmineralizada ou destilada!!! (agua da chuva e agua das saidas de ar condicionado tambem servem... aquela agua do ar que pinga na cabeça dagente na rua)

por causa de um fluido vagabundo perdi meu motor inteiro!
Ir para o topo Ir para baixo
Dastan
Usuario
Usuario
Dastan



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 23 Ago 2011 - 20:43

gnw escreveu:
ja falei isso em mil lugares e nunca vou para de falar USA O ORIGINAL! a marca é TOTAL!

tipo coolcelf ou glacelf!

um deles já é diluido... o outro precisa ser diluido! segue as recomendações no rotulo e usa agua desmineralizada ou destilada!!! (agua da chuva e agua das saidas de ar condicionado tambem servem... aquela agua do ar que pinga na cabeça dagente na rua)

por causa de um fluido vagabundo perdi meu motor inteiro!

poisé .. só que esse original é ruinzão de achar ..

e meu motor ja tem 120.000 km rodados .. nao seria frescura usar o original agora? pergunto pq duvido q o antigo dono tinha esse zelo.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 23 Ago 2011 - 20:47

o meu motor tinha 108 mil... meti um fluido.. 3 dias depois fudeu tudo.. até bloco tive q trocar!


seilá cara.. eu se fosse tu metia agua mesmo.. vai te encomodar BEM menos te GARANTO! e quanto mais rodado, pior é... esse nosso motor trabalha enclido.. e quando vi meu motor desmontado vi exatamente POR QUE ele trinca!


baseado no que vi (que nao dá pra explicar aqui) te digo: prefira agua se nao encontrar o fluido original.. e se o motor passou a vida usando agua, é arriscado mudar agora!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Dastan
Usuario
Usuario
Dastan



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 23 Ago 2011 - 20:59

gnw escreveu:
o meu motor tinha 108 mil... meti um fluido.. 3 dias depois fudeu tudo.. até bloco tive q trocar!


seilá cara.. eu se fosse tu metia agua mesmo.. vai te encomodar BEM menos te GARANTO! e quanto mais rodado, pior é... esse nosso motor trabalha enclido.. e quando vi meu motor desmontado vi exatamente POR QUE ele trinca!


baseado no que vi (que nao dá pra explicar aqui) te digo: prefira agua se nao encontrar o fluido original.. e se o motor passou a vida usando agua, é arriscado mudar agora!!!

hummmmm exatamente isso que eu queria saber .. pq pelo visto o meu só viu agua a vida toda hehe .. nao tem 1 pingo de aditivo no reservatorio do bichinho...

po .. mas queria dar uma limpeza geral e botar tudo novinho .. ja vi q não vai prestar No
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 23 Ago 2011 - 21:01

quer tentar tenta.. pode ser bom como pode ser um desastre! agora me diz.. vale o risco?!


sei como é.. que o cara se sente um relaxado tendo agua no motor.. mas paciencia! :S
Ir para o topo Ir para baixo
Dastan
Usuario
Usuario
Dastan



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 23 Ago 2011 - 21:03

gnw escreveu:
quer tentar tenta.. pode ser bom como pode ser um desastre! agora me diz.. vale o risco?!


sei como é.. que o cara se sente um relaxado tendo agua no motor.. mas paciencia! :S

po eu me sinto mesmo .. parece um desleixo aquela água com cor de ferrugem uahuahua ..
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 23 Ago 2011 - 21:04

ah mas pelamordedeus! troca essa agua ai né meu! mete agua destilada e tal..
Ir para o topo Ir para baixo
Dastan
Usuario
Usuario
Dastan



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 23 Ago 2011 - 21:27

gnw escreveu:
ah mas pelamordedeus! troca essa agua ai né meu! mete agua destilada e tal..

a sim . .depois q limpar sim ..

e pra dar uma ajudinha jogo um aditivozinho só pra colorir um pouco a bagaça e não deixar só na agua sem graça .r.s
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 23 Ago 2011 - 21:42

manda o original entao! nao arrisca teu motor! n vale a pena!
Ir para o topo Ir para baixo
arthurbomfim
Usuario
Usuario




Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyQua 24 Ago 2011 - 11:00

o meu tava aquela agua toda enferrujada, eu lavei tudo com agua corrente da torneira mesmo, em casa, abri o sistema e deixei a agua correr até sair limpa, depois liguei o motor ai a agua começou a sair suja de novo, ai deixei funcionar até sair agua limpa, depois disso acelerei ai começou a sair agua suja de novo kkkk, dai quando só sai agua limpa de todo jeito eu deixei esvaziar, enchi com agua de ar condicionado, e botei um aditivo pra limpeza do sistema, esse:
Fluido adequado no arrefecimento Aditivo-para-radiador-bardahl-radclean-200ml-grande-1190-61047
rodei uma semana, desci a agua suja novamente e botei um aditivo normal, esse aqui:
Fluido adequado no arrefecimento Rad-cool-plus

já tem um mes e meio que fiz isso, até agora tá tudo normal, aaah eu tambem joguei um jato de agua forte no radiador, saiu uma agua barrenta, aparti dai ele começou a esquentar menos, o vazamento que tinha era proxima a saida do radiador, onde pega a presilha que segura ele, mandei o cara por uma cola especial lá, não vaza mais, o que acho que dizem que vai pro saco por fazer isso é a bomba d'agua, eu nao sei se é verdade, até agora ela tá funcionando, to olhando sempre o nivel de agua e monitorando a temperatura, se subir demais já paro
Ir para o topo Ir para baixo
Dastan
Usuario
Usuario
Dastan



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyQua 24 Ago 2011 - 17:13

arthurbomfim escreveu:
o meu tava aquela agua toda enferrujada, eu lavei tudo com agua corrente da torneira mesmo, em casa, abri o sistema e deixei a agua correr até sair limpa, depois liguei o motor ai a agua começou a sair suja de novo, ai deixei funcionar até sair agua limpa, depois disso acelerei ai começou a sair agua suja de novo kkkk, dai quando só sai agua limpa de todo jeito eu deixei esvaziar, enchi com agua de ar condicionado, e botei um aditivo pra limpeza do sistema, esse:
Fluido adequado no arrefecimento Aditivo-para-radiador-bardahl-radclean-200ml-grande-1190-61047
rodei uma semana, desci a agua suja novamente e botei um aditivo normal, esse aqui:
Fluido adequado no arrefecimento Rad-cool-plus

já tem um mes e meio que fiz isso, até agora tá tudo normal, aaah eu tambem joguei um jato de agua forte no radiador, saiu uma agua barrenta, aparti dai ele começou a esquentar menos, o vazamento que tinha era proxima a saida do radiador, onde pega a presilha que segura ele, mandei o cara por uma cola especial lá, não vaza mais, o que acho que dizem que vai pro saco por fazer isso é a bomba d'agua, eu nao sei se é verdade, até agora ela tá funcionando, to olhando sempre o nivel de agua e monitorando a temperatura, se subir demais já paro

eu to pensando em fazer isso pra dar uma limpeza geral pq o meu ta precisando ..

agora depois de limpo .. se quiser botar só o aditivo .. bota quantos litros do original? mistura com agua destilada ou nao ? caso sim .. quantos litros leva tb???
Ir para o topo Ir para baixo
kauedog
Usuario
Usuario
kauedog



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptySáb 27 Ago 2011 - 11:43

cara minha opniao...ta esquentando rodando na agua? nao? mantem assim.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptySáb 27 Ago 2011 - 14:03

kauedog escreveu:
cara minha opniao...ta esquentando rodando na agua? nao? mantem assim.

ja falei, mas neh.. se quiser fazer faça, só nao diga q eu nao avisei!!
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio - VTS 1.8 16V N6 00
Membro
Membro
Fabio - VTS 1.8 16V N6 00



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptySáb 27 Ago 2011 - 17:19

Coloque aditivo, ele ajuda a lubrificar a bomba d'agua, evita bolhas, e aumenta a temperatura no qual o liquido de arrefecimento ira ferver.

Já utilizando somente a água, que ferve a 100 graus, quando chegar a essa temperatura a agua ferve ocupando mais espaço e aumentando a pressão (e o volume ocupado), assim ocorre o vazamento pela tampa que é projetada para permitir este vazamento aliviando a pressão, assim como a válvula que existe em uma panela de pressão.

Em qualquer loja de Autopeças você encontra várias marcas, algumas até especificas para bloco de aluminio.

Quanto ao aditivo da Total, ele também é a base de Ethilenoglicol, como acredito que 99% dos aditivos para radiadores.

Quanto a proporção a usar, basta ler o rotulo do aditivo e verificar a proporção recomendada. Lembrando que o seu objetivo principal ao usar o aditivo é aumentar o ponto de ebulição do liquido de arrefecimento, de 100 graus da agua para algo acima de 120 graus.

Como referencia o radiador do Xsara N6 tem capacidade de 8 litros, em geral os aditivos pedem uma mistura de 60%, ou seja 4,8 litros para o radiador do Xsara, pode colocar 5, 6 litros que não tem problema, você irá aumentar mais ainda o ponto de ebulição.

Outra dica, revise todo o sistema de arrefecimento, devido aos antigos donos que economizaram na manutenção geralmente o sistema está cheio de gambiarras e adaptações, pelo menos o meu estava sem a válvula termostática, com o cotovelo de entrada no bloco trincado e vazando, a saida do bloco estava adaptada para não utilizar a mangueira original, mas isso é uma historia para outro post.
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio - VTS 1.8 16V N6 00
Membro
Membro
Fabio - VTS 1.8 16V N6 00



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptySáb 27 Ago 2011 - 17:34

Outra dica que acabei esquecendo, o aditivo tem vida útil, você deve trocar uma vez por ano.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptySáb 27 Ago 2011 - 19:36

Fabio - VTS 1.8 16V N6 00 escreveu:
Coloque aditivo, ele ajuda a lubrificar a bomba d'agua, evita bolhas, e aumenta a temperatura no qual o liquido de arrefecimento ira ferver.

Já utilizando somente a água, que ferve a 100 graus, quando chegar a essa temperatura a agua ferve ocupando mais espaço e aumentando a pressão (e o volume ocupado), assim ocorre o vazamento pela tampa que é projetada para permitir este vazamento aliviando a pressão, assim como a válvula que existe em uma panela de pressão.

Em qualquer loja de Autopeças você encontra várias marcas, algumas até especificas para bloco de aluminio.

Quanto ao aditivo da Total, ele também é a base de Ethilenoglicol, como acredito que 99% dos aditivos para radiadores.

Quanto a proporção a usar, basta ler o rotulo do aditivo e verificar a proporção recomendada. Lembrando que o seu objetivo principal ao usar o aditivo é aumentar o ponto de ebulição do liquido de arrefecimento, de 100 graus da agua para algo acima de 120 graus.

Como referencia o radiador do Xsara N6 tem capacidade de 8 litros, em geral os aditivos pedem uma mistura de 60%, ou seja 4,8 litros para o radiador do Xsara, pode colocar 5, 6 litros que não tem problema, você irá aumentar mais ainda o ponto de ebulição.

Outra dica, revise todo o sistema de arrefecimento, devido aos antigos donos que economizaram na manutenção geralmente o sistema está cheio de gambiarras e adaptações, pelo menos o meu estava sem a válvula termostática, com o cotovelo de entrada no bloco trincado e vazando, a saida do bloco estava adaptada para não utilizar a mangueira original, mas isso é uma historia para outro post.

Em relação a ser a base de etileno, pode até ser verdade! a base deles muda de acordo com a cor, alias, a cor muda de acordo com a base! se nao me engano 0os de tom esverdiado sao os a base de etileno! existe alguns com base mineral e muitas outras bases... mas a composição nao é feita somente de base, ou seja: o total tem a base de etileno mas tem muitos outros componentes (ou deixa de ter) que os outros nao tem (ou tem a mais) fazendo assim, com que seja diferente e adequado ao motor do xsara!

seria o mesmo que dizer "os óleos sao a base mineral, portanto sao iguais" a logica ideal é essa, mas na pratica nao..

portanto ainda indico o original!
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio - VTS 1.8 16V N6 00
Membro
Membro
Fabio - VTS 1.8 16V N6 00



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyDom 28 Ago 2011 - 7:39

Caro gnw,

O principio dos aditivos é sempre o mesmo elevar o ponto de ebulição, assim como todo óleo tem o objetivo de lubrificar as partes moveis do motor, mas claro que cada um tem suas características.

O que pode corroer o motor, é usar um ADITIVO PARA LIMPEZA (como o RadClean por exemplo), esse sim tem o objetivo diferente que é limpar o sistema. Esses aditivos de limpeza basicamente são soda caustica, que corroem toda a sujeira e devem ser usados por pouco tempo nos motores de aço e NUNCA em motores de alumínio, pois a Soda (Sodium Hidroxide) corroe o aluminio, principalmente em altas temperaturas (que é o caso de um motor a combustão).

Se não acredita em mim, procure qualquer tabela de compatibilidade quimica na internet, neste site tem uma simples mas bem útil
http://www.coleparmer.com/techinfo/chemcomp.asp
Veja o que ela diz sobre a Soda e o aluminio:
Fluido adequado no arrefecimento Compquim
Olha a cara triste do seu motor quando colocam a Soda nele.

Esse é um alerta interessante para os usuários da comunidade, NUNCA UTILIZEM ADITIVO DE LIMPEZA DE RADIADOR. Os de limpeza de motor não conheço qual o quimico utilizado, porém recomendo não arriscar.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyDom 28 Ago 2011 - 11:46

certamente nao se usa limpantes, mas o que digo é que nao épor que o total é a base de etileno que ele é ruim como os outros de etileno e tambem, que só por que os outros nao sao total, sao ruins.. só digo tambem que o total é a receita certa! nao que nao haja outros, mas eu nao arriscaria! eu ja perdi um motor por isso! arrisquei e errei! o total é certo... mas devem haver outros certos...
Ir para o topo Ir para baixo
Rasec
Usuario
Usuario
Rasec



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptySeg 29 Ago 2011 - 14:27

Uma coisa q troquei foi o liquido de arrefecimento. Usava água e passei a usar um da rosado q não lembro a marca pq foi a muito tempo. Mas até agora nunca aqueceu o meu motor mais que 90º. E isso no verão. Até vou ter q ver se tem q trocar, mas acho q não.
Ir para o topo Ir para baixo
Dastan
Usuario
Usuario
Dastan



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 30 Ago 2011 - 0:02

Galera então vamos lá .. pra limpar o sistema de arrefecimento do 1.6 que se não me engano é bloco de alumínio .. o que vcs recomendam? e como fazer essa limpeza tb?

to pensando em depois de limpar (caso seja possível) usar 1 medida do aditivo pra 9 de agua destilada (10% só de aditivo original total) ..qual o certo vcs recomendam? ja falaram que é o amarelo .. mas queria ter ctz pra nao comprar errado.

meu carro ta com 120k km .. e creio q nunca tenha visto aditivo depois que saiu da CC 0km hehe
Ir para o topo Ir para baixo
grognr
Usuario
Usuario
grognr



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 30 Ago 2011 - 9:17

cara.. .quer uma dica...??? vai acostumando ele aos poucos.. . compra um rosadinho da radiex... esvazie o sistema... tem uma mangueira que eh bem facil de ser retirada... fica embaixo da caixa do filtro de ar...


mas cuidado p nao quebrar a peça e nem perder a presilha.. .a peça eh bem fragil...


ou entao coloque uma mangueira na boca do radiador e bota agua com o motor rodando...


vai ficar sangrando o sistema pela boca msmo!>!>


depois retire uns 2 LItros de agua do sistema... e coloque os 2 frascos do produto que ja eh diluido... nao eh o concentrado forte...


minha ecosport e o xsara estao assim e graças a Deus nao deu problema ainda.. . meu radiador tinha furado antes desse processo entao imagine o quao ruim ele esta.. .e nao ta vazando nada.. .nem motor esta Zuado>!>!>


e a agua depois de um tempo vc troca que vai sair com a sugeira que ja tinha antes.. . sem colocar produtos corrosivos. ...


fica a dica.. .e eh bem facil de fazer.>!>!
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 30 Ago 2011 - 10:17

dastan tem mil opinioes no topico.. escolhe uma e faz.. ou faz por conta propria!!! cada um disse uma coisa e os passos de cada um ja estao todos ai... só escolher e fazer...

ja sabemos que:

Limpantes corroem o bloco
coloquei somente ethileno com agua e corroeu meu bloco
o original é o amarelo da total e atraz tem as proporçoes corretas de agua e produto

se quiser fazer 10% ou a indicação de fabrica vc decide...

se quier usar amarelo verde azul rosa vermelho.... vc decide...
Ir para o topo Ir para baixo
Dastan
Usuario
Usuario
Dastan



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 30 Ago 2011 - 10:31

gnw escreveu:
dastan tem mil opinioes no topico.. escolhe uma e faz.. ou faz por conta propria!!! cada um disse uma coisa e os passos de cada um ja estao todos ai... só escolher e fazer...

ja sabemos que:

Limpantes corroem o bloco
coloquei somente ethileno com agua e corroeu meu bloco
o original é o amarelo da total e atraz tem as proporçoes corretas de agua e produto

se quiser fazer 10% ou a indicação de fabrica vc decide...

se quier usar amarelo verde azul rosa vermelho.... vc decide...

Calma rapaz !!! só estou pedindo uma dica ..

De repente vou fazer isso que o grognr recomendou, ae depois de limpo vou na minha idéia .. 10% só do original com agua destilada.

Tenho um IMENSO medo de deixar com muito aditivo .. pq não tenho lá muita idéia do estado do motor principalmente, apesar de não ter tido nenhum problema com vazamento até agora.

Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento EmptyTer 30 Ago 2011 - 10:32

Dastan escreveu:
gnw escreveu:
dastan tem mil opinioes no topico.. escolhe uma e faz.. ou faz por conta propria!!! cada um disse uma coisa e os passos de cada um ja estao todos ai... só escolher e fazer...

ja sabemos que:

Limpantes corroem o bloco
coloquei somente ethileno com agua e corroeu meu bloco
o original é o amarelo da total e atraz tem as proporçoes corretas de agua e produto

se quiser fazer 10% ou a indicação de fabrica vc decide...

se quier usar amarelo verde azul rosa vermelho.... vc decide...

Calma rapaz !!! .só estou pedindo uma sugestão..

De repente vou fazer isso que o grogr recomendou, ae depois de limpo vou na minha idéia .. 10% só do original com agua destilada.

Tenho um IMENSO medo de deixar com muito aditivo .. pq não tenho lá muita idéia do estado do motor principalmente.



eu to calmo! Smile

só digo que a resposta ja ta ai!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fluido adequado no arrefecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido adequado no arrefecimento   Fluido adequado no arrefecimento Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fluido adequado no arrefecimento
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Óleo adequado para o xsara
» Fluido de freio.
» Fluído de Freio SUMINDO
» Peças do arrefecimento
» Luzes: Agua/Oleo/Fluido/Stop

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: