Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Xsara Picasso - tampa motor soltou-se

Ir para baixo 
+5
Artur_Fantin
jpaulosg
alphatech
gnw
Vitor Abreu
9 participantes
AutorMensagem
Vitor Abreu
Usuario
Usuario
Vitor Abreu



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySex 10 Ago 2012 - 7:43

Amigos, venho lhes contar um caso curioso, e por Deus não tive nenhuma consequência grave (acidente e financeira)

Resumo da história: Final de semana passado (04/08), fui para uma festa a fanstasia em uma balada na serra da cantareira (o famoso Velhão, perto do trilha da torres, aqui em SP).

A subida da serra é bem ingrime, mas o motor da Picasso aguentou com louvor!!!! Na metade da subida, senti um cheiro muito forte, semelhante a lona, ou fricção queimada... Meu computador de bordo não acusou nada, e não viasualizei fumaça alguma, então pressegui viagem!!

Ao sair da balada, liguei o carro e começei a descer a serra, engrenado com freio motor (estava com a 3 marcha engatada, com uma velocidade de no maximo 50 km/h), e de repente me assustei com o barulho terrivel que vinha do motor.... muito forte, e o cheiro agravou-se...

Parei o carro, liguei uma lanterna (que tenho dentro do carro), e tentei enxergar alguma coisa... Como era quase 03h00 da manha, a lanterna nao era o suficiente para vencer a escuridão, então olhei bem devagar para o motor (com a tampa aberta), porem nao enxerguei nada...

Olhei proximo as rodas, e na roda dianteira direita, vi a coifa do eixo homocinético, estava rompida, com graxa por todo o eixo... porem a graxa nao justificava o cheiro forte, nem o barulho estranho.... Como era madrugada, voltei para casa a menos de 30 km/h, para não forçar nada

Domingo de tarde, resolvi olhar com calma (e aproveitar a claridade diurna), e para minha surpresa, A TAMPA DO MOTOR DESPRENDEU-SE, indo parar perto do eixo homcinético....

Quando retirei a tampa, vi o estrago que fez na tampa, onde consegui descobrir a causa do cheiro forte e o barulho estranho!!!!

Vejam as fotos, para que comprovem como tive sorte!!!!!!

FOTOS -> https://2img.net/r/ihimg/g/210/img00053201208051644.jpg/


Como tinha postado em outro tópico, fiz uma manutenção pesada na minha Picasso, devido a mesma ter atingido 100 mil km´s, e nessa manutenção troquei as bobinas, e troquei o oleo, o que justificou a retirada da tampa, por parte do meu mecanico!!!!

Tive muita sorte, de a tampa nao ter atingindo nenhuma correia, pois caso isso acontecesse, o estrago seria inimaginavel!!!!

Conversei com ele, e expus minha situação, pois as presilhas que fixam a tampa são de plastico, e é natural o ressecamento pelo tempo, e meu carro já possui 6 anos de vida, POREM, ELE NAO ME AVISOU SOBRE O ESTADO DAS PRESILHAS, pois se eu soubesse, com certeza teria trocado!!!!

Nesse sabado (11/08), irei encostar o carro para o devido reparo, sem custo nenhum, pois mecanico assumiu a responsabilidade pelo fato (sem contar que somos amigos e o conheço ha mais de 2 anos)...

Minha dica aos amigos, olhem essa presilha de fixação do motor, pois o susto que eu passei na hora foi enorme, não sei como não sujei o banco!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySex 10 Ago 2012 - 7:55

Putz!!! menos mal, que não aconteceu nada né?!

eu não gost de capas em motores.. gosto de ver O MOTOR como ele é!

iausdhiuashdi
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor Abreu
Usuario
Usuario
Vitor Abreu



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySex 10 Ago 2012 - 8:01

gnw escreveu:
Putz!!! menos mal, que não aconteceu nada né?!

eu não gost de capas em motores.. gosto de ver O MOTOR como ele é!

iausdhiuashdi

Orra, nem fala!!!!

Foi muita sorte mesmo... !!!

Entao, eu até curto essa tampa, mas nao sabia que as presilhas são de plásticos!!! Isso foi que me ferrou!!!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySex 10 Ago 2012 - 9:22

cara, tu deu MUITA sorte...
Ir para o topo Ir para baixo
jpaulosg
Usuario
Usuario




Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySex 10 Ago 2012 - 9:34

Caramba, que sorte!!!!

Nossa senhora, tanto cuidado em manutenção OK para uma tampa se desprender e quase colocar tudo a perder!

Na minha perua as capas laterais ainda tem algumas presilhas originais, vou providenciar a substituição delas (inclusive melhor fixação da "tampinha" de acesso à bateria) e uso de "linguetas-nó-cego" para me certificar que - mesmo que solte - não vai cair em lugar indevido e provocar algum estrago!

Um grande abraço e ótimo fim-de-semana!

JP
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor Abreu
Usuario
Usuario
Vitor Abreu



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySex 10 Ago 2012 - 10:26

alphatech escreveu:
cara, tu deu MUITA sorte...

Alpha, nem fala... Cara, na hora pelo barulho, pensei que fosse a correia rompendo, ou alguma valvula atropelada... ou mesmo algum ataque nuclear (kkk), pois o barulho foi muito, muito alto!!!


jpaulosg escreveu:
Caramba, que sorte!!!!

Nossa senhora, tanto cuidado em manutenção OK para uma tampa se desprender e quase colocar tudo a perder!

Na minha perua as capas laterais ainda tem algumas presilhas originais, vou providenciar a substituição delas (inclusive melhor fixação da "tampinha" de acesso à bateria) e uso de "linguetas-nó-cego" para me certificar que - mesmo que solte - não vai cair em lugar indevido e provocar algum estrago!

Um grande abraço e ótimo fim-de-semana!

JP

Pois é JP... por causa dessas presilhas que devem ter um valor irrissório, quase perco o motor do carro, ou quem sabe, poderia ocasionar um acidente mais grave....

Cara, depois que isso aconteceu comigo, troque todo e qualquer tipo de fixação de plastico... Minha chateação foi justamente essa, meu mecanico nao ter avisado o estado que as presilhas estavam....

Mas graças a Deus, nao aconteceu nada comigo, com o carro, e nao terei custo algum no reparo!!!

Bom final de semana para ti tambem!!
Ir para o topo Ir para baixo
Artur_Fantin
Usuario
Usuario
Artur_Fantin



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySex 10 Ago 2012 - 13:09

Porra também... a tampa do motor é presa com presilhas de plástico! É foda!

A do xu7 é presa por vários parafusos allen... naõ solta aquela porra nem a pau!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
marcelo.lbs
Usuario
Usuario
marcelo.lbs



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySex 10 Ago 2012 - 13:17

malandro.. que susto heim... coragem a sua de terminar a viagem depois de uma explosão nuclear dessas... kkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor Abreu
Usuario
Usuario
Vitor Abreu



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySex 10 Ago 2012 - 13:48

Artur_Fantin escreveu:
Porra também... a tampa do motor é presa com presilhas de plástico! É foda!

A do xu7 é presa por vários parafusos allen... naõ solta aquela porra nem a pau!!!!

Cara, a Picasso é um excelente veiculo, conforto incomparavel, motor excelente (para o porte do carro), ar digital, painel digital, etc, etc, etc...

Mas possui diversos deslizes de projeto: ausencia de conta giros, plasticos para peças importantes, sem módulo de subida nos vidros (original de fábrica), etc...

Enfim, excelente carro, mas que me deu um susto terrivel!!!



marcelo.lbs escreveu:
malandro.. que susto heim... coragem a sua de terminar a viagem depois de uma explosão nuclear dessas... kkkkkkk

Cara, estava num mato sem cachorro: Estava no meio da serra, as 03h00 numa escuridao absurda... Ou eu ficava parado esperando o guincho, ou ia embora.....

Confesso que fui com o c* na mão, pois não sabia o que tinha acontecido... Graças a Deus, nada de maior gravidade!!
Ir para o topo Ir para baixo
marcelo.lbs
Usuario
Usuario
marcelo.lbs



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySex 10 Ago 2012 - 13:56

3 da madruga, parado no meio da serra, uma escuridão do cacete e fantasiado... se algum doido fosse parar, e depara-se com um maluco fantasiado... acabaria te dando um tiro... kkkkk

O bom disso tudo é a história que fica pra contar... kkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor Abreu
Usuario
Usuario
Vitor Abreu



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySex 10 Ago 2012 - 14:52

marcelo.lbs escreveu:
3 da madruga, parado no meio da serra, uma escuridão do cacete e fantasiado... se algum doido fosse parar, e depara-se com um maluco fantasiado... acabaria te dando um tiro... kkkkk

O bom disso tudo é a história que fica pra contar... kkkkkk

Mano, e ainda fui fantasiando de Kiko!!!!!!!!

Tenho 1,95 e 110 quilos, entao imagina a cena....

Sem brincadeira, eu era o mais engraçado da festa!!!!!!!!!!!!!!!!

Depois coloco uma foto aqui, para a galera passar mal de dar risada!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySex 10 Ago 2012 - 22:28

acho dificil essa tampa se soltar e causar algum dano serio pro seu motor, mas o susto imagino ter sido grande!

sei como são essas presilhas, elas encaixam numa posição e vc dá um giro de 90 graus pra ele travar! pode ser que o mecanico tenha esquecido de travar!

qd vc abriu o capo não sentiu falta da tampa?
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor Abreu
Usuario
Usuario
Vitor Abreu



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySáb 11 Ago 2012 - 10:01

BacaLoko escreveu:
acho dificil essa tampa se soltar e causar algum dano serio pro seu motor, mas o susto imagino ter sido grande!

sei como são essas presilhas, elas encaixam numa posição e vc dá um giro de 90 graus pra ele travar! pode ser que o mecanico tenha esquecido de travar!

qd vc abriu o capo não sentiu falta da tampa?

Exatamente baca!!! Sao essas presilhas mesmo!!!

Sendo bem sincero, na hora nao me dei conta nao, pois estava de madrugada, eu fantasiado e com algumas latas de suco de cevada na minha corrente sanguinea!!!!!

So fui reparar que era a tampa, no domingo de tarde!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano
Usuario
Usuario
Juliano



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySáb 11 Ago 2012 - 13:32

fala vitor,meu xsara break tem o mesmo motor que o seu e esta capa tambem caiu do meu motor e por sorte ela enroscou nas mangueiras do ar quente e não caiu até as extremidades mais baixar,ai os pinos de plastico que prendem ela foram todos perdidos devido ao fato dela cair...ai prendi ela com umas arruelas e parafusos de ferro pois estas presilhas são dificeis de achar...
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySáb 11 Ago 2012 - 22:38

tb pensei nessa dificuldade de encontrar!!!

olha no service pega o codigo e encomenda zera! não deve ser tão caro 6 travas dessas!
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor Abreu
Usuario
Usuario
Vitor Abreu



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptyDom 12 Ago 2012 - 13:09

Juliano escreveu:
fala vitor,meu xsara break tem o mesmo motor que o seu e esta capa tambem caiu do meu motor e por sorte ela enroscou nas mangueiras do ar quente e não caiu até as extremidades mais baixar,ai os pinos de plastico que prendem ela foram todos perdidos devido ao fato dela cair...ai prendi ela com umas arruelas e parafusos de ferro pois estas presilhas são dificeis de achar...

Existe essa possibilidade Juliano?? Fiquei com medo de forçar a capa, e estraga-la... Consegue me mandar uma foto??

BacaLoko escreveu:
tb pensei nessa dificuldade de encontrar!!!

olha no service pega o codigo e encomenda zera! não deve ser tão caro 6 travas dessas!

Entao, na verdade, na CC é facil encontrar... Meu mecanico ligou na CC, e o rapaz de vendas disse que é uma coisa muito, mas muito comum de se acontecer (e palavras do funcionario da CC), que isso deveria ter sofrido um recall por por parte do citroen, pois a minha capa, caiu no coletor, e graças a deus nao incendiou-se...

Na terça-feira pegarei a capa nova, e falarei para meu mecanico, a dica do Juliano, de prensar com arruelas e parafusos...
Ir para o topo Ir para baixo
sup_rec
Membro
Membro
sup_rec



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptySex 17 Ago 2012 - 19:59

Vitor Abreu escreveu:
gnw escreveu:
Putz!!! menos mal, que não aconteceu nada né?!

eu não gost de capas em motores.. gosto de ver O MOTOR como ele é!

iausdhiuashdi

Orra, nem fala!!!!

Foi muita sorte mesmo... !!!

Entao, eu até curto essa tampa, mas nao sabia que as presilhas são de plásticos!!! Isso foi que me ferrou!!!

Fiz uma revisão hoje na minha Sarinha e só hj tb que percebi que são de plástico as presilhas..kkk
Valeu pela dica!
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor Abreu
Usuario
Usuario
Vitor Abreu



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptyQua 29 Ago 2012 - 7:49

Pessoal, tampa nova na Picasso!!!!

Não veio da mesma cor (a que eu tinha era preto e prata), agora veio toda preta!!!!

Porém, as por**** das presilhas de plastico retornaram tambem!!!!!!!!!!!!

Vou ter que me policiar quanto a isso, de mes em mes vou ver o estado das mesmas!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptyQua 29 Ago 2012 - 22:43

tira fotos ai brow!
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano
Usuario
Usuario
Juliano



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptyQua 29 Ago 2012 - 22:44

opa moçada amanha ja tiro e posto p vcs...
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano
Usuario
Usuario
Juliano



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptyQua 29 Ago 2012 - 22:50

aew achei uma foto aki,dah pra ver os parafusinhos cromados. Ai por dentro prendi as seis porcas no encaixe do pino de plastico original com super bond e algodão, essa mistura depois de poucos segundos que seca vira uma pedra! Fiz assim tambem para colar meu chevron e agora não cai mais e ta super firme.

Xsara Picasso - tampa motor soltou-se 20120416211406331



abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptyQua 29 Ago 2012 - 23:14

araldite com cimento tb é bom!!!!

heheheh mas leva uns 10 15 min!
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano
Usuario
Usuario
Juliano



Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se EmptyQua 29 Ago 2012 - 23:26

nada segundos e ta seca a bond com o algodão,não sei que reação quimica acontece mais tipo cheiro queimado e sai fumacinha,ai passa uns 10 segundo e ta que nem pedra...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty
MensagemAssunto: Re: Xsara Picasso - tampa motor soltou-se   Xsara Picasso - tampa motor soltou-se Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Xsara Picasso - tampa motor soltou-se
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» MOTOR 2.0 16V XSARA PICASSO
» Xsara Picasso com MSG de aquecimento do motor
» Motor engasgando, Xsara Picasso 2.0 16v
» Barulho lado direito do motor picasso
» Picasso 2002 incedndio cofre motor e restauração 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: