Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Manutenção na nave: correias e coxins

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
jpaulosg
Usuario
Usuario




Manutenção na nave: correias e coxins Empty
MensagemAssunto: Manutenção na nave: correias e coxins   Manutenção na nave: correias e coxins EmptyDom 9 Set 2012 - 8:51

Olá a todos, bom dia!

Apenas para relatar as manutenções que fiz neste feriadão na minha perua N7 1.6 16v.

Como disse no tópico do SITE DE SERVICO CITROEN, foi realmente uma beleza me cadastrar e pegar os códigos originais das peças PSA. O que pude constatar é que na própria Citroen COBRAM O QUANTO QUEREM nas peças, enquanto na PEUGEOT é tudo tabelado e, dependendo, dão descontos!

Resultado, comprei o KIT completo original da correia dentada na Peugeot e saiu R$410,00, mais barato que kit de reposição 1a linha. A correia original veio GATES (feita no Brasil) e os rolamentos de apoio e esticador vieram franceses, em aço (bem diferentes dos de plástico que vi por aí).

O KIT completo da correia do alternador também encomendei, só que aí deu um pouco de problema: não tem no Brasil as peças originais (incrivelmente a correia e o rolamento de apoio). O rolamento esticador só vem completo (bem mais caro), mas tudo metálico também.

Como não tenho tempo algum, comprei tudo de reposição (correia CONTINENTAL [veio importada da Inglaterra] e os rolamentos nacionais, de plástico mesmo - infelizmente na autopeças não tinha outro) e vou cancelar o pedido na concessionária.

Quando meu amigo mecânico foi soltar o motor para trocar as correias, o COXIM HIDRÁULICO DO LADO DIREITO DO CARRO ESTAVA COMPLETAMENTE ESTOURADO: simplesmente partido, seco e arrebentado. O do outro lado, que fica embaixo da "casinha" da bateria, também depois vimos que estava partido (mais íntegro, mas com certeza comprometido) e o de baixo, do câmbio, simplesmente estava FERRO-COM-FERRO, não sei como não estava "estralando", fazia apenas NHEC-NHEC, mas diante da situação resolvemos trocar todos (mais uma PROVA de quão valentes são os Xsara, hehehe!).

Como isso foi na sexta-feira da independência, só conseguimos achar o Mercadocar aberto e compramos todos os coxins de reposição (1a linha - Monroe AXIOS) e todos eles sairam por R$160,00.

Resultado: tudo na nave devidamente trocado e funcionando OK! O NHEC-NHEC desapareceu completamente, simplesmente o carro ficou novo!

Na verdade, já gastei bastante em todas essas manutenções que fiz desde que peguei (cerca de R$5.000,00 em tudo, mas aí incluídos todos os pneus novos, todos os amortecedores e coxins, filtros, óleos e etc), mas meu intento é ficar com ele mesmo e por isso não economizei nas reposições e em peças de 1a primeira. Meu mecânico também ajudou demais e fez as coisas praticamente na amizade - profissional extremamente competente, humilde e honesto (se precisarem - região da Vila Sônia SP/SP - recomendo mesmo). Graças a ele consegui fazer tudo que eu queria, porque senão seria impossível e teria que ficar andando com o carro meio bixado até ir fazendo.

Desculpem o tamanho do relato, mas fica aqui registrado, pois muito dessa manutenção acredito que grande parte dos colegas aqui fez ou precisa fazer em breve, dado a idade dos nossos carros e desgaste das peças!

Abs a todos,

JP
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Manutenção na nave: correias e coxins Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção na nave: correias e coxins   Manutenção na nave: correias e coxins EmptyDom 9 Set 2012 - 21:00

bom de mais carro revisadinho!

agora só alegria! só curtir a máquina!
Ir para o topo Ir para baixo
jpaulosg
Usuario
Usuario




Manutenção na nave: correias e coxins Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção na nave: correias e coxins   Manutenção na nave: correias e coxins EmptyDom 9 Set 2012 - 22:32

Po, Baka, nem fala!!!

Preferi gastar preventivamente e botar em dia mesmo, que deixar alguma coisa de lado e tomar susto/prejuízo inesperado, ainda mais se for na estrada, né?

Queria te perguntar uma coisa, por favor: as molas com quanto tempo se trocam e quanto sai para fazer? Acho que foi a única coisa q não substitui, pois quando troquei os mortecedores e pneus o cara disse que estavam boas...

Fico no aguardo, obrigado!!!

Abs, JP
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Manutenção na nave: correias e coxins Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção na nave: correias e coxins   Manutenção na nave: correias e coxins EmptyTer 11 Set 2012 - 0:45

cara sinceramente não sei se existe prazo! nunca estudei sobre, sempre troco qd vejo que tem marcas de oxidação ou elos deformados, mas só dá pra avaliar desmontada!

já ouvi falar que qd "apaga" as marcas de tinta (tipo verde ou vermelho...) épq tána hora de trocar, nunca vi molas sem elas,por isso desconsidero, mas nada oficial tb!

valores não sei ao certo,só ligando na autopeças pra orçar! m.o. cobraria uns 120$-150$ nessa faixa!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Manutenção na nave: correias e coxins Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção na nave: correias e coxins   Manutenção na nave: correias e coxins EmptyTer 11 Set 2012 - 7:14

as molas se trocam sempre que você perceber algum rangido ou notar desgaste no revestimento das mesmas. Fora isso, hoje em dia as molas são de materiais de ótima dureza e elasticidade, dificilmente se "cansam" como antigamente.

Apesar disso, conhecendo nossas estradas e nosso clima, diria que as molas duram aprox 5 anos, até mesmo 10, mas com certeza não mais que isso, pois o revestimento começa a desgastar pelo uso e tempo e as rachaduras fazem aparecer rangidos desagradáveis, que acabam por nos obrigar a trocá-las... ainda bem que o custo é irrisório perto dos amortecedores, principalmente do vts.... (cada mola= 70 reais. cada amortecedor na citro = 1000 reais!!!!... no ebay= 120 doletas)
Ir para o topo Ir para baixo
jpaulosg
Usuario
Usuario




Manutenção na nave: correias e coxins Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção na nave: correias e coxins   Manutenção na nave: correias e coxins EmptyTer 11 Set 2012 - 8:06

Obrigado pelos esclarecimentos!!!!

Vi na Citroen (Peugeot) o custo de cada mola frontal para a perua: R$115,00. Vou ver o que pode ser feito, inclusive porque queria aproveitar e trocar as buchas da barra estabilizadora, que com certeza ainda são as originais, que custam R$37,00 na concessionária!

Acho que com isso, "zera" de vez!

Muito obrigado novamente e ótimo dia!

Abs.,

João
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano
Usuario
Usuario
Juliano



Manutenção na nave: correias e coxins Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção na nave: correias e coxins   Manutenção na nave: correias e coxins EmptyTer 11 Set 2012 - 12:45

ai sim, na minha break tambem troquei todas as buchas balancas braços axiais e as buchas da barra estabilizadora...parou os barulhos e os nheks nheks que fazia...
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Manutenção na nave: correias e coxins Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção na nave: correias e coxins   Manutenção na nave: correias e coxins EmptyTer 11 Set 2012 - 21:12

a minha vai ficar zera tb!

to comprando as peças da suspa pra qd montar o cambio montar a suspa zera tb!

não vejo a hora!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Manutenção na nave: correias e coxins Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção na nave: correias e coxins   Manutenção na nave: correias e coxins EmptyQua 12 Set 2012 - 6:51

ainda não arrumou o carro, Baca?
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Manutenção na nave: correias e coxins Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção na nave: correias e coxins   Manutenção na nave: correias e coxins EmptyQui 13 Set 2012 - 21:53

não cara!

imprevistos atras de imprevistos!!!

nem vou relatar pq vc vai chorar comigo!!! huahuaahuh

mas está breve o fim da saudade!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Manutenção na nave: correias e coxins Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção na nave: correias e coxins   Manutenção na nave: correias e coxins Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Manutenção na nave: correias e coxins
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Coxins Traseiros 1.8 16v.
» 1.8 16v N6 Coxins do motor???
» Tamanho dos coxins N7 1.6
» CORREIAS E ROLAMENTO
» Quantos coxins ha no motor do xsara 1.8 16 vts

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: