Sobre o câmbio AL4 - Citroen, Renault Peugeot
Transmissão AL4 que equipa linha Francesa
Foi lançada no mercado no mercado em 2001 a transmissão AL4 e desde então a linha francesa Citroen, Renault e Peugeot passaram a utiliza-la em seus veículos com motores de 4 cilindros.
Esta transmissão utiliza um fluido de alta performance e que segundo o fabricante é um fluido "for life". Ao mesmo tempo, o fabricante recomenda que a cada 100.000km, a transmissão seja aberta, e que todo o kit interno seja substituido, assim como o fluido.
Conhecimento técnico, é essencial para garantir sucesso.
É essencial que o brasileiro entenda que quando esta transmissão começa a apresentar problemas, o que pode acontecer a partir dos 30.000km, a simples troca do fluido não produzirá resultados satisfatórios, mesmo porque, por não permitir a troca de fluido através da técnica de Flushing (a máquina de troca de fluido automatizada, veja mais neste link). A AL4 é uma transmissão muito agradável de dirigir, porém muito delicada e poderá dar sinais de fim de vida. O reparo nestes casos deve ser completo, com a total substituição do kit de atrito e demais componentes de vedação, assim como o fluido.
Muito frequentemente recebemos veículos equipados com estas transmissões entrando em modo de emergência, o que nada mais é do que o desligamento do sistema de controle eletrônico a fim de evitar maiores avarias. Quando isso acontece o veículo fica com apenas uma marcha para frente e ré, é normal os clientes reclamarem que o carro dá um tranco e fica fraco ou "patinando", mas na verdade esta em modo de emergência, geralmente volta ao normal apenas desligando e ligando o veículo novamente.
Algumas vezes isso só acontece na fase fria , durante os primeiros 10 minutos de funcionamento e após isto o carro volta ao normal. Nestes casos, geralmente uma correção no controle de pressão resolve o defeito, mas nos casos em que o veículo apresenta modo de emergência mesmo após quente e o diagnóstico eletrônico apresentar queda na pressão troca de válvulas solenoides e ajustes de pressão não irão resolver o problema e uma intervenção mais completa será necessária.
O corpo técnico da Automatik está preparado para efetuar reparos em qualquer nível nas transmissões AL4, assim como em qualquer outro tipo de transmissão automática. Possuimos tecnologia, pessoal e conhecimento técnico para lhe atender com o máximo de qualidade.
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Espero ter ajudado...abraços.