Clube do Xsara
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 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T

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MensagemAssunto: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyQui 2 Ago 2012 - 12:40

Vou citar algumas "partes" que considero importantes.

1) trânsito fudido.... todo mundo anda em "D". Pra que? Anda e para, anda e para? Coloca em (1) mesmo... só vai usar a primeira.... pra que ficar esquartejando o solenóide de 2-4 e os discos pra ganhar alguns ML de gasolina?

2) arrancadas bruscas: comece acelerando gradativamente, se possível. Pisar duma vez desgasta prematuramente o conversor e os discos fixos e submete a carga excessiva o solenóide mestre.

3) ladeira íngreme: Coloca em (1) ou (2).... de que adianta andar em (D) se ele fica "comutando" marcha entre 2 e 3.... direto.,... pq em segunda tem força demais, em terceira não sobe...

4) Offroad: usar sempre menos de 50% do acelerador... SEMPRE.

5) Kickdown: só em extrema necessidade. Pra que forçar tudo de bobeira? Só se for pra ultrapassar.

6) Óleo: trocar sempre pelo recomendado e na periodicidade correta. SEMPRE. Não existe óleo vitalício. NUNCA! Isso é MITO. Mesmo o ATF+4 da AL4 deve ser trocado a cada 100 mil km no MAXIMO ou 5 anos. Se for D3, é a cada 45 mil km ou 2/3 anos.... e a periodicidade deve ser revista para BAIXO no caso de usar o carro SO na cidade... sempre tem que dar uma olhadinha no nível, no cheiro, presença de limalhas... Caixa automática possui óleo e filtro, sabia? rs

7) Acelerar e motorizar: o famoso pisa no acelerador com tudo e solta.... se é cambio manual, soqueia. Como a caixa é automática, ele varia de acelerado a motorizado suavamente... quem absorve o impacto? Adivinha...

Cool parking: Vamos combinar...Ao dar a partida, tudo bem posição de (P)... mas... quando para numa ladeira do além, não é o P que tem que segurar seu carro, é o freio de mão. Deixa de ser relaxado e conserta o freio de mão. O conjunto todo fica travado e força MUITO na partida com o carro em (P) nessa condição, vide o "tranco" que dá quando você pisa no freio e tira do "P". Tem que ser coerente.... o ideal é: pisa no freio com a chave na pré-partida e tira do "P", jogando pra "N". Se seu carro permitir, pode dar partida em N. Se não, volta pro P e parte.

9) banguela.... putz.. .banguela com câmbio A/T? Tá de sacanagem? Alguns câmbios mais novos já detectam essa "bostice" e, ao reengatar, fazem um cálculo de qual marcha será selecionada pela rotação do motor x velocidade, pra não dar o trancasso. Alerto: NAO TEM ECONOMIA NENHUMA andar com carro na banguela..... No semáfaro, embora muitos digam que "vai superaquecer a caixa", o que é MITO, você PODE desengatar o carro e permanecer com ele em N, PARADO.... seus discos internos agradecem, o conversor de torque agradece e os solenóides de low clutch e de lockup também.

10) Testes de câmbio: Procedimentos simples pra saber se seu câmbio tá legal.
a) lembre-se de que a ré é puramente hidraulica. Não depende de nenhuma eletrônica, nenhuma condição especial. Se seu carro parar e você tem dúvida se a bomba de óleo foi pro espaço, ou se é outro problema qualquer, engate a ré. Se ele andar de ré e não pegar nenhuma outra marcha... amigo... hidraulicamente você tá bem e com grande chance do seu problema ser solenóides na melhor hipótese. Na pior, vão-se cintas, discos, planetárias. Possibilidade grande do conversor estar OK (pois tem força na roda).
b) se ele não anda nem pra frente, nem pra trás, maior possibilidade é solenóides , o próprio conversor e/ou bomba de óleo.
c) se anda pra frente e não entra ré, quebrou a peça de reversão do pistão de acionamento. Tem que desmontar a caixa.
d) As trocas devem ser sempre suaves. Tente andar em linha reta, pé "leve" e vai pisando até sentir a mudança de marcha. Marchas duplicadas, socos, trancos ou barulhos de metal-metal indicam problemas em breve.
e) veja se não tá vazando óleo. Se faltar óleo, fodeu. Então... toda caixa tem uma janelinha de inspeção ou vareta. Faça um favor: confira periodicamente. Observe, também, se o óleo colocado é pra sua caixa. Se for vermelho menstruação, sua caixa usa dexron III ou III+... se sua caixa não devia usar esse óleo e tá usando, fuja do carro, é bucha futura na certa.
f) carro parado, pise no freio com vontade, engate DRIVE e vai acelerando. Se a bomba tiver fudida ou qq outro problema, o carro não vai ter força pra deslocar o carro.... não faça isso sempre.... os discos são excessivamente desgastados. Assim, você testa pressão, corpo, solenóides, lockup e o conversor. Faça o mesmo para a ré.

Bem... acho que é só isso.

Acho que é "só" isso que eu lembro...

By Alpha.

Moderas: é possível passar pro how-to?
Galera: vale um votinho (+) ? Smile

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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyQui 2 Ago 2012 - 12:49

Merece o meu voto alpha super bem descrevido e tenho certeza que o pessoal que tem cambio automatico vai usufruir mto disso...parabéns!
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptySex 3 Ago 2012 - 6:53

muito bom!!! eu curti! onde que dá o joinha? huahuahuauha

a do segurar o carro no P era meu caso qd peguei a minha mas já foi solucionado!

parabéns alpha pelo esforço em montar essas dicas, creio que levou um certo tempo pra fazer isso pra simplesmente ajudar sem ter muito retorno!

vlw!
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptySex 3 Ago 2012 - 12:51

ali no + no canto direito da tela...
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptySex 3 Ago 2012 - 14:54

exato... votem em mim! Smile
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptySex 3 Ago 2012 - 17:46

alphatech escreveu:
exato... votem em mim! Smile

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk o véi é chorão dimais sô!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptySex 3 Ago 2012 - 20:28

vo começa a dá negativo pra quem começar a pedir + aiushduashduisahd
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptySex 3 Ago 2012 - 22:22

e pq está verde?
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptySáb 4 Ago 2012 - 7:28

Muito boa as explicações alpha!
São ótimas dicas para os donos das Saras AT..Parabéns!

Vlw
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptySáb 4 Ago 2012 - 15:04

pow alpha, ia vir aqui pedir opnioes do pug 406 que apareceu pra mim... essas dicas ja vao me ajudar a ver a caixa dele... fiz alguns testes q ja tinha adquirido com a experiencia de ter o xsara at, mas as caixas sao diferentes... vamos ver Very Happy
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyDom 5 Ago 2012 - 16:44

Muito bom tópico, obrigado e parabéns!

Abs.,

JP
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyDom 5 Ago 2012 - 19:44

Foi mal Alpha, eu apertei no " - " sem querer! Se tiver como voltar ai eu te agradeço!!
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptySeg 6 Ago 2012 - 7:33

valeu... tem cara louco pra me dar uns negativos....

dá nada guri...

clica em um + em outro lugar qq pra "cancelar" o seu ponto.

Abs
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyTer 14 Ago 2012 - 15:19

cara muito bom seu tópico...
se eu tivesse ligo isso antes acho que meu cambio ainda tava intero.

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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyTer 14 Ago 2012 - 15:38

ok.
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyTer 14 Ago 2012 - 22:42

powerbreak escreveu:
cara muito bom seu tópico...
se eu tivesse ligo isso antes acho que meu cambio ainda tava intero.


que aconteceu brow?

foi pro espaço seu cambio?
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyQua 15 Ago 2012 - 15:55

explodiu uma das engrenagens entrou no conversor e ferrou tudo de forma que nao valia a pena arrumar entao troquei pelo mecanico gastei 2000.
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyQua 15 Ago 2012 - 22:14

nossa cara vcainda tem a caixa automatica?

to precisando duma peça que pode ser que na sua não zuou!

vou manda mp!
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyQua 12 Set 2012 - 14:55

Alpha, o meu é a caixa 4HP14 (é isso né?)

E lendo essa parte me preocupei:
d) As trocas devem ser sempre suaves. Tente andar em linha reta, pé "leve" e vai pisando até sentir a mudança de marcha. Marchas duplicadas, socos, trancos ou barulhos de metal-metal indicam problemas em breve.

Porque os socos? A minha impressão parte das vezes que não é bem "soco" mas um "empurrão" para frente ao trocar de marcha. Não rola patinação ou qualquer coisa do tipo, apenas dá essa sensação.

Mas isso varia da forma de sensação dependendo de como o pé é pressionado. É dificil explicar, mas ele não dá trancos ou coisa do tipo, mas vou dizer uma situação que talvez perceba o tranco:

- Estou em uma subida e atinge o ponto de troca de marcha ele troca numa boa, entretanto, dá esse "soquinho" para trocar (mas geralmente nessas situações o motor engata a marcha para cima e apesar de ter potencia e torque para manter aquela marcha, a velocidade não aumenta com rapidez, mas ainda assim ele vai gradualmente aumentando a velocidade). Situações onde dá esse soquinho é acelerar por exemplo a 50km/h e mesmo sabendo que vai trocar para a proxima marcha, preciso tirar o pé porque o carro a frente está andando mais devagar.

Algo que eu hoje faço que não fazia no começo era relacionado a usar o "1 ou 2" do cambio. Hoje em subidas ingrimes, as vezes subo de giro a uns 4000rpm e mantenho. A primeira marcha é longa e não acho legal dependendo da situação trocar para a segunda (pois ficaria sem a potencia desejada, acontecendo um kick down forte e não aconselhavel).

Apesar de já obviamente ter sentido o kick down e ter explorado a potencia (nem sempre correta conforme suas instruções), acho que ando corretamente sem maltratar a caixa.

Depois dessa chata historia, isso pode problema da caixa ou eu que preciso aprender a dirigi-la? rs

Ela sempre foi assim e exatamente semana que vem vai ser trocado o oleo desse cambio. Para garantia.

Obrigado!
Edson
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyQui 13 Set 2012 - 7:09

véio, considerando que sua caixa tem pouca inteligência, o arrancar é normal... não pode é soquear na troca.

Abs
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyQui 13 Set 2012 - 22:05

essa caixa não tem eletronica, é só o sistema hidraulico por isso alguns soquinhos são aceitaveis!!!

a minha tb tem desses soquinhos pra te confortar! hehe
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyQui 13 Set 2012 - 22:25

exato.
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptySáb 1 Dez 2012 - 6:01

Muito bom, excelente explicação. Tirou algumas dúvidas antigas.

Aqui eu sou um sugador, tenho pouco a contribuir e muito a aprender.

Aproveito para outra pergunta, meu carro, Picasso Aut. 2006, Mostrou a mensagem de defeito no câmbio e não trocou marcha, ficou em 3ª. Depois de desligar e esperar ele voultou ao normal. A Autorizada disse para eu ir andando que ainda é cedo pra parar ele e um mecânico disse para parar e trocar os solenóides e óleo.

Pergunto: O que vocês acham? Será que espero até entrar uma grana a mais, ou pode sair mais caro se esperar? Será que é só solenóide, ou pode aparecer mais peças quando abrir?

Caso possam me ajudar, fico extremamente agradecido.

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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyTer 4 Dez 2012 - 12:57

se voltou ao normal, deve resolver (óleo + solenóides)
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MensagemAssunto: Re: 10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T   10 DICAS: como conduzir/manter/testar câmbio A/T EmptyQui 6 Dez 2012 - 22:14

al4 defeito caracterisco esse que descreveu!

resolva o qt antes puder!

tem uma materia no jormal falando exatamente sobre isso no Oficna Brasil,mas não estou encontrando no site deles!
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