Vou citar algumas "partes" que considero importantes.
1) trânsito fudido.... todo mundo anda em "D". Pra que? Anda e para, anda e para? Coloca em (1) mesmo... só vai usar a primeira.... pra que ficar esquartejando o solenóide de 2-4 e os discos pra ganhar alguns ML de gasolina?
2) arrancadas bruscas: comece acelerando gradativamente, se possível. Pisar duma vez desgasta prematuramente o conversor e os discos fixos e submete a carga excessiva o solenóide mestre.
3) ladeira íngreme: Coloca em (1) ou (2).... de que adianta andar em (D) se ele fica "comutando" marcha entre 2 e 3.... direto.,... pq em segunda tem força demais, em terceira não sobe...
4) Offroad: usar sempre menos de 50% do acelerador... SEMPRE.
5) Kickdown: só em extrema necessidade. Pra que forçar tudo de bobeira? Só se for pra ultrapassar.
6) Óleo: trocar sempre pelo recomendado e na periodicidade correta. SEMPRE. Não existe óleo vitalício. NUNCA! Isso é MITO. Mesmo o ATF+4 da AL4 deve ser trocado a cada 100 mil km no MAXIMO ou 5 anos. Se for D3, é a cada 45 mil km ou 2/3 anos.... e a periodicidade deve ser revista para BAIXO no caso de usar o carro SO na cidade... sempre tem que dar uma olhadinha no nível, no cheiro, presença de limalhas... Caixa automática possui óleo e filtro, sabia? rs
7) Acelerar e motorizar: o famoso pisa no acelerador com tudo e solta.... se é cambio manual, soqueia. Como a caixa é automática, ele varia de acelerado a motorizado suavamente... quem absorve o impacto? Adivinha...
parking: Vamos combinar...Ao dar a partida, tudo bem posição de (P)... mas... quando para numa ladeira do além, não é o P que tem que segurar seu carro, é o freio de mão. Deixa de ser relaxado e conserta o freio de mão. O conjunto todo fica travado e força MUITO na partida com o carro em (P) nessa condição, vide o "tranco" que dá quando você pisa no freio e tira do "P". Tem que ser coerente.... o ideal é: pisa no freio com a chave na pré-partida e tira do "P", jogando pra "N". Se seu carro permitir, pode dar partida em N. Se não, volta pro P e parte.
9) banguela.... putz.. .banguela com câmbio A/T? Tá de sacanagem? Alguns câmbios mais novos já detectam essa "bostice" e, ao reengatar, fazem um cálculo de qual marcha será selecionada pela rotação do motor x velocidade, pra não dar o trancasso. Alerto: NAO TEM ECONOMIA NENHUMA andar com carro na banguela..... No semáfaro, embora muitos digam que "vai superaquecer a caixa", o que é MITO, você PODE desengatar o carro e permanecer com ele em N, PARADO.... seus discos internos agradecem, o conversor de torque agradece e os solenóides de low clutch e de lockup também.
10) Testes de câmbio: Procedimentos simples pra saber se seu câmbio tá legal.
a) lembre-se de que a ré é puramente hidraulica. Não depende de nenhuma eletrônica, nenhuma condição especial. Se seu carro parar e você tem dúvida se a bomba de óleo foi pro espaço, ou se é outro problema qualquer, engate a ré. Se ele andar de ré e não pegar nenhuma outra marcha... amigo... hidraulicamente você tá bem e com grande chance do seu problema ser solenóides na melhor hipótese. Na pior, vão-se cintas, discos, planetárias. Possibilidade grande do conversor estar OK (pois tem força na roda).
b) se ele não anda nem pra frente, nem pra trás, maior possibilidade é solenóides , o próprio conversor e/ou bomba de óleo.
c) se anda pra frente e não entra ré, quebrou a peça de reversão do pistão de acionamento. Tem que desmontar a caixa.
d) As trocas devem ser sempre suaves. Tente andar em linha reta, pé "leve" e vai pisando até sentir a mudança de marcha. Marchas duplicadas, socos, trancos ou barulhos de metal-metal indicam problemas em breve.
e) veja se não tá vazando óleo. Se faltar óleo, fodeu. Então... toda caixa tem uma janelinha de inspeção ou vareta. Faça um favor: confira periodicamente. Observe, também, se o óleo colocado é pra sua caixa. Se for vermelho menstruação, sua caixa usa dexron III ou III+... se sua caixa não devia usar esse óleo e tá usando, fuja do carro, é bucha futura na certa.
f) carro parado, pise no freio com vontade, engate DRIVE e vai acelerando. Se a bomba tiver fudida ou qq outro problema, o carro não vai ter força pra deslocar o carro.... não faça isso sempre.... os discos são excessivamente desgastados. Assim, você testa pressão, corpo, solenóides, lockup e o conversor. Faça o mesmo para a ré.
Bem... acho que é só isso.
Acho que é "só" isso que eu lembro...
By Alpha.
Moderas: é possível passar pro how-to?
Galera: vale um votinho (+) ?