| Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil! |
|
| | Troca do líquido de arrefecimento | |
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
Convidad Convidado
 | Assunto: Troca do líquido de arrefecimento Qua 26 Jan 2011 - 14:18 | |
| Olá pessoal
Comprei meu Xsara a algumas semanas e aos poucos quero providenciar aquela manutenção preventiva básica, que evita problemas a médio/longo prazo.
A primeira coisa que quero fazer é a troca do líquido de arrefecimento (água mais glicol). Porém gostaria de saber se alguém já fez e sabe o procedimento correto, como por exemplo qual mangueira remover para esgotar e onde se localiza a válvula para sangria (remoção do ar do sistema.
Obrigado! |
|  | | Carlos Godoy Membro

| Assunto: Re: Troca do líquido de arrefecimento Qua 26 Jan 2011 - 15:41 | |
| | PauloR2 escreveu: | Olá pessoal
Comprei meu Xsara a algumas semanas e aos poucos quero providenciar aquela manutenção preventiva básica, que evita problemas a médio/longo prazo.
A primeira coisa que quero fazer é a troca do líquido de arrefecimento (água mais glicol). Porém gostaria de saber se alguém já fez e sabe o procedimento correto, como por exemplo qual mangueira remover para esgotar e onde se localiza a válvula para sangria (remoção do ar do sistema.
Obrigado! |
Não há necessidade de soltar nenhuma mangueira, embaixo do radiador, do lado do motorista, tem uma valvula, que basta girar para o liquido começar a sair e quando efetuar este procedimento não se esqueça de abrir a tampa do radiador; após a troca e com o novo liquido, funcione o motor e abra a valvula que fica na parte superior do radiador e deixe sangrar até parar de sair bolhas. Obs. o radiador do Xsara N6 tem capacidade total de 7,2 litros, que deve respeitar a seguinte proporção: 60% agua e 40% aditivo de preferencia orgânico que é mais adequado para blocos de aluminio. |
|  | | Convidad Convidado
 | Assunto: Re: Troca do líquido de arrefecimento Qua 26 Jan 2011 - 15:58 | |
| Fantástico! Muito obrigado, Carlos! Vou providenciar fotos do procedimento e assim montar um tutorial ilustrado. |
|  | | calistro Usuario

| Assunto: Re: Troca do líquido de arrefecimento Qua 26 Jan 2011 - 16:49 | |
| deixa eu ver se entendi as etapas.
1ª com o carro desligado abro a valvula 2º ligo o carro e adiciono agua ate parar de sair bolha pela valvula 3º fecho a valvula e completo com agua e aditivo
isso? |

| Assunto: Re: Troca do líquido de arrefecimento Qui 27 Jan 2011 - 10:22 | |
| | calistro escreveu: | deixa eu ver se entendi as etapas.
1ª com o carro desligado abro a valvula 2º ligo o carro e adiciono agua ate parar de sair bolha pela valvula 3º fecho a valvula e completo com agua e aditivo
isso? |
Abre a valvula inferior e a tampa do radiador para esgotar o liquido, depois feche a valvula inferior e coloque o liquido(agua+aditivo) no radiador e ligue o motor, abra a valvula de eliminação de ar(parte superior do radiador), neste estágio o liquido juntamente com o ar começam a vasar por esta valvula e com isso o nivel do radiador começa a abaixar, então vá completando até que todo o ar saia do sistema(é quando voce observa que está saindo apenas liquido na valvula de eliminação). |
|  | | calistro Usuario

| Assunto: Re: Troca do líquido de arrefecimento Qui 27 Jan 2011 - 10:25 | |
| |
 | Assunto: Re: Troca do líquido de arrefecimento Sab 29 Jan 2011 - 21:57 | |
| Hoje tentei fazer o procedimento e desisti, pois não encontrei a válvula de esgotamento. Procurei bastante e não achei nada parecido com uma válvula, apenas um tipo de T com duas saídas mas que não permitem abertura e o local onde é conectado o cebolão. Onde especificamente fica a válvula, parece com o que?
A boa notícia é que a água não está tão suja, então a corrosão não deve estar num nível muito avançado. Também observei que a água estava no nível máximo, então não há indícios de vazamento.
Já comprei tudo que preciso, 3,5 litros de aditivo orgânico e mais 5 de água desmineralizada. |

| Assunto: Re: Troca do líquido de arrefecimento Dom 30 Jan 2011 - 19:26 | |
| | PauloR2 escreveu: | Hoje tentei fazer o procedimento e desisti, pois não encontrei a válvula de esgotamento. Procurei bastante e não achei nada parecido com uma válvula, apenas um tipo de T com duas saídas mas que não permitem abertura e o local onde é conectado o cebolão. Onde especificamente fica a válvula, parece com o que?
A boa notícia é que a água não está tão suja, então a corrosão não deve estar num nível muito avançado. Também observei que a água estava no nível máximo, então não há indícios de vazamento.
Já comprei tudo que preciso, 3,5 litros de aditivo orgânico e mais 5 de água desmineralizada. |
No caso do seu for um N6, é preciso colocar o carro naquelas rampas de troca de óleo existestentes nos postos de gasolina ou então entrar embaixo do carro para acessar a valvula, que parece um cano com a boca para o chão e com uma "orelhinha" logo acima; ela está localizada nas seguintes coordenadas: no sentido da frente para a traseira, logo atrás de uma longarina(quase enconstada) e acima do cano do ar condicionado e no sentido do eixo das rodas de fora para dentro e do lado do motorista, logo que acaba a proteção de plástico. Se voce olhar de baixo para cima ela está no rumo da curva inferior da mangueira sanfonada(grosso calibre) do filtro de ar. Espero que tenha conseguido esclarecer. |
 | Assunto: Re: Troca do líquido de arrefecimento Dom 30 Jan 2011 - 21:16 | |
| Obrigado Carlos! Sua explicação foi muito detalhada, não vai ser difícil encontrar a válvula com essa ajuda. Realizarei o procedimento nessa semana e farei o registro fotográfico para compor um passo-a-passo ilustrado.
Abraço! |
 | Assunto: Re: Troca do líquido de arrefecimento Seg 31 Jan 2011 - 17:20 | |
| Pessoal a válvula é muito fácil de identificar ficar na parte inferior do radiador do lado do motorista, é só girar que ela abre. eu já fiz isso duas vezes, só que uns tempos pra cá apareceu oléo no radiador! o que será que está acontecendo? |
|  | | | | Troca do líquido de arrefecimento | |
|
Tópicos similares |  |
|
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| |
|