Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.

Ir para baixo 
+11
MOURÃO
Jimriffel
IsraelBreak
marcelo.lbs
Bacanhim
AnD...liM4
BANDEID
Zatarah
peo21
adsaugusto
rickardo
15 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
rickardo
Usuario
Usuario




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyTer 23 Abr 2013 - 20:04

Relembrando a primeira mensagem :

ola Sr. meu carro estava vazando agua pelo ladrão do radiador (akela mangueirinha perto da tampa)
pois bem, levei no mecanico e ele me disse q eu tinha q comprar uma tampa pois o problema poderia ta na tampa.
comprei outra tampa, e o problema persiste.
só que é assim....
com o carro ligado dispara a ventuinha nos 90 - 92 °C, e nem pinga a agua pelo ladrão.
ai é só eu desligar o carro, esperar 1 - 2 minutos, ai começa a vazar.....
se vou ligar o carro na hora q ta vazando a temperatura ta la pelos 98 - 100°C, e a ventuinha liga e baixa a temperatura novamente.....

a ventuinha não deveria disparar mesmo com o carro desligado, quando chegasse a pressão ideal???

o que pode ser isso????


Última edição por rickardo em Qua 24 Abr 2013 - 8:32, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo

AutorMensagem
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptySáb 4 maio 2013 - 22:02

seu radiador é original? a tampa é zera né?

curioso isso!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
rickardo
Usuario
Usuario




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptySeg 6 maio 2013 - 10:06

Bacanhim escreveu:
seu radiador é original? a tampa é zera né?

curioso isso!!!!

sim o radiador eu troquei um ano pq o outro tava todo corroido. mais coloquei um original.. e a tampa eu troquei tem 1 mes pois estava vazando e pensei q fosse a tampa..
Ir para o topo Ir para baixo
IsraelBreak
Membro
Membro




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyTer 7 maio 2013 - 15:47

Cara, essa questão do arrefecimento é seria nos xsaras. Percebi que a pressão que fica dentro do sistema é muito alta, não é dificil acontecer de vazar água na tampa.

Dizem que aditivo no radiador ajuda. Eu já usei, não vi diferença. Uma coisa que percebi é que o carro foi projetado pra andar com o ar condicionado ligado, que com a ventoinha ligada consegue manter a temperatura do motor num nível aceitável, sem aumentar essa pressão do sistema. Andar muito tempo com o ar desligado a água do radiador baixa muito rápido, mesmo sem vazamento no sistema.

Não sei se á normal, mas meu carro SEMPRE baixa água. Tenque monitorar o nível toda semana.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyTer 7 maio 2013 - 21:31

IsraelBreak escreveu:
Cara, essa questão do arrefecimento é seria nos xsaras. Percebi que a pressão que fica dentro do sistema é muito alta, não é dificil acontecer de vazar água na tampa.

Dizem que aditivo no radiador ajuda. Eu já usei, não vi diferença. Uma coisa que percebi é que o carro foi projetado pra andar com o ar condicionado ligado, que com a ventoinha ligada consegue manter a temperatura do motor num nível aceitável, sem aumentar essa pressão do sistema. Andar muito tempo com o ar desligado a água do radiador baixa muito rápido, mesmo sem vazamento no sistema.

Não sei se á normal, mas meu carro SEMPRE baixa água. Tenque monitorar o nível toda semana.

cara desculpa, mas vc tem ideias erradas ai!!!

1 usar aditivos muda sim, e muita coisa!!! aumenta o ponto de ebulição, mantem o sistema limpo, lubrifica a bomba d'agua e por ai vai, em uso continuo faz muita diferença sim!!!

2 carro nenhum foi projetado pra andar sempre com AC ligado!!! te garanto, vai por mim, isso não tem fundamento!!!!

3 que andar com ar desligado baixa agua, não confere tb!!! não tem ligação uma coisa com a outra!!!

não tem outra explicação pra agua sumir se não um vazamento, nem que seja pelo ladrão como descreve nosso amigo!!!! o sistema é 100% vedado, só baixa se tiver algum defeito!!!

não me leve a mal, mas por aqui ser um forum pessoas postam o que pensam e outros vão ler seu post e podem "aderir" a essa idéia errada!!!

não estou aqui pra te "expor" nem dizer que sou o "bonzão", mas o que falo tenho base pra isso que pra explicar por completo é um tanto trabalhoso digitar tudo!!!!


mas vai por mim, não tem nada a ver isso!!!


Última edição por Bacanhim em Ter 7 maio 2013 - 22:00, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
marcelo.lbs
Usuario
Usuario
marcelo.lbs



vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyTer 7 maio 2013 - 21:36

Bacanhim escreveu:
IsraelBreak escreveu:
Cara, essa questão do arrefecimento é seria nos xsaras. Percebi que a pressão que fica dentro do sistema é muito alta, não é dificil acontecer de vazar água na tampa.

Dizem que aditivo no radiador ajuda. Eu já usei, não vi diferença. Uma coisa que percebi é que o carro foi projetado pra andar com o ar condicionado ligado, que com a ventoinha ligada consegue manter a temperatura do motor num nível aceitável, sem aumentar essa pressão do sistema. Andar muito tempo com o ar desligado a água do radiador baixa muito rápido, mesmo sem vazamento no sistema.

Não sei se á normal, mas meu carro SEMPRE baixa água. Tenque monitorar o nível toda semana.

cara desculpa, mas vc tem ideias erradas ai!!!

1 usar aditivos muda sim, e muita coisa!!! aumenta o ponto de ebulição, mantem o sistema limpo, lubrifica a bomba d'agua e por ai vai, em uso continuo faz muita diferença sim!!!

2 carro nenhum foi projetado pra andar sempre com AC ligado!!! te garanto, vai por mim, isso não tem fundamento!!!!

3 andar com ar desligado não baixa agua, não confere tb!!! não etm ligação uma coisa com a outra!!!

não tem outra explicação pra agua sumir se não um vazamento, nem que seja pelo ladrão como descreve nosso amigo!!!! o sistema é 100% vedado, só baixa se tiver algum defeito!!!

não me leve a mal, mas por aqui ser um forum pessoas postam o que pensam e outros vão ler seu post e podem "aderir" a essa idéia errada!!!

não estou aqui pra te "expor" nem dizer que sou o "bonzão", mas o que falo tenho base pra isso que pra explicar por completo é um tanto trabalhoso digitar tudo!!!!


mas vai por mim, não tem nada a ver isso!!!

Show de explicação... melhor que isso não há...

Agora pensa comigo... qual seria o nível de resposta do Alpha nesse caso??? kkkkkkkkkkkkkkk iria de jumento pra cima... kkkkk

Me diverto as pampas nesse fórum....
Ir para o topo Ir para baixo
rickardo
Usuario
Usuario




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyQua 8 maio 2013 - 8:47

marcelo.lbs escreveu:
Bacanhim escreveu:
IsraelBreak escreveu:
Cara, essa questão do arrefecimento é seria nos xsaras. Percebi que a pressão que fica dentro do sistema é muito alta, não é dificil acontecer de vazar água na tampa.

Dizem que aditivo no radiador ajuda. Eu já usei, não vi diferença. Uma coisa que percebi é que o carro foi projetado pra andar com o ar condicionado ligado, que com a ventoinha ligada consegue manter a temperatura do motor num nível aceitável, sem aumentar essa pressão do sistema. Andar muito tempo com o ar desligado a água do radiador baixa muito rápido, mesmo sem vazamento no sistema.

Não sei se á normal, mas meu carro SEMPRE baixa água. Tenque monitorar o nível toda semana.

cara desculpa, mas vc tem ideias erradas ai!!!

1 usar aditivos muda sim, e muita coisa!!! aumenta o ponto de ebulição, mantem o sistema limpo, lubrifica a bomba d'agua e por ai vai, em uso continuo faz muita diferença sim!!!

2 carro nenhum foi projetado pra andar sempre com AC ligado!!! te garanto, vai por mim, isso não tem fundamento!!!!

3 andar com ar desligado não baixa agua, não confere tb!!! não etm ligação uma coisa com a outra!!!

não tem outra explicação pra agua sumir se não um vazamento, nem que seja pelo ladrão como descreve nosso amigo!!!! o sistema é 100% vedado, só baixa se tiver algum defeito!!!

não me leve a mal, mas por aqui ser um forum pessoas postam o que pensam e outros vão ler seu post e podem "aderir" a essa idéia errada!!!

não estou aqui pra te "expor" nem dizer que sou o "bonzão", mas o que falo tenho base pra isso que pra explicar por completo é um tanto trabalhoso digitar tudo!!!!


mas vai por mim, não tem nada a ver isso!!!

Show de explicação... melhor que isso não há...

Agora pensa comigo... qual seria o nível de resposta do Alpha nesse caso??? kkkkkkkkkkkkkkk iria de jumento pra cima... kkkkk

Me diverto as pampas nesse fórum....

Resposta curta e objetiva
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyQua 8 maio 2013 - 9:42

o alpha?

ele ja chegaria com uma voadora no peito!!!!

uhehuehuehue
Ir para o topo Ir para baixo
Zatarah
Usuario
Usuario
Zatarah



vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyQua 8 maio 2013 - 9:55

Rickardo ja tentou levar em uma oficina e fazer o teste com uma bomba de vacuo?
Ir para o topo Ir para baixo
rickardo
Usuario
Usuario




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyQua 8 maio 2013 - 14:16

Zatarah escreveu:
Rickardo ja tentou levar em uma oficina e fazer o teste com uma bomba de vacuo?
ainda nao.....
vou fazer isso no fim de semana...
pois levei num meu mecanico mais ele nao tem como testar a pressão
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyQua 8 maio 2013 - 22:42

nem todos os kits pra teste de arrefecimnento vem com esse mopdelo de tampa pra aplicar pressão!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
IsraelBreak
Membro
Membro




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyQui 9 maio 2013 - 7:13

Desculpe, então... esqueci que vcs são muito espertinhos.

O que falei foi o resumo do que observo no carro nestes 5 anos que estou com ele. Não me considero "novato" em Xsaras.

Atire a 1° pedra quem tem Xsara no nosso clima europeu brasileiro que não baixa água de vez em quando! Claro que vocês vão dizer que não, pouca gente fala a verdade sobre a mecânica do carro pois está sempre visando o momento da venda no futuro.

A questão do aditivo até posso concordar, pois não usei tanto tempo assim para ter uma conclusão exata.

Caro Rickardo, vai me dizer agora que quando vc liga o AC do carro a temperatura do motor não baixa? Vai me dizer que um motor em 100-110° (ponto de fervura da água) não vai trabalhar com mais pressão no sistema de arrefec que em 90°?

O meu carro, que é quase igual ao de vcs, trabalha em temperatura melhor com o AC ligado.
Ir para o topo Ir para baixo
rickardo
Usuario
Usuario




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyQui 9 maio 2013 - 8:15

IsraelBreak escreveu:
Desculpe, então... esqueci que vcs são muito espertinhos.

O que falei foi o resumo do que observo no carro nestes 5 anos que estou com ele. Não me considero "novato" em Xsaras.

Atire a 1° pedra quem tem Xsara no nosso clima europeu brasileiro que não baixa água de vez em quando! Claro que vocês vão dizer que não, pouca gente fala a verdade sobre a mecânica do carro pois está sempre visando o momento da venda no futuro.

A questão do aditivo até posso concordar, pois não usei tanto tempo assim para ter uma conclusão exata.

Caro Rickardo, vai me dizer agora que quando vc liga o AC do carro a temperatura do motor não baixa? Vai me dizer que um motor em 100-110° (ponto de fervura da água) não vai trabalhar com mais pressão no sistema de arrefec que em 90°?

O meu carro, que é quase igual ao de vcs, trabalha em temperatura melhor com o AC ligado.
Calma gente.....

amigo IsraelBreak, vc peruntou

"Caro Rickardo, vai me dizer agora que quando vc liga o AC do carro a temperatura do motor não baixa? Vai me dizer que um motor em 100-110° (ponto de fervura da água) não vai trabalhar com mais pressão no sistema de arrefec que em 90°? "

mais é justamente isso q falei no inicio....
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyQui 9 maio 2013 - 22:03

sabe duma coisa?

nem vou debater nada mais!!!!

deixa como estão as coisas!!!

eu sei do que sei e afirmo com toda a certeza até que em provem o contrário!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
IsraelBreak
Membro
Membro




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptySex 10 maio 2013 - 9:19

Concordam comigo que o sistema de arrefecimento e suspensão são os "dodóis" dos nossos carros?

Simples: Suspensão projetada para andar em estradas muito bem pavimentadas. Sistema de arrefecimento projetado para trabalhar em clima frio. Duas coisas encontradas somente na EUROPA.

Tira um carro desses que deveria andar em temperaturas máximas de 15 - 20º e coloca no nosso clima com dias de 40 - 43º. Carros com 10 anos ou mais de uso... O que vai dar? Mangueira estourando, radiador pingando, tampa de radiador vazando... consequentemente SUPER AQUECIMENTO, queima de junta...etc
Ir para o topo Ir para baixo
IsraelBreak
Membro
Membro




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptySex 10 maio 2013 - 9:24

IsraelBreak escreveu:

Caro Rickardo, vai me dizer agora que quando vc liga o AC do carro a temperatura do motor não baixa? Vai me dizer que um motor em 100-110° (ponto de fervura da água) não vai trabalhar com mais pressão no sistema de arrefec que em 90°?

Errei, na real essa pergunta era para ti Bacanhim.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptySáb 11 maio 2013 - 0:01

cara é como disse, nem vou falar mais nada!

esse assunto é muito complexo, rende, e é "polemico"!!!

então deixa como está!

segue o tópico!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Jimriffel
Membro
Membro




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyQui 15 Ago 2013 - 18:54

Galera, meu xsara tambem joga agua pelo ladrao depois que desligo ele...uma coisa interessante é que mesmo sem a chave no contato ele aciona a ventuinha com o carro desligado, e coisa de 1min começa a jogar agua pelo ladrao....procurei a tampa original e nao encontrei, só achei paralela e preferi manter a que está até encontrar original...será que pode ser só a tampa?
outra coisa que achei bem estranho é que quando a temperatura está acima dos 90 e eu aciono o botão do vidro eletrico, a temperatura sobe no painel...as vezes chega a encostar no vermelho e ai a ventoinha aciona e baixa até um pouco acima dos 90...

lembro de um peugeot 306 1.8 16v que meu pai teve (mesmo motor do xsara) e ele trabalhava bessa faixa de 90º até um pouco acima do proximo risco 105º acho...é normal?
Ir para o topo Ir para baixo
MOURÃO
Usuario
Usuario




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptySeg 19 Ago 2013 - 17:46

Amigo,

Com certeza o radiador está com ar. Pode estar vazando em alguma mangueira ou na peça do ar quente.
Se não tem vazamento algum, é mole de tirar o ar do sistema, é só ter paciência.
1º - vc abre a válvula do radiador ou a do ar quente.
2º - tire a tampa do reservatório e ligue o carro.
3º - o carro vai esquentando e àgua vai saindo pelo reservatório, e vc vai completando até àgua para de sair, vai chegar um ponto em que ela não vai mais sair. Significa que não tem mais ar no sistema.
4º - feche a válvula e coloque a tampa do reservatório.

Abç.
Ir para o topo Ir para baixo
Helio Ricardo
Membro
Membro




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyDom 8 Set 2013 - 22:40

Srs na minha opiniao se nao é a tampa, ou ar no sistema e ou pode ser que a junta tenha queimado.
Ir para o topo Ir para baixo
tony roberto pereira
Membro
Membro




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyDom 15 Set 2013 - 18:25

Amigos,meu carro está acontecendo a mesma coisa , Desligado ele fica jogando água pelo ladrão,já foi para o mecânico e ele trocou tampa do radiador,bomba dágua (automaticamente correia,tensor,e retentores do comando),e continua a mesma coisa.Agora ele acha que pode estar sem a válvula termostática ,e antes que ele me peça para tocar o motor vou deixar ele de lado e ver se arrumo outro mecânico.Oque estou achando estranho é: Ele estava como o do nosso amigo "Jimriffel",eu desligava a chave e as ventuinhas continuavam rodando (as duas) no 1° estágio, e quando a temperatura estava acima dos 90° rodava apenas 01 em segundo estágio (a do lado motorista) isso é corretos amigos?Na temperatura alta não deveria rodar as duas em segundo estágio para melhorar o resfriamento? E outra coisa, isso pode ajudar nosso amigo "Jimriffel",olhando de frente ao carro, quando tiro o relê esquerdo(amarelo de 4 pinos) das ventuinhas,não a alteração nenhuma tanto com o carro frio como quente já inverti com o outro e acontece a mesma coisa, e consegui achar aqui em casa um relê de 5 pinos (igual ao original preto que fica abaixo dos dois amarelos) e ao trocá-lo meu carro parou de acionar a ventuinha quando desligo a chave,desmontei o rele que retirei e percebi que ele estava com a bobina avermelhada (em curto). Pode ser um dos caso de nosso amigo Jimriffel.
Ir para o topo Ir para baixo
MOURÃO
Usuario
Usuario




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptySeg 16 Set 2013 - 9:32

Que Pica!!!
Ir para o topo Ir para baixo
pau-brasil
Usuario
Usuario
pau-brasil



vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptySeg 16 Set 2013 - 10:22

Olá Tony, vou tentar te ajudar em alguns pontos.
Meu carro está sem a termostática e não joga água pelo ladrão, então eu descartaria o q o seu mecânico disse. O normal dos nossos carros é a ventoinha funcionar somente no 1º estagio, qdo o 2º é acionado o carro já está aquecendo demais. No 1º estagio qdo desliga a chave a ventoinha tbm desliga, é estranho mas é assim mesmo, no 2º estagio funciona mesmo c/ o carro desligado e sim no 2º estagio tem de rodar as 2 ventoinhas. Qto aos relês sou totalmente leigo no assunto, espero poder ter ajudado. Abs
Ir para o topo Ir para baixo
MOURÃO
Usuario
Usuario




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyTer 17 Set 2013 - 9:33

CARRO SEM A VÁLVULA=PROBLEMAS

Válvula termostática: controle da temperatura


Gostaria de saber o que acontece se retirarmos a válvula termostática do motor de um carro. O motor irá aquecer em certas condições de uso, por exemplo subindo uma serra, ou parado durante horas em um engarrafamento? Gostei muito do site, realmente o nível das perguntas e explicações é muito bom.

Nelson Nunes Ramade
nelson.ramade@br.unisys.com
Rio de Janeiro, RJ


Realmente as pessoas fazem certa confusão com respeito à utilização da válvula termostática e, na ocorrência de um defeito, muitas vezes acabam retirando este importante equipamento.
Existem dois pontos importantes que precisam ser explicados com respeito a esta válvula:

1) Para o dimensionamento do sistema de arrefecimento do veículo é feito um estudo sobre a quantidade de calor emitida pelo motor. A partir desta informação dimensiona-se todo o circuito, incluindo radiador e ventoinha. Pode-se ter certeza de que o sistema tem condições de manter a temperatura ideal do motor em qualquer condição de uso, mesmo parado em um congestionamento em uma praia do Nordeste com os termômetros marcando 40 graus à sombra, considerando que tudo esteja original e em ordem.

2) No projeto de um motor, as folgas e os ajustes são determinados pela temperatura de trabalho. Não convém abaixar a temperatura de funcionamento, pois assim o motor estaria fora de especificação de projeto, acarretando menor durabilidade. Sem considerar outros fatores como dirigibilidade, emissões poluentes, consumo e desempenho, que também ficam comprometidos.

A válvula termostática, ou simplesmente termostato, é instalada para manter a temperatura constante na faixa ideal de trabalho (que varia de motor para motor, mas normalmente fica em torno de 90° C). Sua retirada faz o motor trabalhar sempre com temperaturas baixas e com grande variação, de acordo com a quantidade e temperatura do ar que passa pelo radiador. Como a água do motor está sem o controle da válvula, quanto maior a quantidade de ar passando pelo radiador mais fria ela fica.

Como exemplo, se você estiver com um veiculo sem a válvula instalada, descendo uma serra e a temperatura externa estiver baixa, com certeza o motor ficará bem frio. Mas, se você estiver subindo em um dia quente e pegar um congestionamento, a temperatura vai subir (sem ultrapassar o limite de trabalho do motor, pois a ventoinha vai atuar). Portanto, a retirada da válvula não é aconselhável. Se o motor esquenta ou varia muito de temperatura, existe outro problema que deve ser reparado.


--------------------------------------------------------------------------------

Consultório Técnico - Página principal - e-mail


Ir para o topo Ir para baixo
pau-brasil
Usuario
Usuario
pau-brasil



vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptyTer 17 Set 2013 - 10:06

Sim essa é a explicação técnica, muito boa por sinal, na pratica a termostática só faz o motor chegar na temperatura ideal mais rápido. Com ela em 2 minutos o motor chega a 90º, sem a termo demora uns 5 minutos. Como a minha termo travou fechada e dificilmente pego estrada pra temperatura correr o risco de cair demais, decidi ficar sem. Ah e como eu disse o simples fato de estar sem a termo não faz o carro jogar água pelo ladrão, se faz isso tem outro problema a ser solucionado ai. Abs
Ir para o topo Ir para baixo
tony roberto pereira
Membro
Membro




vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 EmptySáb 21 Set 2013 - 10:34

Pau-Brasil...Grato pelas dicas, já deu para ter uma idéia do funcionamento correto buscando regularizar o meu sistema.Também achei estranho a explicação que ele me deu!! Falou que sem a válvula termostática a água circula muito rápido causando maior pressão no sistema ocasionando ar,onde por este fato estava jogando a água fora,etc... Não sou mestre no assunto,posso estar errado, mas pelo que eu saiba a válvula termostática não serve para regular a quantidade de água que passa pelo sistema, e outra toda vez que eu pegar um congestionamento, e elevar a temperatura onde, no caso, a válvula vai abrir totalmente vou ter problema de ar no sistema então??? Não vi lógica nisto!!! Vou tentar fazer a ventoinha funcionar como está o seu , e se ainda continuar com o problema, vou levar para trocar a junta do cabeçote para ver se é isto, pois afinal , pelas informações que absorvi aqui dos amigos... está parecendo ser!! Mas vou eliminar essa última hipótese. Alguém tem idéia de onde posso achar o diagrama elétrico do sistema de arrefrecimento do motor?? Díficil achar hein!!!!rsss , mas desde já agradeço a atenção dos amigos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.    vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.  - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Motor vazando água
» Ventuinha ligada direto com carro desligado
» vazando aguá na junta do cabeçote
» agua vazando pela tampinha do radiador..
» Pressão dos cilindros vazando para agua!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: