Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Pressão dos cilindros vazando para agua!

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
BicoFino
Membro
Membro




Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyDom 20 Jan 2013 - 21:00

Saudações a todos do forum!

Estou de cabeça quente e motor Também !!

A mais ou menos uns seis meses atrás minha Break 1.8 8v estourou a mangueira inferior do radiador, depois foi o radiador
do ar condicionado e por último o radiador principal também foi pra "Cucúia"!

Resultado: a junta do cabeçote estava deteriorada entre os cilindros 2 e 3 e vazava pressão dos cilindros para a agua do radiador.
Fiz o basico: mandei o cabeçote para plaina e troquei a junta, montei tudo como manda a fábrica, torques, etc.
A principio tudo Ok, porém após uns tres meses notei novamente que a pressão na mangueira do radiador estava alta,(Chorei!).
Resolvi abrir o motor outra vez e confirmado: junta do cabeçote deteriorada no mesmo lugar (entre os cilindros 2 e 3).
Dessa vez notei o que parece ser uma pequena corrosão na parte de contato das camisas com a junta do cabeçote.

Pergunto aos Mestres:

Alguém já teve um caso assim?, qual seria a melhor solução? será que vou ter de trocar o kit de camisas e pistões?
se for o caso, andei me informando e parece que essas camisas são apenas encaixadas e não seria necessário
retirar todo o motor.

Desde já fico muito agradecido a quem puder ajudar!
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyDom 20 Jan 2013 - 21:12

só trocar as camisas.... consegui o kit de camisa, pistão, pino e anel pro xsara....

vale a pena!

provavelmente, seja por conta dessa corrosão, sim!

no tirar as camisas (sim, é só bater ela pra cima, q sai) aproveita e escova TODO o bloco por dentro...

E PASSA A USAR FLUIDO no radiador!
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyDom 20 Jan 2013 - 22:06

mas antes de montar o cabeçote precisa ser analisado com mais atenção exato onde
queimou a junta pra achar o possivel causador, teria evitado essa segunda desmontagem!!!

corrosão no bloco causa sim passagem da compressão pro arrefecimento!

kit novo de pistoes e camisas pro seu motor!

tem fotos?
Ir para o topo Ir para baixo
BicoFino
Membro
Membro




Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptySeg 21 Jan 2013 - 7:31

Valeu!!

Assim que possivel vou postar as fotos!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptySeg 21 Jan 2013 - 8:58

cara, tu usou a junta certa?

Sei que é ridículo perguntar, mas as juntas paralelas pro XURROS não aguentam nada, começam a vazar com o tempo... as originais (que são amiantadas - tá, sei que não é amianto, é outro material semalhante) são muito mais resistentes...

MAS TEM QUE USAR FLUIDO na proporção correta.
Sangrar o arrefecimento.
Trocar óleo direitinho
e cuidar do carro.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptySeg 21 Jan 2013 - 18:25

o dele é um 1.8 8v
Ir para o topo Ir para baixo
BicoFino
Membro
Membro




Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptySeg 21 Jan 2013 - 19:18

Olá, ai estão algumas fotos.

Detalhe: Solução do radiador original da Total (40% de solução e 60% de agua desmineralizada, essa junta não rodou 5mil Km!
Nem nas minhas "piores", digo, primeiras montagens, lá nos tempos de Opala "bons tempos" isso nunca me aconteceu!!!

Pressão dos cilindros vazando para agua! Foto_001_800x586
online photo storage

Pressão dos cilindros vazando para agua! Foto_002_800x600
online photo sharing

Pressão dos cilindros vazando para agua! Foto_003_800x600
upload foto

Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptySeg 21 Jan 2013 - 20:05

complicado, por essas fotos!
mas deu pra ver, que teu bloco ta BEM judiado

abre ele em baixo, tira as bielas pra cima, desencamisa ele (é barbada)

escova ele BEM escovadinho por dentro...

monta com o kit novo

e de quebra, ja compra um cabeçote 16v e larga aí em cima! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptySeg 21 Jan 2013 - 20:06

ah!!! e muito importante!!! a junta deve ser ORIGINAL!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
BicoFino
Membro
Membro




Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyTer 22 Jan 2013 - 6:57

Opa! gnw, essa questão do cabeçote para 16v me interessou, o que é que muda?
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyTer 22 Jan 2013 - 9:23

o cabeçote, as bobinas e os coletores, eu acho... posso confirmar depois, a noite!
Ir para o topo Ir para baixo
BicoFino
Membro
Membro




Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyQua 23 Jan 2013 - 18:10

Olá, gnw

estive pesquisando os esquemas não tem chance!!

a idéia do 16 valvulas é boa mas não dá não, muda tudo.
pistões, bobina, coletores, sensor de oxigenio, até a central da injeção, a do 8 valvulas é
mono ponto e a do 16 é multiponto, também tem diferenças no bloco.

vou trocar o kit de camisa e pistões, revisar o cabeçote, tudo com muita calma!$!

quando estiver montando vou postando as fotos.

Obrigado a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyQua 23 Jan 2013 - 19:20

é, realmente.. eu vi tambem no service... muda bastante coisa, mas é "fazível"

EU, faria! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
AnD...liM4
Membro
Membro
AnD...liM4



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyQua 20 Fev 2013 - 12:27

cade as fotosss?? o.O"
Ir para o topo Ir para baixo
BicoFino
Membro
Membro




Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyQua 20 Fev 2013 - 20:33

Boas!

Até o final de semana estarei postando, posso adiantar que a novela está nos últimos capítulos.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyQua 20 Fev 2013 - 20:52

aí sim! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyQua 20 Fev 2013 - 20:53

usando junta O-R-I-G-I-N-A-L ?
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyQui 21 Fev 2013 - 4:58

correção!

os 8v não são monoponto!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyQui 21 Fev 2013 - 14:06

potência, guri... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyQui 21 Fev 2013 - 19:08

8 v é monoponto?!

nossa senhora, por essa eu não esperava!
Ir para o topo Ir para baixo
BicoFino
Membro
Membro




Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyDom 24 Fev 2013 - 21:02

Olá pessoal!, desculpem a demora no retorno, mas a coisa anda complicada!

Bom, comprovado: levei o cabeçote e as bielas para montar na retífica e o mecanico confirmou, as camisas são as culpadas do vazamento.

Detalhe, comprei esse carro com 105 mil Km. fiz a troca da solução do radiador na epoca, rodei pouco mais de 5 mil km e ja tive problemas, ou seja "A FALTA DE MANUTENÇÃO JÁ VINHA DE MUITO TEMPO!!"

Primeiro uma foto da junta e cabeçote da primeira vez que abri o motor:
Pressão dos cilindros vazando para agua! Foto_004
image hosting

A junta esta se desfazendo!

Detalhe das camisas :

Pressão dos cilindros vazando para agua! Foto_005
upload


Pressão dos cilindros vazando para agua! Foto_006
picture sharing

Pressão dos cilindros vazando para agua! Foto_007
image sharing

A falta de solução no radiador corroeu muito as camisas.

Os pistões e anéis estão ótimos, mas troquei o kit completo

Pressão dos cilindros vazando para agua! Foto_008
photo sharing

A etiqueta da famosa junta do cabeçote, detalhe: há dois tipos de junta original, uma para cabeçotes novos espessura de 1,2 mm e essa que
comprei com 1,5 mm para cabeçote aplainado.

Pressão dos cilindros vazando para agua! Junta_Code003
free photo hosting

Troquei também os selos do cabeçote (são muito baratos e se tiver que trocar ou tira o motor fora ou o cabeçote)
Montei o motor e funcionou perfeito, agora só com o tempo pra saber se ficou zerado.

Alguns preços de peças que comprei:

Kit de camisas pistões e aneis da marca takao: 800,00 comprado no ML. (na autorizada custa 2.700,00)
Junta do cabeçote na autorizada: 116,24
Selos(os 4 na autorizada) : 42,32
Adesivo Loctite para montagem do carter: 30,00

Obs. 4 dias de mão de obra, não é mole não!

Abraço a todos, qualquer coisa estou ai pra colaborar!
Ir para o topo Ir para baixo
BicoFino
Membro
Membro




Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyDom 24 Fev 2013 - 21:30

Pessoal, é o seguinte, quando eu disse que o motor LFZ é mono ponto é porque os quatro bicos injetores estão ligados em paralelo, juntos ou seja os quatro abrem e fecham ao mesmo tempo como se fossem um só, igual um TBI.
Já no caso dos LFX os bicos são ligados aos pares então a central abre dois bicos num tempo, depois os outros dois em outro tempo.
Nos motores mais modernos a central comanda os bicos um por vez por isso são mais eficientes

Abaixo imagens do esquema eletrico das injeções do 8v e do 16v

Pressão dos cilindros vazando para agua! Bicos_LFZ
upload

Pressão dos cilindros vazando para agua! Bicos_LFX
free photo hosting

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyDom 24 Fev 2013 - 21:39

nããão cara, isso é multi ponto!!!

mono ponto é BEM diferente.. mas BEM DIFERENTE MESMO!!!


os multi ponto trabalhan de 3 formas

não-sequencial (caso do 1.8 8v) semi-sequencial (1.8 16v) e sequencial (2.0 VTS)
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptyDom 24 Fev 2013 - 21:46

trocou as camisas?
Ir para o topo Ir para baixo
BicoFino
Membro
Membro




Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! EmptySeg 25 Fev 2013 - 20:30

É isso aí!
a evoluçao é muito grande, as não sequenciais foram as primeiras e eram menos eficientes, na pratica seu funcionamento é mais lento, semelhante as de um só ponto,
por isso foram evoluindo até chegar nas atuais, as novas centrais conseguem processar muito mais informações e são muito mais rápidas.
Voce já deve ter visto: carros com tbi são lentos de acelerar e também para reduzir, essa era a maior bronca do pessoal que dirigia carros carburados e pegavam um carro com injeção.
(Eu que o diga!)

Ah, coloquei camisas novas (kit completo marca Takao) Voce conhece?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos cilindros vazando para agua!   Pressão dos cilindros vazando para agua! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pressão dos cilindros vazando para agua!
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Motor vazando água
» vazando aguá na junta do cabeçote
» agua vazando pela tampinha do radiador..
» queridos amigos o meu xsara tá vazando agua
» vazando agua pelo ladrão com o carro desligado.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: