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Dastan Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Sáb 27 Ago 2011 - 0:26 | |
| - gnw escreveu:
- Dastan escreveu:
- isso ae é a mesma coisa por acaso que a DIREÇÃO ASSISTIDA?
desculpe a ignorância mas só queria confirmar ..
inclusive se esse sistema precisa de manutenção.
Cara o CATT é um sistema que, resumidamente, quando tu puxa demais numa curva, as rodas trazeiras tambem "viram" e ELE em si nao precisa de manutençao.. o que precisa MUITO de manutençao é todo o sistema de suspensao traseira... caso a sup traseira esteja ferrada, o sistema vai funcionar até mesmo, contra ti!
e direção assistida é completamente diferente.. ahhh agora saquei .. aproveitando a ocasião explica pra gente o que é a direção assistida pq eu acho q meu N7 tem, vi escrito em ingles na tampa do fluido da direção rs rs | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: Sistema CATT Sáb 27 Ago 2011 - 0:30 | |
| é a direção hidraulica só! nad de especial! aoskdposakdsadok | |
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maxx Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Sáb 27 Ago 2011 - 9:45 | |
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Fabio - VTS 1.8 16V N6 00 Membro
| Assunto: Re: Sistema CATT Sáb 27 Ago 2011 - 19:46 | |
| Ainda não tive a oportunidade de utilizar o CATT, mas uma dúvida que eu tenho é quanto a ilustração que aparece no post (e em outros osbre o CATT). Ela não se parece em nada com o carro real visto por baixo. A ilustração não tem eixo ligando duas rodas (O carro tem), tem uma junta articulada (O carro não tem), e uma barra que viara um S (What fuck is this?). Sempre que vejo essa imagem, me pergunto de onde ela veio??? A legenda diz que é uma Weissuch axel semi-trailling arm suspension, que eu traduziria para braço de suspenção de eixo semi-movel de Weissuch, o que até faz sentido, mas as imagens não tem nada a ver com o que vejo embaixo do carro. No carro o que observei é que o eixo é fixo sobre uns suportes de borracha, que acredito eu se deformam com a força centrifuga e causam a inclinação no eixo. Que eu acho que é para causar um toe-out (não um toe-in), para que o carro faça um oversteer (O carro curva mais que o comandado). Esses suportes aparecem no desenho do eixo que peguei no Citroen Service http://service.citroen.com/docapv/affiche.do?ref=050003422125&refaff=0500%2003%20422125&idFct=FCT0025 (não sei se o link funciona se voce não logar no citroen service) e tem a descrição de FLEXIBLE JOINT ou Junta flexivel (item 6 e 7). Essas juntas flexiveis que acredito serem o CATT. Veja a definição da Wikipedia para o oversteer: Understeer and oversteer are vehicle dynamics terms used to describe the sensitivity of a vehicle to steering. Automotive engineers originally defined understeer and oversteer based on the gradient of the steering needed to make a turn in a steady-state condition (constant speed, constant radius) on a flat and level ground surface. Car and motorsport enthusiasts often use the terminology more generally in magazines and blogs to describe vehicle response to steering in all kinds of maneuvers, even on banked turns. Simply put, oversteer is what occurs when a car turns (steers) by more than (over) the amount commanded by the driver. Conversely, understeer is what occurs when a car steers less than, or 'under' the amount commanded by the driver. | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: Sistema CATT Sáb 27 Ago 2011 - 19:53 | |
| qual é a tua duvida exatamente? | |
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Fuzatto Moderador
| Assunto: Re: Sistema CATT Sáb 27 Ago 2011 - 19:58 | |
| Caro amigo Fabio... acredito que a imagem postada por nosso amigo slambanga não é especificamente de um xsara... e sim um demonstrativo de como o sistema funciona | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: Sistema CATT Sáb 27 Ago 2011 - 20:00 | |
| - fuzatto escreveu:
- Caro amigo Fabio... acredito que a imagem postada por nosso amigo slambanga não é especificamente de um xsara... e sim um demonstrativo de como o sistema funciona
verdade! | |
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Fabio - VTS 1.8 16V N6 00 Membro
| Assunto: Re: Sistema CATT Dom 28 Ago 2011 - 7:18 | |
| Caro fuzzato, também acredito que é para ilustrar, mas a imagem está errada. O sistema Weisschh...... faz um toe-in que causa um understeer, nosso sistema CATT faz um toe-out, ou oversteer. Veja na propria imagem do sistema Weisschh.... nos desenhos que ficam a direita que o understeer (imagem acima a direita) a curva fica mais aberta e o oversteer (imagem abaixo a direita). Mas essa discussão é legal, espero que mais pessoas opinem. | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: Sistema CATT Dom 28 Ago 2011 - 11:48 | |
| tambem percebi isso, fabio e comecei a desconfiar que o de cima é o catt hehehe | |
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Edgar10 Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Dom 28 Ago 2011 - 14:52 | |
| Acho que o de cima tbm é o catt, pq examinando, lembra um pouco do sistema daquelas pick-ups do Monster Jam. Que virando desse msm jeito da imagem de cima, carro consegue virar mais rapido em um espaço menor.
Tá aí um video no Monster jam fazendo as donuts (rosquinhas)
https://www.youtube.com/watch?v=sWikyRGKFAo&feature=related | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: Sistema CATT Dom 28 Ago 2011 - 21:12 | |
| esse sistema dessa pick up é o mesmo da mitsubishi que a trazeira age junto com a dianteira mesmo que o carro nao esteja em movimento.. o que nao ocorre no nosso... que é movido pela força centrifuga... mas a teoria é essa! | |
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Patrick NITRO! Moderador
| Assunto: Re: Sistema CATT Seg 29 Ago 2011 - 9:14 | |
| O de cima é o CATT sim..... é só ver que quando o povo roda por causa dele, roda pro lado externo... rs | |
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Edgar10 Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Seg 29 Ago 2011 - 13:16 | |
| - gnw escreveu:
- esse sistema dessa pick up é o mesmo da mitsubishi que a trazeira age junto com a dianteira mesmo que o carro nao esteja em movimento.. o que nao ocorre no nosso... que é movido pela força centrifuga... mas a teoria é essa!
Sim sim, mais estou mostrando apenas a facilidade que ele proporciona ao virar as rodas para lado de fora. | |
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speedster-rj Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Seg 29 Ago 2011 - 20:49 | |
| Galera, recentemente vi no meu Xsara uma adaptação onde, o dono anterior sabiamente colocou duas gaxetas afim de se levar lubrificação no eixo. Como a Citroen deu mole nesta parte do projeto, aconselho a galera a fazer o mesmo, as gaxetas custam R$5,00 cada e uma adaptação não sairá por mais de R$50,00, visto que se o eixo der pau (e vai dar pois é questão de tempo) irá custar não menos que R$700,00. O sistema CATT precisa do eixo em ordem para estar em pleno funcionamento, então mata-se dois coelhos com um tiro só... saudações. | |
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Edgar10 Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Seg 29 Ago 2011 - 21:12 | |
| - speedster-rj escreveu:
- Galera, recentemente vi no meu Xsara uma adaptação onde, o dono anterior sabiamente colocou duas gaxetas afim de se levar lubrificação no eixo. Como a Citroen deu mole nesta parte do projeto, aconselho a galera a fazer o mesmo, as gaxetas custam R$5,00 cada e uma adaptação não sairá por mais de R$50,00, visto que se o eixo der pau (e vai dar pois é questão de tempo) irá custar não menos que R$700,00. O sistema CATT precisa do eixo em ordem para estar em pleno funcionamento, então mata-se dois coelhos com um tiro só... saudações.
Boa. | |
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Edgar10 Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Ter 20 Set 2011 - 13:55 | |
| CONSEGUI USAR!
Muito bom, fiz umas curvas fexadas, e senti realmente a traseira colada, muito perfeit esse sistema. quando eu estou com o corsa hacht da minha mãe nao sinto essa segurança nas curva. Curti muito. | |
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leco2612 Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Qua 21 Set 2011 - 9:47 | |
| Pessoal aqui em Curitiba saindo de uma br tem uma curva fechadissa a esquerda eu acostumado com o celta que andando parecia estar em alta velocidade rs mas não estando fui na mesma impressão que tinha com o celta mas no xsara fui fazendo a curva e na curva senti que estava rapido demais ate que os pneus estavam cantando baixinho mas estavam então perguntei a minha mulher que velocidade eu estava e ela me disse devagarrr!!!! vc esta a 100km não acreditei e perguntei novamente ela repetiu vc esta a 100km .... se isso funciona realmente ali foi o teste que eu tive pois se fosse com o celta por exemplo ou ate mesmo outro carro eu tinha rodado, foi uma cagada minha mas como disse acostumado com o celta nem vi que estava a 100km em uma curva fechada e bem longa pois sai de uma BR e cai em outra... mas q o bixo grudo grudo rs .... | |
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Edgar10 Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Qua 21 Set 2011 - 12:00 | |
| Gruda msm,confiança total nesse carro. | |
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grognr Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Qua 21 Set 2011 - 14:39 | |
| eu nao confio no meu nao!>!> ahuUHAuhAhu
deve estar com a susp trazeira toda fudida. .aUHuAahuh | |
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Edgar10 Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Sex 30 Set 2011 - 23:24 | |
| - grognr escreveu:
- eu nao confio no meu nao!>!> ahuUHAuhAhu
deve estar com a susp trazeira toda fudida. .aUHuAahuh Que isso cara, vê isso aí, tô as +ou- 5 meses com o carro e estou totalmente apaixonado. | |
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ar.chaves Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Seg 3 Out 2011 - 1:42 | |
| Fazendo uma curva outro dia.. dei uma rodada.. mas acho que tinha óleo ou mta areia..não sei .. mas rodei msmo fiquei na contra-mão .. uheahu.. tava a uns 80 mais ou menos.. | |
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Fuzatto Moderador
| Assunto: Re: Sistema CATT Seg 3 Out 2011 - 7:25 | |
| - ar.chaves escreveu:
- Fazendo uma curva outro dia.. dei uma rodada.. mas acho que tinha óleo ou mta areia..não sei .. mas rodei msmo fiquei na contra-mão .. uheahu.. tava a uns 80 mais ou menos..
Em algum momento vc tentou corrigir a trajetória pq pensou que ia sair de traseira??? | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: Sistema CATT Seg 3 Out 2011 - 8:58 | |
| ou freiou enquanto fazia a curva? | |
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Artur_Fantin Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Sáb 15 Out 2011 - 13:19 | |
| Ainda não consegui sentir esta merda... estou aceitando caronas ahahahaha | |
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alex neves Usuario
| Assunto: Re: Sistema CATT Sáb 15 Out 2011 - 19:16 | |
| pega um avião e vem para o rio de janeiro que eu te dou uma carona hauhauahauha do rio de janeiro para macaé rsrsrs :D:D!!!! | |
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| Assunto: Re: Sistema CATT | |
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| Sistema CATT | |
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