Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Sistema CATT

Ir para baixo 
+22
marcelo.lbs
rafaelbindi
Motorista
korink
Linneu.SP
Tato SP
alex neves
Artur_Fantin
ar.chaves
grognr
leco2612
Fabio - VTS 1.8 16V N6 00
Dastan
Patrick NITRO!
Edgar10
maxx
henriqueaas
gnw
slambanga
speedster-rj
Fuzatto
gmarta
26 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
gmarta
Membro
Membro




Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySeg 6 Jun 2011 - 12:18

Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal,

Andei lendo, e vi que o Xsara possui o sistema CATT, aquele que quando fazemos uma curva, a roda traseira se inclina para ajudar na curva.
Tenho um Xsara N7, como eu sei se meu carro possui esse sistema?
Pergunto pq ontem peguei a Fernão Dias, e fiz algumas curvas com uma velocidade até que razoável, mas sinceramente, não percebi diferença nenhuma, nada que eu não faria com um carro normal !!!
Alguém tem alguma dica sobre esse sistema, como usar, se ele é acionado só após uma velocidade especifica...?

Obrigado,
Giovanni
Ir para o topo Ir para baixo

AutorMensagem
Dastan
Usuario
Usuario
Dastan



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySáb 27 Ago 2011 - 0:26

gnw escreveu:
Dastan escreveu:
isso ae é a mesma coisa por acaso que a DIREÇÃO ASSISTIDA?

desculpe a ignorância mas só queria confirmar ..

inclusive se esse sistema precisa de manutenção.


Cara o CATT é um sistema que, resumidamente, quando tu puxa demais numa curva, as rodas trazeiras tambem "viram" e ELE em si nao precisa de manutençao.. o que precisa MUITO de manutençao é todo o sistema de suspensao traseira... caso a sup traseira esteja ferrada, o sistema vai funcionar até mesmo, contra ti!

e direção assistida é completamente diferente..


ahhh agora saquei .. aproveitando a ocasião explica pra gente o que é a direção assistida pq eu acho q meu N7 tem, vi escrito em ingles na tampa do fluido da direção rs rs
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySáb 27 Ago 2011 - 0:30

é a direção hidraulica só! nad de especial! aoskdposakdsadok
Ir para o topo Ir para baixo
maxx
Usuario
Usuario
maxx



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySáb 27 Ago 2011 - 9:45

fuzatto escreveu:
O pessoal vai acabar pensando que da pra estacionar de ladinho....rssss

Ou dar uma de Harry Potter e estacionar sem as mão ... rabbit rabbit rabbit
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio - VTS 1.8 16V N6 00
Membro
Membro
Fabio - VTS 1.8 16V N6 00



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySáb 27 Ago 2011 - 19:46

Ainda não tive a oportunidade de utilizar o CATT, mas uma dúvida que eu tenho é quanto a ilustração que aparece no post (e em outros osbre o CATT). Ela não se parece em nada com o carro real visto por baixo.

A ilustração não tem eixo ligando duas rodas (O carro tem), tem uma junta articulada (O carro não tem), e uma barra que viara um S (What fuck is this?). Sempre que vejo essa imagem, me pergunto de onde ela veio???

A legenda diz que é uma Weissuch axel semi-trailling arm suspension, que eu traduziria para braço de suspenção de eixo semi-movel de Weissuch, o que até faz sentido, mas as imagens não tem nada a ver com o que vejo embaixo do carro.

No carro o que observei é que o eixo é fixo sobre uns suportes de borracha, que acredito eu se deformam com a força centrifuga e causam a inclinação no eixo. Que eu acho que é para causar um toe-out (não um toe-in), para que o carro faça um oversteer (O carro curva mais que o comandado).
Esses suportes aparecem no desenho do eixo que peguei no Citroen Service http://service.citroen.com/docapv/affiche.do?ref=050003422125&refaff=0500%2003%20422125&idFct=FCT0025 (não sei se o link funciona se voce não logar no citroen service) e tem a descrição de FLEXIBLE JOINT ou Junta flexivel (item 6 e 7).
Sistema CATT - Página 2 Catt
Essas juntas flexiveis que acredito serem o CATT.


Veja a definição da Wikipedia para o oversteer:
Understeer and oversteer are vehicle dynamics terms used to describe the sensitivity of a vehicle to steering. Automotive engineers originally defined understeer and oversteer based on the gradient of the steering needed to make a turn in a steady-state condition (constant speed, constant radius) on a flat and level ground surface. Car and motorsport enthusiasts often use the terminology more generally in magazines and blogs to describe vehicle response to steering in all kinds of maneuvers, even on banked turns. Simply put, oversteer is what occurs when a car turns (steers) by more than (over) the amount commanded by the driver. Conversely, understeer is what occurs when a car steers less than, or 'under' the amount commanded by the driver.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySáb 27 Ago 2011 - 19:53

qual é a tua duvida exatamente? Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Fuzatto
Moderador
Moderador
Fuzatto



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySáb 27 Ago 2011 - 19:58

Caro amigo Fabio... acredito que a imagem postada por nosso amigo slambanga não é especificamente de um xsara... e sim um demonstrativo de como o sistema funciona
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySáb 27 Ago 2011 - 20:00

fuzatto escreveu:
Caro amigo Fabio... acredito que a imagem postada por nosso amigo slambanga não é especificamente de um xsara... e sim um demonstrativo de como o sistema funciona


verdade!
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio - VTS 1.8 16V N6 00
Membro
Membro
Fabio - VTS 1.8 16V N6 00



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptyDom 28 Ago 2011 - 7:18

Caro fuzzato, também acredito que é para ilustrar, mas a imagem está errada.

O sistema Weisschh...... faz um toe-in que causa um understeer, nosso sistema CATT faz um toe-out, ou oversteer. Veja na propria imagem do sistema Weisschh.... nos desenhos que ficam a direita que o understeer (imagem acima a direita) a curva fica mais aberta e o oversteer (imagem abaixo a direita).
Sistema CATT - Página 2 Toeintoeout

Mas essa discussão é legal, espero que mais pessoas opinem.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptyDom 28 Ago 2011 - 11:48

tambem percebi isso, fabio e comecei a desconfiar que o de cima é o catt hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar10
Usuario
Usuario
Edgar10



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptyDom 28 Ago 2011 - 14:52

Acho que o de cima tbm é o catt, pq examinando, lembra um pouco do sistema daquelas pick-ups do Monster Jam. Que virando desse msm jeito da imagem de cima, carro consegue virar mais rapido em um espaço menor.

Tá aí um video no Monster jam fazendo as donuts (rosquinhas)

https://www.youtube.com/watch?v=sWikyRGKFAo&feature=related
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptyDom 28 Ago 2011 - 21:12

esse sistema dessa pick up é o mesmo da mitsubishi que a trazeira age junto com a dianteira mesmo que o carro nao esteja em movimento.. o que nao ocorre no nosso... que é movido pela força centrifuga... mas a teoria é essa! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Patrick NITRO!
Moderador
Moderador
Patrick NITRO!



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySeg 29 Ago 2011 - 9:14

O de cima é o CATT sim..... é só ver que quando o povo roda por causa dele, roda pro lado externo... rs
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar10
Usuario
Usuario
Edgar10



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySeg 29 Ago 2011 - 13:16

gnw escreveu:
esse sistema dessa pick up é o mesmo da mitsubishi que a trazeira age junto com a dianteira mesmo que o carro nao esteja em movimento.. o que nao ocorre no nosso... que é movido pela força centrifuga... mas a teoria é essa! Smile

Sim sim, mais estou mostrando apenas a facilidade que ele proporciona ao virar as rodas para lado de fora.
Ir para o topo Ir para baixo
speedster-rj
Usuario
Usuario
speedster-rj



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySeg 29 Ago 2011 - 20:49

Galera, recentemente vi no meu Xsara uma adaptação onde, o dono anterior sabiamente colocou duas gaxetas afim de se levar lubrificação no eixo. Como a Citroen deu mole nesta parte do projeto, aconselho a galera a fazer o mesmo, as gaxetas custam R$5,00 cada e uma adaptação não sairá por mais de R$50,00, visto que se o eixo der pau (e vai dar pois é questão de tempo) irá custar não menos que R$700,00. O sistema CATT precisa do eixo em ordem para estar em pleno funcionamento, então mata-se dois coelhos com um tiro só... saudações.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar10
Usuario
Usuario
Edgar10



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySeg 29 Ago 2011 - 21:12

speedster-rj escreveu:
Galera, recentemente vi no meu Xsara uma adaptação onde, o dono anterior sabiamente colocou duas gaxetas afim de se levar lubrificação no eixo. Como a Citroen deu mole nesta parte do projeto, aconselho a galera a fazer o mesmo, as gaxetas custam R$5,00 cada e uma adaptação não sairá por mais de R$50,00, visto que se o eixo der pau (e vai dar pois é questão de tempo) irá custar não menos que R$700,00. O sistema CATT precisa do eixo em ordem para estar em pleno funcionamento, então mata-se dois coelhos com um tiro só... saudações.

Boa.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar10
Usuario
Usuario
Edgar10



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptyTer 20 Set 2011 - 13:55

CONSEGUI USAR!

Muito bom, fiz umas curvas fexadas, e senti realmente a traseira colada, muito perfeit esse sistema. quando eu estou com o corsa hacht da minha mãe nao sinto essa segurança nas curva. Curti muito.
Ir para o topo Ir para baixo
leco2612
Usuario
Usuario
leco2612



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptyQua 21 Set 2011 - 9:47

Pessoal aqui em Curitiba saindo de uma br tem uma curva fechadissa a esquerda eu acostumado com o celta que andando parecia estar em alta velocidade rs mas não estando fui na mesma impressão que tinha com o celta mas no xsara fui fazendo a curva e na curva senti que estava rapido demais ate que os pneus estavam cantando baixinho mas estavam então perguntei a minha mulher que velocidade eu estava e ela me disse devagarrr!!!! vc esta a 100km não acreditei e perguntei novamente ela repetiu vc esta a 100km .... se isso funciona realmente ali foi o teste que eu tive pois se fosse com o celta por exemplo ou ate mesmo outro carro eu tinha rodado, foi uma cagada minha mas como disse acostumado com o celta nem vi que estava a 100km em uma curva fechada e bem longa pois sai de uma BR e cai em outra... mas q o bixo grudo grudo rs ....
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar10
Usuario
Usuario
Edgar10



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptyQua 21 Set 2011 - 12:00

Gruda msm,confiança total nesse carro.
Ir para o topo Ir para baixo
grognr
Usuario
Usuario
grognr



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptyQua 21 Set 2011 - 14:39

eu nao confio no meu nao!>!> ahuUHAuhAhu


deve estar com a susp trazeira toda fudida. .aUHuAahuh
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar10
Usuario
Usuario
Edgar10



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySex 30 Set 2011 - 23:24

grognr escreveu:
eu nao confio no meu nao!>!> ahuUHAuhAhu


deve estar com a susp trazeira toda fudida. .aUHuAahuh


Que isso cara, vê isso aí, tô as +ou- 5 meses com o carro e estou totalmente apaixonado.
Ir para o topo Ir para baixo
ar.chaves
Usuario
Usuario
ar.chaves



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySeg 3 Out 2011 - 1:42

Fazendo uma curva outro dia.. dei uma rodada.. mas acho que tinha óleo ou mta areia..não sei .. mas rodei msmo fiquei na contra-mão .. uheahu.. tava a uns 80 mais ou menos..
Ir para o topo Ir para baixo
Fuzatto
Moderador
Moderador
Fuzatto



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySeg 3 Out 2011 - 7:25

ar.chaves escreveu:
Fazendo uma curva outro dia.. dei uma rodada.. mas acho que tinha óleo ou mta areia..não sei .. mas rodei msmo fiquei na contra-mão .. uheahu.. tava a uns 80 mais ou menos..

Em algum momento vc tentou corrigir a trajetória pq pensou que ia sair de traseira???
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySeg 3 Out 2011 - 8:58

ou freiou enquanto fazia a curva?
Ir para o topo Ir para baixo
Artur_Fantin
Usuario
Usuario
Artur_Fantin



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySáb 15 Out 2011 - 13:19

Ainda não consegui sentir esta merda... estou aceitando caronas ahahahaha
Ir para o topo Ir para baixo
alex neves
Usuario
Usuario
alex neves



Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 EmptySáb 15 Out 2011 - 19:16

pega um avião e vem para o rio de janeiro que eu te dou uma carona hauhauahauha
do rio de janeiro para macaé rsrsrs Very Happy:D:D!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sistema CATT - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema CATT   Sistema CATT - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sistema CATT
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Sistema CATT
» Rebaixar X Sistema CATT
» Matéria interessante- Sistema CATT
» Sistema embreagem
» Toc toc no sistema de direção.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: