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 Ventilador ligado direto

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tiago.schulz
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MensagemAssunto: Ventilador ligado direto   Seg 11 Jul 2011 - 13:22

Relembrando a primeira mensagem :

Galera, sou novo aqui no forum e estou com um problemão no meu XSara... do nada o ventilador interno ligou na velocidade máxima e não desliga de forma alguma.. alguém ja passou por isso?

Grato.
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AutorMensagem
gnw
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   Qui 10 Abr 2014 - 0:14

é.. essa peça mesmo...

devido a facilidade, geralmente na oficina compramos de ferro velho e trocamos ele inteiro...

o do N6 serve no N7, e dá MUITO menos problema.... os N6 usavam VALEO.. os N7 usam um de marca desconhecida...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

_______________________
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nearzero
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   Qui 10 Abr 2014 - 10:29

Dessa eu não sabia... no n6
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lcarlesso
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   Qui 10 Abr 2014 - 13:22

Esse não serve?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-552093700-resistncia-ventilador-citroen-xantia-xsara-berlingo-_JM

Qual o nível de complexidade, dá pra trocar eu mesmo?
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Convidado
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   Qui 10 Abr 2014 - 21:22

Pessoal procurem o Luiz prado , mandem mp pra ele a algum tempo atrás ele tava com o msm problema importou a peça nova pagou se não me engano 34 dilmas.
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lcarlesso
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   Sex 11 Abr 2014 - 9:52

Falei com IsraelBreak, e ele tem este texto, que pode me ajudar, e ajudar a muitos:




Postado originalmente no PSAManíacos e CMS por "Eduardo Moura".

Coloquei este POST lá no PSA e estou copiando pra cá:

Segundo andei conversando com uns mecânicos por aqui, um dos problemas comuns que podem acontecer nos N7 e linha Citroen /PSA e aconteceu com o meu é a queima de 02 Transistores do Pulsor de Ar da Cabine ( ou ventilador da Cabine para os mais intimos...rsrsrs) pois estes trabalham com alta carga ( não sei se corrente ou tensão) e com o tempo desgastam mesmo... A merda é que um Eletroventilador Novo custa cerca de 1.000,00 ( Isto mesmo, 1.000 reales), um módulo recondicionado na base de troca nego chega aqui em Salvador a pedir 300,00 reales.. Em um desmanche vc acha um já bem usado por algo na faixa de 200,00...(Mas é usado e nada impede que vá pras cancas em pouco tempo) e num conserto deste se vc fizer sozinho num vai gastar 50,00 ou no máximo 100,00 se levar em qualquer lojinha de Assistência eletrônica...


São os 02 pequenos Transistors iguais que estão na foto, esta unidade ai já está recondicionada ( os originais são arrebitados no módulo e os trocados aparafusados)... E são ridículamente simples de trocar (qualquer um com um ferro de solda e uma chave de fenda e os parafusinhos resolve em 05 minutos a encrenca intuitivamente)...

O Mais dificil é encontrar os transistors, aqui é meio raro e já vi nego pedir desde 20 conto a até 70 conto nos mesmos.. Mas se aqui já encontraram, a galera ai de Sampa deve achar fácil fácil na Santa Efigênia...

A GALERA DE FORUNS LÁ FORA SUBSTITUI PELO TRANSISTOR DE CÓDIGO: 2N6287. Preço: Em torno de 22 Reais (Na Santa Efigênia deve ser menos ainda). Pra quem não é de Sampa tem pra vender em: http://www.radiolar.com.br/loja/loja.phtml...8f4871f079107eb


Existem outros códigos de diversos fabricantes que funfam bem.. Mas são mais dificeis de achar:


Fabricante ST ( Original)
FW26025A1 ( não sei se depois do 6 é O ou Zero neste código)
90027
Fabricante Motorola:
TI-829-1
9913

JÁ LÀ NO PSAMANIACOS O TITO EFROM QUE TB É DAQUI DEU A INDICAÇÂO DE MAIS ALGUNS TRANSISTORS DE "PRATELEIRA" QUE TB SERVIRIAM:

QUOTE(Tefrom @ Mar 23 2007, 11:16 PM)

Mto bom, Eduardo.

O transistor original nos Xsara N7 é o FW26025A1 . Não é uma peça que vai ser achada nas lojas de componentes eletrônicos para reposição, não com essa numeração.

Em alguns peugeot, o transistor usado é o T1829-1 . Também é uma peça difícil de ser encontrada.

Esse transistor que usam no lugar, o 2n6287 é um darlington de potência, PNP, 100 volts 20A; É relativamente fácil de ser encontrado, custa R$15 aqui em Porto Alegre.

Simplificando, transistor funciona no circuito do ventilador como um reostato eletrônico. O botão do painel é um simples potenciômetro, ligado ao transistor q controla a velocidade do ventilador.

O uso não é crítico, pode-se usar vários substitutos. O importante é que seja um transistor PNP, com encapsulamento TO-3, de pelo menos 20A. É bom também que a pinagem seja equivalente, para evitar adaptações na montagem.

Algumas outras opções: BDX66B, BDX68, TIP 647, MJ 3032
Talvez o mais fácil de encontrar talvez seja o MJ 15004, mto usado em áudio, atualmente.

« Última modificação: Outubro 01, 2007, 12:27:30 por mcailet » Denunciar ao Moderador Registado



Hoje eu tive a oportunidade de utilizar as informações aqui contidas, O veículo é um Berlingo 2001, o qual apresentava o defeito já mencionado, o ventilador interno não tinha controle da velocidade, logo que se ligava o veículo o pulsor de ar girava no seu limite de velocidade, sem controle no potenciometro de regulagem. Fui à "Santa Efigênia" com uma relação dos transistores recomendados, e achei prontamente o "MJ15004" ao preço de R$: 24,50 cada transistor.
Após realizada a troca, a grande decepção, o pulsor voltou a funcionar, porém a velocidade máxima ficou um pouco reduzida, não satisfazendo plenamente em dias muito quentes.
Numa segunda ida à Santa efigênia, localizei na Rua Timbiras,280 uma grande loja de componentes que tinha o "2N6287G", ao preço de R$: 14,50 cada, e , que após instalado ficou perfeito, com a velocidade compativel ao transistor original.
Conclusão: Não utilizem o " MJ15004", ele não substitue o original com a mesma eficiência.
N.B.: Este procedimento se aplica à todos os veículos que utilizam o módulo de ventilador com referência: "644178" à saber:
Belingo, Xantia , Xantia II , ZX , Xsara N6 e Xsara N7.,
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lcarlesso
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   Seg 14 Abr 2014 - 19:05

Achei os tais dos transistors 2N6287 em POA, na Severo Roth, troquei os dois, mas não bombou! :/

Será que pode ser outra coisa, alguém já passou por isso?
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Rammstein
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   Qua 18 Jun 2014 - 16:51

Galera o meu deu esse pau hj... Pelo que estou lendo é um problema relativamente complicado.
Pra trocar esse transistor tem q desmontar o painel?
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lcarlesso
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   Qua 18 Jun 2014 - 16:56

Não não, o problema é simples! Melhor trocar a peça inteira cara!
Encontra em ferro velho, geralmente!

Abre o carpete embaixo do banco do carona e verás lá o ventilador! Procura por imagens na internet que tu entende!
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Rammstein
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   Qua 18 Jun 2014 - 17:02

Blz amigao amanha vou dar uma fuçada no francesinho... entao o melhor é trocar a tal da resistencia toda? Grato pela atençao
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lcarlesso
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   Qua 18 Jun 2014 - 17:04

Se puder troca todo o ventilador,
Troquei so a resistencia do meu, coloquei uma generica que não funciona muito bem! Bom seria achar todo o ventilador, tipo num ferro velho!
Mas tens certeza que é este o problema?
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Rammstein
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   Qui 19 Jun 2014 - 12:27

Pelos sintomas que o pessoal postou é a mesma coisa.. ar funciona sozinho no máximo qdo liga o motor, o botão não obedece, e o ar condicionado não gela...
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Assis jr.
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   Dom 22 Jun 2014 - 1:39

Se não for digital, o problema pode ser no painel que tem um eixo entre o botão até o comando que pode quebrar. Um outro problema pode ser no potenciômetro que pode está em curto ou o modulo do ar que travou... Tem também a possibilidade de ser os potenciômetros que fica junto ao ventilador que queima ou entram em curto, sao dois. Para testar, desligue um fio amarelo que vai para o ventilador, ele é bem fino, e ligue no lugar um potenciometro de rádio ou uma lâmpada pequena ao terra. Ele deve funcionar em menor velocidade pois, esse fio que recebe o coma do do painel para variação da velocidade. Se funcionar normal e por que o problema não e nos potenciômetros. Se for no potenciômetro, leva a uma casa de eletrônica de rádio e TV que eles trocam. Já passei por isso.
Caso não resolva, e não queira gastar muita grana, olhe o tópico "solução simples para o ar condicionado"
Sucesso!
caso não consiga reso
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Rammstein
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   Dom 22 Jun 2014 - 8:54

Muito bom amigo!!!!
Obrigado pela luz
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MensagemAssunto: Re: Ventilador ligado direto   

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